A missão da INTIMUS® é dar liberdade e confiança para milhões de mulheres aproveitarem todos os momentos da sua vida, instigando-as a questionar os estigmas da menstruação. Para a marca, saúde e bem-estar são prioridades, sempre buscando maneiras de tornar essa jornada mais suave e fácil de lidar. Por isso INTIMUS® pensa em que cada detalhe levando em conta o jeito de ser de cada mulher, aliando máxima proteção, conforto e tecnologia para aproveitar o melhor de todos os dias.
A história
Tudo começou no início dos anos de 1990 quando a empresa Kenko do Brasil, que já atuava com destaque no setor de fraldas descartáveis, resolveu ingressar no segmento de absorventes higiênicos. Após pesados investimentos em desenvolvimento, pesquisas e testes, no final de 1993 foi lançado INTIMUS® GEL, que trouxe ao mercado brasileiro um absorvente mais discreto na espessura e formato anatômico, que acompanhava melhor os movimentos do corpo da mulher. INTIMUS® revolucionou o segmento, pois foi a primeira marca a lançar um absorvente externo com gel em toda linha e em formato anatômico, com canais laterais, circuito completo anti-vazamento e tripla proteção, proporcionando maior conforto, proteção e discrição, sem deixar de oferecer a máxima segurança.
A nova marca estreou no mercado com cinco versões - incluindo absorventes com ou sem abas, mais longo, etc. - e uma forte campanha publicitária que divulgava a principal característica do produto através da frase “Chegou o absorvente que tem gel até no nome”. Além disso, a nova marca investiu na distribuição de 240 mil kits - com dois absorventes cada - nas portas de cinemas de várias capitais para propagandear a novidade. Pouco depois, em 1995, a marca já mostrava seu DNA de inovação ao apresentar duas grandes novidades: INTIMUS® GEL ADVANCED, absorventes com exclusivas barreiras laterais que proporcionavam mais segurança contra vazamentos, mesmo em dias de maior fluxo; e INTIMUS® DAYS, um protetor diário que acompanhava as curvas dos corpos das mulheres brasileiras.
Em 1996 a multinacional americana Kimberly-Clark (conheça essa outra história aqui) adquiriu o controle acionário da Kenko. Vale ressaltar que a marca INTIMUS® se beneficiou da vasta experiência da empresa americana nesse segmento, já que em 1920, atendendo as necessidades das mulheres que começavam a ingressar no mercado de trabalho, lançou nos Estados Unidos o primeiro absorvente feminino com a marca Kotex®, que superou grandes dificuldades de aceitação na época por meio da percepção de sua principal qualidade: a higiene.
Com isso INTIMUS® lançou novas versões, adotou tecnologias de absorção cada vez avançadas e ganhou ainda mais poder de distribuição no mercado nacional. O resultado foi que INTIMUS®, em dois anos, alcançou aproximadamente 7% de participação no mercado brasileiro, passando a incomodar marcas tradicionais, como por exemplo, Sempre Livre® (conheça essa outra história aqui). Nos anos seguintes, INTIMUS® se tornou referência em higiene e proteção íntima feminina com o lançamento de sabonetes íntimos líquidos (específico para o uso diário na região íntima, proporcionando o equilíbrio do pH, prevenindo assim possíveis infecções) e lenços umedecidos (cujo conforto e comodidade proporcionam uma sensação de limpeza e frescor durante todo o dia).
Além disso, apresentou novidades, como por exemplo, INTIMUS® GEL NOTURNO, desenvolvido e pensando no bem-estar, pois possuía um formato mais longo e anatômico que proporcionava maior segurança contra vazamento durante a noite ou em períodos de maior fluxo; e o INTIMUS® GEL TEEN, especialmente desenvolvido para as necessidades das adolescentes, pois possuía formato anatômico cuidadosamente desenvolvido para o corpo das meninas que estão em transformação, proporcionando melhor ajuste, além de estampar em suas embalagens exclusivas estrelinhas e a personagem Camila.
A partir dos anos de 2000, INTIMUS® iniciou um ciclo contínuo de lançamentos inovadores, inclusive ampliando sua atuação para outros segmentos de higiene e proteção feminina, como por exemplo, absorventes internos, além de embalagens que uniam absorventes com lencinhos umedecidos. Em 2013, a INTIMUS® relançou toda sua linha de produtos com a tecnologia Controle de Odores, que capturava e absorvia os odores naturais da região íntima feminina. Outra novidade ficou por conta da tecnologia Respirável, encontrada no protetor diário, cujo objetivo era prolongar a sensação de frescor durante o dia, evitando o abafamento na região íntima e, com isso, evitando infecções. Além disso, decidiu expandir para toda sua linha de produtos a tecnologia do sistema de centro azul, que absorvia o fluxo em segundos e o mantinha longe da pele, evitando vazamentos.
