27.8.23

SAZÓN®


SAZÓN® traz o sabor e a força de quem é líder de mercado e faz parte da mesa do brasileiro há mais de três décadas. A marca existe para deixar o dia a dia mais prático e os pratos mais saborosos e irresistíveis. Seja na carne, na salada ou na pipoca, SAZÓN® é um aliado para deixar as milhões de refeições ainda mais especiais. Afinal, SAZÓN® construiu uma história de amor cheia de sabor com milhões de consumidores brasileiros. 

A história 
A história de amor entre a marca SAZÓN® e milhões de consumidores brasileiros começou quando a Ajinomoto (conheça essa outra história aqui), uma empresa de condimentos alimentícios criada em 1907 no Japão, identificou a necessidade de um tempero para cozinhar de forma rápida e prática, e resolveu trazer inovação, praticidade e muito sabor para milhões de lares. Com isso, a empresa japonesa lançou no mercado brasileiro o tempero em pó SAZÓN® (cujo nome em espanhol significa “sabor, tempero”), em duas versões: para frango (embalagem verde) e para carne (embalagem vermelha), sendo um dos primeiros produtos desenvolvidos especialmente para o paladar dos brasileiros. SAZÓN® chegava para atender a uma demanda do consumidor brasileiro por temperos práticos e fáceis de usar que também conferissem cor e sabor aos alimentos. Diferente dos temperos existentes até então, o produto inovou o mercado ao facilitar o ato de cozinhar, permitindo ao consumidor dar um toque especial e particular às preparações. Surgia então, aquele que se tornaria o tempero com a cara da culinária brasileira. Em sua primeira campanha publicitária, a marca já convidava os brasileiros a terem muito mais sabor com o slogan “Prove a diferença!”.
  

Lançados inicialmente em caixinhas, pouco depois a SAZÓN® inovou ao introduzir as embalagens floppies (saquinhos), muito mais práticas. O ano de 1992 foi um divisor de águas para a marca. Isto porque, quando a música sertaneja começava a conquistar o Brasil, uma campanha de SAZÓN® adotou um grande hit que se transformaria no tema da marca: “É o amor”, da dupla Zezé di Camargo e Luciano. A campanha fez tanto sucesso que, em 1994, quando se falava em tempero, SAZÓN® já era sinônimo de amor. Afinal, “quem ama, usa”, como divulgava sua comunicação na época. Em 1995, a marca lançou uma versão do tempero especial para legumes (era o SAZÓN® na embalagem amarela). Nessa época as embalagens dos temperos já apresentavam cards de receitas, demonstrando as inúmeras possibilidades de se utilizar SAZÓN®.
  

Já consolidada no mercado, em 1997 a marca resolveu ampliar suas opções com o lançamento das versões SAZÓN® Laranja (para massas) e SAZÓN® Marrom (para o feijão), reforçando assim o seu time de sabores. O novo milênio chegou com um novo tempero, agora na versão para saladas, contemplando assim todos os tipos de refeições. Em 2001, SAZÓN® ampliou sua linha de produtos com o lançamento da linha de caldos nos sabores Galinha, Carne e Legumes, cuja principal vantagem era ser em pó, não necessitando assim ser dissolvido antes do uso. Assim, era mais fácil e prático de usar do que os caldos tradicionais do mercado. Além disso, podia ser aplicado diretamente em pratos secos, como farofa, e em qualquer etapa do preparo. E pouco depois, em 2003, chegava a vez de lançar a versão SAZÓN® Branco, para arroz (um único sachê continha alho, cebola, orégano, salsa e louro), deixando-o sempre soltinho e gostoso. O produto foi lançado após uma pesquisa de mercado mostrar que, apesar de apreciar o sabor, muitos consumidores não usavam as outras versões de SAZÓN® no preparo de arroz por não gostar do aspecto colorido adquirido pelo alimento.
  

Sempre atenta a diversidade da culinária brasileira, em 2005 a marca lançou no mercado o tempero em pó SAZÓN® Nordeste, que continha colorífico, salsa, cebola, alho, pimenta-vermelha e coentro para trazer aquele delicioso toque nordestino às receitas. E pouco depois, em 2008, lançou SAZÓN® Sabor do Sul, uma mistura de tempero verde com um toque de alecrim, que trazia o gosto da culinária sulista para os pratos. Em 2013, a marca completou 25 anos e para comemorar lançou as versões SAZÓN® Toque de Alho, SAZÓN® Toque de Limão e SAZÓN® Toque de Alecrim. Nesse mesmo ano, para quem desejasse aprimorar as habilidades na arte de cozinhar, a marca desenvolveu uma estratégia de marketing denominada “Universidade do Amor”, onde através de um aplicativo disponibilizava conteúdo em vídeo sobre a marca SAZÓN® que, de forma dinâmica e interativa, oferecia dicas de culinária e decoração de mesa.
  

Em 2015, a marca resolveu reforçar ainda mais sua presença no mercado e nas cozinhas brasileiras ao patrocinar a 2ª temporada do MasterChef Brasil. Em 2017, a marca continuou surpreendendo seus consumidores com muito sabor ao lançar o caldo SAZÓN® Camarão. No ano seguinte, SAZÓN® comemorou 30 anos presente na vida das famílias brasileiras com embalagens comemorativas feitas com muito amor. Em 2019, como resposta a posts nas redes sociais e pedidos de consumidores, que já utilizavam a linha de temperos SAZÓN® tradicional para dar um sabor especial à pipoca, a marca resolveu lançar no mercado Tempero SAZÓN® para Pipoca, nos sabores Cebola e Salsa, que rapidamente se tornaram um sucesso de vendas principalmente entre o público jovem.
   

Em 2020, a marca trouxe novidades e apostou na diversificação do portfólio para continuar oferecendo praticidade e produtos de qualidade aos consumidores brasileiros com a linha Tempera & Prepara, que insere a marca no segmento de temperos menu – focados em soluções culinárias. A nova linha era dividida em dois produtos: SAZÓN® Tempera & Empana (nas versões tradicional e sabor ervas com toque de limão), que facilita o preparo de milanesas com frango e peixe; e SAZÓN® Tempera & Dá Liga (nas versões tradicional e sabor picanha), ideal para fazer almôndegas, hambúrgueres, entre outras receitas com carne moída. Além disso, a marca introduziu duas novas versões de Tempero SAZÓN® para Pipoca, nos sabores Manteiga e Churrasco.
  

Em 2021, marca líder de temperos no mercado brasileiro, ampliou seu portfólio ao lançar a linha Caldos SAZÓN® Lev com sódio reduzido, em comparação às versões tradicionais, e disponível em duas versões, nos sabores Galinha e Carne, cujas embalagens destacavam todos os benefícios do produto, como zero teor de gordura e fácil dissolução.
  

Para preparar um almoço de domingo para toda a família, um jantar especial de aniversário para os amigos ou para receber um elogio do companheiro/a ao voltar do trabalho, todas as ocasiões e preparações combinam com SAZÓN®. Afinal, SAZÓN® possui a combinação ideal de condimentos, que reforça e complementa o sabor e a cor das preparações. É versátil, pois está disponível em diferentes sabores que podem ser usado em diversos pratos e permitem o uso de sal como preferir. É prático porque vem na forma de pó e em sachês. Por isso hoje milhões de consumidores brasileiros sabem: quando tem SAZÓN®, tem amor. 
  

A comunicação do amor 
Através de sua eficiente comunicação a marca construiu uma alta conexão emocional com seus milhões de consumidores, compartilhando amor e cuidado no momento do preparo das refeições. A primeira campanha de SAZÓN®, em 1988, apresentou os benefícios do produto, entre eles, conferir cor, aroma e sabor às preparações. O comercial mostrava a transformação da dona de casa em uma heroína que tinha no tempero sua fórmula secreta. O mote era completado com o elogio da dona de casa ao tempero - “É super” - e com o slogan SAZÓN® é um condimento preparado que dá um toque especial no seu tempero. Prove a diferença.
  

Em 1992, a marca lançou uma campanha de TV que iria mudar a história de sua comunicação. Isto porque a marca constatou que, para as donas de casa, cozinhar era um ato de amor. Era quando ela recebia elogios. Identificado isto e enfatizando o amor que SAZÓN® proporcionava aos alimentos e, consequentemente, os elogios dados à comida preparada com o tempero, o comercial mostrava uma família à mesa e o pai e os filhos fazendo elogios ao prato elaborado pela mãe, perguntando qual era seu segredo. Ela respondia a todos que era o amor que dava um toque especial à comida. No final do comercial, a empregada alertava a dona de casa de que “o amor” tinha acabado e sacudia um sachê de SAZÓN®. Essa foi a primeira campanha em que a música É o Amor, de Zezé di Camargo e Luciano, foi usada como hit do tempero. Já a campanha de 1994 contou com a participação da atriz Marisa Orth, adicionando humor à comunicação da marca e apresentando o slogan “SAZÓN®, quem ama usa”.
  

Em 1996, a música “É o Amor” já tinha virado tema do tempero SAZÓN®. Por isso, no comercial daquele ano (assista aqui), a estrela era a dupla Zezé di Camargo e Luciano, que aparecia degustando uma refeição feita com o tempero, reforçando que o arroz com feijão ficava muito mais gostoso se feitos com amor. O comercial terminava embalado com a música famosa e o slogan “SAZÓN® dá sabor e cor aos alimentos. Quem ama usa”. Já a campanha de 2002, pela primeira vez, imprimiu a SAZÓN® o título de “O Tempero do Amor” com um comercial que mostrava uma adolescente avisando a mãe, enquanto ela cozinhava com SAZÓN®, que ia sair de casa para morar com o namorado. Mas quando a filha provava o caldo da carne que a mãe estava preparando e sentia o gosto especial da receita, mudava de ideia, alegando que o namorado podia esperar uns anos. A mãe então sorria e completava: “É o amor”. Por tudo isso, hoje em dia SAZÓN® está para a Ajinomoto assim como “É o amor” está para Zezé di Camargo e Luciano - que no vídeo abaixo voltaram a estrelar uma campanha da marca em 2009.
  

Mais recentemente, em 2022, SAZÓN® ressaltou a importância de reaproveitar alimentos e evitar o desperdício em uma campanha intitulada “SAZÓN®, seu amor é o melhor ingrediente”. Visando estimular maneiras de como evitar o desperdício de alimentos, o vídeo da campanha, contava com um QR Code que direcionava para receitas que ensinam diferentes formas de utilizar cascas de legumes, sobras de arroz e outros alimentos que podem ser transformados em diversas iguarias. Afinal, segundo levantamento da ONU, o Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos, com estimativa de 27 milhões de toneladas ao ano.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação significativa ao longo dos anos. A remodelação ocorreu em 2013, quando o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra, mais moderna e impactante, e cores mais vividas.
  

Os slogans 
Quando tem SAZÓN®, tem amor. 
Seu Amor é o Melhor Ingrediente. (2022) 
É hora de espalhar o amor. (2020) 
Há 30 anos espalhando o amor. (2018) 
Sempre é mais gostoso. (2016) 
Pode variar. Pode repetir. (2014) 
Mais amor, mais possibilidades, mais SAZÓN®. (2013) 
SAZÓN®, a Marca do Amor. (2012) 
Tempero SAZÓN® - O tempero do Amor. (2011) 
Caldo SAZÓN®, mudar é gostoso. (2010) 
SAZÓN®. Descubra o segredo do sabor! (2007) 
Caldo SAZÓN®. O caldo gostoso como elogio. (2004) 
SAZÓN®, o Tempero do Amor. (2002) 
SAZÓN® dá sabor e cor aos alimentos. Quem ama usa. (1996) 
SAZÓN®, quem ama usa. (1994) 
Prove a diferença. (1988)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1988 
● Criador: Ajinomoto Brasil 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Ajinomoto Co. Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Taro Fujie 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 9 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Temperos e caldos 
● Concorrentes diretos: Maggi, Knorr, Kitano, Arisco, Kisabor e Apti 
● Ícones: O tema “amor” 
● Slogan: Seu Amor é o Melhor Ingrediente. 
● Website: www.sazon.com.br 

A marca no mundo 
SAZÓN®, carro-chefe da Ajinomoto do Brasil, lidera o mercado de temperos no mercado brasileiro com 64% de participação, presente em 58% dos lares do país. Apesar da produção ser toda brasileira, a marca exporta seus produtos, temperos e caldos disponíveis em diversos sabores em práticos sachês - fáceis de usar e armazenar - para 9 países na América Latina, como Paraguai, Bolívia, Argentina e Colômbia. As regiões que mais consomem SAZÓN® são sudeste e nordeste, responsáveis por cerca de 45% e 22% das vendas no Brasil, respectivamente. Desde seu lançamento em 1988, SAZÓN® é a marca líder de temperos no Brasil, com uma venda de 400 milhões de embalagens por ano. 


Você sabia? 
Os produtos SAZÓN® não têm conservantes e são feitos com ervas desidratadas e condimentos, como alho e cebola. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 28/8/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi.

Thank you so much for your kind words! I'm delighted that you found the post thought-provoking and accessible. I'll continue to strive for informative content in the future. Stay tuned for more!

Here is sharing Oracle Data Integrator information may be its helpful to you.

<a href="https://www.gologica.com/course/oracle-data-integrator/"rel="nofollow Oracle Data Integrator Training </a>