Simpatia é o que não falta na história da DAIHATSU. Carros compactos, econômicos e pouco poluentes. Veículos para idosos e deficientes. A montadora japonesa se especializa cada vez mais na produção de veículos “politicamente corretos”.
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A história
A história da montadora japonesa começou no dia 1 de março de 1907 com a fundação da empresa Hatsudoki Seizo Co., pelos professores da universidade de Osaka, Yoshinki e Turumi, para produzir e vender motores internos de combustão. No final do ano, em dezembro, os seis primeiros motores internos de combustão são fabricados pela nova empresa. Em 1919, a empresa ingressou no mercado de veículos com a conclusão de dois protótipos de caminhões. Somente em 1930 a empresa começou a produzir veículos de três rodas, lançando o modelo HA de 500cc no mercado japonês. Neste mesmo ano a empresa produziu seus primeiro motores a gasolina. No final desta década, em 1937, a empresa produziu seu primeiro automóvel de quatro rodas, o modelo FA.
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Somente no ano de 1951, a empresa passou a se chamar oficialmente Daihatsu Kogyo Company. O nome “Daihatsu” é uma combinação do primeiro kanji para Osaka (大) e o primeiro da palavra “mecanismo de fábrica” (発动机制造), e quando juntos são pronunciados “Dai hatsu”. Em 1958, Trinidad e Tobago foi um dos primeiros países fora do continente asiático a começar a importar carros da montadora japonesa. A partir da década de 60, a DAIHATSU começou a produzir inúmeros modelos de pequenos caminhões de carga, como a série DAIHATSU Hijet, marcada pela versatilidade de suas versões disponíveis no mercado, que rapidamente se tornaram um grande sucesso no Japão. No ano de 1965 se tornou a primeira montadora japonesa a exportar veículos para o Reino Unido, iniciando assim sua expansão internacional.
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Pouco depois, em 1967, a DAIHATSU assinou um acordo de cooperação com a Toyota, começando então um estreito relacionamento que culminaria, décadas depois, com a compra da pequena montadora pela gigante. A empresa produziu seu primeiro veículo elétrico em 1970. Pouco depois, em 1974, passou a se chamar Daihatsu Motor Company. Neste mesmo ano produziu e entregou seu primeiro micro-ônibus (com capacidade para 15 passageiros). Em 1977 a montadora atingiu a marca de 5 milhões de carros produzidos em sua história, e, em 1979, inaugurou uma fábrica na Indonésia para atender ao mercado asiático.
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Apesar de tradicional, a DAIHATSU somente conseguiu atingir enormes sucessos nas vendas na década de 80, especialmente pelo lançamento de modelos compactos que se tornaram extremamente populares. Em 1984, a montadora iniciou a produção de vans na China. No ano seguinte atingia a marca de 10 milhões de automóveis produzidos. Foi também nesta década que a DAIHATSU começou a exportar seus automóveis para a América do Norte, ingressando assim no maior mercado consumidor do planeta. Em 1995, um mini carro de passeio com o nome de Move é introduzido no mercado japonês, chegando a vender aproximadamente 15 mil unidades por mês. Nesse mesmo ano a Toyota aumenta sua participação acionária na DAIHATSU para 33%.
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No final desta década, em 1999, a DAIHATSU teve seu controle acionário (51.2%) comprado pela Toyota. No ano de 2002, a montadora desenvolveu o primeiro catalizador inteligente, diminuindo significativamente a emissão de gases poluentes em seus automóveis. Em 2007, ano do centenário da empresa, a DAIHATSU lançou no mercado um novo posicionamento, acompanhado pelo slogan “Innovation for Tomorrow” (algo como “Inovação para o Amanhã”). Atualmente, o ponto forte da DAIHATSU são os automóveis compactos (kei-jidousha) adaptados ao modo de vida dos japoneses e às estreitas ruas do arquipélago. Apesar da longa história, a montadora comprova que sua competitividade não ficou no passado.
