Na hora de comprar óculos, nada melhor do que se sentir tranquilo e seguro. Afinal, eles são um investimento na saúde e vão oferecer conforto para um sentido muito importante na vida: a visão. Por isso, milhões e milhões de usuários no mundo escolhem as lentes VARILUX, uma especialista em cuidar da sua visão. Afinal, suas lentes garantem uma visão superior, a qualquer distância, em qualquer situação.
A história
Paris, o bairro da ótica. Enquanto René Grandperret desenvolvia o conceito da lente orgânica, Bernard Maitenaz, um jovem licenciado das Artes e Ofícios e da Escola Superior de Óptica, ingressava, em 1948, como engenheiro de projetos na empresa Société des Lunetiers. Deste encontro entre um jovem engenheiro de apenas 22 anos e uma empresa centenária iria nascer a VARILUX. A ideia nasceu de uma constatação muito simples, fruto da dupla formação em ótica e mecânica de Bernard Maitenaz. Em mecânica, estudou formas complexas. Mais tarde, ele verificou que, em ótica, se utilizavam naquela época apenas formas simples, como esferas e toros. Utilizou, então, formas mais complexas para melhorar o desempenho das lentes corretoras. O projeto de uma lente multifocal era seu hobby pessoal, dedicando noites e finais de semana a ele.
Em 1951, ele registrou a patente do resultado de suas primeiras pesquisas sobre a geração das superfícies progressivas. Em 1955, já era capaz de apresentar um conjunto coerente de cálculo e de fabricação à Société des Lunetiers. Assim foi registrada a primeira patente para o projeto de fabricação da lente multifocal. Esta primeira máquina gerava superfícies, contudo não as duplicava. Inventou-se, então, uma espécie de máquina de copiar, que, finalmente, tinha uma precisão enorme. Em seguida foram criadas máquinas para polir estas superfícies atípicas. Em 1958 foi concluída a primeira unidade de produção semi-industrial e finalmente VARILUX foi apresentada aos óticos. Porém, as aberrações e distorções laterais eram ainda excessivas.
Em maio de 1959, após muitos aperfeiçoamentos e infra-estrutura de produção, a VARILUX foi lançada oficialmente no Hotel Lutetia em Paris, por ocasião do Congresso Internacional dos Óticos. O nome era uma combinação de “vari” (da palavra variação) e “lux” um sufixo usado para outras linhas de lentes da empresa. A VARILUX foi a primeira lente multifocal progressiva do mundo, que corrigia a vista cansada (ou presbiopia) e proporcionava ao usuário de óculos uma visão nítida de perto, a meia distância e de longe. Esta invenção constituiu o maior avanço no campo de compensação da presbiopia (vista cansada), por proporcionar soluções visuais mais eficazes e confortáveis, que ampliam os campos de visão e reduzem os movimentos da cabeça e dos olhos.
Contudo, muitos acharam um contra-senso, pois uma superfície desse tipo implicava em defeitos de astigmatismo considerados inaceitáveis. Tanto foi assim que, no final de 1960, haviam sido vendidas somente 30.000 lentes. Além do novo conceito, havia um enorme problema de montagem das lentes pelos óticos. Uma lente bifocal podia ser montada de um modo aproximado. Mas uma multifocal deveria ser montada considerando milímetros. Este ponto foi demonstrado aos óticos e a partir daí foram desenvolvidos aparelhos especiais, como o pupilômetro em 1961. Superado os problemas iniciais, a empresa investiu em parcerias e contratos de distribuição com óticas para o lançamento das lentes VARILUX em outros países como Holanda, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Japão. Ao final desta década, as vendas romperam a marca de 2 milhões de unidades.
No dia 1 de janeiro de 1972, ocorreu a fundação da ESSILOR, após a fusão das duas empresas óticas dominantes na França naquela época: Essel, fundada em 1849 por produtores de óculos, inventora da VARILUX e onde trabalhava Bernard Maitenaz; e Silor, fundada por Georges Lissac. Com a fusão, uma das primeiras ações da nova empresa, foi aprimorar o processo e o desenvolvimento das lentes multifocais, resultando, ainda neste ano, no lançamento da VARILUX 2, com melhor design e material mais leve que a original, proporcionando maior conforto geral. Rapidamente as novas lentes geraram um tremendo aumento nas vendas, que no final do ano já alcançavam 5 milhões de unidades. Foi a partir deste momento que a marca VARILUX foi finalmente reconhecida. Pouco depois, as lentes foram introduzidas no mercado americano.
