29.9.16

DADINHO


Quem não conhece aquele doce quadradinho, da embalagem prateada com estrelas, feito à base de amendoim, que é sucesso entre crianças e adultos? Dispensando apresentação, DADINHO, o quadradinho de amendoim mais amado do Brasil, carrega o gostinho nostálgico e incomparável da infância, há 70 anos. DADINHO é hoje uma das guloseimas mais populares entre os brasileiros, ultrapassando fronteiras, gerações e décadas, e ainda conquistando milhões de fãs. 

A história 
Tudo começou quando a Dizioli, então tradicional fabricante de doces e chocolates, desejava lançar um novo produto no mercado para homenagear os 400 anos da cidade de São Paulo, comemorado em 1954. Foi então que a empresa lançou no mercado paulista um delicioso doce macio feito à base de amendoim em formato de pequenos cubos. Batizado inicialmente de IV Centenário, a guloseima vinha envolta em um papel metálico de cor prata, fato que chamou atenção à época, sendo um dos primeiros produtos nacionais a utilizar este tipo de papel como embalagem. Por coincidência ou não, um marco nas comemorações dos 400 anos da cidade de São Paulo foi a chuva de prata, com triângulos de papel prateado jogados do céu por aviões, que brilharam ao sol e proporcionaram um espetáculo fantástico.
   

A embalagem original era inspirada na comemoração do IV centenário da cidade de São Paulo e repleta de simbolismo: dentro de círculos azuis, em dois tamanhos, estava gravado a imponente Espiral, representação gráfica de uma obra de Oscar Niemeyer intitulada Voluta Ascendente, construída no Parque do Ibirapuera no ano de sua inauguração, mas que, devido ao seu formato, não se sustentou e, em pouco tempo, caiu. Devido ao enorme sucesso, em virtude de seu formato inusitado, que mais parecia um pequeno dado de seis faces, a nova guloseima foi apelidada pelos consumidores de “dadinho”. A empresa percebendo este fato logo rebatizou o produto oficialmente para DADINHO, mas mantendo na embalagem os dizeres IV Centenário. Vale ressaltar que a embalagem vinha com a inscrição “IVº Centenário”, o que permaneceu até que essa inscrição fosse abandonada, deixando apenas o nome oficial DADINHO. Acontece que números romanos não pedem a indicação de ordinal (º), o que configura um erro de português. O certo seria apenas IV Centenário, sem o “º”. O que foi corrigido tempos depois.
   

Nas décadas seguintes, DADINHO ganhou enorme popularidade, especialmente por ser vendido de forma avulsa e sendo presença constante nos caixas de bares, pequenas vendas, bancas de jornal e padarias. Outro fator que impulsionou as vendas da guloseima foi o fato de que DADINHO era oferecido como complemento de troco para os consumidores, na ausência de moedas. Durante décadas essa guloseima permaneceu na memória de muitos adultos como símbolo da infância. Sendo um produto tipicamente paulista, na década de 1980 DADINHO teve um crescimento em outras regiões do país, após aparecer como patrocinador do programa do Fofão, na TV Bandeirantes (conheça essa outra história aqui), personagem vivido por Orival Pessini. Com isso, se tornou ainda mais popular entre a criançada, ocorrendo um considerável aumento em suas vendas.
   

O tradicional cubo de pasta de amendoim foi fabricado pela Dizioli até esta década, quando foi vendido. Após esse período, DADINHO foi fabricado por outras empresas, até ser adquirido, nos anos de 2000, por seu atual proprietário, a Doce Sabor, que terceiriza a produção para a Bono Gusto. Vale ressaltar que, na década de 1990, o formato do DADINHO foi um pouco alterado. O que era um cubo perfeito, como um dado, acabou achatado, ficando cerca de um terço menor na sua altura. Esse formato permanece até os dias de hoje.
  

“Filho único” por mais de 60 anos, no mês de março de 2016, DADINHO ganhou uma família de produtos - batizada de “Família Dadinho” -, com o objetivo de atrair ainda mais os consumidores adultos que remetiam o doce à infância e apresentar aos mais jovens uma novidade recheada de história. Surgia então DADINHO CREME (versão cremosa de Dadinho em um pote de 180 gramas, ideal para o café da manhã e companhia perfeita para biscoitos doces e salgados, no pão ou até mesmo para rechear tapioca), WAFER DADINHO CREMOSO (irresistível biscoito wafer, crocante e super recheado com pasta de amendoim), LANCHINHO DADINHO CREMOSO (mini wafers recheados, ideais para lanches rápidos ou entre uma refeição e outra) e BOMBOM WAFER DADINHO (combinação perfeita do wafer crocante, recheado com Dadinho cremoso e cobertura de chocolate), que chegaram ao mercado para alavancar as vendas da marca através da extensão de produtos.
   

Em 2018, como forma de atingir ainda mais consumidores com seus produtos, a marca lançou a Loja Dadinho, seu comércio online para comercializar todos as delícias da marca, além de itens decorativos, como canecas, almofadas, brinquedos retrô (como iôiô e pião) e combos de produtos com descontos em datas especiais. Além disso, ampliou seu portfólio com o Bombom Dadinho (crocante por fora, Dadinho por dentro e uma irresistível cobertura de chocolate ao leite) e uma caixa sortida, batizada de “Família Dadinho Exclusividades”, com 240 gramas e que continha vários itens da marca, entre os quais bombons sortidos, Dadinho cremoso em sachê, mini wafers e o famoso quadradinho de amendoim.
   

Em 2019, para complementar sua linha de produtos, a marca lançou DADINHO ZERO (com 0% adição de açúcar), DADINHO DUO (uma combinação de chocolate com Dadinho), DADINHO ROLL (wafer crocante recheado com creme Dadinho e coberto com chocolate ao leite) e o DADINHO TRIBOMBOM (base de wafer com três bombons recheados de creme de Dadinho e finalizado com a cobertura de chocolate). Mais recentemente, em 2021, a marca conhecida pelo confeito em formato de dado e amada por diversas gerações, ingressou em um novo segmento de mercado ao lançar uma linha de paçocas - no formato retangular e rolha. Eram seis embalagens que apresentavam a paçoca embrulhada individualmente ou desembrulhada, com opções vendidas em pote.
   

Além disso, a marca que está sempre procurando trazer inovações para seus consumidores, reforçou a linha de chocolates com duas outras versões do DADINHO BITZ: Black + Cacau, uma versão com cobertura mais intensa e sabor chocolate meio amargo; e Napolitano, recheado com Dadinho cremoso e morango, coberto com chocolate ao leite. Já para quem tem restrição alimentar ao açúcar, a marca lançou o Dadinho Creme de Amendoim Zero adição de açúcares.
   

A mascote 
Em 2021, como forma de ficar mais próximo do seu público alvo e em contato com as novas gerações, a marca apresentou oficialmente um personagem 3D para interação e diálogos nas redes sociais. A criação foi assinada pela ilustradora Mariana Andrello, que desenhou uma embalagem animada do produto com visual moderno, de tênis de cano alto amarelo e gravata borboleta. A mascote, batizada de Dadinho, é como um líder e porta-voz da família de produtos da marca, responsável por apresentar as novidades e curiosidades de DADINHO.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em 2016 quando o logotipo teve as letras alinhadas e adotou uma nova tipografia, além de ganhar um vermelho mais vívido e contornos amarelos. Recentemente esse logotipo passou por uma discreta modernização, que incluiu a inserção de um fundo amarelo.
  

As embalagens da tradicional guloseima também evoluíram ao longo dos anos e ganharam novos designs, onde o amarelo ganhou mais brilho e o visual se tornou mais moderno e chamativo. Atualmente as tradicionais embalagens de DADINHO podem ser encontradas nas versões 90 gramas, 180 gramas, 600 gramas, 700 gramas e 900 gramas.
  

Os slogans 
Gostinho de infância desde 1954. 
Desde 1954. Aquele gostinho de infância. 
Amor de infância a gente nunca esquece. 
Desde 1954. É um atrás do outro. 
Dá a maior força pra você. (1989)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 25 de janeiro de 1954 
● Criador: Dizioli 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Doce Sabor Indústria e Comércio de Alimentos 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Paschoal Del Matto 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (somente presente no Brasil) 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Balas, wafers, paçocas e creme de amendoim 
● Concorrentes diretos: Paçoquita, Amor Sings, DaColônia, Amendupã, Amendocrem, Nutella, Amandita, Reese’s, Sonho de Valsa, Piraquê, Adria e Bauducco 
● Ícones: A embalagem metálica prateada 
● Mascote: Dadinho 
● Slogan: Gostinho de infância desde 1954. 

A marca no Brasil 
Atualmente a marca DADINHO oferece uma deliciosa e irresistível linha de produtos que inclui, além do tradicional doce quadradinho de amendoim, uma versão cremosa, bombons, paçocas, chocolates e biscoitos recheados. A marca tem forte presença nos estados do sul e sudeste. Por mês, são produzidas 300 toneladas do tradicional doce de amendoim quadradinho. Por se tratar de um doce de amendoim, a tradição liga naturalmente DADINHO às festas juninas e, nesse período, a produção dessa guloseima cresce muito, porque a demanda é bem mais alta do que no resto do ano. 

Você sabia? 
DADINHO é conhecido no Rio de Janeiro como Gamadinho, mas a partir de 2022 a embalagem passou a ostentar ambos os nomes, já que são o mesmo produto. 
Os três principais ingredientes de DADINHO são amendoim torrado, cacau em pó e farinha de castanha de caju. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Veja e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 17/5/2024 

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Um comentário:

Anônimo disse...

AMO MUITO,É GOSTOSO, SINTO SAUDADE ESTOU COM 47 ANOS NA MINNA CIDADE NÃO ENCONTRO MAIS , MAS JÁ COMI MUITO SOU APAIXONADA POR ELES.