24.3.24

FERRERO ROCHER®


A jornada multissensorial completa de Ferrero Rocher® começa a primeira vista na embalagem dourada e evolui para uma experiência de sabor indulgente. Ferrero Rocher® adiciona um brilho extra a qualquer situação, seja para celebrar momentos especiais com amigos queridos ou em momentos preciosos de auto-indulgência. Afinal, a vida fica melhor quando você reserva um tempo para aproveitar os pequenos momentos com Ferrero Rocher®. 

A história 
Aquela que é considerada a grande obra de Michelle Ferrero, então presidente da italiana Ferrero (conheça essa outra história aqui), responsável por criar delícias como Nutella (conheça essa história aqui), os chocolates Kinder Ovo (saiba mais aqui) e as balinhas Tic Tac® (saiba mais aqui), surgiu após uma longa pesquisa de cinco anos, em que ele desejava criar um produto que pudesse não apenas surpreender pelo sabor, mas também que fosse símbolo de status e sofisticação. Durante esse período, ele viveu obcecado em perseguir a formulação perfeita para conseguir que os pedaços de biscoito waffer aderissem com perfeição à avelã e ao chocolate. Finalmente em 1982, a empresa lançou no mercado italiano e em alguns outros países da Europa seu produto de maior sucesso: um delicioso bombom formado por uma avelã inteira torrada, imersa em um recheio cremoso de avelã e envolvida por uma delicada concha de biscoito wafer crocante, coberta de chocolate ao leite salpicado de pedacinhos de avelã, apresentado em um sofisticado invólucro dourado.
    

Para dar nome ao novo bombom, batizado de Ferrero Rocher® (“rocher” significa “rocha ou pedra” em francês), Michele teria se inspirado na gruta de rocha escarpada chamada Rocher de Massabielle, lugar onde a Santíssima Virgem apareceu a Santa Bernadete em 1858, em Lourdes na França. A textura rochosa do bombom também é proposital e tem mais do que uma semelhança passageira com a formação rochosa em Lourdes, como podia ser vista antes da construção da Basílica de Lourdes. Isto porque o lugar tinha um significado especial para Michele, conhecido por sua forte devoção a Nossa Senhora. Vale ressaltar que Michele fazia uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes todos os anos.
  

Com o lançamento de Ferrero Rocher®, todo esforço e resultado realizavam a visão de Michelle, que além de criar um produto premium, conseguiu utilizar ingredientes que já estavam presentes em outros produtos da empresa, e ao mesmo tempo tinha um preço elevado, consolidando assim um produto com ótima margem de lucro, colocando a Ferrero em um novo patamar. Rapidamente Ferrero Rocher® se tornou um enorme sucesso que conquistaria milhões de aficionados por chocolate de alta qualidade, principalmente por sua forma única - redonda, mas irregular - e o seu embrulho (em papel dourado), elementos que transmitiam elegância. As sofisticadas caixas do bombom se tornaram um presente para várias ocasiões, quer seja para dizer um obrigado, em uma recepção ou como um gesto de amor.
   

Em 1988, Ferrero Rocher® foi lançado nacionalmente nos Estados Unidos. Nos anos seguintes, a marca cresceu e se tornou uma das líderes da categoria de chocolates premium no competitivo mercado americano. A expansão internacional da marca continuou na década seguinte, quando em 1994 Ferrero Rocher® foi vendido pela primeira vez na China, estabelecendo uma reputação nacional como pioneiro na categoria de chocolates premium; desembarcou no Brasil em 1995; e pouco depois, em 1996, foi lançado na Rússia.
  

A primeira grande inovação em termos de produto ocorreu em 2014 com o lançamento do Grand Ferrero Rocher®, uma versão gigante do famoso bombom (125 gramas e 10 centímetros de diâmetro), com dois Ferrero Rocher® no tamanho tradicional dentro. Esse produto seria lançado no Brasil para a Páscoa em 2017 e cuja campanha de divulgação foi estrelada pela atriz Giovanna Antonelli. Além disso, como estratégia de ampliar as ocasiões de consumo dos bombons, a marca introduziu diversos tipos de embalagens - com 3 unidades, 4 unidades, 8 unidades, 12 unidades, 16 unidades, 24 unidades, 30 unidades, 42 unidades e 48 unidades - ideais para agradar a si mesmo, presentear alguém especial, celebrar e compartilhar com pessoas queridas ou expressar amor e gratidão.
   

O ano de 2021 foi recheado de deliciosas novidades, com a marca Ferrero Rocher® ingressando em duas novas categorias de mercado. Primeiro, com o lançamento de suas primeiras barras de chocolate, que oferecem uma experiência delicada de sensações deliciosas com suas texturas e sabores, nas versões chocolate ao leite, chocolate branco e chocolate 55% cacau. As três versões são feitas com pedacinhos crocantes de avelã, chocolate de alta qualidade e recheio que derrete na boca em diferentes camadas para conduzir o paladar em uma jornada deliciosa. Depois, Ferrero Rocher® apresentou os primeiros sorvetes em palitos inspirados nos icônicos bombons, nas versões clássico e chocolate amargo, introduzidos inicialmente na Itália, França, Alemanha, Áustria e Espanha.
  

A mais recente novidade da marca italiana, lançada em 2022, é o Ferrero Rocher® Origins, uma caixa premium e refinada de 24 unidades de um novo sortimento de bombons inspirado no chocolate amargo. As três novas especialidades são compostas por uma avelã inteira crocante com um delicioso recheio cremoso no centro, tudo envolto em uma crocante casca de wafer coberta com chocolate amargo e pedaços de avelã delicadamente torrados. A cobertura externa de chocolate amargo de cada sabor contém pasta de cacau de origens selecionadas de 3 países - Gana (50%), Equador (65%) e Costa do Marfim (80%) - e cada uma é caracterizada por seu próprio aroma e intensidade.
  

Ao longo dos anos, Ferrero Rocher® foi sendo tradicionalmente associado a datas comemorativas, especialmente Natal, Dia dos Namorados e Ano Novo. Com isso, a marca apostou em temáticas e sofisticadas embalagens para essas ocasiões, como por exemplo, a caixa de acrílico em formato de coração (com 8 unidades) para o Dia dos Namorados; as caixas em forma de estrela ou bola dourada de Natal (com 3 unidades cada) para serem penduradas na árvore; a embalagem (com 12 unidades) no formato de um pinheiro de Natal; uma caixa elegantemente embrulhada em dourado - com direito à laços também dourados na tampa - contendo 18 bombons; e um boneco de neve de chocolate ao leite com pedaços de avelã (batizado de Ferrero Rocher® Snowman). Além disso, em determinados mercados, a Ferrero Rocher® oferece uma embalagem em forma de cone - replicando a tradicional pirâmide dourada da marca ou semelhante à uma árvore de Natal - com impressionantes 96 bombons.
   

Já para a Páscoa, que nos últimos anos se tornou outra data importante em termos de vendas para a marca, Ferrero Rocher® lançou novos produtos e embalagens, como ovos de Páscoa (nas versões ao leite e amargo) em embalagens com o intenso dourado característico da marca; ovinhos de waffer com recheio cremoso, cobertos com chocolate ao leite/amargo/branco e disponíveis nos sabores cacau e avelã; embalagem no formato de coelho com 13 unidades do bombom; e o Ferrero Rocher® Bunny, um coelhinho de chocolate ao leite com pedaços de avelã, criado como uma opção de lembrança e consumo especial. Vale ressaltar que, em alguns países, especialmente no continente europeu, a marca oferece também um esquilinho de chocolate ao leite (Ferrero Rocher® Squirrel), animal que é apaixonado por avelãs.
  

Os ícones 
Ao longo dos anos, Ferrero Rocher® construiu ativos icônicos para sua marca como o tradicional invólucro dourado que reveste elegantemente o bombom, repousado sob uma delicada forminha de papel na cor marrom, ou a pirâmide dourada de bombons, uma forma sofisticada de apresentá-los, que surgiu no início da década de 1990 em um filme comercial para uma campanha publicitária no Reino Unido.
  

Outro símbolo de reconhecimento da marca é a icônica caixa de acrílico contendo 16 bombons Ferrero Rocher®, que se tornou uma lembrança popular em diversos países ao redor do mundo. Essa embalagem cria a experiência de que abrir um Ferrero Rocher® se iguala à abrir um presente dado com todo carinho. Ao longo dos anos, essa caixa de acrílico teve seus rótulos modernizados, como mostra a imagem abaixo. Em 2022, com a apresentação do novo logotipo da marca e para reforçar ainda mais as características premium de Ferrero Rocher®, a embalagem recebeu um novo rótulo com textura especial dourada sobre um fundo acetinado, que transmite ainda mais elegância e qualidade.
  

A comunicação 
Desde o início, Ferrero Rocher® chamou a atenção, e rapidamente foi associado a eventos luxuosos e grandes recepções, assim como a empresa esperava. Mas, não foi coincidência, uma vez que a empresa investiu fortemente em publicidade e marketing para literalmente criar um posicionamento premium para Ferrero Rocher®, de forma que as pessoas enxergassem valor no bombom de preço mais alto que os concorrentes. A aposta nessa linha de comunicação foi determinante para seu sucesso. O primeiro comercial de TV dos bombons foi lançado em 1983 na Itália (assista aqui). Uma década mais tarde, em 1993, um novo filme comercial encantou os italianos (assista aqui). Filmado em um Rolls-Royce (conheça essa outra história aqui) prateado com uma senhora da nobreza (interpretada por Lee Skelton) e o seu motorista Ambrósio (interpretado por Paul Williamson), o comercial se tornou uma peça icônica da publicidade italiana.
   

