31.8.20

AJAX


Crie um ambiente saudável para a sua família com produtos de qualidade que limpam e protegem as superfícies da sua casa. Tudo com a marca AJAX, que une performance, perfume e praticidade quando o assunto é limpar ou desinfetar ambientes. Por isso, seu principal objetivo é simplificar o cuidado com a casa para milhões de consumidores. Sujou? É pra AJAX! 

A história 
Tudo começou logo após o término da Segunda Guerra Mundial quando a empresa Colgate Palmolive-Peet Company, tradicional produtora de cremes dentais e sabonetes, resolveu ingressar em um novo segmento de mercado, o de limpeza doméstica. Depois de muitas pesquisas e estudos, em 1947 a empresa lançou no mercado americano o AJAX CLEANSER, um poderoso limpador em pó para ser diluído na água. Baseado em seu slogan de lançamento, “Stronger than dirt!” (em português “Mais forte que a sujeira”), uma clara referência ao musculoso herói Ajax da mitologia grega, o produto conquistou as donas de casa americanas devido ao eficiente poder de limpeza. O sucesso também foi amparado pelo lançamento do primeiro jingle comercial ouvido na televisão americana, que dizia “You’ll stop paying the elbow tax, when you start cleaning with Ajax” (em tradução livre “Você vai parar de “pagar a taxa de cotovelo”, quando começar a limpar com Ajax”), em uma alusão a força usada ao esfregar o chão com a vassoura. O comercial apresentava as mascotes The Ajax Pixies (três elfos de orelhas pontudas) que saltitavam pelas cozinhas e banheiros limpando superfícies sujas com AJAX CLEANSER.


Nos anos seguintes, além da marca ser introduzida em vários mercados mundiais, como por exemplo, Canadá, Reino Unido, Filipinas e Brasil, o nome AJAX foi estendido com sucesso para uma linha inteira de produtos de limpeza doméstica. Isto começou em 1962 quando estreou no mercado o Ajax All-Purpose Cleaner with Ammonia (limpador com amoníaco) para concorrer com Mr. Clean, produzido pela Procter & Gamble. Este novo produto da marca fez tanto sucesso que foi chamado de “Tornado Branco” (em inglês “White Tornado”), por sua ação de limpeza eficiente e agressiva. Ainda este ano foi lançado o Ajax Bucket of Power, um limpador em pó com amoníaco para ser utilizado na limpeza do chão. Pouco depois, em 1964, a marca lançou o Ajax Laundry Detergent (sabão em pó para lavar roupas), que ressuscitou o slogan “Stronger than dirt!”, cuja campanha publicitária mostrava um cavaleiro armado cavalgando um cavalo branco pelas ruas residenciais para resgatar donas de casa do enfadonho trabalho doméstico.


E as novidades não pararam: limpador para vidros (1965); um limpador em spray (1967), que teria vida curta no mercado; e até uma bem-sucedida linha de detergentes para lavar louça (1971), que até hoje faz enorme sucesso no mercado americano com o nome Ajax Dishwashing Liquid. Nesta época AJAX já era a marca número um de limpadores domésticos no mercado americano. E ainda nesta década, o ator americano Eugene Roche ganhou fama em muitos comerciais de televisão para os detergentes de lavar louça interpretando o homem de Ajax “Squeaky Clean”. Já na década de 1980 a marca introduziu o limpador e o sabão para lavar roupas em fórmula líquida, nas versões com ou sem água sanitária, esta última em virtude das bancadas coloridas que se tornavam populares nos lares americanos. Em 2005 a Colgate-Palmolive licenciou/vendeu os direitos da marca AJAX para a linha de sabão para lavar roupas e detergentes para louças nos Estados Unidos e Canadá para a Phoenix Brands (hoje pertencem a Fab & Kind Company).


Em 2018 a marca lançou no mercado brasileiro duas variantes do Ajax Fusão Perfeita, reforçando a linha de limpadores perfumados, com aromas inovadores que buscam oferecer o que há de mais atual e sofisticado no segmento de cuidados com o lar: Frutas Vermelhas & Menta Selvagem e Amora & Ervas Frescas. Esses novos produtos dão o toque final na limpeza dos ambientes, que ficam livres e protegidos de poeira, manchas e gordura. No ano seguinte a marca inovou mais uma vez no segmento de limpeza da casa ao lançar a variante Citronela, cuja fórmula inovadora, com óleo de citronela de origem natural, protege as superfícies, deixando-as visivelmente limpas sem resíduos oleosos, além de remover as sujeiras e as manchas de gordura mais difíceis. O novo produto complementou a linha Fresh Limpeza Pesada, sendo indicado para higienização de diversos ambientes e superfícies, como pias, ralos, batentes de portas e janelas, pisos e áreas externas.


