O arroz soltinho de todo dia, o frango assado da família, o macarrão do domingo ou aquela refeição balanceada para comer sem peso na consciência. Para milhões de brasileiros, tudo começa com Soya. Por isso, há 45 anos, os óleos da Soya transformam um simples ingrediente em uma receita deliciosa e única.
A história
Tudo começou quando a Ceval Alimentos, empresa brasileira fundada em 1974 pela família Hering, que também era proprietária da indústria têxtil Hering (conheça essa outra história aqui), resolveu ingressar no segmento de óleos de soja. Com isso, em 1976, a empresa lançou no mercado brasileiro o óleo de soja Soya, cujo nome significa “soja” em espanhol. Aos poucos, Soya foi conquistando a confiança dos consumidores e cada vez mais passou a ter grande presença nas cozinhas brasileiras. A marca se tornaria popular em 1989, quando lançou sua primeira campanha publicitária. Com isso, já em 1990, a Soya alcançou a liderança de mercado no segmento de óleos de soja. Em 1992, a Soya iniciou sua expansão nacional, não somente com a ampliação da distribuição, mas com altos investimentos em campanhas publicitárias. Em 1995, a marca inovou ao lançar o primeiro óleo de cozinha em garrafas PET, já que anteriormente o produto era comercializado apenas em latas de metal.
Em 1997, Soya lançou pioneiramente a embalagem PET com forma arredondada, sendo eleito como o óleo de soja mais lembrado e preferido pelos consumidores brasileiros. Ainda em 1997, com a venda da Ceval Alimentos, por um valor estimado em US$ 400 milhões, para a multinacional Bunge (conheça essa outra história aqui), a marca Soya passou a fazer parte do portfólio de um dos gigantes do agronegócio e alimentos no Brasil. Vale ressaltar que a Bunge foi pioneira ao lançar, na década de 1920, o primeiro óleo vegetal comestível do Brasil. Com foco em atender às novas demandas dos consumidores brasileiros, em 2003, pela primeira vez desde que foi criada, a marca Soya ganhou novas categorias de produtos com o lançamento do creme vegetal (margarina) Soya Cremosy e de uma linha de maionese. Em 2011, Soya ingressou no segmento de Food Service - voltado à estabelecimentos comerciais - com o lançamento da maionese em embalagem de 3kg.
Em novembro de 2013, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do Óleo de Soja com Canola, fonte de ômega 3 e 6, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares quando associados a hábitos de vida saudáveis. No ano seguinte, a marca ingressou em um novo segmento de mercado com o lançamento de caldos (nos sabores legumes, carne e galinha) e temperos em pasta (nas opções completo sem pimenta, completo com pimenta e alho e sal). Em 2017, a marca lançou a linha de óleos especiais, incluindo as versões canola (rico em ômega 3 e 9, que associados à hábitos de vida saudáveis, podem auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares), girassol (rico em Vitamina E, considerada um antioxidante natural que pode ajudar a combater o envelhecimento celular) e milho (rico em ômega 6, uma gordura essencial que pode auxiliar no bom funcionamento do organismo). Com essas três novas versões, Soya passou a oferecer uma linha completa de óleos que aumentou o leque de opções aos consumidores da marca, ao mesmo tempo em que apresentava importantes benefícios nutricionais.
Outra novidade de 2017 foi o lançamento do Óleo de Algodão para o setor profissional (estabelecimentos comerciais). Com sabor e odor neutros, o lançamento proporcionava frituras sequinhas e crocantes. Pouco depois, em 2019, a marca expandiu sua linha de maionese com três novos produtos: Soya Mais (mais sabor e cremosidade), Caseira (textura cremosa) e Leve (29% menos sódio e sabor suave).
A partir de 2020, com a venda dos ativos de margarinas e maioneses da Bunge para a JBS (conheça essa história aqui), a marca Soya passou a comercializar somente óleos de cozinha. Em 2025, a marca lançou o óleo de soja Soya Fry Max, produto voltado para frituras profissionais de alta demanda e criado especialmente para o mercado de Food Service, que entrega melhor custo-benefício, além de performance e rendimento superiores para grandes volumes de fritura em comparação com os óleos de soja tradicionais. O novo produto conta ainda com mix de antioxidantes, que garantem melhor desempenho e maior tempo de uso para frituras profissionais, diminuindo trocas frequentes.
Quem disse que óleo é tudo igual? Na linha de Soya, todos têm origem vegetal, mas cada ingrediente-base rende características físicas, químicas e sensoriais diferentes. Isso faz com que cada tipo de óleo combine melhor com uma ou mais formas de preparo. Por exemplo, o produto mais popular da marca - o Óleo de Soja - é filtrado 5 vezes, é fonte de ômega 3 e vitamina E, sendo ideal para preparos do dia-a-dia, frituras em imersão e refogas.
Soya reconhece a importância de gerar um impacto ambiental e social positivo em todos os lugares onde está presente, impulsionando práticas sustentáveis. Por isso, em 2006, a marca lançou o projeto Soya Recicla, cujo propósito era conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando o descarte incorreto na rede de água, esgoto ou no lixo comum. Só nos primeiros quatro anos de existência houve um aumento de 500% na quantidade de litros que deixaram de poluir o meio ambiente por meio do projeto. Todo óleo coletado pelo projeto é encaminhado para reciclagem e será transformado em produtos mais sustentáveis, como sabão em barra ecológico, biocombustível, combustível de fonte limpa e renovável. Prestes a completar 20 anos, o maior programa de reciclagem de óleo de cozinha usado do país oferece mais de 3 mil pontos de coleta em mais de 120 cidades e já destinou para reciclagem mais de 17 milhões de litros de óleo de cozinha usado. Soya Recicla também atua em projetos próprios e setoriais realizados em escolas selecionadas para impulsionar a mudança de hábitos e a mentalidade das crianças e adolescentes em prol do meio ambiente.
Soya se tornou popular e conhecida pelas campanhas bem-humoradas ao longo de sua história. A primeira delas foi lançada em 1989 e carregava o slogan “O Óleo nosso de cada dia”, que tornou a marca conhecida e presente na vida dos consumidores brasileiros. Mas foi em 1992 que Soya realmente se tornou popular entre os brasileiros com o lançamento de uma irreverente campanha onde legumes e alimentos falantes protagonizavam os filmes publicitários da marca, que carregavam o slogan “Toda comida pede um grande óleo”. Um dos filmes apresentava um curioso testemunhal de um tomate, que contava a história dele e seus irmãos, reforçando o uso de um óleo de qualidade para produzir alimentos (assista aqui). Já outro filme era protagonizado por uma polenta, que com jargões políticos apresentava uma negociação às escondidas com a carne do churrasco, onde pedia para ser fritada com óleo da marca Soya (assista aqui).
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação mais significativa ocorreu em 2002, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e a cor vermelha. Após passar por uma nova remodelação em 2010 - quando ganhou uma forma abstrata em vermelho, - em 2017 Soya apresentou uma nova identidade visual, com nova tipografia de letra e novo formato do fundo vermelho, aplicado sob um fundo dourado. Em 2025, a marca apresentou um novo logotipo - que ganhou o formato de um coração estilizado - mais moderno, vibrante e conectado com o cotidiano dos consumidores.
Toda receita começa com Soya. (2025)
Todo momento pede Soya! (2019)
Dá gosto viver com Soya. (2017)
Toda comida pede amor, carinho e Soya. (2015)
Com Soya, o sucesso é todo seu! (2013)
Com Soya quem brilha é você. (2013)
Todo mundo pede um grande óleo. (1993)
Toda comida pede um grande óleo. (1992)
O Óleo nosso de cada dia. (1989)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1976
● Criador: Ceval Alimentos
● Sede nacional: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Bunge Alimentos S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Rossano de Angelis Junior
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Óleos de cozinha
● Concorrentes diretos: Liza®, Sinhá, Coamo, Vitaliv, Suavit, Leve, Cocamar, Veleiro®, Salada, Purilev®, Mazola® e Qualitá
● Ícones: A cor vermelha
● Slogan: Toda receita começa com Soya.
● Website: www.soya.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a Soya comercializa sua linha de produtos - diferentes tipos de óleos de cozinha (soja, girassol, canola e milho) - em todo território nacional, sendo a marca líder de vendas, presente em 8 a cada 10 casas brasileiras. A marca também atua no segmento de Food Service, voltado para estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, hotéis, padarias, entre outros.
Você sabia?
● Em 1996, a campanha “SOS Criança” estampou a lata do Óleo de Soja Soya com fotos de crianças desaparecidas. Esta foi uma das grandes ações sociais que a marca realizou durante a sua trajetória.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 4/11/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding











Nenhum comentário:
Postar um comentário