Já no Reino Unido, graças a uma campanha publicitária também lançada em 1993, os bombons Ferrero Rocher® passaram a ser associados às elegantes recepções nas embaixadas. O comercial original representava uma festa na residência oficial de um embaixador europeu, com os bombons dispostos em uma pirâmide, exibida em uma suntuosa bandeja de prata e servidos por uma elegante garçom que vestia luvas brancas, retratando assim Ferrero Rocher® como uma iguaria sofisticada. Esse filme publicitário denominado “The Ambassador’s Party” (assista aqui) e que se tornou um clássico da publicidade britânica, ganharia diferentes versões e seria veiculado em diversos países ao redor do mundo nos anos seguintes. Muito parecidos, esses filmes mostravam sempre alguma cena de festa ou recepção de gala, em que são servidos bombons Ferrero Rocher® empilhados em uma bandeja de prata.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original era oval e continha, além do nome Ferrero Rocher® (já com a icônica tipografia de letra utilizada até hoje), símbolos representados por imagens do tradicional bombom (embrulhado no papel dourado e sem o invólucro) e avelãs. Após passar por uma segunda modernização, em 2015 a marca apresentou uma identidade visual radicalmente remodelada, que passou a ostentar a imagem da tradicional pirâmide dourada de bombons, outro símbolo de reconhecimento de Ferrero Rocher®, além de novos elementos, como por exemplo, a frase “The Golden Experience”. Em 2022, foi apresentada a atual identidade visual, que manteve os elementos icônicos da marca com toque minimalista, elevando a percepção premium. O novo logotipo - agora redondo - manteve em destaque sua pirâmide de bombons, dentro de arcos dourados que remetem às deliciosas camadas e texturas de Ferrero Rocher®.
  

Ferrero Rocher® também utiliza um logotipo secundário, representado apenas pelo nome da marca e na cor marrom (que não por coincidência é característica do chocolate).
  

Os slogans 
Accendi l’oro che è in te. (2022) 
Celebrate the Moment. (2019) 
Precious like the people we love. (2014) 
Share something special. (2008) 
Share the secrets of gold. (2008) 
Share the magic. (2006) 
Make the moment golden. (2006) 
Time for gold. (2005) 
Makes any occasion a bit special. (2005) 
Satisfaz o desejo de requinte. (2005, Portugal) 
The irresistible gift of good taste. (2002) 
It’s more of a party with Rocher. (1998) 
A sign of good taste. (1993)  
O brilho do momento que celebramos juntos. (2022, Brasil) 
Momentos que valem ouro. (2017, Brasil) 
Prazer Divino. (2014, Brasil) 
Uma expressão de bom gosto. (1998, Brasil)  
Irresistível bom gosto. (1996, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1982 
● Criador: Michele Ferrero 
● Sede mundial: Alba, Piemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero International SpA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Lapo Civiletti 
● Faturamento: €1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Chocolates premium 
● Principais produtos: Bombons, barras e ovos de chocolate 
● Concorrentes diretos: Baci, Lindt, Guylian, Maître Truffout, GodivaKopenhagen e Sonho de Valsa 
● Ícones: O invólucro dourado e a pirâmide de bombons 
● Slogan: Momentos que valem ouro. 

A marca no mundo 
Atualmente a Ferrero Rocher® comercializa seus produtos em mais de 140 países ao redor do mundo, com forte presença no continente europeu. Vale ressaltar que a China já é o maior mercado para o bombom de avelã de embalagem dourada, que se tornou um presente popular no país. Com faturamento anual estimado em mais de €1 bilhão, todos os anos são produzidas aproximadamente 5.5 bilhões de unidades do famoso bombom. Além disso, Ferrero Rocher® é líder mundial no segmento de bombons embalados, com uma participação de 10%. Por estar muito associado à festas e celebrações, mais de 60% das vendas de Ferrero Rocher® ocorrem nos últimos três meses do ano. 


Você sabia? 
Cada bombom Ferrero Rocher® leva quatro avelãs - uma no centro e três divididas entre o creme e a cobertura. 
Em alguns países, devido à rígida política de qualidade da empresa italiana, os bombons são comercializados somente durante o inverno. 
Ferrero Rocher® contém lecitina de soja, que é amplamente utilizada como remédio para controlar colesterol alto, depressão e ansiedade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), jornais (Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), O Guia dos Curiosos e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 24/3/2024 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Domingues disse...

Sem duvida é uma "jornada multissensorial completa" estes bombons. Delicia!!