3.5.07

GLOBO NEWS


Quem liga a televisão e sintoniza no canal GLOBO NEWS tem a certeza de ficar por dentro das principais notícias que estão acontecendo no Brasil e no mundo e os possíveis desdobramentos para o dia seguinte. Economia, política, esportes, tecnologia, entretenimento, notícias regionais e internacionais, preparadas por uma equipe de jornalistas extremamente qualificada e competente. Informação de qualidade e a qualquer hora do dia, só mesmo no GLOBO NEWS. 

A história 
Uma das mais significativas mudanças ocorridas na televisão brasileira nos anos de 1990 foi à introdução do jornalismo 24 horas através da TV por assinatura. Em rede nacional o marco é do canal GLOBO NEWS, que surgiu pelas mãos da jornalista Alice Maria, que já tinha ajudado a criar o Jornal Nacional em 1969, programa onde chegou a ocupar o cargo de editora-chefe, e foi introduzido pela operadora Globosat, para proporcionar ao telespectador notícias em tempo real e programas jornalísticos, com uma programação toda feita no Brasil. O primeiro canal de notícias 24 horas da televisão brasileira foi ao ar no dia 15 de outubro de 1996 tendo como principais noticiários o “Em Cima da Hora” (apresentado por Renata Vasconcellos e Eduardo Grillo) e o “Jornal das Dez” (apresentado por André Trigueiro). Inicialmente a equipe de jornalistas era composta por aproximadamente 150 profissionais, 20% deles com vasta experiência e 80% de recém-formados, que estavam empenhados em um grande desafio: escapar do habitual que caracterizava os telejornais e enfrentar os milhões de assinantes que estavam acostumados a assistir os já consolidados canais CNN e NBC. Entre a talentosa equipe, estavam alguns profissionais que hoje se destacam, não somente no canal, mas como na Rede Globo, como André Trigueiro, Renata Vasconcellos e Christiane Pelajo.


Para manter no ar 24 horas de programação, o novo canal era alimentado por agências de notícias e principalmente pelos correspondentes que a Rede Globo mantinha em diversas capitais do mundo. De início o canal copiou o modelo americano de sucesso da CNN. Depois, começou a produzir programas de entrevistas, curiosidades e sobre temas variados e relevantes. Por último, veio a opção pela reapresentação de alguns programas de enorme sucesso na Rede Globo, como o Fantástico, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil e o Globo Repórter, além da criação de novos programas informativos temáticos abrangendo arte, esportes, saúde e cultura. No mês de abril de 2007, o GLOBO NEWS foi transmitido em um canal de sinal aberto (19 UHF) em São Paulo, em virtude da concorrência com o canal Record News. A partir de 2010, o GLOBO NEWS expandiu seu alcance com o lançamento de aplicativos para smartphones e tablets. No dia 3 de fevereiro de 2013 às 12h30, o canal estreou sua versão em alta definição (HD) com o programa Mundo S/A, que contou a história da Harley-Davidson.


Atualmente o GLOBO NEWS trabalha com uma grade composta diariamente por 22 telejornais de meia hora e um principal, com uma hora de duração, os programas culturais Almanaque e Starte, além de programas de entrevistas como Milênio e Espaço Aberto e programas de curiosidades como Via Brasil e Pelo Mundo. Para assegurar essa ampla cobertura, a rede conta com mais de 300 profissionais nos estúdios de São Paulo e Rio de Janeiro. A redação trabalha 24 horas por dia em um esquema de turnos onde cada equipe faz cinco telejornais. O canal é referência entre os formadores de opinião e a elite intelectual, política e econômica do país. As coberturas ao vivo estão entre os grandes diferenciais do canal, além de sua programação 100% nacional.


