13.6.06

MACY'S


Ela é quase uma instituição americana, especialmente da cidade de Nova York. Para muitos consumidores há um charme especial fazer compras em suas lojas com ambiente clássico, aconchegante e repleto de marcas tentadoras, ou até mesmo carregar uma simples sacola de compra onde uma estrela vermelha é o símbolo da sofisticação. Essa é a melhor maneira para definir a MACY’S, a mais tradicional loja de departamento americana, que oferece roupas, artigos domésticos, acessórios e cosméticos sofisticados em uma atmosfera única. 

A história 
A tradicional loja de departamento foi fundada na cidade de Nova York exatamente no dia 28 de outubro de 1858 por Rowland Hussey Macy, um ex-comerciante de balas do estado de Massachusetts, com o nome de R.H. Macy & Co., tendo sua primeira unidade localizada na esquina da Rua 14 com a 6ª Avenida, um distrito de alugueis baixos, ao norte das outras mercearias da cidade. A loja vendia um pouco de tudo: alimentos secos (como feijões, farinhas, grãos integrais, entre outros itens), vestuário, utilidades para a casa, pequenas ferramentas, etc. Em seu primeiro dia de operação a loja faturou US$ 11.06, chegando ao final do primeiro ano com vendas em torno dos US$ 85 mil. Para atrair e chamar a atenção de mais clientes ele ousou em suas ações, como por exemplo, em 1862, ao apresentar um Papai Noel dentro da loja durante a temporada de natal, ou em 1864, quando instalou vitrines iluminadas para atrair a atenção dos transeuntes, dando origem à expressão “olhar vitrines”. Porém, somente em 1877 a MACY’S se tornou uma completa loja de departamento, vendendo várias categorias diferentes de produtos e ocupando uma enorme área de onze edifícios do quarteirão.


Em 1878 um artigo no tradicional jornal The New York Times resumia o atrativo especial da loja: a universalidade do estoque, com quase todos os artigos de vestuário e móveis para casa à venda ali, e a preços razoáveis. Em 1895, a empresa foi adquirida por Isidor e Nathan Straus, irmãos que, com o pai, alugaram o porão da loja em 1874 e fundaram ali um famoso departamento de porcelanas. A família Straus deu sequência ao legado de pioneirismo de R.H. Macy ao longo dos primeiros anos do século XX. Em 1902, a operação foi transferida para o lendário edifício da Herald Square, de nove andares, na esquina da Rua 34 com a Broadway, estabelecendo assim um ponto turístico para compradores de todo mundo. O ornamentado edifício de tijolos e pedra calcária tinha 33 elevadores e quatro escadas rolantes de madeira, as primeiras a serem usadas em uma loja nos Estados Unidos. Nesta época, a loja queria atrair clientes preocupados com o preço, mas em busca de mercadorias de qualidade. Para anunciar a abertura, foi publicado um anúncio com o seguinte slogan: “Vendemos mais barato do que qualquer um”. Em 1922 a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores e iniciou a inauguração de lojas regionais e aquisições de outras redes de varejo, como por exemplo, no ano seguinte quando comprou a loja de departamento LaSalle & Kock, localizada na cidade de Toledo, estado de Ohio.


Em 1924, com a expansão da loja na 7ª Avenida concluída, a MACY’S ficou conhecida como a maior loja de departamento do mundo na época, disponibilizando hoje em dia mais de 102.000 m² de área para compras. Ainda neste ano, um evento iria marcar radicalmente a história da MACY’S: o início do patrocínio da famosa parada do Dia de Ações de Graça em Nova York (Thanksgiving Day Parade), que se tornou uma tradição a ponto de ser conhecida como The Macy’s Day Parade (originalmente chamada de “Macy’s Christmas Parade”). Na década de 1930 a rede adquiriu várias outras pequenas lojas regionais, iniciando um forte período de expansão pelo país.


Em 1945 começou sua expansão na região oeste do país com a aquisição da loja O’Connor Moffat & Company na cidade californiana de San Francisco, que dois anos mais tarde começaria a utilizar o nome MACY’S. Em 1946 a MACY’S CALIFÓRNIA em uma atitude ousada realizou a primeira exposição de flores (conhecida como Macy’s Flower Show). O que começou como uma promoção de fragrâncias no departamento de cosméticos, hoje em dia recebe a primavera anualmente, tratando os visitantes com um espetáculo botânico, cultural e comunitário, sendo realizado em outras unidades da rede como em Nova York, Chicago, além de San Francisco. Hoje em dia essa exposição apresenta espetaculares jardins cheios de flores vivas, plantas e árvores de todo o mundo.


Outro fato decisivo para MACY’S se tornar um gigante em seu segmento ocorreu no dia 19 de dezembro de 1994 quando a Federated Department Stores, fundada em 1929 e que já operava centenas de lojas em 37 estados, adquiriu a MACY’S, formando assim a maior rede de lojas de departamento do mundo. Nos anos seguintes muitas lojas passaram a utilizar o nome MACY’S. Em 1997 lançou seu comércio eletrônico, ampliando significativamente o alcance da empresa. Em 2005 muitas de suas lojas começaram a passar por um processo de reformulação visual, ganhando ambientes e decoração mais moderna e atraente aos olhos do consumidor, valorizando assim ainda mais a experiência de compra. Nesta época já eram mais de 420 lojas MACY’S espalhadas pelo país. Somente no ano seguinte a MACY’S apresentou ao mercado sua primeira campanha publicitária com alcance nacional.


Em 2007, a empresa passou a se chamar oficialmente Macy’s Inc. A partir de 2009 a rede iniciou a inauguração de lojas mais compactas e regionais, que vendem produtos de acordo com a população da cidade em que está instalada. É o programa “My Macy’s” (“Minha Macy’s”), que deu personalidade própria a cada loja da rede, uma maneira de atender às necessidades do consumidor local. Nos últimos anos, a MACY’S, assim como todo o varejo tradicional, tem passado por dificuldades, em razão do aumento da concorrência com redes mais baratas e da mudança de hábitos dos consumidores, que passaram a fazer mais compras pela internet. Com isso, recentemente, a empresa anunciou o fechamento de várias lojas menos lucrativas e demissões. Mas apesar da crise, a empresa continua a lançar novas iniciativas e serviços de varejo para atender a seus clientes, incluindo entrega no mesmo dia em oito mercados, compra online com retirada na loja nacionalmente e pagamentos móveis. Outra novidade foi a inauguração das primeiras unidades Macy’s Backstage, uma espécie de outlet que vende produtos com desconto como roupas, lingeries, perfumes, cosméticos, artigos de cama, mesa e banho, itens de decoração, calçados, bolsas e acessórios.


A rede de lojas de departamento MACY’S, além de vender marcas famosas, possui inúmeras marcas próprias como a Alfani (linha de roupas e acessórios femininos), American Rag (linha de roupas para adolescentes, especialmente jeans), Charter Club (linha clássica de roupas para mulheres), Club Room (linha clássica de roupas e acessórios para homens), First Impressions (linha de roupas e acessórios para recém-nascidos e crianças pequenas), Epic Threads (linha completa de roupas para adolescentes), Hotel Collection (linha de cama, mesa e banho), Tasso Elba (linha de ternos com cortes ingleses e roupas no estilo europeu), Jenni by Jennifer Moore (pijamas e roupas íntimas), Giani Bernini (bolsas, artigos de couro, calçados e joias), The Cellar (sofisticada linha de utensílios domésticos) e Tools of the Trade (linha de panelas e cutelaria com mais de 20 anos de mercado).


Pioneirismo 
O sucesso da MACY’S resultou em grande parte de suas práticas de vendas e propaganda inovadoras, que praticamente transformaram a indústria do varejo e fizeram com que multidões de clientes viessem à loja de Nova York para ter experiências únicas de compras. Sempre inovadora, a MACY’S foi pioneira e responsável pela introdução de muitas inovações no segmento de varejo: foi a primeira loja, em 1866, a ter uma mulher, Margaret Getchell, ocupando um cargo executivo, de superintendente; e primeira loja do segmento a conseguir licença para vender licores e bebidas na cidade de Nova York. Além disso, a MACY’S implantou um sistema de preço único, eliminando assim a prática de barganha e favorecendo a venda de um item específico para todos os clientes pelo mesmo preço; adotou a declaração do preço exato dos produtos em anúncios de jornal com ousados títulos em destaque; lançou a oferta da garantia de dinheiro de volta; e introduziu produtos novos e inovadores, como por exemplo, o chá em saquinhos, a batata assada de Idaho e toalhas de banho coloridas (1932), bem como roupas feitas sob medida para homens e mulheres, produzidas em uma confecção na própria loja.


A maior de todas 
O símbolo máximo da MACY’S, a mais conhecida loja de departamento dos Estados Unidos, é sua flagship store localizada em Herald Square na Rua 34 em pleno coração de Nova York. Considerada um dos maiores símbolos da cultura americana, ponto turístico obrigatório para quem passa por Nova York e a maior loja de departamento do mundo, esta unidade ocupa um quarteirão inteiro em onze andares. A loja é tão grande que os turistas recebem um mapa para se localizarem em seu interior. É um clássico nova-iorquino, onde é possível encontrar absolutamente de tudo, além de suas liquidações constantes e para muitos imperdíveis. Pioneira nas ações de marketing, a MACY’S passou por uma série de reformulações ao longo dos seus mais de 150 anos de existência e consegue conciliar a tradição, destacada pela escada rolante de madeira, perfeitamente conservada e que funciona até hoje, com um ambiente moderno e confortável para compras. Cada marca possui um espaço exclusivo para apresentar suas coleções, com provadores e caixa próprio. Assim, as compras se tornam mais práticas, evitando filas gigantes pela loja.


Além de vender praticamente de tudo, desde roupas e acessórios a produtos para a casa e cosméticos, a loja possui ainda o “Bridal Salon”, um departamento com artigos para noivas, incluindo exuberantes vestidos e consultoria especializada. Existe ainda, um andar batizado de one & a half, uma espécie de mezanino onde ficam localizados o guichê da American Express (para trocar cheques de viagens), o centro de visitantes e uma lojinha moderna do Metropolitan Museum, com prateleiras abarrotadas de lembranças. No subsolo está localizada a ala “gourmet”, uma das maiores atrações da loja. É aqui onde acontece o Macy’s Flower Show, realizado de 9 a 23 de abril, que já acontece há mais de quarenta anos, a primeira edição aconteceu em 1974. O evento conta com uma fabulosa paisagem de cor, fragrância e encantamento convidando os consumidores a imergir em um espaço lotado com milhares de flores e jardins especiais, incluindo o dramático Yellow Garden (Jardim Amarelo) e o Orchid Garden (Jardim de Orquídeas).


Nos últimos anos a tradicional loja passou por reformas e ampliações, no valor de US$ 400 milhões. Entre as mudanças ao alcance do consumidor, é possível escanear códigos de barras com o smartphone e ter mais informações sobre os produtos, assistir a vídeos e ainda concorrer um vale de US$ 500 em compras. É a mais nova ferramenta de uma loja que mistura inovação e tradição para atrair clientes fiéis. A loja também inaugurou um andar com 12.000 m² e 280 mil pares de sapatos diferentes, de várias grifes famosas. Além de ser um paraíso para compras, a loja, onde trabalham aproximadamente 5 mil pessoas, investe na imagem e capitaliza novos investidores com vitrines especiais e eventos que já fazem parte do calendário da cidade. A loja oferece para seus clientes mais de dez restaurantes, cafés e bares em seu interior, onde é possível degustar desde hambúrgueres e saladas a comida italiana, passando por sucos, cafés e cervejas. Ao todo, mais de 20 milhões de clientes visitam a loja todos os anos. Uma curiosidade: desde 1897, a loja permanece aberta até a meia-noite da véspera de natal, o que ajuda os compradores atrasados.


A tradicional parada 
O feriado do Dia de Ação de Graças (em inglês Thanksgiving Day), realizado na quarta quinta-feira do mês de novembro, é um dos mais importantes e populares dos Estados Unidos. E um dos principais eventos desse dia é o desfile que ocorre na cidade de Nova York. A tradição do desfile começou em 1924, quando um grupo de funcionários da MACY’S resolveu organizar o evento desfilando pela Rua 34 vestidos em roupas coloridas e carregando balões infláveis, acompanhados de carros alegóricos, bandas musicais e animais vivos, alugados do zoológico do Central Park.


O desfile foi tão bem sucedido, atraindo um público de aproximadamente 10.000 pessoas, que a rede decidiu transformar a parada em tradição. Por esse motivo o desfile ficou conhecido como MACY’S THANKSGIVING DAY PARADE, às vezes abreviado simplesmente como THE MACY’S DAY PARADE. Em 1927 os animais vivos foram substituídos por enormes balões de ar que estrearam com o personagem animado Gato Felix. Desde então, com exceção dos anos de 1942 á 1945, em virtude da Segunda Guerra Mundial, o desfile inicia o período de maior consumo do ano nos Estados Unidos. Começa também a temporada de descontos, que leva milhões de cidadãos a sair de casa na sexta-feira de madrugada para fazer fila nas lojas esperando sua abertura. As maiores atrações do desfile são os balões gigantes, que sempre trazem figuras conhecidas, muitas delas símbolos da cultura americana. De acordo com a organização, cada balão leva aproximadamente três meses para ser confeccionado e são necessários 4.3 mil hectolitros de gás hélio para enchê-los. Para arrastar os grandes personagens infláveis são necessárias cerca de 80 pessoas que puxam os cabos, além de 12 encarregados (conhecidos como pilotos), responsáveis por cuidar do caminho e direção que o balão deve seguir.


Ao longo dos mais de 90 anos do desfile, os balões já representaram grandes ícones da cultura pop, figuras do imaginário popular, personagens de desenhos animados e dos quadrinhos e famosos personagens publicitários como: 
Angry Birds Red (2015) 
Papai Smurf (2012) 
Super Mario (2011) 
Kung Fu Panda (2010) 
Horton The Elephant (2008) 
Shrek e Hello Kitty (2007) 
Coelho da Energizer (2006) 
Scooby-doo, Mr. Potato Head e Dora The Explorer (2005) 
Personagens M&M’S, Bob Esponja e Galinho Chicken Little (2004) 
Charlie Brown (2002) 
Jimmy Neutron e Pikachu (2001) 
The Cat in The Hat e o Dinossauro Barney (1994) 
Sonic e o cachorro Beethoven (1993) 
Pateta (1992) 
Bart Simpson (1990) 
Pernalonga (1989) 
Homem-Aranha e Ronald McDonald (1987) 
Baby Shamu (1986) 
Betty Boop (1985) 
Garfield (1984) 
Zé Colméia (1983) 
Pica-Pau e Olívia Palito (1982) 
Sapo Kermit (1977) 
Smile (1972) 
Snoopy Aviador (1968) 
Smokey Bear (1966) 
Vira-Lata (1965) 
Pato Donald (1962) 
Dino (1963) 
Popeye (1957) 
Astronauta (1952) 
Super Mouse (1951) 
Homem de Lata (1941) 
Super-Homem (1939) 
Tio Sam (1938) 
Mickey Mouse (1934) 
Gato Felix (1927)


O simbolismo do desfile pelo centro de Manhattan, incluindo a região da Broadway e da Times Square, atrai milhões de pessoas para ver os grandes personagens infláveis e as apresentações de artistas convidados. Mais de 8.000 participantes desfilam pelas ruas de Manhattan ao som da tradicional “Let’s Have a Parade™”, com um pano de fundo de mais de 3.5 milhões de espectadores e 50 milhões de telespectadores. Atualmente o desfile com duração de três horas, começa pontualmente às 9:00 horas da manhã e tem transmissão em rede nacional pela NBC. Desde 2002, através de um acordo entre a MACY’S e o Universal Studios de Orlando, a tradicional parada é recriada, em menor proporção, dentro do parque temático no período de final de ano.


A importância dos brasileiros 
De olho no crescimento do Brasil como mercado consumidor – ele já ocupa o segundo lugar no ranking de turistas que mais visitam as lojas da MACY’S, a rede resolveu homenagear os brasileiros em 2012. A iniciativa fazia parte da ação “Brasil – A Magical Journey”, que mantinha a grafia do nome do país com “s” para homenagear a cultura brasileira. O lado comercial desse projeto era o “O Mercado, the Market at Macy’s”, um espaço exclusivo instalado em 300 unidades da rede, que oferecia produtos clássicos brasileiros como chocolates Garoto, Guaraná Antarctica, café Pilão, sabonetes Phebo, fitas do Senhor do Bonfim, além de itens exclusivos inspirados ou produzidos no Brasil, resultado de parcerias com grifes nacionais como Art da Terra (bolsas e bijuterias artesanais), Ecoarts (artigos sustentáveis), Natura (produtos de beleza da linha Ekos), Marcelo Rosenbaum (itens para casa), Cecília Prado (moda praia) e Isabela Capeto (moda), além dos itens de vestuário masculino e feminino assinados por Kevin Carrigan, então diretor criativo da Calvin Klein.


Milhões de motivos para acreditar 
A partir de 2009, a MACY’S resolveu encantar seus consumidores com uma campanha intitulada “A million reasons to believe”, que resgatava o verdadeiro espírito de Natal. Escrever a tradicional cartinha para o Papai Noel, postá-la em uma linda caixa de correio (batizada de Believe Stations ou Santa Mail) e a ansiedade da espera pelos pedidos. A campanha revivia exatamente esta “sensação incrível”: o consumidor escrevia sua cartinha com seus pedidos endereçada para o Papai Noel no Polo Norte e a MACY’S doava USS 1 (por carta escrita) para a “Make-A-Wish Foundation”, entidade que se dedica a realizar os sonhos de crianças com doenças que colocam em risco as suas vidas. As cartinhas também podiam ser escritas pelo site (www.macys.com/believe), decoradas, impressas e depois depositadas nas lojas. Portanto era só passar em uma das lojas da rede, levar a cartinha com selo e FAZER O BEM! Nos últimos anos a MACY’S coletou mais de 15 milhões de cartas endereçadas ao bom velhinho e doou milhões para essa nobre causa. Desde 2003, ano em que começou a parceria com a entidade beneficente, a empresa já doou mais de US$ 100 milhões para a Make-A-Wish Foundation.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras atualizações ao longo dos anos.


Foi no ano de 1948 que a estrela foi adotada como símbolo no logotipo por representar o sucesso do fundador da empresa nos tempos em que era marinheiro, sendo a imitação de uma tatuagem feita por ele, no antebraço, quando adolescente. Era uma referência visual à estrela que o guiava enquanto ele estava no mar. Desde o início esta estrela era um símbolo da marca. Na identidade visual a estrela substituiu a apóstrofe. Nos anos seguintes o logotipo passou por muitas modificações, nas quais a estrela foi retirada.


Finalmente em 1993 a estrela voltou ao logotipo e, em 2004, a estrela ganhou enorme destaque na identidade visual, posicionada do lado esquerdo na cor vermelha. A pequena estrela que representa a apóstrofe também foi mantida.


Já o atual logotipo da empresa, adotado em 2007, também utiliza a estrela vermelha como símbolo, só que posicionada acima do nome.


Os slogans 
The Magic of Macy’s. (2008) 
Macy’s, way to shop! (2006) 
We’re a part of your life. (1988) 
It’s smart to be thrifty. (1928)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 28 de outubro de 1858 
● Fundador: Rowland Hussey Macy 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Macy’s Inc. 
● Capital aberto: Sim (1922) 
● Chairman: Terry Lundgren 
● Presidente & CEO: Jeffrey Gennette 
● Faturamento: US$ 25.7 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 609 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 7.15 bilhões (maio/2017) 
● Lojas: 675 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 140.000 
● Segmento: Varejo (loja de departamento) 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, cosméticos, joias e móveis 
● Ícones: A estrela vermelha de seu logotipo 
● Slogan: The magic of Macy’s. 
● Website: www.macys.com 

A marca nos Estados Unidos 
A MACY’S está presente em 45 estados americanos, além de Porto Rico e Guam, operando mais de 670 lojas. A empresa, que ainda é proprietária da sofisticada rede de loja de departamento Bloomingdale’s e da Bluemercury (uma rede de luxo especializada em cosméticos e perfumes), alcançou faturamento anual de US$ 25.7 bilhões no ano de 2016. Sua página na internet, que envia produtos para 100 países, é um dos canais de vendas mais rentáveis da empresa, disponibilizando mais de 40 mil itens para venda, recebendo 900 mil visitas diárias e gerando mais de US$ 2 bilhões de faturamento todos os anos. Além disso, suas marcas próprias respondem por aproximadamente 20% do faturamento anual da empresa. 

Você sabia? 
Desde 1870, a MACY’S deslumbra espectadores com suas vitrines de natal e eventos comemorativos. Foi a primeira loja a apresentar vitrines criadas para divertir e alegrar a temporada e, com isso, começou uma tradição que dura até hoje. 
Durante a Segunda Guerra Mundial (entre 1939 e 1945), a loja de Nova York chegou a vender pintinhos vivos para incentivar a produção nacional de alimentos. 
Desde 1976 a MACY’S é a patrocinadora da tradicional queima de fogos em homenagem à 4 de julho, batizada de MACY’S FIREWORKS SPECTACULAR que acontece todos os anos em East River, Nova York. Hoje é considerado o maior espetáculo de fogos de artifício nos Estados Unidos e uma tradição de 4 de julho televisionada nacionalmente. 
Isidor Straus, então proprietário da MACY’S, faleceu com a sua esposa, Ida, durante o naufrágio do transatlântico britânico Titanic, no Oceano Atlântico, em 1912. Uma placa comemorativa deles pode ser vista no piso principal do memorial de entrada da icônica loja de Nova York. 
A abertura do clássico filme “Milagre na Rua 34” acontece em 1947 e tem como locação a Macy’s Herald Square, exibindo o icônico Papai Noel e a festiva decoração natalina da loja. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Folha, Valor Econômico, O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/5/2017

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