Frio. Muito frio. Temperaturas abaixo de zero. Neve. Velocidade. Vento. E grandes nomes do esqui utilizando equipamentos com tecnologia de ponta. Este é o ambiente natural da marca italiana NORDICA, especialista mundial quando o assunto é esquiar.
A história
A história começou na Itália no ano de 1939, quando os irmãos Adriano e Oddone Vaccari, depois de anos de experiência como comerciantes de pele e couro, fundaram a empresa na pequena cidade de Montebelluna, para fabricar botas para montanhismo e outros tipos de calçados esportivos. Nesta época, a produção era artesanal e sazonal. Pouco depois, botas, para esqui e alpinismo, foram adicionadas a sua linha de produto. Somente depois do término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a empresa começou a se especializar na produção de botas de esqui, tornando-se mais tarde a maior produtora mundial deste segmento. Em 1950, o esquiador italiano Zeno Colo, um dos mais talentosos e conhecidos da época, batizou com seu nome um dos modelos de bota da NORDICA que possuía um forro revolucionário. Utilizando as botas da marca o esquiador italiano foi campeão mundial e olímpico, projetando a NORDICA como uma marca internacional e fazendo com que a empresa ganhasse mercado, passando a produzir botas de esqui o ano inteiro.
Com o passar dos anos a NORDICA ampliou sua linha de produtos para esqui e esportes como alpinismo e montanhismo. No início da década de 1960 ocorreu uma transformação radical na empresa, quando a NORDICA lançou no mercado uma revolucionária bota de esqui que possuía um sistema de segurança com fechos inventado na Áustria. Em 1968, mais uma vez revolucionou o mercado ao introduzir uma bota de esqui totalmente feita de Poliuretano, um material que possuía melhor resistência a água, mantendo assim os pés mais secos no interior do calçado. Outras inovações introduzidas pela empresa na época foram os moldes específicos (um para a bota direita e outro para a esquerda) e prensas de injeção no processo produtivo. Rapidamente a marca italiana se tornou uma referência no desenvolvimento e fabricação de botas de esqui, utilizando tecnologia moderna e um design arrebatador.
Nas décadas de 1970 e 1980 a marca abriu subsidiárias em diversos países como Estados Unidos, Japão, Áustria, Suíça, França e Alemanha, ampliando sua atuação internacional e sendo presença constante em importantes competições e estações de esqui. Foi um período em que a NORDICA era responsável por aproximadamente 30% da produção mundial de botas e esquis, produzindo anualmente mais de 2 milhões de pares de botas. Em 1989, a marca foi adquirida pelo Grupo Benetton em uma tentativa da tradicional empresa italiana em ingressar no mundo esportivo. Nos anos seguintes a NORDICA lançou no mercado as primeiras peças de roupas esportivas para esqui.
No mês de fevereiro de 2003 a NORDICA foi adquirida por aproximadamente €38 milhões pela empresa italiana Tecnica Group S.p.A, também proprietária da marca de patins Rollerblade, focando ainda mais seus produtos para a prática do esqui e esportes de neve, reforçando sua presença em competições profissionais e patrocinando atletas de elite do esporte. Atualmente a marca NORDICA é uma das mais conceituadas entre os atletas profissionais, comercializando uma completa linha de acessórios, equipamentos e roupas para esqui, além das tradicionais botas.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. A principal alteração aconteceu em relação à tipografia de letra.
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1939
● Fundador: Adriano e Oddone Vaccari
● Sede mundial: Giavera del Montello, Treviso, Itália
● Proprietário da marca: Tecnica Group S.p.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Giancarlo Zanatta
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Equipamentos esportivos
● Principais produtos: Esquis, botas e acessórios
● Ícones: As botas de esqui vermelhas
● Slogan: Number one with passion.
● Website: www.nordica.com
A marca no mundo
A NORDICA comercializa seus produtos (especialmente botas, esquis, equipamentos e vestuário para esportes na neve) em mais de 80 países ao redor do mundo, sendo uma das marcas líderes neste segmento. Seus produtos podem ser encontrados em mais de 15.000 de vendas no mundo todo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 17/1/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário