Eles são verdinhos, saborosos e aprovados pelos médicos por fazerem muito bem à saúde. São temperados e tostados à perfeição. E abri-los pode ser muito divertido, pelo menos para a californiana WONDERFUL® PISTACHIOS, que se tornou uma das marca de snacks que mais cresce atualmente com seus pistaches de alta qualidade.
A história
A história começou em 1989 quando o casal Stewart e Lynda Resnick resolveu expandir seus negócios ao fundar a Paramount Farms, uma empresa responsável por cultivar, processar e distribuir pistaches e amêndoas plantados nas férteis terras da região central do estado da Califórnia. Inicialmente os pistaches e também amêndoas eram vendidos, nacionalmente e internacionalmente, para grandes fabricantes de cereais, chocolates e salgadinhos, como por exemplo, Cadbury (conheça essa outra história aqui), Nestlé (saiba mais aqui), Hershey (conheça essa história aqui), Carnation e Kellogg’s (saiba mais aqui). Já em 1996 a empresa era a maior produtora de pistaches e amêndoas do mundo e começava a traçar planos para sua expansão.
Em 2008 a empresa resolveu vender seus deliciosos pistaches diretamente para o consumidor final. Para isso criou uma marca própria, a WONDERFUL® PISTACHIOS, que vendeu seus primeiros saquinhos de pistaches (perfeitamente torrados e salgados) nas lojas da rede de supermercado Safeway (conheça essa outra história aqui) na cidade de Los Angeles. Cultivados e amadurecidos ao sol da região central da Califórnia e torrados a seco, sem adição de óleo, os pistaches da marca representavam uma opção de snack saudável e delicioso. Acondicionados em embalagens práticas e com design moderno, os pistaches eram preparados de maneira perfeita para proporcionar um sabor delicioso e uma crocância inigualável.
Os pistaches não apenas eram deliciosos, mas também um snack sensacional e saudável, totalmente natural que podia ser saboreado em momentos de descontração com a família, amigos ou até mesmo sozinho. E, acima de tudo, abri-los podia ser muito divertido, como desde o início a marca tratou de comunicar em suas campanhas publicitárias. Fresquinhos, deliciosos e o fato de ser uma opção saudável, fizeram com que rapidamente os pistaches da marca conquistassem os consumidores da Califórnia. Em 2008 a marca lançou seus pistaches em novas embalagens seladas, que podiam ser fechadas após abertas, permitindo assim que o produto fosse conservado com mais facilidade e por mais tempo.
Nos anos seguintes a WONDERFUL® PISTACHIOS expandiu sua distribuição para os mais importantes estados americanos e passou a exportar seus pistaches de alta qualidade para outros importantes mercados internacionais. Com isso, em 2010, a marca atingiu US$ 113 milhões em vendas. A marca também ampliou sua linha de produtos com o lançamento dos pistaches temperados com pimenta. Além disso, colocou seus pistaches dentro das principais arenas de beisebol, onde o consumo deste tipo de alimento (incluindo amendoim e amêndoa) é extremamente alto. Foi um verdadeiro sucesso de vendas.
No final de 2011 a marca oficialmente apresentou ao mercado brasileiro uma nova linha de pistaches com qualidade superior, disponível em dois sabores: torrado e salgado e com sal e pimenta. Tornou-se assim a única empresa no Brasil que produzia e comercializava o pistache, o que garantia controle total da qualidade ao longo de todo o processo. Em 2013 a WONDERFUL® PISTACHIOS marcou presença no carnaval de São Paulo em parceria com o mais prestigiado espaço do evento, o “Camarote Brahma SP”, distribuindo 15.000 embalagens de pistaches para os convidados. Nessa mesma época, no mercado americano, as embalagens dos produtos (da versão sem sal) passaram a contar com o selo de aprovação da badalada American Heart Association, atestando que o pistache faz bem à saúde.
Nos anos seguintes WONDERFUL® PISTACHIOS foi lançada em diversos novos mercados, especialmente na Europa e na Ásia. No mês de julho de 2019, a marca ampliou sua linha de pistaches sem casca com o lançamento de duas novas versões: os sabores Honey Roasted (cobertos com uma leve camada de açúcar e sal) e Chili Roasted (temperados com pimenta vermelha, alho e vinagre), que impulsionaram vendas incrementais e trouxeram novos consumidores para sua linha de produtos. Em meio a tanto sucesso, no ano de 2020, WONDERFUL® PISTACHIOS anunciou que suas vendas anuais no varejo na América do Norte ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão, tornando-se a primeira marca no portfólio da The Wonderful Company a alcançar esse feito.
Na primavera de 2021, WONDERFUL® PISTACHIOS adicionou mais duas irresistíveis novidades à sua bem-sucedida linha de pistaches sem casca: BBQ (defumados e salpicados com alho, páprica e sal, uma mistura irresistível entre doce e defumado) e Sea Salt & Vinegar (sal marinho e vinagre, equilíbrio perfeito entre ácido e salgado), sabores testados e comprovados que atraíram centenas de milhares de novos consumidores e incrementaram suas vendas. Pouco depois, em 2023, lançou uma novidade para sua linha de pistaches com casca: Sal Temperado (uma mistura de temperos saborosos acentuados com alho, cebola e páprica). Atualmente, com um número robusto e crescente de ofertas em sua linha de produtos, a marca está preparada para um sucesso contínuo, principalmente com a procura constante dos consumidores opções de snacks saudáveis.
Apesar do pouco tempo de mercado, a WONDERFUL® PISTACHIOS investiu muito dinheiro em comunicação. Irreverentes e ousadas as campanhas da marca, consideradas por muitos como totalmente “non sense”, sempre chamam a atenção de milhões de consumidores e atingem grande repercussão nas mídias sociais. Tudo começou em 2009 com o lançamento da campanha Get Crackin’ (algo como “comece a quebrar”), que utilizava o argumento de que abrir os pistaches era divertido, principalmente pela facilidade e daquele famoso “crack” (o barulhinho ao abrir a casquinha do pistache). A campanha estreou no outono americano com ações combinadas de TV que incluíram veiculação no intervalo da série “Two and Half Men”, um site exclusivo e páginas nas principais redes sociais. O sucesso da campanha foi tamanho, que a marca resolveu repetir a dose nos anos seguintes. Mas o que chamou mais a atenção foram os resultados: a campanha de US$ 20 milhões foi responsável por um aumento no faturamento de 233% no ano de lançamento, transformando a WONDERFUL® PISTACHIOS em uma marca que valesse US$ 300 milhões e uma das que mais cresciam globalmente no segmento de snack.
Quanto à criação, a campanha destacava a tradicional cor verde do pistache e o fator saúde (“a noz com o menor teor de gordura”), em vídeos simples de 15 segundos que traziam personagens, ícones e personalidades da cultura pop, como por exemplo, Brobee, Bart e Homer Simpson, Miss Piggy e Kermit (o sapo verde dos Muppets), Lucy e Charlie Brown, Vincent Pastore (do seriado “The Sopranos”), o rapper Snoop Dog, Wee-Man do programa Jackass, o pessoal do The Village People, integrantes do time de basquete Harlem Globetrotters, o boxeador Manny Pacquiao, além dos personagens Victor e Sparky do filme Frankenweenie e Khloé Kardashian. Assista abaixo um dos vídeos da divertida campanha ou acompanhe os filmes em https://www.youtube.com/c/GetCrackin.
Além disso, em 2011, através de uma parceria, a produtora finlandesa Rovio (conheça essa outra história aqui) criou para a WONDERFUL® PISTACHIOS uma versão promocional de um jogo com os famosos personagens de Angry Birds: The Hunt for the Golden Pistachio (A caça ao pistache de ouro). A marca também investiu em patrocínios esportivos, como por exemplo, na NASCAR (modalidade de automobilismo mais popular nos Estados Unidos) e no ciclismo.
Já em 2013, a campanha teve como protagonista o rapper sul-coreano Psy, que recebeu €2.9 milhões e se tornou o rei do pistache verde. Em uma atitude ousada, a marca pagou US$ 4 milhões por 30 segundos comerciais no Super Bowl (final do futebol americano profissional) para anunciar no programa de maior audiência do mercado americano. Trajando um terno verde-pistache, dançando juntamente com pistaches gigantes e cantando uma paródia do sucesso “Gangnam Style”, o rapper sul-coreano mostrava de uma maneira pra lá de inusitada como abrir os pistaches. Assista ao filme aqui. Nesse mesmo ano, o polêmico jogador de basquete Dennis Rodman, com os cabelos pintados de verde, também estreou um comercial da campanha.
Em 2016 lançou a maior continuação desta icônica campanha publicitária, investindo US$ 55 milhões para apoiar e divulgar a maior safra de pistache da história. Os comerciais irreverentes e cômicos apresentaram uma grande estrela - literalmente - com a introdução de Ernie, o Elefante, animal este conhecido pela sua predileção por amendoins. Este porta-voz peso pesado gerado por computação gráfica e dublado pelo lutador John Cena, era um amante de pistache, preocupado com a saúde, um tanto ousado, e sempre hilário, se recusava a trabalhar por amendoins. Assista aqui a um dos comerciais dessa divertida campanha.
Para a continuação da icônica campanha, nas festas de final de ano de 2018, a marca para divulgar seus pistaches se associou ao personagem The Grinch, uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito natalino criada em 1957 pelo escritor de livros infantis Dr. Seuss. Uma associação ousada e divertida entre o ícone verde dos snacks saudáveis e o ícone verde que adora estragar as comemorações de Natal. Nos filmes da campanha, o cínico e rabugento personagem faz uma pausa em suas habituais travessuras para estragar o natal para mastigar seu snack verde favorito, os pistaches da WONDERFUL® PISTACHIOS.
Ainda em 2018, a marca lançou a campanha “Sometimes, Naked Is Better” (algo como “Às vezes, nu é melhor”) para divulgar sua linha de pistaches sem casca, popular entre consumidores que buscam um pouco de comodidade ao consumi-los. E para isso utilizou irreverência ao cobrir com roupas escandalosas figuras nuas famosas em obras de arte clássicas. No final de cada cenário, a obra de arte e seus temas são exibidos em sua forma original e ideal, deixando claro que o nu é muitas vezes melhor. Pelo menos quando se trata de arte clássica e pistaches. Entre os vídeos da campanha, um era estrelado por Vênus de Milo, uma das obras mais famosas da escultura grega antiga, que está permanentemente exposta no Museu do Louvre, em Paris. O vídeo (assista aqui) traz à vida com humor o que acontece quando Vênus está fora do horário de trabalho. Depois de trabalhar 13 horas por dia, 6 dias por semana, Vênus de Milo tem pouco tempo para qualquer coisa além do essencial, então, naturalmente, os pistaches sem casca da marca oferecem a ela uma solução de lanche fácil e cômodo em qualquer lugar.
Exatamente em 26 de fevereiro de 2023, no Dia Mundial do Pistache (sim, existe um dia para homenagear aqueles pequenos verdinhos), a marca patrocinou e realizou no Pier de Santa Monica, na Califórnia, a primeira edição do Wonderful® Pistachios Get Crackin’ Eating Championship, onde os competidores tinham oito minutos para abrir e comer o máximo possível de pistaches em uma batalha pelo título do campeonato e mais US$ 10.000 em prêmios totais. O vencedor foi Nick Wehry, que estabeleceu o recorde mundial de consumo de pistache ao quebrar e comer 188 pistaches em oito minutos. Em 2024, o australiano James Webb roubou o show na competição ao alcançar a incrível marca de 338 pistaches consumidos em oito minutos. O inusitado campeonato de comer pistache exige imensa destreza e mobilidade porque os competidores devem primeiro abrir cada pistache antes de consumi-lo e passar para o próximo.
A identidade visual da marca passou por alterações no decorrer dos anos. A principal delas aconteceu quando a letra “o” da palavra “wonderful” foi substituída por um coração, uma alusão aos benefícios, comprovados por médicos e pesquisadores, que o pistache faz a saúde, e principalmente, ao coração.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 2008
● Criador: Stewart e Lynda Resnick
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: The Wonderful Company LLC
● Capital aberto: Não
● CEO: Joyce Peters
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Pistaches
● Concorrentes diretos: Planters, Blue Diamonds, Diamond of California, Nut Harvest®, Kirkland Signature, Nuts US e Kind
● Ícones: A comunicação irreverente
● Slogan: Get Crackin’!
● Website: www.wonderfulpistachios.com
A marca no mundo
A WONDERFUL® PISTACHIOS comercializa seus deliciosos pistaches em aproximadamente 15 versões em mais de 50 países ao redor do mundo. Segundo analistas a marca tem faturamento anual estimado em US$ 1 bilhão por ano, somente na América do Norte. No Brasil, o produto pode ser encontrado em centenas de pontos de venda, como grandes redes varejistas, empórios e lojas de conveniência, além de comércios eletrônicos. A WONDERFUL® PISTACHIOS pertence à The Wonderful Company, maior produtora e processadora de pistaches e amêndoas do mundo, e que atua também nos segmentos de frutas, flores, água mineral, vinhos e sucos com diversas marcas.
Você sabia?
● Os pistaches da marca são cultivados em Lost Hills, Califórnia, no Vale de San Joaquin, principal região agrícola do estado. A empresa possui 100.000 acres de cultivo de pistache, maior plantação do Hemisfério Ocidental.
● A marca compromete-se a doar 1% das vendas de WONDERFUL® PISTACHIOS para grupos ambientalistas sem fins lucrativos.
● O pistache é uma oleaginosa rica em proteína e pobre em calorias, o que ajuda na perda de peso, além de ser fonte de gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 26/2/2024
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