A frase “Fazendo do céu o melhor lugar da Terra”, que é utilizada como slogan pela empresa define bem a mais prestigiada companhia aérea francesa: a AIR FRANCE. A tradicional companhia aérea sempre desenvolveu a imagem de uma empresa que abraça o estilo de vida francês: conforto e design nas cabines, refeições gourmet, louças e talheres assinados por renomados designers, serviço de bordo discreto e atencioso e elegantes comissários de bordo com uniformes desenhados pelo renomado estilista Christian Lacroix.
A história
A AIR FRANCE foi fundada oficialmente no dia 7 de outubro de 1933 através da fusão de cinco companhias aéreas francesas: Aéropostale (fundada em 1918 com o objetivo de estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal, que mais tarde se aproveitou do serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, para oferecer rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu às cidades do Recife e Rio de Janeiro), Air Union (que iniciou suas operações em 1923), Société Générale de Transport Aérien (primeira companhia aérea comercial da França), Compagnie Internationale de Navigation Aérienne (que iniciou seus voos em 1919) e Air Orient (criada em 1929). A nova companhia aérea nascia com 38.000 quilômetros de rotas e 259 aviões. Inicialmente oferecia voos para diversos destinos na Europa e para as colônias francesas no norte de África.
Através dos anos a AIR FRANCE incorporou a imagem de uma empresa inovadora e pioneira no segmento da aviação comercial. Em 1936, o serviço aéreo da AIR FRANCE para o Brasil já era semanal. O correio era transportado entre a França e o Brasil em dois dias. No final de 1938, o serviço passa a ser acessível a passageiros, sendo interrompido no ano de 1940 em virtude da Segunda Guerra Mundial. Na véspera do conflito, a companhia tinha uma frota de 85 aeronaves que voavam nas regiões da Europa, África, América, Atlântico do Sul e uma linha para a China. Durante este período a companhia mudou temporariamente as suas operações para Casablanca no Marrocos. Com o fim do conflito a empresa voltou a se expandir, inaugurando mais voos intercontinentais, tendo como destino a cidade de Nova York. Nesta época, as empresas aéreas francesas foram estatizadas.
Em janeiro de 1946 foi criada a Société Nationale Air France, que teria seu nome alterado para Compagnie Nationale Air France por um ato governamental pouco depois. No dia 1 de julho a empresa inaugurou voo direto regular entre as cidades de Paris e Nova York. A viagem, realizada em um Douglas DC-4, era feita em pouco menos de 20 horas. Em 1948 a AIR FRANCE já tinha a maior frota do mundo, composta por 130 aeronaves. Nos anos 50, a companhia aérea francesa cresceu tanto que possuía a maior rede de rotas no mundo e, nos anos 60, incorporou os primeiros jatos à sua frota, como por exemplo, o Caravelle e o Boeing 707, que além de encurtarem o tempo de voo, proporcionavam muito mais conforto aos passageiros. A empresa foi a primeira operadora comercial do Airbus A300, lançando serviços com esta aeronave entre as cidades de Paris e Londres no dia 23 de maio de 1974. Em conjunto com a tradicional British Airways foi a primeira operadora de voos comerciais do Concorde em 1976, com as rotas Paris-Rio de Janeiro, Paris-Caracas, Paris-Washington, e no ano seguinte, com a famosa Paris-New York, feita em apenas três horas e quarenta e cinco minutos.
No início da década de 80 a AIR FRANCE viveu seu momento de glória: mais de 34 mil empregados, 100 aviões (incluindo 33 Boeing 747) e 150 destinos em 73 países. Estabelecer seu centro de operações no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle - foi um importante desafio vencido nos anos 90. A companhia ganhou em modernidade e eficiência, refletidas em sua rede, frota e serviços em terra e de bordo. Finalmente no dia 25 de julho de 1994, as empresas aéreas estatais francesas, AIR FRANCE, Air Inter, Air Charter e UTA foram unificadas e suas identidades foram fundidas sob a bandeira da AIR FRANCE, culminando, em fevereiro de 1999, com a privatização parcial da empresa pelo governo francês.
