A marca brasileira TIP TOP transformou dois balões, símbolos de seu logotipo, em sinônimo de qualidade, inovação e conforto no segmento de vestuário infantil, com foco em roupas para bebês. Afinal, há 70 anos, a divertida marca está presente na vida de milhões de crianças brasileiras, assim como vestiu outras tantas gerações passadas com mais cor, alegria e amor.
A história
Tudo começou em 1952 quando Eugênio Saverin, um alemão refugiado no Brasil, fundou a Fábrica de Jersey Tip Top, uma pequena empresa para produzir roupas infantis localizada na região da Barra Funda, em São Paulo. Em meio a pesquisas e viagens para descobrir o que o mundo estava lançando no segmento de moda infantil, Eugênio trouxe para o mercado brasileiro os primeiros modelos de macacão para bebês e crianças. Nas décadas seguintes, a qualidade das roupas produzidas pela empresa conquistou muitas mamães, e a marca TIP TOP passou a ser presença constante em lojas especializadas em moda infantil. Além disso, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento de camisetas, calças, jaquetas, pijamas, agasalhos, bermudas, vestidos, entre outros itens. Nesse período a marca virou sinônimo de “roupa de bebê”, e atualmente a expressão “tip top” se refere ao macacão inteiro de plush.
Somente a partir de 1983 a empresa passou a se chamar Tip Top Têxtil S. A. Pouco depois, em 1987, a então TDB Têxtil David Bobrow, tradicional empresa fundada em 1936, adquiriu o controle acionário da TIP TOP, fazendo dela uma de suas subsidiárias. A partir de então a TIP TOP conquistou excelência na produção, expandiu sua linha de produtos, atingiu grande escala de produção e conquistou amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil. Com a chegada do novo milênio a empresa investiu na construção de mais duas fábricas, ambas em Mato Grosso do Sul, para atender a crescente demanda de mercado.
Até 2008 as roupas da TIP TOP eram comercializadas apenas em lojas multimarcas e redes especializadas em vestuário, como por exemplo, C&A (conheça essa outra história aqui), Renner (saiba mais aqui) e Riachuelo (conheça essa história completa aqui), as quais eram o destino de aproximadamente 70% da produção da TIP TOP. Ao notar que havia poucas lojas de roupas para crianças de até quatro anos, a marca resolveu investir em suas próprias unidades e ingressar definitivamente no segmento de varejo. A primeira loja própria da TIP TOP foi inaugurada no Shopping Bourbon, em São Paulo, com conceito arquitetônico inovador que traduzia o conceito confortável e alegre da marca em um espaço com decoração totalmente colorida e lúdica. A loja não tinha praticamente vitrine. A entrada tinha três metros de abertura. Quando a mãe e o pai começavam a olhar os produtos já estavam dentro da loja. Além disso, foi neste momento que a marca lançou uma linha especial de acessórios, que incluía meias, sapatinhos, bolsas, cobertores, bichos de pelúcia, perfumes e itens de utilidade infantil.
Através do sistema de franquia, menos de três anos após a abertura da primeira unidade própria, a marca já havia inaugurado 48 lojas. Desta forma, o consumidor passou a ter uma opção de compra de produtos de alta qualidade, com informações de moda, atendimento especializado e excelente relação custo benefício nos principais centros comerciais do país. Em 2011, a marca lançou uma coleção de roupas de bebê assinada pelo badalado estilista paulistano Alexandre Herchcovitch. Além disso, a TIP TOP fechou parceria com a fabricante de brinquedos Estrela (conheça essa outra história aqui) para que as roupas idênticas às que vestem as bonecas Meu Bebê e Bebezinho pudessem chegar às vitrines de suas lojas.
E não parou por aí: em 2012 a marca inaugurou uma sofisticada loja na badalada Oscar Freire, tradicional rua da capital paulista conhecida pela concentração de grifes de luxo. Esta unidade se diferenciava das demais por contar com serviços exclusivos como fraldário, banheiro e local para alimentação das crianças. A ideia era que o espaço servisse de ponto de apoio para as mães que frequentam a região, não apenas clientes. Em 2013, a TIP TOP inaugurou sua primeira loja no conceito mega store, que diferentemente das unidades tradicionais, onde apenas produtos da marca são vendidos, oferecia também acessórios, brinquedos, puericultura leve (mamadeiras, fraldas, termômetros) e pesada (carrinhos, bebê conforto) em um ambiente agradável, com atendimento personalizado e locais especiais à disposição dos clientes, como espaço kids, cantinho do papai e, em alguns casos, espaço para eventos.
E nos anos seguintes, a marca TIP TOP continuou ampliando sua presença no varejo através de inaugurações de lojas em várias regiões do país, além do aumento de sua linha de produtos. Além disso, em 2016 lançou um novo serviço: a “Lista de Chá de Bebê”, e cuja novidade ficava por conta da versão online. Após a compra dos artigos, os pais recebiam em casa um cartão com os créditos dos itens presenteados, o que possibilitava a escolha do produto que mais precisasse e, na hora que achasse conveniente, durante seis meses. Durante a pandemia de COVID-19, a marca fortaleceu seu comércio eletrônico. Antes restrito às vendas da franqueadora, passou a abarcar as lojas franqueadas também. Foi também na pandemia que a TIP TOP promoveu o redesenho da marca e a repaginação da identidade visual, incluindo um novo projeto para suas lojas.
Atualmente a TIP TOP oferece roupas para bebês (de 0 a 12 meses), com peças confortáveis e antialérgicas; para crianças de 1 a 3 anos, com roupas também bastante confortáveis e muito resistentes; para crianças de 4 a 10 anos, onde busca seguir as tendências da moda infantil; e para adolescentes de 12 a 16 anos, apenas moda praia e pijamas. A marca possui linhas com vestidos, camisas polo, macaquinhos, body para bebês, macacão, agasalhos, calças, camisas, maios e sungas sempre em tecidos moles para propiciar o maior conforto para os pequeninos.
A TIP TOP está em total sintonia com o universo infantil e traz para suas coleções uma mistura entre as tendências de moda e o conforto que reforçam a qualidade dos seus produtos e torna a marca reconhecida no mercado de roupas infantis, principalmente no segmento bebê. Suas coleções são exclusivas para cada estação do ano e, para o verão, é sempre possível encontrar roupas de banho. A marca desenvolve 5 coleções por ano com peças que seguem as principais tendências da moda, absoluta qualidade de materiais e acabamento impecável. Com enorme experiência na área de roupas infantis, a marca investe em tecnologia, possuindo modernos equipamentos de tecelagem, malharia e estamparia. Os produtos da TIP TOP passam, portanto, por um rigoroso processo de qualidade. Com grande variedade o catálogo da marca possui muitas opções que vão vestir e divertir a criançada.
A TIP TOP oferece aos seus consumidores três modelos de varejo: tradicional (lojas espalhadas pelos principais shoppings e capitais do país que oferecem vestuários e acessórios, além de uma gama de produtos que incluem sapatos, malas de maternidade, peças de praia e muito mais), mega store (são mais de 20 unidades especializadas em carrinhos, cadeirinhas e enxovais - além das roupas, que oferecem mais de 4 mil itens, de pratinhos e brinquedos a mantas e cobertores) e outlet (com mais de 15 lojas unidades distribuídas pelo Brasil, oferecem coleções de sucesso, o melhor da moda infantil e todos os produtos vendidos nas lojas TIP TOP com descontos incríveis). O atual design e ambientação das lojas foram adotados em 2021 e apresentaram ambientes mais sóbrios e requintados, mas sem perder o caráter lúdico da marca. Além de móveis modernos, que remetem ao aconchegante quarto de um bebê ou criança, o destaque da nova decoração fica por conta dos dois enormes balões (símbolo da marca) dentro da loja.
A lúdica identidade visual da marca, que possui dois balões (conhecidos como bexigas em algumas regiões do Brasil) e que ressaltam coisas boas da infância, como festa, brincadeira, sonho e felicidade, passou por apenas uma remodelação acentuada ao longo dos anos. E essa remodelação radical ocorreu em 2021 quando a marca apresentou um novo logotipo. Apesar de manter os balõezinhos símbolos da marca (agora com novo design, cores e posicionamento), a nova identidade visual adotou uma nova tipografia de letra (que ganhou um design exclusivo dos caracteres, o que ajuda a construir um logotipo mais proprietário que enfatiza a personalidade da marca). Já as hastes arredondadas das letras deixam a fonte mais suave e amigável, e o ritmo orgânico dá movimento e traz alegria para o logotipo. Quanto às cores, o azul marinho e o vermelho foram substituídos, por cores mais vivas e contrastantes, como o azul em tom piscina e o coral.
Gostoso de viver junto.
Gostosinho de vestir.
● Origem: Brasil
● Fundação: 1952
● Fundador: Eugênio Saverin
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: TDB Têxtil S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: David Bobrow
● Faturamento: R$ 146 milhões (2021)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 128
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500 (incluindo franqueados)
● Segmento: Moda infantil
● Principais produtos: Roupas e acessórios
● Concorrentes diretos: PUC, Lillica & Tigor, Hering Kids, Chicco, Alo Bebê, Kookabu, Tricae e Paola da Vinci
● Ícones: Os dois balões do logotipo
● Slogan: Gostoso de viver junto.
● Website: www.tiptop.com.br
A marca no mundo
Atualmente a TIP TOP, uma das maiores fabricantes brasileiras de roupas de bebê e infantil, conta com uma moderna e descolada rede composta por mais de 125 lojas próprias espalhadas pelos principais shoppings e capitais de todo o Brasil. Além das lojas próprias, a rede distribui seus produtos em mais de 5 mil lojas multimarcas em todo o Brasil. A TIP TOP conta com três fábricas, localizadas em São Paulo, Campo Grande e Sidrolândia, as duas últimas em Mato Grosso do Sul. Juntas, elas têm capacidade de produzir mais de 2.2 milhões de peças por mês. A marca também vende seus produtos para países da Europa como Grécia e Espanha e América do Sul como Argentina.
Você sabia?
● Eduardo Saverin, neto do fundador da TIP TOP, se tornou um empresário bilionário ao ser um dos co-fundadores do Facebook (conheça essa outra história aqui), juntamente com Mark Zuckerberg.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 5/6/2022
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