No ano de 2017 a marca apresentou nova formulação para a linha de sabonetes íntimos, com novas fragrâncias (especialmente desenvolvidos para prolongar a sensação de frescor e limpeza, pois possuía a exclusiva tecnologia Intimus® Odor Control que minimiza os maus odores deixando-a fresca por mais tempo, todos os dias). Em 2018 a marca inovou mais uma vez ao lançar no mercado a linha INTIMUS® SPORT, que absorve o fluxo e o suor, permitindo se mover junto com a mulher, além de oferecer alta performance até em movimentos intensos. Mais recentemente, em 2022, a marca ingressou em uma nova categoria de produto com o lançamento da INTIMUS® CALCINHA ABSORVENTE, em dois modelos e em cinco tamanhos, do PP ao GG. O produto é lavável e reutilizável, conta com o conforto de uma calcinha de algodão e a proteção imbatível de INTIMUS®, incluindo a tecnologia antibacteriana, controle de odores, além de três camadas de proteção que absorvem, retêm e evitam vazamentos.
INTIMUS® é uma marca que existe para acompanhar as mulheres em todos os momentos do seu ciclo menstrual e desmistificar todos os estigmas relacionados a menstruação e saúde íntima, deixando a jornada mais tranquila e cheia de confiança para milhões de brasileiras.
2005
● Lançamento do INTIMUS® GEL DUPLA SEGURANÇA, que apresentava melhoria de desempenho, pois absorvia o fluxo mais rapidamente, graças à rede de canais projetada para manter a mulher segura por mais tempo.
2006
● Lançamento do INTIMUS® DISCRET, absorvente mais estreito atrás que se adaptava melhor a calcinhas cavadas, bastante usadas pelas brasileiras.
2007
● Lançamento do absorvente interno INTIMUS® INTERNO, um produto mais fino, fácil de colocar e mais confortável, que oferecia ainda absorção superior (pois utilizava 8 canais que proporcionavam uma rápida expansão radial do absorvente) para a mulher se sentir segura e confiante. O novo produto era comercializado em invólucros coloridos.
2009
● Lançamento do INTIMUS® GEL UNIQUE CLEAN, que prometia trazer bem-estar e proteção ás mulheres através de um novo absorvente que mantinha o fluxo longe da pele e a deixava até três vezes mais seca. Isto porque o produto apresentava um inovador Centro Block Gel e uma camada adicional em sua composição, que proporcionavam uma melhor e mais rápida absorção do fluxo, mantendo-o longe da superfície e da pele.
2012
● Lançamento de INTIMUS® EVOLUTION, uma linha de cuidados femininos (absorvente externo e interno e protetor diário) que proporcionava conforto e segurança, tecnologia avançada (cobertura Duo, que unia o conforto da cobertura suave com a rápida absorção da cobertura seca em um só produto), tudo alinhado a um design ainda mais moderno e feminino. O absorvente interno era rosa e apresentava design diferenciado e funcional.
2014
● Lançamento do INTIMUS® INTENSE, o primeiro absorvente do mercado brasileiro com maior proteção na frente e atrás para os primeiros dias de maior fluxo.
2017
● Lançamento do INTIMUS® Noturno Extra Proteção (absorvente com exclusiva forma Max anatômica, mais larga atrás para absorver grandes fluxos) e dos protetores diários respiráveis INTIMUS® DAYS (cuja camada respirável permitia que o ar circulasse e não abafasse a região íntima).
2019
● Lançamento do INTIMUS® Protetor Diário com Tecnologia Antibacteriana, até então o único do mercado brasileiro com ação preventiva contra a proliferação de 99% das bactérias e fungos no protetor, sem causar desequilíbrio à flora vaginal.
2020
● Lançamento da linha INTIMUS® Antibacteriana e Defesas Naturais, composta por absorvente (diurnos e noturnos), sabonete íntimo e lenços umedecidos, que ofereciam proteção extra para a região íntima, com foco em manter o equilíbrio natural da flora vaginal e prevenir o crescimento de bactérias nocivas.
2022
● Lançamento da linha INTIMUS® 2em1 (absorvente e protetor diário) para menstruação e escapes de urina, tornando os ciclos mais tranquilos e livres de imprevistos.