Apesar das duas crises que afetaram o setor aéreo no começo do novo milênio – os ataques de 11 de setembro e a epidemia de SARS – a AIR FRANCE inaugurou uma nova etapa em seu desenvolvimento, primeiro com a constituição de uma aliança mundial chamada SkyTeam, formada com outras companhias aéreas como Delta Airlines, Korean Air e Aeromexico; depois com a estruturação de suas rotas regionais com a criação de três subsidiárias (Brit Air, Regional Airlines e CityJet); e por último, em setembro de 2003, com o anúncio da fusão com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), criando assim a maior companhia aérea europeia (Air France-KLM), que continuaram a voar com suas próprias cores, no entanto oferecendo serviços conjuntos. O processo foi concluído no dia 5 de maio de 2004. Atualmente, a empresa resultado dessa fusão oferece aos seus clientes uma rede combinada, que resulta em 244 destinos em 105 países.
No ano seguinte, em junho, pela primeira vez no segmento de aviação europeia, dois programas de milhagem (Fréquence Plus da AIR FRANCE e Flying Dutchman da KLM) se fundem em uma mesma identidade: Flying Blue. Em 2008, a AIR FRANCE foi a primeira companhia aérea no mundo a oferecer serviços de telefonia celular a bordo de seus voos internacionais. Usando o sistema OnAir, os passageiros das aeronaves Airbus A318 operando na Europa podiam enviar e receber mensagens SMS e MMS, além de enviar e receber e-mails através de todos os telefones celulares com acesso a Internet.
No dia 20 de novembro de 2009 a companhia aérea estreou em sua frota o gigante A380 com voo inaugural saindo de Paris com destino a Nova York. No comando do gigante estiveram o comandante de bordo Benoit Laurent e a co-piloto Patricia Haffner, primeira mulher a obter o diploma da Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) francesa. Hoje em dia a empresa opera 18 dessas gigantes aeronaves.
Os serviços
Atualmente, a AIR FRANCE é uma das empresas melhores conceituadas em relação ao serviço em terra e de bordo, transformando um voo pela companhia francesa em uma experiência única da arte de viver à francesa, com bons vinhos e diversos tipos de queijos, servidos com toda tradição, elegância e discrição desta cultura. Além disso, a companhia área oferece outros diferenciais:
SALAS VIPS
A AIR FRANCE coloca à disposição de seus passageiros 400 Salas VIP (47 delas próprias), equipadas com bares, jornais e revistas, chuveiros, acesso a Internet e outros serviços. A principal delas está localizada em Paris no Aeroporto Charles-de-Gaulle. Em um ambiente sofisticado e relaxante com 2.600 metros quadrados, o passageiro irá encontrar: duchas e massagem com os produtos Clarins; passa-roupas; café-da-manhã; refeições refinadas da gastronomia francesa, europeia, asiática ou americana, elaboradas pelo chef de cozinha do hotel Plaza Athénée; um espaço para Business e Comunicação (telefone, fax, computadores iMac G5 e conexão para Internet gratuita); revistas e jornais internacionais; telas de LCD; e serviço de reservas de transportes até Paris. Existe ainda um novo espaço privativo chamado PÁTIO desenvolvido para curtas esperas nos aeroportos de Bordeaux e Orly, onde os passageiros têm acesso a Buffet de comidas, aperitivos salgados e deliciosos petits fours, jornais e revistas e acesso gratuito à Internet.