Programação de qualidades 
O canal GLOBO NEWS tem mais de 35 programas e jornais em sua grade, entre os quais: 
Jornal Globo News (antigo Em Cima da Hora
Telejornal de 22 edições exibido a cada hora com as principais notícias no Brasil e no mundo, além dos indicadores financeiros e econômicos. Os repórteres dão informações por meio de matérias gravadas, links ao vivo e por telefone. O telejornal é conhecido pela rapidez com que divulga os principais acontecimentos, atualizados a cada nova edição. O telejornal atingiu a marca de 105.000 edições em 2010. 
Jornal das Dez 
Telejornal diário (sempre ás 22:00 horas) com entrevistas, debates, correspondentes internacionais e comentaristas que analisam os principais fatos do Brasil e do mundo. É um dos únicos telejornais brasileiro apresentado de domingo à domingo. É apresentado pela jornalista Mariana Godoy. 
Globo News 
Em Pauta Programa diário com uma hora de duração, cujo enfoque principal é a análise dos fatos marcantes do dia de modo mais aprofundado, feita por experientes correspondentes e comandado por Sérgio Aguiar. O programa está no ar desde 2010. 
Estúdio i 
Informação com inteligência e informalidade. A notícia e a análise dos fatos com comentaristas especializados e convidados especiais, comandados por Maria Beltrão. Está no ar desde 2008. 
Almanaque 
Programa que apresenta reportagens sobre artes, moda, saúde, medicina, cultura e comportamento. Pelo Mundo Programa que exibe notícias curiosas de temas como culinária, turismo, belezas naturais, entre outros assuntos, mostrando um mundo fascinante apresentado em reportagens leves e charmosas. Está no ar desde 1998. 
Via Brasil 
Programa que exibe reportagens pelo Brasil que mostram a riqueza da diversidade de todas as regiões do país. 
Espaço Aberto 
O programa coloca em pauta assuntos ligados à economia nacional, oferecendo um leque diversificado de conceitos, pensamentos e ideias sobre os temas debatidos. 
Globo News Painel 
Programa que debate sobre o grande tema da semana, entre assuntos nacionais e internacionais. Convidados com opiniões e enfoques diferentes em um bate-papo informal e de alto nível conduzidos por jornalistas renomados pelo como William Waack. 
Fatos e Versões 
Os bastidores da semana política em Brasília com Cristiana Lobo. 
Conta Corrente 
Em duas edições, analisa tendências dos mercados financeiros, brasileiro e internacional, e como a economia influencia o dia-a-dia. Traz ainda boletins da Bolsa de São Paulo, e informações da Argentina, Japão, Alemanha e Inglaterra. 
Mundo S/A 
Programa que fala das tendências do mundo corporativo, experiências de sucesso e empresas inovadoras. É ancorado por Elaine Bast, de Nova York, e conta com a participação de repórteres no Brasil e no exterior, como Joana Calmon, correspondente em Paris. 
Cidades e Soluções 
Programa apresentado por André Trigueiro cujo objetivo é mapear os problemas que assolam os principais centros urbanos do país e do mundo e buscar exemplos criativos de superação para encontrar soluções para um mundo sustentável. 
Entre Aspas 
Um programa de debates apresentado por Mônica Waldvogel que amplia o universo de informação a respeito do assunto mais importante do dia. 
Arquivo N 
Um trabalho minucioso de pesquisa sobre fatos e pessoas que entraram para a história, através de imagens de arquivo inesquecíveis e emocionantes, revisitadas em um roteiro atraente e atual. 
Starte 
Programa temático sobre o universo da arte e da cultura, com um olhar revelador da verdadeira dimensão das inúmeras expressões artísticas. 
Sem Fronteiras 
Um novo enfoque sobre o principal assunto internacional da semana, com reportagens de Silio Boccanera, Jorge Pontual e Tonico Ferreira e a análise de entrevistados na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. 
Milênio 
Programa de entrevistas com personalidades internacionais e nacionais que possuem um pensamento inovador e revolucionário sobre temas ligados ao presente e ao futuro da humanidade. 
Manhattan Connection 
Programa liderado por Lucas Mendes que busca debater assuntos como política, economia e entretenimento, no Brasil, Estados Unidos e resto do mundo. O programa que estreou em 1993, diretamente de Manhattan, na cidade de Nova York, era transmitido até janeiro de 2011 pelo Canal GNT, quando passou para a grade de programação do GLOBO NEWS.


A evolução visual 
Desde seu lançamento o canal modificou algumas vezes sua identidade visual. A primeira mudança mais significativa ocorreu em 2008, quando seu logotipo foi totalmente modernizado e alinhado com a filosofia que o GLOBO NEWS adotava, de ser um veículo de comunicação ágil e útil. O logotipo adotou apenas o símbolo da Rede Globo com o tradicional N vermelho ao lado. No dia 18 de outubro de 2010, o GLOBO NEWS apresentou sua nova identidade visual com uma mudança radical (o símbolo da Rede Globo com a palavra NEWS em vermelho do lado direito), tinha como objetivo fortalecer o canal, tornando-o mais dinâmico e promovendo interação da marca com a notícia.


Os slogans 
Nunca desliga. (2010) 
Globo News. A vida em tempo real. 
Seu Canal de Notícias e Informação 24 horas no Ar. 
Paixão pela notícia.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 15 de outubro de 1996 
● Criador: Globosat 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Organizações Globo 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Alberto Pecegueiro (Globosat) 
● Diretor geral: Eugênia Moreira 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: + 12 milhões 
● Presença global: Não (somente no Brasil) 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Canal de notícias 
● Concorrentes diretos: Band News, Record News, CNN e BBC 
● Ícones: O Jornal das Dez 
● Slogan: Nunca desliga. 

A marca no Brasil 
O GLOBO NEWS hoje é referência para o telespectador mais exigente que exige estar sempre bem informado. Com mais de 12 milhões de assinantes, está em primeiro lugar entre os canais de jornalismo da TV por assinatura e é o canal líder entre os assinantes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/4/2014

Nenhum comentário: