Para mais da metade da população americana, especialmente na região oeste, a rede de supermercados SAFEWAY representa presença constante em sua vida cotidiana. Suas lojas amplas e confortáveis são visitadas por milhões de consumidores que buscam, além de um atendimento diferenciado, produtos de qualidade garantida.
A história
A história da marca SAFEWAY teve início no ano de 1915, quando Marion Barton Skaggs, um jovem ambicioso de uma pequena cidade do estado de Idaho, chamada American Falls, comprou a modesta mercearia que seu pai possuía por exatos US$ 1.089. Munido de uma grande estratégia, oferecer aos consumidores os melhores preços do mercado e expandir o negócio baseado em uma margem de lucro estreita, provou ser um enorme sucesso. Com a ajuda de seus irmãos, ele rapidamente inaugurou outras lojas, atingindo 191 unidades no início da década de 20. Em 1926, a rede SKAGGS CASH STORES já contava com 428 lojas distribuídas por 10 estados americanos. Ele praticamente dobrou o tamanho de sua empresa ao se fundir, no dia 1 de julho, com as 322 lojas SAFEWAY (antiga Seling, fundada em 1912 na cidade de Los Angeles por Sam Seelig). A fusão foi coordenada por nada menos que Charles E. Merrill (um dos fundadores da Merrill Lynch, um dos nomes mais importantes do mercado financeiro americano).
A fusão criou a maior rede de mercearias à oeste do Rio Mississippi. Algumas outras aquisições foram feitas antes dos anos 30. Em 1929 a rede começou suas operações no Canadá com a aquisição de nove lojas de uma pequena rede regional. Nesta época as vendas alcançavam US$ 203 milhões. Durante a década de 30, período da grande depressão americana, a empresa sobreviveu com iniciativas pioneiras, como por exemplo, colocar preço por quilo em determinados produtos, etiquetas nutricionais nas embalagens, instalar locais para estacionamento, entre outras novidades. A década seguinte foi de grande transição para a empresa. Além das dificuldades, em virtude da Segunda Guerra Mundial, a SAFEWAY começou a aumentar o tamanho de suas lojas, transformando-as em verdadeiros supermercados. Ao final desta década, em 1949, a rede operava 2.202 supermercados com vendas em torno dos US$ 1.2 bilhões.
No ano de 1958, a empresa vendeu alguma de suas lojas para reduzir custos e no ano seguinte, inaugurou a primeira unidade no recém fundado estado do Alaska, sendo um dos primeiros varejistas do país a operar nessa região. Nesta época, as vendas nacionais superavam US$ 2 bilhões. As lojas mudaram muito, as paredes eram brancas, tinham grandes espaços para estacionamento, lâmpadas fluorescentes e muitos vidros e janelas, criando assim um ambiente mais confortável e aconchegante para os consumidores.
Na década de 60 a rede começou sua primeira experiência com farmácia. Os produtos com marca própria começaram a ser introduzidos na década de 70 e se transformaram em um importante pilar econômico para SAFEWAY. Na década seguinte as lojas foram remodeladas e a empresa continuou suas aquisições comprando pequenas redes regionais. Na década de 90 a rede de supermercados continuou crescendo, operando suas lojas sob o nome SAFEWAY, além de praticar uma agressiva política de aquisição, incluindo redes regionais como a Randall’s Food Markets no Texas, Carrs no Alaska e Dominick’s em Illinois. Entre as novidades mais recentes da rede está o lançamento de uma linha composta por 300 produtos orgânicos certificados chamada de O Organics.
Atualmente a rede de supermercados oferece aos consumidores, além de produtos das melhores marcas americanas, 2.500 produtos sob a etiqueta SAFEWAY SELECT e outras marcas próprias como Rancher’s Reserve (carnes), Primo Taglio (queijos e frios), Select Cafe (comidas prontas, como por exemplo, sanduíches, sopas e saladas), Lucerne (laticínios e sorvetes), Mom to Mom (completa linha para bebês), Basic Red (produtos descartáveis como guardanapos, toalhas de papel, copos e pratos) e Priority (pet care), além de farmácia, revelação de fotos em uma hora, entre outros serviços como lotérica, floricultura e gasolina, vendida em postos próprios localizados ao lado de algumas de suas lojas.
A evolução visual
A marca modificou bastante sua identidade visual ao longo dos anos. A primeira grande alteração ocorreu em 1946 quando foi introduzido o tradicional logotipo conhecido como “S Medallion”, onde a letra S estilizada aparecia pela primeira vez. Em 1982, o S ganhou formas mais modernas e a cor vermelha. A última modificação ocorreu em 2005, quando o tradicional logotipo foi apenas modernizado e batizado de “Yin-Yang - Life”, fazendo parte do novo posicionamento da marca em uma campanha que custou US$ 100 milhões.
Recentemente a principal marca própria da empresa, SAFEWAY SELECT, também teve sua identidade visual totalmente reformulada.
Os slogans
Ingredients for life. (2005)
Giving Our Best (2001)
Nobody Does It Better. (1992)
I Work an Honest Day and I Want an Honest Deal. (1985)
America’s Favorite Food Store. (1983)
Today’s Safeway: Where You Get a Little Bit More. (1982)
Everything You Want from a Store and a Little Bit More. (1979)
Since We’re Neighbors, Let’s Be Friends. (1972)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1915
● Fundador: Marion Barton Skaggs
● Sede mundial: Pleasanton, Califórnia
● Proprietário da marca: Safeway Inc.
● Capital aberto: Sim (1990)
● Chairman & CEO: Steven Burd
● Faturamento: US$ 41 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 589.8 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 6.8 bilhões (novembro/2011)
● Lojas: 1.700
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 180.000
● Segmento: Varejo (supermercados)
● Principais produtos: Alimentos processados e naturais, bebidas, congelados
● Principais concorrentes: Publix, Supervalu e Kroger
● Ícones: O tradicional S do logotipo
● Slogan: Ingredients for life.
● Website: www.safeway.com
A marca no mundo
Atualmente a SAFEWAY, terceira maior rede americana de supermercados, possui mais de 1.700 lojas em 21 estados americanos e Canadá (este com 223 lojas em funcionamento). O estado com maior concentração de lojas da rede é a Califórnia (+ 550 unidades), seguido de Washington, Colorado, Arizona e Texas. A rede opera, além da marca SAFEWAY, várias redes de supermercados menores, sob outros nomes, como por exemplo, Vons, Randall’s e Tom Thumb.
Você sabia?
● A SAFEWAY tem aproximadamente 40 plantas de fabricação, produzindo de molhos a sorvetes, amparadas por um forte departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos, responsável por criar uma impressionante linha de 2.500 itens (standard) e 1.100 produtos (Premium).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 11/11/2011
A história
A história da marca SAFEWAY teve início no ano de 1915, quando Marion Barton Skaggs, um jovem ambicioso de uma pequena cidade do estado de Idaho, chamada American Falls, comprou a modesta mercearia que seu pai possuía por exatos US$ 1.089. Munido de uma grande estratégia, oferecer aos consumidores os melhores preços do mercado e expandir o negócio baseado em uma margem de lucro estreita, provou ser um enorme sucesso. Com a ajuda de seus irmãos, ele rapidamente inaugurou outras lojas, atingindo 191 unidades no início da década de 20. Em 1926, a rede SKAGGS CASH STORES já contava com 428 lojas distribuídas por 10 estados americanos. Ele praticamente dobrou o tamanho de sua empresa ao se fundir, no dia 1 de julho, com as 322 lojas SAFEWAY (antiga Seling, fundada em 1912 na cidade de Los Angeles por Sam Seelig). A fusão foi coordenada por nada menos que Charles E. Merrill (um dos fundadores da Merrill Lynch, um dos nomes mais importantes do mercado financeiro americano).
A fusão criou a maior rede de mercearias à oeste do Rio Mississippi. Algumas outras aquisições foram feitas antes dos anos 30. Em 1929 a rede começou suas operações no Canadá com a aquisição de nove lojas de uma pequena rede regional. Nesta época as vendas alcançavam US$ 203 milhões. Durante a década de 30, período da grande depressão americana, a empresa sobreviveu com iniciativas pioneiras, como por exemplo, colocar preço por quilo em determinados produtos, etiquetas nutricionais nas embalagens, instalar locais para estacionamento, entre outras novidades. A década seguinte foi de grande transição para a empresa. Além das dificuldades, em virtude da Segunda Guerra Mundial, a SAFEWAY começou a aumentar o tamanho de suas lojas, transformando-as em verdadeiros supermercados. Ao final desta década, em 1949, a rede operava 2.202 supermercados com vendas em torno dos US$ 1.2 bilhões.
No ano de 1958, a empresa vendeu alguma de suas lojas para reduzir custos e no ano seguinte, inaugurou a primeira unidade no recém fundado estado do Alaska, sendo um dos primeiros varejistas do país a operar nessa região. Nesta época, as vendas nacionais superavam US$ 2 bilhões. As lojas mudaram muito, as paredes eram brancas, tinham grandes espaços para estacionamento, lâmpadas fluorescentes e muitos vidros e janelas, criando assim um ambiente mais confortável e aconchegante para os consumidores.
Na década de 60 a rede começou sua primeira experiência com farmácia. Os produtos com marca própria começaram a ser introduzidos na década de 70 e se transformaram em um importante pilar econômico para SAFEWAY. Na década seguinte as lojas foram remodeladas e a empresa continuou suas aquisições comprando pequenas redes regionais. Na década de 90 a rede de supermercados continuou crescendo, operando suas lojas sob o nome SAFEWAY, além de praticar uma agressiva política de aquisição, incluindo redes regionais como a Randall’s Food Markets no Texas, Carrs no Alaska e Dominick’s em Illinois. Entre as novidades mais recentes da rede está o lançamento de uma linha composta por 300 produtos orgânicos certificados chamada de O Organics.
Atualmente a rede de supermercados oferece aos consumidores, além de produtos das melhores marcas americanas, 2.500 produtos sob a etiqueta SAFEWAY SELECT e outras marcas próprias como Rancher’s Reserve (carnes), Primo Taglio (queijos e frios), Select Cafe (comidas prontas, como por exemplo, sanduíches, sopas e saladas), Lucerne (laticínios e sorvetes), Mom to Mom (completa linha para bebês), Basic Red (produtos descartáveis como guardanapos, toalhas de papel, copos e pratos) e Priority (pet care), além de farmácia, revelação de fotos em uma hora, entre outros serviços como lotérica, floricultura e gasolina, vendida em postos próprios localizados ao lado de algumas de suas lojas.
A evolução visual
A marca modificou bastante sua identidade visual ao longo dos anos. A primeira grande alteração ocorreu em 1946 quando foi introduzido o tradicional logotipo conhecido como “S Medallion”, onde a letra S estilizada aparecia pela primeira vez. Em 1982, o S ganhou formas mais modernas e a cor vermelha. A última modificação ocorreu em 2005, quando o tradicional logotipo foi apenas modernizado e batizado de “Yin-Yang - Life”, fazendo parte do novo posicionamento da marca em uma campanha que custou US$ 100 milhões.
Recentemente a principal marca própria da empresa, SAFEWAY SELECT, também teve sua identidade visual totalmente reformulada.
Os slogans
Ingredients for life. (2005)
Giving Our Best (2001)
Nobody Does It Better. (1992)
I Work an Honest Day and I Want an Honest Deal. (1985)
America’s Favorite Food Store. (1983)
Today’s Safeway: Where You Get a Little Bit More. (1982)
Everything You Want from a Store and a Little Bit More. (1979)
Since We’re Neighbors, Let’s Be Friends. (1972)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1915
● Fundador: Marion Barton Skaggs
● Sede mundial: Pleasanton, Califórnia
● Proprietário da marca: Safeway Inc.
● Capital aberto: Sim (1990)
● Chairman & CEO: Steven Burd
● Faturamento: US$ 41 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 589.8 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 6.8 bilhões (novembro/2011)
● Lojas: 1.700
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 180.000
● Segmento: Varejo (supermercados)
● Principais produtos: Alimentos processados e naturais, bebidas, congelados
● Principais concorrentes: Publix, Supervalu e Kroger
● Ícones: O tradicional S do logotipo
● Slogan: Ingredients for life.
● Website: www.safeway.com
A marca no mundo
Atualmente a SAFEWAY, terceira maior rede americana de supermercados, possui mais de 1.700 lojas em 21 estados americanos e Canadá (este com 223 lojas em funcionamento). O estado com maior concentração de lojas da rede é a Califórnia (+ 550 unidades), seguido de Washington, Colorado, Arizona e Texas. A rede opera, além da marca SAFEWAY, várias redes de supermercados menores, sob outros nomes, como por exemplo, Vons, Randall’s e Tom Thumb.
Você sabia?
● A SAFEWAY tem aproximadamente 40 plantas de fabricação, produzindo de molhos a sorvetes, amparadas por um forte departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos, responsável por criar uma impressionante linha de 2.500 itens (standard) e 1.100 produtos (Premium).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 11/11/2011
5 comentários:
Aew, parabéns! o blog tá muito bacana! sucesso!
Não conhecia o Blog, passarei a visualiza-lo, existe muita informação interessante. Quando vi nos links de algum outro blog por ae, acreditei que falasse um pouco sobre a construção da marca, mas, está mais ligado com a empresa, ou seja, institucional. Abraço! irei conferir o site! Parabéns, blog com conteúdo!
TO sentindo saudades de uma atualização !!!
CADU
Boa Tarde,
Sou do Jornal Brasil Peças (Jornal no segmento de aftermarket do Brasil, com tiragem mensal de 16.000 exemplares) Gostaria de saber como obtenho uma autorização para poder reproduzir em uma de nossas paginas , a historia de algumas marcas interessantes que constam aqui. Gostaria de saber como também como é feita a pesquisa e a veracidade do conteúdo.
grato,
Thales Azamor
(thalesimprensa@superig.com.br)
(21) 3346 5549
Apenas uma frase: Clean, bonito , conteúdo óthemo.Grande idéia. Congrats!
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