26.5.13

SKYY VODKA


Se você acha que uma boa vodca tem somente passaporte russo ou polonês, sinto informar que está errado. Uma prova disso é a americana SKYY VODKA, que com sua icônica garrafa azul longilínea conquistou milhões de fiéis apreciadores que não abrem mão de degustar uma vodca de alta qualidade. Com um marketing irreverente e ousado, muitas vezes até provocativo, a SKYY se tornou presença constante em ambientes sofisticados, eventos e festas badaladas. 

A história 
Tudo começou em 1988 quando Maurice Kanbar, um bilionário americano com fortes ligações com o universo do cinema e grande apreciador de vodca, resolveu investir dinheiro em um novo negócio depois de sofrer uma forte dor de cabeça após beber um drinque feito com vodca. Conversou com um amigo químico e descobriu que, quanto maior a pureza da bebida, menor era o inconveniente causado pela eventual ressaca, gerada principalmente pelas impurezas do processo de fermentação. Foi então que ele resolveu criar uma vodca leve e para isso, com a ajuda de amigos e profissionais, desenvolveu um processo inovador de filtração e destilação em busca de uma vodca com o mais alto grau de pureza. O resultado foi uma vodca que já nasceu como ingrediente definitivo para os maiores clássicos da coquetelaria. Depois fundou a empresa Skyy Spirits na eclética San Francisco e batizou a nova bebida de SKYY VODKA, uma justa homenagem ao sempre fantástico céu da cidade californiana. O segundo “y” do nome foi adicionado por uma questão de marca registrada.
    

Mas para seu lançamento faltava uma embalagem glamorosa e diferente que reafirmasse a qualidade e inovação da nova vodca. Para isso, Maurice buscou novamente inspiração no céu de San Francisco e desenvolveu uma garrafa de tom azul-cobalto em homenagem à cidade, mais uma prova da pureza incondicional da nova vodca. SKYY nasceu com a chancela de “a vodca mais pura do mundo”. Em 1992, Maurice começou a vender sua vodca de porta em porta para bares e restaurantes badalados da cidade e região. A SKYY trouxe o mais puro sabor da vodca e devido às infinitas combinações de drinques começou a ter boa aceitação entre o descolado público da Califórnia. A nova vodca foi lançada oficialmente ao público somente em 1993 e, no ano seguinte, ganhou distribuição nacional.
   

Rapidamente a SKYY com sua garrafa azul-cobalto com um rótulo em plástico transparente, que ajudava a transmitir valores como sofisticação, modernidade, superioridade e elegância, se tornou um verdadeiro sucesso em bares, restaurantes e baladas de todo o país. Já em 1994 a marca vendia impressionantes 190.000 caixas de nove litros da vodca. Nos anos seguintes as vendas da vodca SKYY cresceram assustadoramente. A ligação de seu fundador com o cinema era tamanha que, em 1998, a marca patrocinou 30 pequenos festivais independentes de cinema, que proporcionaram a SKYY enorme visibilidade na mídia. O sucesso da marca chamou a atenção do tradicional Grupo Campari (conheça essa outra história aqui), que adquiriu 8.9% da empresa. Além disso, a empresa italiana ficou responsável pela distribuição da vodca SKYY em mais de 90 países ao redor do mundo nos próximos anos.
   

No ano de 2000 a marca iniciou a diversificação de seu portfólio com o lançamento da linha SKYY CITRUS, vodcas com essências de frutas como limão, laranja, tangerina e toranja. Nesta época SKYY já tinha ultrapassado a russa Stolichnaya para se tornar a segunda marca de vodca mais consumida do enorme mercado americano. No final de 2001 a marca SKYY foi definitivamente comprada por US$ 207.5 milhões pelo Grupo Campari, que além do famoso bitter italiano é proprietário de marcas como Aperol (conheça essa outra história aqui), Cinzano (saiba mais aqui) e Grand Marnier (conheça essa história aqui). Isto resultou na expansão da capacidade de crescimento da marca no mundo e da empresa italiana em solo americano.
   

Sob o comando de novos proprietários a marca iniciou uma forte diversificação de seu portfólio. Primeiro lançou, em 2002, a SKYY COSMO MIX, que continha uma mistura de cranberry, lima e laranja e, que se misturada com a SKYY CITRUS poderia resultar no famoso drinque Cosmopolitan. Depois, ainda em 2002, a marca ingressou em uma nova categoria de produto com o lançamento da SKYY BLUE, uma linha de bebidas pronta para beber que misturava a mais pura vodca SKYY com sabores de frutas. Com apenas 5% de graduação alcoólica, a nova bebida foi lançada para competir com a Smirnoff Ice e a Bacardi Silver. Além da introdução de novos produtos, a marca também resolveu remodelar seu maior ícone: a garrafa azul-cobalto, que ganhou uma nova tampa, um gargalo mais fino e diferentes cores para seu logotipo. A partir de então a vodca original passou a ser representada pelo logotipo cinza, enquanto os variados sabores ganharam identidades visuais coloridas.
   

Nos anos seguintes a marca continuou expandindo sua linha de vodcas com sabores através do lançamento da SKYY SPICED (utilizava ingredientes naturais como canela, cravo e noz-moscada e indicada para misturar com refrigerantes de cola), SKYY BERRY (mistura de frutas vermelhas, ideal para ser misturada com refrigerantes cítricos) e SKYY VANILLA (baunilha com um leve toque de licor de amêndoa, que sugere ser utilizada como base do drinque Vanilla Martini), em 2003; SKYY MELON (mistura de melão e melancia, adequada para a criação de uma variedade de coquetéis de frutas), no ano seguinte; e SKYY ORANGE (laranja), em 2005. Pouco depois introduziu a SKYY 90, uma vodca Super Premium, criada especificamente para ser misturada com Martini (conheça essa outra história aqui), cuja garrafa era vendida a US$ 35.
  

No mês de abril de 2008 a marca resolveu revolucionar o segmento de vodcas com sabores ao lançar a linha SKYY INFUSIONS. A nova linha apresentava vodcas com misturas, na verdade infusões, de aromas de frutas naturais e não essências artificiais ou licores, inicialmente disponibilizada em cinco diferentes sabores: citrus (mistura de limão e lima), cereja, uva, framboesa e maracujá. Com a tendência da coquetelaria mundial, a nova linha se tornou em um sucesso imediato (vendeu em seu primeiro ano 170.000 caixa de 9 litros), ideal para a preparação de drinques, dos mais simples até os mais sofisticados. Em 2009 a linha ganhou um novo sabor: abacaxi. O sucesso dessa linha foi tamanho que nos anos seguintes foi ampliada com o lançamento de novos sabores, como por exemplo, gengibre (2010), laranja (2011), coco (2012), morango (2013), uva moscatel (2013), cranberry (2015), blueberry (2015), mirtilo (2015), toranja (2015), maçã (2016) e manga (2016).
  

Em 2015, a marca lançou a Fused by SKYY, uma linha de bebidas prontas para consumo, que fornecia uma opção natural e menos doce para a categoria de premix (pré-misturada) de vodca. Mais leve, sem cores ou sabores artificiais, a linha oferecia três sabores exóticos como pepino e menta, soda & limonada e limonada caseira com um toque de bitter. Outra novidade lançada no ano foi a SKYY Barcraft™, uma nova linha de vodcas inspiradas em coquetéis famosos e oferecida em três sabores (Watermelon Fresca, Margarita Lime e White Sangria). Bastava adicionar uma parte de SKYY Barcraft™ a duas partes club soda com gelo para replicar a experiência desses deliciosos coquetéis, como se fossem feitos em um bar ou restaurante.
   

Embora clareza e suavidade continuem sendo essenciais, os consumidores agora clamam por sabor e autenticidade em sua vodca. E foi justamente por essas razões que, em 2021, a SKYY foi relançada globalmente e apresentou uma evolução para sua icônica vodca e um redesenho elegante para a tradicional garrafa azul-cobalto, impulsionando assim a categoria de vodca premium com uma nova geração de bebedores, enfatizando firmemente suas raízes na cativante e brilhante San Francisco. O relançamento e reposicionamento de mercado apresentaram uma nova fórmula (inspirada por ingredientes naturais de San Francisco) para sua já consagrada vodca, que passou a ser feita com água enriquecida por minerais, incluindo minerais do Pacífico da área da baía de San Francisco, sendo o destilado filtrado através de calcário da Califórnia. O resultado é uma vodca sem glúten com sutil mineralidade e salinidade. Para recriar sua vodca, a SKYY convocou um grupo diversificado de especialistas com conhecimentos complementares, incluindo sommelier de água, químico e um barman experiente.
  

No Brasil a SKYY VODKA chegou ao mercado somente em 2002, ainda importada dos Estados Unidos e, em pouco tempo, conquistou lugar de destaque no país. Em 2008, a SKYY passou a ser totalmente produzida em território nacional, oferecendo ao consumidor brasileiro a mesma qualidade e padrão internacional. A SKYY produzida no Brasil conta com destilado de cereais e álcool etílico retificado, além de graduação alcoólica de 40%, a maior entre as vodcas nacionais, garantindo a SKYY uma maior resistência às baixas temperaturas, praticamente impossibilitando seu congelamento. Em 2012, a marca lançou no Brasil a linha SKYY INFUSIONS disponível nas versões Citrus e Maracujá, nas famosas garrafas azul cobalto em 750 ml.
  

A comunicação ousada e inclusiva 
Em três décadas de mercado a SKYY construiu uma história de sucesso. É uma marca superior, consagrada internacionalmente, moderna e que está à frente de seus concorrentes. E boa parte disso deveu-se a sua linha de comunicação, sempre irreverente, ousada, muitas vezes até provocativa, e inteligente. Desde 1998, quando lançou sua primeira campanha nacional nos Estados Unidos, a marca vem trabalhando com renomados, fotógrafos, artistas e diretores, para criar campanhas memoráveis. Além disso, a marca utiliza sua icônica garrafa como uma eficaz ferramenta de marketing através do lançamento de edições especiais cujos rótulos são desenhados por badalados artistas e designers.
  

Em 2011 no Brasil a SKYY VODKA lançou a primeira campanha da marca criada fora dos Estados Unidos. A ação foi desenvolvida em parceria pela DPZ e Lambesis (agência global da marca). O ponto de partida foi o filme “Canto da sereia”, que mostrava cenas de uma bela sereia fazendo movimentos graciosos embaixo d’água e que ao avistar uma ilha deserta sai do mar para fincar uma garrafa de SKYY na areia. É então que o cenário se transforma em uma grande e animada festa. A atriz que interpretou a figura folclórica foi a americana Hannah Fraser. Já a modelo brasileira Michella Cruz deu vida à personagem fora da água.
  

Nascida em San Francisco, terra da liberdade, da luta pelos Direitos Humanos e da tecnologia e inovação, a SKYY sempre trouxe para suas campanhas a essência dessa cidade única e pulsante. Por isso, desde a sua criação, a marca tem sido uma firme defensora de causas importantes para as comunidades LGBTQIA+ em vários países ao redor do mundo, utilizando isso constantemente em sua comunicação. Como por exemplo, o primeiro anúncio direcionado ao público gay, que data de 1995, utilizando o slogan “Just Out”. A SKYY também foi a primeira grande marca a mostrar um casal de lésbicas em um anúncio e uma das primeiras a usar o tema “casamento gay” - já em 2002. Outro exemplo ocorreu em 2014, quando antes mesmo da decisão da Suprema Corte Americana sobre o casamento gay, a SKYY lançou a campanha “Toast to Marriage” (algo como “Brinde ao Casamento”). Já em 2018, para celebrar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Austrália, a SKYY lançou uma edição limitada de sua bebida pré-misturada (em lata) cujo lacre de abertura se transformava em um anel de noivado polido e finalizado com zircônia cúbica brilhante. Chamada de YYES, a novidade seguia o lançamento da campanha #CheersToEquality.
  

Ainda em 2018, a SKYY realizou ações direcionadas ao público LGBTQIA+ no mercado brasileiro, como por exemplo, ao patrocinar a 22ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, onde distribuiu 10 mil bilhetes de metrô para que o público pudesse conhecer o evento e celebrar a diversidade; ou lançar mão do seu tradicional rótulo para apoiar a luta de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros na campanha #NãoMeRotule.
   

Já nos Estados Unidos lançou a campanha “Proudly American”, que justapunha frases famosas da história americana, como “Home of the Brave”, com imagens poderosas e vívidas de pessoas que brilhavam diante da adversidade, celebravam a diversidade e tinham orgulho de inspirar a articulação atual de ser americano. Em 2019, a SKYY foi a vodca oficial do New York City WorldPride e do Los Angeles Pride, dando continuidade assim ao seu apoio histórico às maiores celebrações LGBTQIA+ do país. De volta ao mercado brasileiro, ainda em 2019 a SKYY apresentou a cantora Pabllo Vittar como sua nova influenciadora, com a artista passando a publicar conteúdo sobre a marca no feed e no stories de suas redes sociais. Ao longo desses anos, em sua comunicação para o público LGBTQIA+ a marca utilizou slogans criativos e ousados como “Pure. Mild. And sexy.” (2008), “Celebrate diversity” (2018) e “We Are the Pride” (2020).
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por apenas uma sutil remodelação em sua história. E isto aconteceu em 2021, quando o logotipo adotou um tom de azul ligeiramente mais claro e nova tipografia de letra para a palavra “vodka”. Apesar da tradicional cor azul, em situações específicas o logotipo pode ser aplicado também em branco, cinza e preto, dependendo das cores de fundo.
  

A icônica garrafa azul-cobalto da SKYY também passou por remodelações ao longo dos anos. O design de seu principal ícone de identificação era composto por um visual mais arredondado, cuja última modificação havia ocorrido em 2016, quando a garrafa adquiriu um visual mais moderno e sofisticado, com um ombro reto e tampa prateada. Porém, em 2021, a SKYY foi relançada globalmente com um design mais quadrado para sua garrafa, que apresentou um tom de azul ligeiramente mais claro e natural (para combinar perfeitamente com ambientes ao ar livre e encontros casuais) e ondulações e sulcos que refletem as ondas do Oceano Pacífico, mais uma vez acenando para a origem da SKYY em San Francisco. O novo pacote visual da garrafa era fresco e vibrante e também incluía o logotipo branco da marca modernizado.
   

Os slogans 
Born from the Blue. (2021) 
Proudly American. (2018) 
Make. Every Day. (2017) 
West of expected. (2014) 
Passion for Perfection. (2012) 
Get into the spirit. 
Go Natural. (2008) 
Superior taste by design. (2007) 
Drink dirty martinis, not dirty vodka. (2002) 
The Intelligent Drink. (1995) 
Vodka so filtered - we even took the Russia out of it. 
Free The New. (2016, Brasil) 
Com SKYY Vodka o consumidor acontece e contagia. (2011, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1992 
● Criador: Maurice Kanbar 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Campari America 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Davide Campari-Milano N.V.) 
● CEO: Kunze-Concewitz 
● Faturamento: US$ 350 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Vodcas 
● Concorrentes diretos: Absolut, Smirnoff, Cîroc, Ketel One, Stolichnaya, Wyborowa, Grey Goose, Finlandia Vodka, Eristoff e Bols 
● Ícones: A garrafa azul-cobalto 
● Slogan: Born from the Blue. 
● Website: www.skyyvodka.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a SKYY VODKA, que está entre as mais vendidas do mercado global, atrás somente de nomes como Smirnoff (conheça essa outra história aqui) e Absolut (saiba mais aqui), e pertence ao Grupo Campari, é comercializada em mais de 90 países ao redor do mundo, oferecendo uma ampla linha de vodcas e produtos derivados. A SKYY é líder do mercado americano em sua categoria e tem como outros importantes mercados a Argentina, a China, a África do Sul e a Alemanha. Com faturamento estimado superior a US$ 350 milhões, em 2021 a SKYY vendeu mais de 3.3 milhões de caixas (9 litros). 

Você sabia? 
Além da quádrupla destilação (que remove a maioria das impurezas a um nível chamado de SKYY Grade) e tripla filtragem (dá à bebida um aroma cítrico), a SKYY passa por um processo patenteado de osmose reversa, que lhe confere leveza distinta, ideal para ser apreciada pura ou como base para drinques. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/7/2022 

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