2023
● Lançamento do Protetor Diário INTIMUS® com Indicador de Troca, cuja tecnologia exclusiva muda de cor (de amarelo para azul) indicando o momento ideal da troca, mantendo assim a região íntima equilibrada e saudável.
2024
● Lançamento do INTIMUS® Protetor Diário Longo Extra Proteção, que conta com um formato 20% maior que o tradicional e chega com a proposta de oferecer mais conforto e discrição para as consumidoras.
2025
● Lançamento do absorvente INTIMUS® Toda Renovada, que promove uma sensação prolongada de frescor e limpeza, e cuja tecnologia com microesferas neutralizam odores e garantem até 100% de proteção contra vazamentos. Os produtos dessa linha foram desenvolvidos para manter a região íntima fresca, protegida e confortável durante todo o dia.
Através de sua comunicação e campanhas publicitárias, INTIMUS® busca empoderar as mulheres, mostrando que é possível ter um estilo de vida ativo e confiante em todas as fases da vida. A marca também se preocupa em combater preconceitos de gênero e promover a igualdade. Por exemplo, em 2015 a marca inovou ao lançar seis curtas-metragens (três minutos de duração) que falavam da pluralidade da mulher (amor, trabalho e sonhos), em uma ação batizada de “Marias, elas não vão com as outras”, que estreou no Telecine (conheça essa outra história aqui). A marca resolveu desconstruir a expressão popular compartilhada de estereótipos e preconceitos “Maria vai com as outras”, em uma série que buscava falar diretamente ao seu público-alvo. A série tinha, como recorte, um dia na vida de seis Marias, cada uma com um segundo nome e uma personalidade própria: Maria Eduarda (cantora prestes a realizar seu primeiro show), Maria Luiza (acaba de criar atrito com um rapaz na academia), Maria Carol (descobriu que está grávida de um namorado há apenas quatro meses), Maria Fernanda (produtora que tem que encontrar um novo talento musical), Maria Laura (está com problemas com a chefe) e sua irmã Maria Paula (está com uma nova paquera, mas não quer nada sério). A série teve quatro temporadas e foi uma bem-sucedida ação de Branded Content.
Já em março de 2020 a marca lançou a campanha #ChegadeEstigma, que iniciou uma conversa educativa sobre os estereótipos que a sociedade coloca na menstruação. Agora, meninas e mulheres que não aceitam mais o estigma da menstruação são o novo ciclo transformador. Em agosto desse mesmo ano, Como forma de fortalecer seu compromisso social e o propósito de questionar o estigma da menstruação com uma nova plataforma de ações, a marca lançou o projeto “Ela Pode”, que defende o progresso das mulheres ao lutar contra os estigmas da menstruação e as barreiras decorrentes presentes na sociedade, promovendo o acesso à educação em escolas e comunidades e ajudando a abrir portas para que elas obtenham oportunidades iguais. Para isso, a marca se uniu à ONG Plan International e doou mais de 1.3 milhões de absorventes e protetores diários para cerca de 35 mil meninas e mulheres que viviam em situação de vulnerabilidade em comunidades da Bahia, Maranhão e Piauí.
As ações tiveram continuidade em 2021 com o movimento #EuSouUmNovoCiclo, cujo objetivo era promover o progresso feminino a partir da visão de meninas mais jovens sobre o estigma da menstruação.
Esse ano também foi marcado pela estratégia de se aproximar cada vez mais da geração Z para ajudar a levar informações sobre os cuidados com a vulva, sempre questionando os estigmas que permeiam os ciclos além da menstruação, e que resultou no lançamento do SAC da PPK, uma linha direta divertida e com conteúdo informativo sobre temas específicos para a saúde íntima feminina. A iniciativa trouxe para a conversa o tom bem-humorado e ao mesmo tempo agregador para abordar temas, como sexualidade, ciclos e cuidados com a “ppk” (gíria utilizada para “vagina”). E, para deixar o SAC ainda mais atraente, a marca convocou a apresentadora Thaynara OG e a gamer Bibi Tatto para serem as atendentes dos vídeos, que contavam ainda com a participação da ginecologista e obstetra Rebeca Gerhardt nos esclarecimentos das dúvidas enviadas pela audiência.
Em 2022 a marca apresentou a campanha “Carona Noturna – Conforto e proteção para você aproveitar a noite do seu jeito”, para divulgar o absorvente Noturno, que passou a contar com duas áreas de absorção, evitando vazamentos na parte de trás. A campanha contou com a gamer e criadora de conteúdo Bibi Tatto para rodar pela cidade de São Paulo em um carro especial INTIMUS® e oferecer carona a quatro mulheres, para que conseguissem chegar protegidas e confortáveis aos seus destinos. Bibi conversa com elas sobre o dia a dia de cada uma e como se preparar para enfrentar a rotina durante o período de fluxo intenso. A ação ainda distribuiu mais de 450 vouchers de desconto de R$ 20 cada para que as consumidoras pudessem se deslocar com conforto e proteção aos seus destinos.
