16.3.13

CEPACOL®


Há mais de cinco décadas, CEPACOL® ajuda a combater os germes causadores das cáries e da placa bacteriana em milhões de bocas brasileiras. Muito mais que um produto eficiente, CEPACOL® conquistou o público através de um personagem inconfundível e carismático: o Bond Boca, que com seu charme ensinou a muitos brasileiros a importância de uma higiene bucal saudável e um hálito sempre fresco. Por isso, adicione CEPACOL® à sua rotina diária de higiene bucal e sinta a diferença em seu sorriso. 

A história
A data exata do surgimento do produto não é conhecida. Provavelmente CEPACOL® tenha surgido entre o final da década de 1950 e começo de 1960, criado pela empresa americana Richardson-Merrell. O antisséptico, com sua inconfundível cor amarela, e cujo ingrediente ativo era o cloreto de cetilpiridínio (CPC), rapidamente conquistou a confiança de muitos americanos, e apesar da enorme concorrência, assistiu ano após ano suas vendas dispararem. Nesses primeiros anos, a marca adotou uma comunicação didática sobre o uso do produto, que tinha como objetivo agradar e convencer médicos e dentistas, que poderiam recomendá-lo aos seus pacientes. E deu certo. CEPACOL® se tornou um dos antissépticos bucais mais utilizados dentro de hospitais nos Estados Unidos. Depois de conquistar uma forte presença no mercado americano, CEPACOL® começou a ser exportado para outros países ao redor do mundo, como por exemplo, o Canadá, onde o produto foi lançado em 1988.
  

Em 1992 CEPACOL® passou a fazer parte da linha de produtos dos laboratórios SmithKline Beecham no mercado americano. Pouco depois, CEPACOL® iniciou o lançamento de diferentes produtos de higiene e saúde, incluindo pastilhas e spray para combater tosses, irritações e dores na garganta. Esta linha de produto se tornou um enorme sucesso no mercado americano e canadense. Em outubro de 2002 a J.B. Williams Company, então proprietária de CEPACOL®, foi adquirida pela Combe Incorporated que, no início de 2011, vendeu algumas de suas marcas no mercado americano, entre as quais CEPACOL®, para a Reckitt Benckiser (conheça essa outra história aqui). Pouco depois, a marca lançou CEPACOL® SENSATIONS, uma nova linha de pastilhas para irritações na garganta.
  

No Brasil, CEPACOL® foi lançado pouco depois de sua criação, em 1961, como um antisséptico bucal indicado para irritações na garganta. Em meados da década de 1970, a marca passou a promover o produto para médicos e dentistas, fortalecendo seu posicionamento como um antisséptico bucal eficaz. Foi somente em 1983 que a marca iniciou a promoção e comunicação direta ao consumidor final. E foi justamente nesse ano que nasceu o personagem Bond Boca como garoto-propaganda e porta-voz da marca, protagonizando os primeiros filmes publicitários do produto. O charmoso e galanteador personagem tinha como missão divulgar CEPACOL® como um produto para cuidados diários com a higiene bucal, combatendo germes, placa bacteriana e mau hálito, avalizado pelo slogan “Consulte o dentista regularmente e use Cepacol® diariamente”.
   

A década de 1980 também foi marcada pelo lançamento de novas embalagens (com inovadora tampa dosadora), novos sabores (menta) e o CEPACOL® JUNIOR, enxaguante bucal especificamente desenvolvido para crianças, como adição de flúor e um irresistível sabor de tutti-frutti. Nos anos seguintes Bond Boca ajudou a elevar as vendas de CEPACOL® e se tornou um ícone da publicidade brasileira. Em 1995 o produto passou a ser comercializado em novas embalagens plásticas. A marca, então considerada sinônimo de higiene e saúde bucal, ganhou uma extensão de linha com o lançamento do Fio Dental Cepacol®. Em 2006 a marca inovou ao lançar novos sabores e embalagens de tamanhos diferenciados com uma identidade visual mais moderna e arrojada.
   

Nos anos seguintes, mais novidades: CEPACOL® CANELA POWER (sabor canela) e CEPACOL® COOL ICE (solução antisséptica bucal transparente, com sabor mais leve e refrescante, que deixava na boca uma sensação de limpeza, frescor e um hálito agradável), em 2007; CEPACOL® EXTREME (ajudava a combater os germes causadores das cáries, placa bacteriana e mau hálito, deixando a boca mais saudável) e CEPACOL® TEEN, antisséptico bucal criado especialmente para meninas pré-adolescentes com embalagem estilizada e fórmula sem álcool, sem corante e com flúor, lançado em 2008.
  

Em 2011 a marca trouxe modernidade e inovação com o lançamento de sua nova linha de antissépticos bucais, CEPACOL® PLUS, com fórmulas exclusivas sem álcool, nem corante, com flúor e com benefícios adicionais para atender as necessidades específicas do consumidor brasileiro. A nova linha oferecia quatro versões que, além de ajudar a combater os germes causadores de cáries, mau hálito e placa bacteriana, auxiliavam na manutenção de uma boa higiene bucal: Whitening (branqueava os dentes), Sensitive (combatia à sensibilidade dentária), Advanced (com exclusiva ação biflúor, ajudava a remineralizar o esmalte dos dentes) e Revitalizante (auxiliava na revitalização da saúde bucal).
  

Em 2021, no mercado brasileiro, a Hypera Pharma, proprietária de marcas populares como Engov®, Epocler®, Eparema®, Doril®, Benegrip®, Gelol®, Neosaldina® (conheça essa outra história aqui) e Merthiolate®, adquiriu doze marcas de medicamentos da Sanofi na América Latina, incluindo CEPACOL®. Com isso, em 2024, a marca foi totalmente reformulada (incluindo versões com e sem álcool) e relançada no mercado (com o posicionamento “Os dias de sorriso te acompanham com Cepacol®”) com um completa linha de produtos: Menta Fusion, Menta Ice e Menta Intense (com ação antisséptica e antibacteriana, ajudando a combater os germes causadores de cáries, placa bacteriana e mau hálito, deixando a boca mais saudável); Citrus Fusion; Expert (contém flúor, que incorpora-se ao esmalte dos dentes, diminuindo o aparecimento das cáries em até 50%); e Cepacol® Kids Tutti-Frutti + Flúor (especialmente desenvolvidos para crianças, mantém a boca limpinha e sem bafinho).
  

O galã bom de boca
Herói e galã das campanhas publicitárias de CEPACOL®, o personagem Bond Boca foi criado em 1983 pelos publicitários Cláudio Sendin e Caio Domingues, da agência Caio Domingues & Associados. Como o personagem deixava claro, Cláudio o rascunhou em storyboards e layouts, tendo em mente Roger Moore, o ator britânico que na época personificava no cinema o agente secreto James Bond, mais conhecido como 007. Neste ponto, Bond Boca era um personagem pronto, já tinha o tradicional topete, a gravata borboleta, o elegante smoking, o cravo vermelho na lapela e um olhar extremamente sedutor. O personagem foi criado para promover o uso diário do antisséptico bucal, apresentando-se como o “inimigo dos vilões da boca”.
  

Os traços de Bond Boca foram refinados pelo cartunista Spacca. O humorista Serginho Leite emprestava sua voz ao herói nas animações produzidas pela Briquet Filmes. Nos filmes publicitários Bond Boca era o maior inimigo dos vilões da boca, uma turminha composta por Zé Cariado, Bafo-Bafo e Gargantão, que desapareciam diante de uma grande onda amarela (cor característica de CEPACOL®). Nos comerciais, o sedutor galã usava o produto para eliminar todos os germes e bactérias e deixar a boca limpa e refrescante.
  