CLASSES
A AIR FRANCE disponibiliza a seus passageiros cinco formas diferentes de voar:
La Première (Primeira Classe): Unindo conforto e serviços personalizados e exclusivos, a primeira classe da AIR FRANCE é antes de tudo luxo e intimidade. Uma cabine (composta de 4 a 8 poltronas) idealizada para ser uma promessa de bem-estar, aliando conforto (posicionamentos angulares das poltronas permitindo acesso direto aos corredores sem necessidade de incomodar o passageiro ao lado; além de se transformarem em uma cama com 2 metros de comprimento com colchão, edredom com plumas de ganso, cobertor em pura lã merinos e uma almofada “boudoir” vermelha, e possuírem função de auto-massagem) e tecnologia (tela de vídeo interativa de 10,4 polegadas, fones de ouvido Wi-Fi compensadores de ruído, videogame, programa de vídeo “à la carte”, tomada de alimentação para PC, telefone individual e iluminação ambiente e lâmpada de leitura com fibra ótica). Serviço personalizado, inteiramente criado para o passageiro como atendimento e acompanhamento personalizados, sala VIP privada repleta de conforto e intimidade, prioridade no embarque e desembarque, prioridade também na retirada de bagagens e um kit de viagem fantástico (uma roupa confortável, um porta-sapatos, chinelos e um nécessaire de conforto Première, contendo cremes hidratantes, máscara de repouso e objetos de higiene). O cardápio é elaborado por Guy Martin - chefe do Le Grand Véfour de Paris. A carta de vinhos é selecionada por Olivier Poussier, eleito melhor sommelier do mundo no ano 2000. Possui ainda champanhe cuvée especial, licores, uma seleção de 9 variedades de chás e infusões, além de um cardápio de águas minerais. O serviço é efetuado em mesas cobertas com toalhas brancas Ornée de jours Venise e guardanapos. A louça é de porcelana branca, copos e talheres são assinados pela AIR FRANCE.
Affaires (Classe Executiva): Nesta classe, disponível somente em voos transcontinentais, o passageiro escolhe quando relaxar, trabalhar e dormir. A nova classe oferece todo o conforto e serviços essenciais para uma viagem tranquila, onde todos os esforços têm como objetivo assegurar que o passageiro chegue ao seu destino descansado e relaxado.
Alizé (Classe Econômica Premium): Classe específica desenvolvida pela AIR FRANCE para os voos para o Caribe e Oceano Índico (como Antilhas, Guiana Francesa e Ilhas Mauritius). Com uma perfeita disposição a bordo, a cabine Alizé oferece conforto para uma viagem tranquila e relaxante com poltronas que reclinam 123° e possuem massageadores para os pés. A versão internacional desta classe é chamada de Premium Voyageur e foi introduzida em 2009, sendo ideal para viagens de negócios à preços acessíveis.
Voyageur (Classe Econômica): Esta classe segue os rigorosos padrões da indústria internacional com características de conforto (poltronas que reclinam 118°, telefone e tela de LCD individual) e segurança. Apesar de ser Classe Econômica, oferece serviços excepcionais para os padrões mundiais.
Um ícone chamado Concorde
A AIR FRANCE se tornou conhecida na Europa por operar voos, juntamente com a inglesa British Airways, utilizando o Concorde (avião supersônico). O serviço regular começou no dia 21 de janeiro de 1976 com um voo inaugural entre Paris (Charles de Gaulle) e Rio de Janeiro, e por quase quatro décadas, o Concorde foi um dos principais símbolos da companhia aérea francesa. Após um grave acidente aéreo com um avião Concorde no dia 25 de julho de 2000, onde todas as 109 pessoas a bordo morreram, a companhia decidiu retirá-lo da sua frota definitivamente, um passo que foi também seguido pela sua congénere britânica. O último serviço regular com o Concorde entre Paris e Nova York foi realizado no dia 31 de maio de 2003.
Os uniformes
A AIR FRANCE contratou suas primeiras aeromoças em 1946. Além de tornar as viagens mais agradáveis, elas tinham um segunda missão: divulgar a alta moda francesa. Como uma companhia aérea francesa, a AIR FRANCE sempre primou pelos modelos de uniformes de seus atendentes de bordo e pilotos. Renomados estilistas contribuíram para a imagem da companhia aérea, criando uniformes inesquecíveis e impecáveis como manda a moda francesa:
1946: Georgette Rénal
1954: Georgette de Trèze
1963: Marc Bohan por Christian Dior
1964: Nina Ricci
1968: Pierre Cardin
1969: Cristóbal Balenciaga
1971: Jacques Esterel
1973: André Courrèges
1976: Jean Patou (para o Concorde)
1976: Maison Rodier
1978: Carven, Nina Ricci e Grès
1979: Hermès
1985: Nina Ricci (para o Concorde)
1986: Christian Dior
1987: Georges Rech
1987: Nina Ricci, Carven e Louis Féraud
2005: Christian Lacroix
A evolução visual
Após sua formação em 1933, a AIR FRANCE adotou como logotipo um cavalo-marinho (proveniente de sua antecessora Orient Air), conhecido como hippocampe ailé. Até a década de 70 esse logotipo simbolizou a companhia aérea francesa. Na década seguinte a empresa adotou um novo logotipo, mais simples e sempre com as cores da bandeira francesa. O penúltimo logotipo utilizado pela AIR FRANCE foi adotado em meados da década de 90. Depois da fusão com a holandesa KLM em 2003, o famoso hippocampe ailé voltou a ser utilizado, mas apenas nas fuselagens dos aviões da empresa francesa.
Em fevereiro de 2009, a AIR FRANCE revelou sua nova identidade visual cuja substituição nos aviões foi feita de forma progressiva para evitar custos extraordinários. A integração do novo logotipo foi realizada ao ritmo de entrega dos novos aviões e nas operações de manutenção da frota, ocasiões que foram aproveitadas para pintar as aeronaves. O novo logotipo, criado pela agência Brandimage e agora escrito numa só palavra, é elegante e moderno, mantendo as cores nacionais da bandeira francesa, o azul marinho, o branco e o vermelho, e traduzindo a evolução que a AIR FRANCE teve ao longo dos últimos anos.
Os slogans
Where the sky is most beautiful. (2002)
Faire du ciel le plus bel endroit de la terre. (2002)
Making the sky the best place on earth. (1999)
We conquer your heart in the flight. (1997)
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 7 de outubro de 1933
● Fundador: Fusão de várias companhias aéreas francesas
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Air France-KLM Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Jean-Cyril Spinetta
● CEO: Alexandre de Juniac
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Frota: 258 aeronaves
● Destinos: 188
● Hub principal: Aeroporto Charles de Gaulle (Paris)
● Programa de milhagem: Flying Blue
● Passageiros transportados: 71.3 milhões (2010)
● Presença global: 91 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 71.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Principais concorrentes: British Airways e Lufthansa
● Ícones: O Concorde e os serviços da Primeira Classe
● Slogan: Making the sky the best place on earth.
● Website: www.airfrance.com
A marca no mundo
Atualmente a AIR FRANCE, como empresa de bandeira da França, realiza voos para 188 destinos em 91 países, a partir de seus dois principais hubs, em Paris (aeroporto Charles de Gaulle) e Lyon (aeroporto Saint Exúpery), além de voos domésticos e regionais, operados pelas afiliadas Brit Air, Regional Airlines, CityJet e British European, em regime de franquia. A frota de 258 aviões, não incluindo as empresas regionais e afiliadas, faz diariamente mais de 1.700 voos. O programa de milhagem Flying Blue, que possui mais de 15 milhões de membros, é atualmente o maior da Europa. O e-ticket da companhia aérea faz 14.5 reservas por segundo e vende mais de 6.000 passagens diariamente. O serviço de transporte de passageiros corresponde a 80% do faturamento da empresa, enquanto o transporte de carga responde por outros 13%. A AIR FRANCE é a terceira maior companhia aérea de passageiros internacionais, quarta em carga e a segunda prestadora de entretenimento aeronáutico. Somente em 2010 a companhia aérea francesa e suas afiliadas transportaram mais de 71 milhões de passageiros.
Você sabia?
● A companhia aérea francesa tem 90% dos voos non-stop (diretos).
● A música tema da AIR FRANCE, utilizada durante o embarque e desembarque dos passageiros nas aeronaves, é a “The World Can Be Yours” do grupo Telepopmusik.
● No dia 31 de maio de 2009, o voo AF 447 da AIR FRANCE que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro com destino ao Aeroporto Internacional Charles de Gaulle em Paris caiu no mar com 228 pessoas a bordo entre passageiros e tripulação. Não houve sobreviventes
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 7/12/2011
A história
A AIR FRANCE foi fundada oficialmente no dia 7 de outubro de 1933 através da fusão de cinco companhias aéreas francesas: Aéropostale (fundada em 1918 com o objetivo de estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal, que mais tarde se aproveitou do serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, para oferecer rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu às cidades do Recife e Rio de Janeiro), Air Union (que iniciou suas operações em 1923), Société Générale de Transport Aérien (primeira companhia aérea comercial da França), Compagnie Internationale de Navigation Aérienne (que iniciou seus voos em 1919) e Air Orient (criada em 1929). A nova companhia aérea nascia com 38.000 quilômetros de rotas e 259 aviões. Inicialmente oferecia voos para diversos destinos na Europa e para as colônias francesas no norte de África.
Através dos anos a AIR FRANCE incorporou a imagem de uma empresa inovadora e pioneira no segmento da aviação comercial. Em 1936, o serviço aéreo da AIR FRANCE para o Brasil já era semanal. O correio era transportado entre a França e o Brasil em dois dias. No final de 1938, o serviço passa a ser acessível a passageiros, sendo interrompido no ano de 1940 em virtude da Segunda Guerra Mundial. Na véspera do conflito, a companhia tinha uma frota de 85 aeronaves que voavam nas regiões da Europa, África, América, Atlântico do Sul e uma linha para a China. Durante este período a companhia mudou temporariamente as suas operações para Casablanca no Marrocos. Com o fim do conflito a empresa voltou a se expandir, inaugurando mais voos intercontinentais, tendo como destino a cidade de Nova York. Nesta época, as empresas aéreas francesas foram estatizadas.
Em janeiro de 1946 foi criada a Société Nationale Air France, que teria seu nome alterado para Compagnie Nationale Air France por um ato governamental pouco depois. No dia 1 de julho a empresa inaugurou voo direto regular entre as cidades de Paris e Nova York. A viagem, realizada em um Douglas DC-4, era feita em pouco menos de 20 horas. Em 1948 a AIR FRANCE já tinha a maior frota do mundo, composta por 130 aeronaves. Nos anos 50, a companhia aérea francesa cresceu tanto que possuía a maior rede de rotas no mundo e, nos anos 60, incorporou os primeiros jatos à sua frota, como por exemplo, o Caravelle e o Boeing 707, que além de encurtarem o tempo de voo, proporcionavam muito mais conforto aos passageiros. A empresa foi a primeira operadora comercial do Airbus A300, lançando serviços com esta aeronave entre as cidades de Paris e Londres no dia 23 de maio de 1974. Em conjunto com a tradicional British Airways foi a primeira operadora de voos comerciais do Concorde em 1976, com as rotas Paris-Rio de Janeiro, Paris-Caracas, Paris-Washington, e no ano seguinte, com a famosa Paris-New York, feita em apenas três horas e quarenta e cinco minutos.
No início da década de 80 a AIR FRANCE viveu seu momento de glória: mais de 34 mil empregados, 100 aviões (incluindo 33 Boeing 747) e 150 destinos em 73 países. Estabelecer seu centro de operações no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle - foi um importante desafio vencido nos anos 90. A companhia ganhou em modernidade e eficiência, refletidas em sua rede, frota e serviços em terra e de bordo. Finalmente no dia 25 de julho de 1994, as empresas aéreas estatais francesas, AIR FRANCE, Air Inter, Air Charter e UTA foram unificadas e suas identidades foram fundidas sob a bandeira da AIR FRANCE, culminando, em fevereiro de 1999, com a privatização parcial da empresa pelo governo francês.
Apesar das duas crises que afetaram o setor aéreo no começo do novo milênio – os ataques de 11 de setembro e a epidemia de SARS – a AIR FRANCE inaugurou uma nova etapa em seu desenvolvimento, primeiro com a constituição de uma aliança mundial chamada SkyTeam, formada com outras companhias aéreas como Delta Airlines, Korean Air e Aeromexico; depois com a estruturação de suas rotas regionais com a criação de três subsidiárias (Brit Air, Regional Airlines e CityJet); e por último, em setembro de 2003, com o anúncio da fusão com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), criando assim a maior companhia aérea europeia (Air France-KLM), que continuaram a voar com suas próprias cores, no entanto oferecendo serviços conjuntos. O processo foi concluído no dia 5 de maio de 2004. Atualmente, a empresa resultado dessa fusão oferece aos seus clientes uma rede combinada, que resulta em 244 destinos em 105 países.
No ano seguinte, em junho, pela primeira vez no segmento de aviação europeia, dois programas de milhagem (Fréquence Plus da AIR FRANCE e Flying Dutchman da KLM) se fundem em uma mesma identidade: Flying Blue. Em 2008, a AIR FRANCE foi a primeira companhia aérea no mundo a oferecer serviços de telefonia celular a bordo de seus voos internacionais. Usando o sistema OnAir, os passageiros das aeronaves Airbus A318 operando na Europa podiam enviar e receber mensagens SMS e MMS, além de enviar e receber e-mails através de todos os telefones celulares com acesso a Internet.
No dia 20 de novembro de 2009 a companhia aérea estreou em sua frota o gigante A380 com voo inaugural saindo de Paris com destino a Nova York. No comando do gigante estiveram o comandante de bordo Benoit Laurent e a co-piloto Patricia Haffner, primeira mulher a obter o diploma da Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) francesa. Hoje em dia a empresa opera 18 dessas gigantes aeronaves.
Os serviços
Atualmente, a AIR FRANCE é uma das empresas melhores conceituadas em relação ao serviço em terra e de bordo, transformando um voo pela companhia francesa em uma experiência única da arte de viver à francesa, com bons vinhos e diversos tipos de queijos, servidos com toda tradição, elegância e discrição desta cultura. Além disso, a companhia área oferece outros diferenciais:
SALAS VIPS
A AIR FRANCE coloca à disposição de seus passageiros 400 Salas VIP (47 delas próprias), equipadas com bares, jornais e revistas, chuveiros, acesso a Internet e outros serviços. A principal delas está localizada em Paris no Aeroporto Charles-de-Gaulle. Em um ambiente sofisticado e relaxante com 2.600 metros quadrados, o passageiro irá encontrar: duchas e massagem com os produtos Clarins; passa-roupas; café-da-manhã; refeições refinadas da gastronomia francesa, europeia, asiática ou americana, elaboradas pelo chef de cozinha do hotel Plaza Athénée; um espaço para Business e Comunicação (telefone, fax, computadores iMac G5 e conexão para Internet gratuita); revistas e jornais internacionais; telas de LCD; e serviço de reservas de transportes até Paris. Existe ainda um novo espaço privativo chamado PÁTIO desenvolvido para curtas esperas nos aeroportos de Bordeaux e Orly, onde os passageiros têm acesso a Buffet de comidas, aperitivos salgados e deliciosos petits fours, jornais e revistas e acesso gratuito à Internet.
CLASSES
A AIR FRANCE disponibiliza a seus passageiros cinco formas diferentes de voar:
La Première (Primeira Classe): Unindo conforto e serviços personalizados e exclusivos, a primeira classe da AIR FRANCE é antes de tudo luxo e intimidade. Uma cabine (composta de 4 a 8 poltronas) idealizada para ser uma promessa de bem-estar, aliando conforto (posicionamentos angulares das poltronas permitindo acesso direto aos corredores sem necessidade de incomodar o passageiro ao lado; além de se transformarem em uma cama com 2 metros de comprimento com colchão, edredom com plumas de ganso, cobertor em pura lã merinos e uma almofada “boudoir” vermelha, e possuírem função de auto-massagem) e tecnologia (tela de vídeo interativa de 10,4 polegadas, fones de ouvido Wi-Fi compensadores de ruído, videogame, programa de vídeo “à la carte”, tomada de alimentação para PC, telefone individual e iluminação ambiente e lâmpada de leitura com fibra ótica). Serviço personalizado, inteiramente criado para o passageiro como atendimento e acompanhamento personalizados, sala VIP privada repleta de conforto e intimidade, prioridade no embarque e desembarque, prioridade também na retirada de bagagens e um kit de viagem fantástico (uma roupa confortável, um porta-sapatos, chinelos e um nécessaire de conforto Première, contendo cremes hidratantes, máscara de repouso e objetos de higiene). O cardápio é elaborado por Guy Martin - chefe do Le Grand Véfour de Paris. A carta de vinhos é selecionada por Olivier Poussier, eleito melhor sommelier do mundo no ano 2000. Possui ainda champanhe cuvée especial, licores, uma seleção de 9 variedades de chás e infusões, além de um cardápio de águas minerais. O serviço é efetuado em mesas cobertas com toalhas brancas Ornée de jours Venise e guardanapos. A louça é de porcelana branca, copos e talheres são assinados pela AIR FRANCE.
