O Assaí Atacadista acredita que é possível construir relações justas, possibilitando mais comida na mesa das famílias brasileiras e mais desenvolvimento para os pequenos e médios empreendedores, gerando assim crescimento para todos. Por isso milhões de clientes espalhados pelo Brasil veem no Assaí Atacadista um parceiro confiável na busca de economia e variedade de produtos para abastecer seus lares e negócios. Essas vantagens somadas à força de uma das marcas mais valiosas e admiradas do país, faz do Assaí Atacadista campeão na preferência e referência quando se pensa em preço baixo e variedade no setor de atacarejo.
A história
Tudo começou na cidade de São Paulo em meados dos anos de 1970, quando Rodolfo Junji Nagai, com apenas 19 anos, percebeu que seus amigos que possuíam barracas de pastel nas feiras, devido a vida corrida não tinham tempo para cotar e comprar farinha de trigo pelos melhores preços e condições de mercado. Foi então que, em outubro de 1974, Rodolfo fundou o Assai (inicialmente escrito sem o acento), cujo foco era abastecer amigos pasteleiros com farinha de trigo. O novo empreendimento, localizado na Vila Carrão, tradicional bairro da zona leste da capital paulista, teve seu nome inspirado na palavra japonesa “Asahi”, que significa “sol da manhã”. Das entregas porta a porta, o negócio evoluiu para um pequeno mercadinho e se expandiu para atender à crescente demanda dos feirantes locais. O sortimento foi ampliado, incluindo produtos essenciais, como queijo, muçarela, palmito e calabresa.
Em 1981, ocorreu um marco importante: a inauguração da primeira loja oficial do Assaí, 13 vezes maior que o espaço inicial. O evento de abertura reuniu cerca de duas mil pessoas, em sua maioria feirantes. A loja rapidamente se transformou em um verdadeiro ponto de parada obrigatório para transformadores de alimentos, oferecendo desde ingredientes básicos até equipamentos especializados. Com o tempo, o Assaí diversificou sua clientela, atraindo também pizzarias, restaurantes, bares e outros estabelecimentos como mercearias, minimercados e padarias. Em 1985, alcançou o status de maior vendedor de muçarela de São Paulo, solidificando sua posição no mercado. Os anos de 1990 trouxeram uma revolução, com a implementação do modelo de autosserviço, atraindo um novo perfil de cliente: o consumidor final em busca de economia em compras de volume. Adaptando-se a essa demanda, mesmo que de forma tímida, o Assaí passou a oferecer produtos dinâmicos em embalagens menores, democratizando o acesso ao atacado.
O propósito de oferecer soluções de abastecimento para o pequeno empreendedor sempre esteve em seu DNA. Por isso, a constante busca da empresa por variedade no mix de produtos e boas condições de pagamento a fez destacar-se entre os concorrentes. Em 2002, a rede inaugurou sua primeira loja fora do município de São Paulo, localizada em Santos, no litoral paulista. O sucesso do Assaí Atacadista chamou a atenção do grupo GPA, controlador da rede de supermercados Pão de Açúcar (conheça essa outra história aqui), que em 2007 adquiriu 60% de participação na empresa (arremataria os 40% restantes em 2009), então com 15 lojas em operação. Sob o comando dos novos proprietários, ainda em 2007, o Assaí Atacadista ingressou no formato de “atacado de autosserviço” (conhecido como “atacarejo”, comercializa tanto produtos no varejo quanto no atacado). Em 2008, a rede iniciou suas operações na região nordeste (Fortaleza/CE) e no Rio de Janeiro, que viria a se tornar a segunda maior operação do Assaí no país.
Pouco depois, em 2010, o Assaí inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição, localizado em Osasco, na grande São Paulo. Até o final de 2011, essa expansão foi contínua com a inauguração de novas unidades nos estados de Tocantins, Pernambuco, Goiás, além do Distrito Federal. Além disso, 2011 foi repleto de novidades: todas as lojas da rede passaram a contar com coletor de pilhas e baterias usadas - projeto criado para diminuir o impacto ambiental; e a empresa firma uma parceria com o Itaú (conheça essa outra história aqui) e passa a oferecer subsídios a pequenos empreendedores que buscam crédito seguro. Em 2012 tem início mais um projeto de expansão do Assaí, à medida que as lojas ganham novo formato, com maior capacidade de estocagem e estacionamento coberto, Wi-Fi, ar-condicionado e iluminação natural. Com a abertura de lojas em todas as regiões do Brasil, a rede passou a apostar em um formato de ponto de venda moderno e confortável, além de recorrer a estratégias de comunicação regionalizadas.
Os pesados investimentos feitos pelo grupo GPA resultaram em um enorme salto para o Assaí Atacadista, que chegou a 80 lojas em 2013, resultado de amplo processo de reestruturação, que englobou mudanças no sortimento de produtos e no layout das unidades. Essas operações correspondiam a 965 mil m² de área construída para oferecer uma variedade de seis mil itens - entre mercearia, alimentos, perecíveis, hortifruti, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas. Desde sua fundação, o Assaí entende que o sucesso da rede está intimamente ligado ao sucesso dos pequenos e médios empresários. E para fortalecer esse vínculo, a empresa criou em 2017 a Academia Assaí Bons Negócios, que tem como missão capacitar e empoderar empreendedores através de conteúdos gratuitos voltados para a gestão de negócios, finanças e marketing. Esse ano também foi marcado pelo lançamento do Cartão Passaí, reforçando seu portfólio de serviços financeiros.
A partir de 2020, o Assaí agregou novos serviços para oferecer ainda mais conforto, comodidade e variedade para os clientes da rede. Açougue, fatiamento de frios, cafeteria, padaria e adega passaram a fazer parte das opções disponíveis para quem buscava praticidade e economia em boa parte das lojas. Além disso, em 2021 houve uma mudança significativa quando o Assaí Atacadista, então com mais de 210 lojas, se separou do grupo GPA, abrindo capital na Bolsa de Valores. O ano também foi marcado pela compra de 66 lojas do hipermercado Extra por R$ 5.2 bilhões, o que permitiu a entrada em áreas mais centrais das capitais e das grandes cidades do país. Com a transação, a bandeira Extra Hiper foi descontinuada e as unidades foram convertidas em Assaí Atacadista. E tem mais: a marca lançou a assistente virtual chamada “Sol”, sendo a primeira do setor atacadista no Brasil e desenvolvida para otimizar o atendimento ao cliente, funcionando 24 horas por dia.
Em 2022, a rede atingiu um recorde histórico ao inaugurar 60 novas lojas, além de lançar o Instituto Assaí, que passa a ser seu braço social, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o Brasil. No final de 2024, o Assaí Atacadista alcançou um marco histórico em sua trajetória de crescimento: 300 lojas em operação em todo o país. A conquista ocorreu com a inauguração da segunda unidade em Caraguatatuba (SP). Recentemente a empresa ampliou a presença do aplicativo Meu Assaí - lançado em 2023 como uma ferramenta para facilitar o encontro de ofertas e promoções exclusivas, além de localizar a loja mais próxima - que expandiu consideravelmente sua base de clientes e aumentou a frequência e gasto dos usuários.
A jornada de sucesso do Assaí Atacadista - empresa de varejo mais presente nos lares brasileiros - foi pavimentada por decisões estratégicas, como inovação no layout das lojas, atenção ao conforto dos clientes e cuidado com a organização interna, que refletem o compromisso de fornecer uma experiência única de compra. Cada loja, com seus corredores amplos e ambiente acolhedor, faz questão de transmitir a sensação de que o cliente está no lugar certo para abastecer seu negócio ou fazer suas compras para o lar.
Em 2025, o Atacadista Oficial do Futebol Brasileiro comemorou mais de 10 anos de incentivo - o primeiro projeto foi o patrocínio ao Campeonato Paulista, o Paulistão, em 2014 - reforçando o compromisso da marca com o esporte. Além disso, desde 2018, o Assaí patrocina o Campeonato Brasileiro de Futebol. E em 2024, ampliou sua presença nos campeonatos estaduais. Além disso, a marca celebrou 50 anos em 2024 e expandiu sua atuação no esporte para outras modalidades, como as corridas. Nas festas populares, a marca apoia eventos culturais, como o Festival de Parintins, o São João de Campina Grande e o de Caruaru.
O Assaí Atacadista entende que o crescimento econômico deve estar aliado à responsabilidade socioambiental. Por isso, a empresa adota tecnologias para economia de energia, como iluminação eficiente e sistemas de reaproveitamento de água em suas lojas, além de iniciativas de reciclagem e gestão de resíduos. Outro destaque do Assaí Atacadista é o Programa de Doação de Alimentos Destino Certo, que leva produtos não comercializáveis, mas ainda próprios para consumo, a organizações assistenciais, combatendo o desperdício e apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade. Com essas ações, o Assaí se posiciona como mais que um gigante no setor, assumindo um papel de agente de transformação social e ambiental e gerando impacto positivo tanto para a sociedade quanto para seus clientes e o meio ambiente.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação radical aconteceu no final da década de 1990, quando o logotipo passou a conter um sol nascente, a cor amarela (além da tradicional vermelha) e uma nova tipografia de letra. Esse logotipo foi modernizado em 2007, quando, devido às frequentes pronúncias incorretas do nome “Assai”, foi adicionado um acento agudo ao "i" para enfatizar a forma como deve ser pronunciado. Em 2010 o logotipo passou por uma remodelação radical e apresentou nova tipografia de letra, novas combinações de cores e um novo design para o sol, além da inserção da palavra “Atacadista”. A atual identidade visual foi apresentada em 2024 e incluiu uma nova tipografia de letra, além de um novo design para o astro-rei (um semicírculo em camadas, com cores análogas do laranja ao amarelo), que ilumina o logotipo da marca.
A identidade visual da marca também pode ser aplicada sob um fundo azul - com Assaí Atacadista escrito em branco -, especialmente nas fachadas das lojas e nos grandes letreiros de identificação.
● Origem: Brasil
● Fundação: 1974
● Fundador: Rodolfo Junji Nagai
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Sendas Distribuidora S/A
● Capital aberto: Sim (2021)
● Presidente: Belmiro Gomes
● Faturamento: R$ 80.6 bilhões (2024)
● Lucro: R$ 12.4 bilhões (2024)
● Valor de mercado: R$ 769 milhões (novembro/2025)
● Valor da marca: 792.58 milhões (2024/2025)
● Lojas: 306
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 90.000
● Segmento: Varejo (atacadista)
● Principais produtos: Alimentos, bebidas e produtos de limpeza
● Concorrentes diretos: Atacadão, Tenda Atacado, Max Atacadista, Grupo Mateus, Sam's Club e Carrefour
● Ícones: O sol estilizado
● Slogan: Para todos, de Sol a Sol.
● Website: www.assai.com.br
A marca no Brasil
Atualmente o Assaí Atacadista, empresa de varejo mais presente nos lares brasileiros, tem 306 lojas distribuídas pelas cinco regiões do país, com presença em 24 estados e no Distrito Federal. Os estados com mais unidades da rede são São Paulo e Rio de Janeiro. Todos os meses mais de 38 milhões de clientes passam pelas lojas da rede, que emprega 90 mil colaboradores e tem faturamento superior a R$ 80 bilhões (dados de 2024).
Você sabia?
● No ranking das marcas brasileiras mais valiosas de 2025 publicado pela consultoria britânica Interbrand, o Assaí Atacadista ocupa a 21ª posição (valor de R$ 792.58 milhões), sendo a primeira entre as marcas do varejo alimentar pelo sétimo ano consecutivo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 21/11/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding













Nenhum comentário:
Postar um comentário