7.11.19

BACIO DI LATTE


Respeitando as antigas tradições dessa maravilhosa arte, sem deixar de inovar, a Bacio di Latte produz deliciosos gelatos (uma espécie de sorvete italiano com mais creme de leite e leite) com os ingredientes da melhor qualidade, sempre buscando as opções mais saudáveis para seus exigentes consumidores. Esse é o segredo de sucesso da rede brasileira Bacio di Latte. O segredo de oferecer um irresistível gelato italiano para você se deliciar. 

A história 
A marca surgiu da paixão italiana por fazer gelato e o desejo de dividi-lo com o mundo. Tudo começou no ano de 2009, quando o milanês Edoardo Tonolli (na foto abaixo à esquerda) veio ao Brasil fazer trabalho voluntário em hospitais filantrópicos na região nordeste e se apaixonou pela cultura brasileira. Ao retornar a Itália ele e seu irmão, Gigi, em uma viagem a sofisticada Portofino, na Riviera Italiana, reencontram o escocês Nick Johnston, um grande amigo, amante de viagens e que já havia morado no Brasil. Edoardo, que trabalhava no mercado financeiro em Milão, estava decidido a abrir um negócio no segmento alimentício (uma cafeteria ou uma gelateria) junto com seu irmão, devido principalmente a grave crise econômica por qual passava a Itália na época. Nick decidiu por embarcar com os irmãos em um plano que mudaria a vida de todos: abrir uma gelateria de raízes italianas em terras brasileiras. Foi então que Edo e Gigi venderam um carro antigo, presente de seu pai, para financiar o novo projeto. E os irmãos milaneses também mergulharam nos segredos das tradicionais receitas de gelatos italianos e descobriram as mais incríveis matérias-primas pelo caminho.


A falta de sorvetes de qualidade e uma clientela grande e exigente faziam da cidade de São Paulo o local perfeito para a instalação da gelateria. Finalmente no mês de janeiro de 2011, o sonho saiu do papel e ganhou forma como uma charmosa loja batizada de Bacio di Latte (“beijo de leite” em português) na sofisticada Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins em São Paulo. Já na inauguração, Edo e Nick encantaram os clientes com o estilo artesanal e cuidadoso na produção diária de seus gelatos, o que garantia o frescor do produto. Nos meses seguintes a loja sempre estava lotada, em um entra e sai frenético de clientes que surpreendeu os fundadores. Os gelatos podiam ser apreciados na casquinha ou em copinho, com até três sabores. Sem estratégias de marketing, inicialmente a Bacio di Latte cresceu na base do boca a boca. Uma das fórmulas do sucesso da marca foi apostar em: frescor, cremosidade marcante e boas matérias-primas, o creme de pistache, por exemplo, vinha da Itália, o doce de leite do Uruguai ou Argentina, e os chocolates da Bélgica e da França. O sucesso foi tanto, que a marca encerrou 2012 com outros três endereços na cidade de São Paulo, e iniciou a ampliação do cardápio ao oferecer também cafés espressos da italiana Illy.


Em 2014 a rede ingressou no Rio de Janeiro ao inaugurar sua primeira loja na cidade maravilhosa. Ao final deste ano, a rede já contava com 19 pontos de venda que atendiam mais de 20 mil clientes por mês. Além disso, as opções de sabores também foi ampliada. Pouco depois, inaugurou lojas e quiosques (em formato de um charmoso carrinho italiano) em Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Em 2016, o fundo de investimento TMG Capital adquiriu 25% do controle da rede por R$ 25 milhões. Contando com 32 lojas, o valor investido foi usado para acelerar a expansão da Bacio di Latte, começando pela inauguração de lojas em Brasília. E com esse investimento, em meados de 2017, a rede inaugurou sua primeira loja no mercado americano, instalada no shopping Westfield Century City, localizado em Beverly Hills, na Califórnia. Para atender ao paladar americano, a marca desenvolveu os sabores de café com caramelo, menta com chocolate, manteiga de amendoim, cookies e creme. Em abril de 2018, a rede inaugurou sua primeira loja na região nordeste, localizada na cidade do Recife. Para homenagear a cidade e conquistar os pernambucanos, foram criadas opções exclusivas, como por exemplo, o gelato de Cajá, feito à base da fruta, que é típica do nordeste, e água, com a receita preservando o sabor cítrico da fruta; e Pé de Moça, incrementado com amendoim e feito com uma cremosa base branca com leite e creme de leite. A investida da marca atualmente também consiste em oferecer cafés, chocolates quentes, chás, bolos e doces, além dos seus famosos gelatos.


No Brasil, para atender aos gostos particulares de tão diferentes regiões do país, a Bacio di Latte trabalha o desenvolvimento de sabores locais em edições limitadas. Em Minas Gerais, por exemplo, já desenvolveu em temporadas diferentes o tradicional “Romeo & Julieta” (queijo com goiabada) e, mais recentemente, o “Queijo da Canastra & Mel”. Em Pernambuco, criou o sorvete “Bolo de Rolo”, e em Goiás os sabores “Pamonha” e “Castanha de Baru”. Quando abre a primeira operação em uma cidade, é costume da rede desenvolver um sabor em homenagem. Além disso, atualmente, existe uma campanha mensal de lançamento de três sabores nacionais por mês.


Os sabores mais populares da marca são: Bacio di Latte (à base de leite e creme de leite), Pistacchio (pistache italiano tostado, considerado o melhor do mundo), 3 Cioccolati (três chocolates de cacaus de origem africana de sabor intenso com pedacinhos de biscoito de chocolate), Iogurte de Frutas Vermelhas (iogurte de morango, framboesa, amora e mirtilo), Doce de Leite (o tradicional doce de leite uruguaio traduzido em gelato) e Nocciola (gelato de avelãs italianas). Nos gelatos expostos na vitrine, o mais importante é que sejam muito cremosos e, por isso, feitos todos os dias e servidos na temperatura correta: 12°C. A rede também possui opções zero lactose, nuts, sem glúten e zero açúcar de seus deliciosos gelatos. Um dos segredos do sucesso da marca é o preparo artesanal dos gelatos, fabricados nas próprias lojas, seguindo a tradição italiana (o chamado “gelato puro”) com zero de conservantes e gordura trans, baixa dose de açúcar orgânico (apenas 20%).


Todas as lojas da rede possuem a mesma ambientação e decoração aconchegantes, assinada pela italiana Francesca Levi, o mesmo bom gosto das paredes brancas predominando, detalhes em madeira, quadros que remetem à produção de gelatos, mesa comunitária e os inconfundíveis bancos feitos a partir de latas de leite. Tudo para expressar conceitos como pureza e tradição, presentes nos produtos comercializados pela Bacio di Latte. Hoje em dia, apesar da produção local, 80% da matéria-prima é importada. Tirando o leite e o açúcar, o resto vem de fora. Por exemplo, a pera é da Argentina, a avelã é italiana e o limão da Sicília. Por tudo isso, a Bacio di Latte é especialista em produzir gelatos. Descobrir e criar sabores são algumas de suas maiores paixões. E basta passar na frente de qualquer loja da rede, mesmo nos dias frios, e verificar que sempre tem clientes consumindo as delícias da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2011 
● Fundador: Edoardo e Gigi Tonolli e Nick Johnston 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Milano Comercio Varejista de Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Edoardo Tonolli 
● Faturamento: R$ 220 milhões (estimados) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 140 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Sorveterias 
● Principais produtos: Gelatos, cafés, bolos e doces 
● Concorrentes diretos: Yogoberry, Cuor di Crema, Diletto, Ben & Jerry’s, Freddo e Häagen-Dazs 
● Website: www.baciodilatte.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede Bacio di Latte possui mais de 140 lojas (incluindo quiosques) espalhadas por sete estados brasileiros e Distrito Federal, além de 2 unidades na cidade americana de Los Angeles. Em suas lojas, a rede que fatura aproximadamente R$ 220 milhões por ano, oferece mais de 25 sabores irresistíveis de gelato, entre cremes, frutas e chocolates. Das unidades espalhadas pelo país, 95% preparam o sorvete in loco todos os dias. As demais, em especial os quiosques, que possuem estrutura reduzida, recebem o produto de uma cozinha central. As lojas da rede têm como diferencial deixar à mostra o maquinário italiano, responsável por bater lentamente os ingredientes a fim de garantir a textura cremosa dos gelatos. Mais de 15.5 milhões de pessoas foram atendidas somente nas lojas paulistanas desde a sua inauguração. 

Você sabia? 
Os fundadores da rede seguem acompanhando de perto os negócios, desde a escolha dos ingredientes de altíssima qualidade ao conforto e aconchego das lojas. Por exemplo, Edoardo Tonolli é formado por um mestre gelataio e viaja por toda a Itália descobrindo e explorando os mais autênticos ingredientes, fundamentais para um gelato extremamente delicioso e cremoso. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Veja), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites (Mercado&Consumo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/11/2019

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