Em 1980, Bernard Maitenaz assumiu o cargo de presidente da Essilor, e a transformou em uma empresa internacional. Para ganhar novos mercados reduziu os custos de produção e incorporou unidades fabris e laboratórios de prescrição à sua base. Com isso, a marca VARILUX foi introduzida em vários outros países ao redor do mundo. Com mais investimentos em pesquisas, nos anos seguintes foram lançadas grandes novidades como as lentes VARILUX EXPERT e a VARILUX COMFORT, quarta geração de suas lentes, que continua sendo a mais vendida no mundo até hoje. Isto porque somente as lentes progressivas VARILUX aliavam as vantagens das lentes de tipo “duro” (amplo campo para a visão de perto) e do tipo “suave” (boa visão periférica).
O início do século XXI foi marcado por avanços tecnológicos, com o lançamento da VARILUX PHYSIO, uma lente que baseia seu desempenho na W.A.V.E. Technology, capaz de associar o sistema controle da frente de onda para calcular a ótica da lente e uma técnica de produção de alta precisão, chamada surfaçagem digital avançada. Em 2008, a marca apresentou a Varilux Experience, um conceito de simulação virtual utilizando as várias soluções oftálmicas oferecidas a quem precisa corrigir a vista cansada, após os 40 anos de idade. Com a Varilux Experience é possível fazer a demonstração das tecnologias utilizadas para produzir as lentes da marca, muito semelhante ao que ocorre nos laboratórios de pesquisa, de forma a oferecer um auxílio de comunicação eficaz para os oftalmologistas, profissionais de ótica e os usuários de óculos. Em uma sala de projeção para filmes 3D, a plateia munida de óculos especiais acompanha os passos de um jovem rapaz com vista cansada. Passo a passo, ele experimenta a visão produzida por lentes monofocais, bifocais, lentes multifocais padrão e, finalmente, lentes VARILUX.
Nos anos seguintes foram introduzidas no mercado uma vasta gama de lentes e as diversas opções disponíveis permitiam responder a cada uma das necessidades individuais dos portadores. Um exemplo disso é a VARILUX S SERIES, lente que oferece amplos campos de visão com baixo efeito de flutuação. Essas lentes foram desenvolvidas para facilitar a visão de longe para a visão de perto nos tablets e smartphones, que são frequentemente usados atualmente. Além disso, a VARILUX introduziu novas tecnologias, como por exemplo, a Point by Point Twinning, que utiliza complexos cálculos de superfície ótica aumentando a precisão da visão em qualquer direção do olhar.
A linha do tempo
1976
● Lançamento das lentes orgânicas (plástico) VARILUX ORMA.
1983
● Lançamento da VARILUX ORMA SUPRA, lente de plástico com um revestimento resistente a arranhões.
1988
● Lançamento da VARILUX MULTI-DESIGN, desenvolvida de acordo com a adição e ametropia. Essa lente mantinha a largura de campo de visão de perto, em qualquer que fosse a adição, isto é qualquer que fosse o grau e estágio de desenvolvimento da presbiopia.
1993
● Lançamento da VARILUX COMFORT. Com isso a empresa desenvolveu o método do ciclo dióptrico, tornando possível a calibragem das características das lentes para aumentar a satisfação do usuário. Ele consiste na repetição de cálculos e medidas até que um resultado eficaz seja alcançado pelo usuário. As lentes foram lançadas simultaneamente em toda a Europa e, subsequentemente, na Ásia e nos Estados Unidos.
1997
● Lançamento da VARILUX EXPERT, lentes que permitem ao profissional oferecer uma solução eficaz aos présbitas, com uma atraente relação qualidade x preço, se beneficiando da notoriedade da marca.
2000
● Lançamento da VARILUX PANAMIC, primeira lente que oferecia total liberdade de visão, ampliando os campos de visão e reduzindo os movimentos da cabeça e dos olhos.
2003
● Lançamento da VARILUX IPSEO, primeira lente realmente personalizada do mundo. Para que isso fosse possível, a empresa desenvolveu um equipamento chamado Vision Print System, que mede a forma como a pessoa olha ao redor. Assim, fornece um índice da proporção de movimentos cabeça/olhos que o usuário realiza para confeccionar a lente absolutamente sob medida. VARILUX IPSEO é tão personalizada que vem com as iniciais do usuário gravadas nas lentes.
2004
● Lançamento da VARILUX PIX, menor lente multifocal com desenho específico para armações pequenas.
● Lançamento da VARILUX ELLIPSE, que permitia ao presbiopista utilizar armações pequenas e uma lente progressiva.
2005
● Lançamento da VARILUX COMPUTER, especialmente desenvolvida para ser utilizada em frente ao monitor do computador, evitando assim o cansaço da vista.
2006
● Lançamento das lentes VARILUX PHYSIO e VARILUX PHYSIO 360°. Era a visão entrando na era digital. Através da revolucionária tecnologia de frente de onda (wavefront) essas lentes são produzidas de uma forma patenteada de cálculo, proporcionando aos usuários máxima nitidez, amplitude, conforto e precisão visual em todas as direções do olhar.
● Lançamento das lentes VARILUX LIBERTY, que oferecem uma visão clara em todas as distâncias.
2008
● Lançamento da VARILUX IPSEO NEW EDITION, lentes projetadas e testadas utilizando o sistema de Realidade Virtual desenvolvido pela Essilor.
● Lançamento da VARILUX PHYSIO 2.0, lentes que oferecem detalhes claros mesmo em condições de pouca luz, graças ao Wave 2.0, uma tecnologia que engloba todos os parâmetros responsáveis pelas variações de luz.
2009
● Lançamento da VARILUX COMFORT NEW EDITION, lentes que se adaptam a todos os aspectos da vida diária, incluindo o uso de celulares, para o conforto visual instantânea sem a necessidade de ajustar a posição da cabeça.
2012
● Lançamento da VARILUX S 4D, que faz parte da nova geração de lentes da marca e possui o máximo que a tecnologia pode oferecer para uma visão absoluta. A lente conta com a 4D Technology, uma tecnologia, que pela primeira vez, considera o olho dominante para personalizar as lentes e proporcionar menor tempo de reação ao usuário de multifocal. Esta tecnologia proporciona foco rápido, reação espontânea, maior segurança em atividades dinâmicas e visão intuitiva. Para quem tem vista cansada (presbiopia), essas lentes proporcionam os mais amplos campos de visão com equilíbrio em movimento e foco imediato.
A especialista
Na hora de escolher seus óculos, lembre-se de que você está fazendo um investimento na sua qualidade de vida e na sua saúde visual. Pensando nisso, a Essilor, fabricante exclusiva das lentes VARILUX, lançou no Brasil o programa Varilux Especialista, que credencia óticas de todo o país de acordo com a qualidade dos produtos e do atendimento oferecido. Além disso, o programa elabora treinamentos diferenciados para que o consumidor possa ser atendido pelos melhores profissionais do mercado. Nessas óticas o consumidor tem a garantia de um serviço focado na qualidade, com atendimento especializado e acesso a lentes de última geração. As lojas Varilux Especialista fazem parte de uma iniciativa inovadora e voltada para o conforto dos consumidores.
A evolução visual
O logotipo da marca VARILUX foi remodelado há alguns anos atrás para adquirir um visual mais moderno e limpo.
Os slogans
Natural vision. Forever.
The comfort of better vision.
Get closer to natural vision. (2007)
Varilux keeps progressing. You will too. (2006)
Worldwide leader in varifocal lenses. (2000)
Evoluindo com você. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 1959
● Criador: Bernard Maitenaz
● Sede mundial: Charenton-le-Pont, França
● Proprietário da marca: Essilor International S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Hubert Sagnières
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Ótico
● Principais produtos: Lentes progressivas
● Concorrentes diretos: Hoya, Rodenstock, Carl Zeiss, Shamir e Bausch & Lomb
● Ícones: A lente multifocal progressiva
● Slogan: Natural vision. Forever.
● Website: www.varilux.com.br
A marca no mundo
As lentes VARILUX são comercializadas em quase 100 países ao redor do mundo, vendendo anualmente mais de 160 milhões de unidades. São 400 milhões de óculos no mundo com lentes VARILUX. A marca conta com o suporte da enorme estrutura mundial da Essilor, formada por uma rede oftálmica e ótica única, com 3 centros de pesquisas e 160 laboratórios de prescrição, suportados por 18 fábricas. A vasta gama de lentes multifocais VARILUX e as diversas opções disponíveis permitem atender a cada uma das necessidades individuais dos portadores. Além de compensarem a presbiopia (vista cansada), as lentes VARILUX podem corrigir simultaneamente qualquer outra deficiência visual associada (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
Você sabia?
● Atualmente, uma em cada 3 pessoas que sofrem de vista cansada é usuária da lente multifocal VARILUX, o que torna o produto a lente multifocal mais utilizada em todo mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 1/2/2016
2 comentários:
Quero agradecer, o apóio que me foi dado pelo Sr.Mark representante da varilux,atendeu a minha mãe com muita presteza, com grandes explicações a qual não me foram dadas nem pelo o oftalmologista. Fomos muito bem atendidas pelo o Sr.Mark em uma ótica em Fortaleza, também com grande carinho.
Quero mais uma vez agradecer e parabenizar a Varilux pelo mais perfeito trabaho.
Realmente varilux e a lente perfeita eles estão de parabéns www.oticavisolux.com.br
Postar um comentário