Seu jeito de galã irresistível desfilou nas telinhas brasileiras nas décadas de 1980 e 1990, antes de ser aposentado. O personagem voltou à cena em 2011 para marcar o lançamento da linha CEPACOL® PLUS. Bond Boca ganhou um ar menos formal e mais atlético, deixando o smoking e a gravata borboleta dentro do armário, mas manteve o topete e o inconfundível queixo saliente. Além disso, pela primeira vez, o personagem foi “personificado”, aparecendo em “carne e osso” para o público. Para a personificação do ícone foram realizados exaustivos testes de elenco com mais de 50 atores de todo o país, além do trabalho de maquiagem, com técnicas usadas no cinema. Para tornar o Bond Boca mais real, ele também ganhou perfis nas principais redes sociais.
  

Em 2015, investindo em uma linha de comunicação com tom mais família, CEPACOL® trouxe de volta Bond Boca. Na campanha - que carregava o slogan “Cuidado para toda a família” - o personagem era protagonista com o mesmo jeito sedutor, mas agora com olhos para uma só mulher (uma linda morena de cabelos ondulados e olhos castanhos), com quem ele namorou, se casou e formou uma família. Era Bond Boca casado, com filhos e continuando a conquistar os corações de milhões de brasileiros, mas agora como um paizão.
   

Durante os primeiros momentos do relacionamento, os novos personagens da marca ganham vida, como a Dona Bond Boca, namorada e futura esposa, e Bela, a filha adolescente da Dona Bond Boca, que ele assumirá como sua. Após o matrimônio, como fruto dessa união, surge o caçula, o Bond Boquinha (dono de um simpático cãozinho), que também tem o topete e o sorriso brilhante característicos do personagem central. Com a novidade, o Bond Boca muda suas atitudes e começa a se comportar como um marido exemplar e bom pai.
   

De solteirão convicto, passando por um visual mais atlético, até pai de família dedicado, Bond Boca foi tendo sua aparência remodelada ao longo de sua vida, como mostra a imagem abaixo.
  

A evolução visual 
No Brasil a identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A última remodelação ocorreu em 2024.
  

As embalagens também foram modernizadas em 2024, como mostra a imagem abaixo.
  

Já em outros países, a marca utiliza uma identidade visual completamente diferente, incluindo a grafia do nome: Cēpacol®.
  

Os slogans 
Dá um refresh na sua confiança com Cepacol®. (2025) 
Cuidado para toda a família. (2015) 
O jeito inteligente de cuidar da sua boca. 
Boca Saudável, Hálito Puro. (anos de 1990) 
Contra os inimigos da boca. (anos de 1990) 
Quem beija usa. (anos de 1990) 
Cepacol®, o Bond Boca. (anos de 1980) 
Consulte o dentista regularmente e use Cepacol® diariamente. (1983)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 (Brasil) 
● Criador: Richardson-Merrell 
● Sede nacional: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Hypera Pharma (Brasil) 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Breno Oliveira (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene oral 
● Principais produtos: Antissépticos bucal 
● Concorrentes diretos: Listerine®, Colgate, Oral-B, CloseupSensodyne, Scope, Elmex, Chloraseptic® e Vick 
● Ícones: O personagem Bond Boca 
● Slogan: Dá um refresh na sua confiança com Cepacol®. 

A marca no mundo 
No Brasil a marca CEPACOL® oferece uma linha completa de antissépticos bucais, em diversos tamanhos, sabores e funcionalidades, sendo um dos líderes do segmento. Além disso, CEPACOL® está presente em mais 20 países ao redor do mundo com seus antissépticos bucais e uma linha de pastilhas para aliviar tosses e sprays para dores de garganta. 

Você sabia? 
 Vale ressaltar que a propriedade da marca e suas formulações podem variar conforme o mercado. Por exemplo, nos Estados Unidos CEPACOL® é de propriedade da Reckitt, na Austrália é da Bayer (conheça essa história aqui) e no Brasil pertence à Hypera Pharma. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/9/2025 

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