2022 também foi marcado pelo curta-metragem “Lea” (assista aqui), que ganhou o Leão de Ouro na categoria Entertainment for Sport no Festival de Criatividade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial. O filme conta a história da ex-árbitra de futebol, Lea Campos, e mostra sua luta em 1967 para se tornar uma das primeiras árbitras do mundo, quando o futebol ainda era visto como um esporte apenas para homens. No curta-metragem é retratado o cotidiano de estigma e preconceito que ela teve de enfrentar (impedida de apitar jogos pelo fato de ser mulher e menstruar) para anos depois, realizar seu sonho de apitar jogos de futebol e inspirar outras mulheres.
Já em 2023, mantendo o compromisso de incentivo ao progresso feminino em suas ações e promovendo sempre conversas sobre menstruação sem estigmas, a INTIMUS® lançou #MinasNoJogo, um movimento para ajudar a estimular a conexão, identificação e suporte entre mulheres no universo gamer. A ação contou com a participação de nomes conhecidos do streaming, como Sofia Espanha, Maethe e Nayu Chan, e a influenciada Bibi Tatto, embaixadora da marca. Durante toda a campanha, as influenciadoras produziram conteúdos e realizaram lives no Twitch, sempre linkando com atributos do Absorvente INTIMUS® Noturno. O objetivo da campanha era ajudar a amplificar as vozes, muitas vezes silenciadas, de mulheres que não se sentem confortáveis e seguras para se exporem no universo gamer, reforçando que o lugar de mulher é onde ela quer, menstruada ou não.
A mais recente campanha da marca - batizada de “Não chegamos tão longe para pararmos aqui” - foi lançada em 2024 e continua estimulando e incentivando reflexões para ajudar meninas e mulheres a serem o que quiserem, com seus ciclos, seus corpos e seus sonhos. A campanha, que reforça o posicionamento “Menstruada ou não, ela pode”, tem por objetivo valorizar as conquistas femininas até aqui e reforçar que elas podem conquistar muito mais, e que a menstruação não é um impeditivo para isso.
A identidade visual da marca passou por grandes modificações ao longo dos anos. Em 2008 adotou uma nova tipografia de letra, mais fluída e moderna. Depois ganhou uma coloração rosa choque. E por último eliminou a palavra “gel”. Em 2018 a marca apresentou um novo logotipo, que apesar de manter o formato oval, perdeu a inclinação e ganhou uma nova tipografia de letra. Em 2023 esse logotipo perdeu o formato oval e ganhou um novo tom de rosa, cor tão característica da marca.
Intimus®. Menstruada ou não, ela pode. (2018)
Intimus®. Siga em frente. (2017)
Viva suas próprias regras. (2014)
Intimus® entende você. (2006)
Intimus®, confiança para se sentir mais bonita.
Intimus®, o absorvente que acompanha o seu ritmo.
Legal é se sentir segura todos os dias.
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1993
● Criador: Kenko do Brasil
● Sede (nacional): São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Kimberly-Clark Corporation
● Capital aberto: Não
● Presidente: Cláudio Vilardo (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Absorventes higiênicos e protetores diários
● Concorrentes diretos: Sempre Livre®, Sym, Always®, Ladysoft, Mili, Naturella, Diana, Carefree®, Tampax, O.B.®, Dermacyd® e Lucretin
● Ícones: A cor rosa
● Slogan: Intimus®. Menstruada ou não, ela pode.
● Website: www.intimus.com.br
A marca no Brasil
Reconhecida como uma marca completa no segmento de higiene e proteção íntima feminina - já que oferece absorventes (externo e interno), protetores diários, sabonetes líquidos íntimo, lenços umedecidos e calcinhas absorventes - a INTIMUS® está presente em todo território nacional, sendo líder na categoria de absorventes, o que inclui os internos e externos e protetores diários.
Você sabia?
● A marca INTIMUS® foi pioneira no mercado brasileiro ao lançar absorventes embalados um a um (individual), absorventes decorados (introduzidos em 2010), além de ter apresentado a embalagem com “cordinhas”, oferecendo assim muito mais higiene e praticidade.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/7/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Um comentário:
Os mas antigo era mas confortável
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