Affaires (Classe Executiva): Nesta classe, disponível somente em voos transcontinentais, o passageiro escolhe quando relaxar, trabalhar e dormir. A nova classe oferece todo o conforto e serviços essenciais para uma viagem tranquila, onde todos os esforços têm como objetivo assegurar que o passageiro chegue ao seu destino descansado e relaxado.
Alizé (Classe Econômica Premium): Classe específica desenvolvida pela AIR FRANCE para os voos para o Caribe e Oceano Índico (como Antilhas, Guiana Francesa e Ilhas Mauritius). Com uma perfeita disposição a bordo, a cabine Alizé oferece conforto para uma viagem tranquila e relaxante com poltronas que reclinam 123° e possuem massageadores para os pés. A versão internacional desta classe é chamada de Premium Voyageur e foi introduzida em 2009, sendo ideal para viagens de negócios à preços acessíveis.
Voyageur (Classe Econômica): Esta classe segue os rigorosos padrões da indústria internacional com características de conforto (poltronas que reclinam 118°, telefone e tela de LCD individual) e segurança. Apesar de ser Classe Econômica, oferece serviços excepcionais para os padrões mundiais.
Um ícone chamado Concorde
A AIR FRANCE se tornou conhecida na Europa por operar voos, juntamente com a inglesa British Airways, utilizando o Concorde (avião supersônico). O serviço regular começou no dia 21 de janeiro de 1976 com um voo inaugural entre Paris (Charles de Gaulle) e Rio de Janeiro, e por quase quatro décadas, o Concorde foi um dos principais símbolos da companhia aérea francesa. Após um grave acidente aéreo com um avião Concorde no dia 25 de julho de 2000, onde todas as 109 pessoas a bordo morreram, a companhia decidiu retirá-lo da sua frota definitivamente, um passo que foi também seguido pela sua congénere britânica. O último serviço regular com o Concorde entre Paris e Nova York foi realizado no dia 31 de maio de 2003.
Os uniformes
A AIR FRANCE contratou suas primeiras aeromoças em 1946. Além de tornar as viagens mais agradáveis, elas tinham um segunda missão: divulgar a alta moda francesa. Como uma companhia aérea francesa, a AIR FRANCE sempre primou pelos modelos de uniformes de seus atendentes de bordo e pilotos. Renomados estilistas contribuíram para a imagem da companhia aérea, criando uniformes inesquecíveis e impecáveis como manda a moda francesa:
1946: Georgette Rénal
1954: Georgette de Trèze
1963: Marc Bohan por Christian Dior
1964: Nina Ricci
1968: Pierre Cardin
1969: Cristóbal Balenciaga
1971: Jacques Esterel
1973: André Courrèges
1976: Jean Patou (para o Concorde)
1976: Maison Rodier
1978: Carven, Nina Ricci e Grès
1979: Hermès
1985: Nina Ricci (para o Concorde)
1986: Christian Dior
1987: Georges Rech
1987: Nina Ricci, Carven e Louis Féraud
2005: Christian Lacroix
A evolução visual
Após sua formação em 1933, a AIR FRANCE adotou como logotipo um cavalo-marinho (proveniente de sua antecessora Orient Air), conhecido como hippocampe ailé. Até a década de 70 esse logotipo simbolizou a companhia aérea francesa. Na década seguinte a empresa adotou um novo logotipo, mais simples e sempre com as cores da bandeira francesa. O penúltimo logotipo utilizado pela AIR FRANCE foi adotado em meados da década de 90. Depois da fusão com a holandesa KLM em 2003, o famoso hippocampe ailé voltou a ser utilizado, mas apenas nas fuselagens dos aviões da empresa francesa.
Em fevereiro de 2009, a AIR FRANCE revelou sua nova identidade visual cuja substituição nos aviões foi feita de forma progressiva para evitar custos extraordinários. A integração do novo logotipo foi realizada ao ritmo de entrega dos novos aviões e nas operações de manutenção da frota, ocasiões que foram aproveitadas para pintar as aeronaves. O novo logotipo, criado pela agência Brandimage e agora escrito numa só palavra, é elegante e moderno, mantendo as cores nacionais da bandeira francesa, o azul marinho, o branco e o vermelho, e traduzindo a evolução que a AIR FRANCE teve ao longo dos últimos anos.
Os slogans
Where the sky is most beautiful. (2002)
Faire du ciel le plus bel endroit de la terre. (2002)
Making the sky the best place on earth. (1999)
We conquer your heart in the flight. (1997)
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 7 de outubro de 1933
● Fundador: Fusão de várias companhias aéreas francesas
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Air France-KLM Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Jean-Cyril Spinetta
● CEO: Alexandre de Juniac
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Frota: 258 aeronaves
● Destinos: 188
● Hub principal: Aeroporto Charles de Gaulle (Paris)
● Programa de milhagem: Flying Blue
● Passageiros transportados: 71.3 milhões (2010)
● Presença global: 91 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 71.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Principais concorrentes: British Airways e Lufthansa
● Ícones: O Concorde e os serviços da Primeira Classe
● Slogan: Making the sky the best place on earth.
● Website: www.airfrance.com
A marca no mundo
Atualmente a AIR FRANCE, como empresa de bandeira da França, realiza voos para 188 destinos em 91 países, a partir de seus dois principais hubs, em Paris (aeroporto Charles de Gaulle) e Lyon (aeroporto Saint Exúpery), além de voos domésticos e regionais, operados pelas afiliadas Brit Air, Regional Airlines, CityJet e British European, em regime de franquia. A frota de 258 aviões, não incluindo as empresas regionais e afiliadas, faz diariamente mais de 1.700 voos. O programa de milhagem Flying Blue, que possui mais de 15 milhões de membros, é atualmente o maior da Europa. O e-ticket da companhia aérea faz 14.5 reservas por segundo e vende mais de 6.000 passagens diariamente. O serviço de transporte de passageiros corresponde a 80% do faturamento da empresa, enquanto o transporte de carga responde por outros 13%. A AIR FRANCE é a terceira maior companhia aérea de passageiros internacionais, quarta em carga e a segunda prestadora de entretenimento aeronáutico. Somente em 2010 a companhia aérea francesa e suas afiliadas transportaram mais de 71 milhões de passageiros.
Você sabia?
● A companhia aérea francesa tem 90% dos voos non-stop (diretos).
● A música tema da AIR FRANCE, utilizada durante o embarque e desembarque dos passageiros nas aeronaves, é a “The World Can Be Yours” do grupo Telepopmusik.
● No dia 31 de maio de 2009, o voo AF 447 da AIR FRANCE que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro com destino ao Aeroporto Internacional Charles de Gaulle em Paris caiu no mar com 228 pessoas a bordo entre passageiros e tripulação. Não houve sobreviventes
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 7/12/2011
3 comentários:
Já voei na classe econômica pela air france Paris a SP e posso te dizer q parecia q eu tava na primeira classe atendimento extremanete competente,embarque foi muito mais muito rápido,as refeições do voo são de primeira,o Brasil tinha muito que aprender,eu como viajo muito só passo raiva com a tam e gol.
Amei o novo comercial...mérci!!!
queria q voce fizesse um post sobre a Air New Zealand. Amo essa empresa e queia saber mais sobre sua historia... obrigado!
Postar um comentário