Em 2019 a marca lançou no mercado brasileiro a versão Multiuso com 4 variantes de aromas inovadores e super agradáveis: Lavanda e Menta (azul), Eucalipto e Maçã Verde (verde), Citrus e Flores Brancas (amarelo) e Frutas Vermelhas (vermelho). Diferente da maior parte dos multiusos encontrado no mercado, AJAX aposta em fragrâncias mais perfumadas, combinando a praticidade de um multiuso com aromas refinados, sem abrir mão da eficácia. O novo AJAX MULTIUSO complementa o portfólio da marca com a versão ideal para uma limpeza mais ágil, sem necessidade de diluir. A embalagem, desenvolvida em formato “squeeze” para facilitar o manuseio do consumidor, possibilita a utilização do produto diretamente na sujeira. O produto pode ser usado para limpeza de diversos ambientes e superfícies, como cozinha, fogão, banheiro, pisos, azulejos e móveis.
 

AJAX é sinônimo de casa limpa e perfumada há mais de sete décadas. Fórmulas especiais baseadas em um longo processo de desenvolvimento de qualidade, avaliando constantemente a resistência e a composição dos ingredientes, transformaram AJAX em um potente facilitador na hora da limpeza. O resultado são limpadores e desinfetantes que removem sujeiras de forma mais rápida e eficiente, deixando fragrâncias agradáveis pelo ar.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Apesar de manter a tradicional cor vermelha, a tipografia de letra foi sendo modernizada.


Como a marca AJAX é licenciada pela Colgate-Palmolive nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, é possível encontrar logotipos com pequenas alterações. Já no Brasil a marca utiliza um traço amarelo abaixo do nome.


Os slogans 
It cleans like a white tornado. 
Ajax, the foaming cleanser! 
Armed with Ajax. (década de 1970) 
Stronger Than Dirt. (1947) 
Sujou? É pra Ajax!


Dados corporativos 
● Origem: Estados unidos 
● Lançamento: 1947 
● Criador: Colgate Palmolive-Peet Company 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ian Cook 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Limpadores multiuso, desinfetantes e detergentes 
● Concorrentes diretos: CifMr. Clean, Clorox, Lysol, Domestos, Mr. Muscle, Easy Off Bang e Veja 
● Slogan: Stronger Than Dirt. 
● Website: www.ajax.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca AJAX, umas das líderes de mercado no segmento de produtos de limpeza no Brasil, comercializa sua linha de produtos, que incluí limpadores multiuso, detergentes, desengordurantes e desinfetantes, em mais de 50 países ao redor do mundo. A marca AJAX também oferece limpadores e desinfetantes para a área industrial. 

Você sabia? 
Na Austrália a marca também oferece lenços multiusos umedecidos. Os lenços são antibacterianos, matam 99,9% dos germes como Salmonella, E.coli e Staphylococcus, e ajudam a manter a casa limpa e saudável. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/8/2020

4 comentários:

Anônimo disse...

Ajax mudou a fórmula e continua com o mesmo nome de Ajax Fresch.Era ótimo e com um perfume incrível.Antes era branco e agora está cinza claro.Derespeito com o consumidor.

Anônimo disse...

Uso Ajax a mais de 30 anos como produto favorito,trabalho com faxinas .porém este produto depois que mudou a fórmula perdeu a qualidade tanto no rendimento, eficiência e perfume.Lamentavel, não estou usando mais ,deixou de ser o mesmo produto.Gostaria de saber o porquê,economia para a produção? Só pode ,pois a fórmula mudou para pior.

Anônimo disse...

Pq acabou ajax tangerina, era o melhor 🥺🥺🥺🥺

Anônimo disse...

Olá bom dia onde posso achar Ajax carvão e hortelã,acabou o produto não fábrica mais ?moro em Goiânia amei o cheiro mais não acho mais