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A DAIHATSU trava uma feroz disputa com a Suzuki pela liderança do mercado de automóveis de pequeno porte, sendo responsável por 32,1% das vendas, contra 30,9% da concorrente, de acordo com os dados da associação japonesa de veículos compactos. Hoje em dia, a maior novidade é a importância dada à produção de carros voltados a deficientes físicos e idosos. Modelos populares como o Mira, Atre e Tanto são acompanhados de inúmeros acessórios e equipamentos especiais. Chamados de Friendship Series, a montadora é responsável por aproximadamente 44% da produção desse tipo de veículo. E a tendência é de que esses veículos tenham espaço cada vez maior nas prioridades da empresa, que vê o envelhecimento da população japonesa como um sinal da necessidade crescente de modelos especiais.
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A linha do tempo
1974
● Lançamento do DAIHATSU CHARMANT, um sedã compacto.
● Lançamento do DAIHATSU TAFT, um pequeno jipe com tração 4x4.
1977
● Lançamento do DAIHATSU CHARADE, um mini carro de passeio com motor de 993cc, que conquistou o título de carro do ano no Japão.
1980
● Lançamento do DAIHATSU CUORE, um hatch compacto que se tornou um imenso sucesso. Em 2007, depois de algum tempo sem novidades e para comemorar o seu centenário, a DAIHATSU apresentou o novo Cuore. Com fama de econômico e ultra-compacto, o novo modelo chegou com um design moderno, aproveitamento inteligente do espaço interno e baixo consumo. O modelo já vendeu mais de 5 milhões de unidades pelo mundo desde seu lançamento.
1984
● Lançamento do DAIHATSU ROCKY, um jipe compacto.
1989
● Lançamento de dois novos modelos: DAIHATSU FEROZA (uma espécie de mini jipe) e DAIHATUS APPLAUSE (automóvel compacto).
1992
● Lançamento do DAIHATSU OPTI, um mini carro urbano.
1995
● Lançamento do DAIHATSU MOVE, um mini carro de passeio que se tornou um enorme sucesso de imediato.
1997
● Lançamento do DAIHATSU 4WD TERIOS, um veículo utilitário esportivo mini. Atualmente a linha oferece também a versão para sete passageiros.
1998
● Lançamento do DAIHATSU SIRION, um carro sub-compacto de cinco portas.
2000
● Lançamento do DAIHATSU YRV (Young Recreational Vehicle), uma mini van que foi produzida até 2005.
2001
● Apresentação do DAIHATSU COPEN, um roadster compacto para duas pessoas, equipado com capota de alumínio com acionamento automático.
2003
● Lançamento do DAIHATSU XENIA, uma moderna mini van.
● Lançamento do DAIHATSU TANTO, uma mini-van ultra-compacta para áreas urbanas desenvolvida especialmente para o mercado japonês.
2006
● Lançamento do DAIHATSU SONICA, um mini carro urbano.
● Lançamento do DAIHATSU MATERIA, um veículo utilitário esportivo compacto.
2008
● Lançamento do DAIHATSU GRAND MAX, uma linha de veículos comerciais disponível nas versões caminhão de pequeno porte e micro-ônibus.
● Lançamento do DAIHATSU BOON LUMINAS, nova minivan com visual moderno, com capacidade para sete passageiros em três fileiras de bancos e desenvolvida em parceria com a Toyota.
2009
● Apresentação do DAIHATSU MIRA COCOA, um pequeno automóvel com motor de 660 cilindradas de 58 cavalos, ligado a um câmbio automático de quatro marchas, direcionado ao público feminino.
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O museu
A DAIHATSU inaugurou recentemente, no ano de 2007, um museu em Ikeda (Osaka), no Japão, que conta boa parte da sua história e apresenta perspectivas para o futuro da montadora. Batizado de Humobility World, o projeto visa mostrar a seus visitantes os frutos da sabedoria acumulada em cem anos de produção, e de como isso repercute na qualidade de vida de seus consumidores. Nos corredores do museu, os visitantes podem conhecer os primeiros veículos produzidos pela empresa, e também acompanhar passo a passo as mudanças no design e desenvolvimento dos componentes mecânicos e elétricos ao longo de um século.
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Os slogans
Inovation for tomorrow. (2007)
We Make It Compact.
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de março de 1907
● Fundador: Os professores Yoshinki e Turumi
● Sede mundial: Osaka, Japão
● Proprietário da marca: Daihatsu Motor Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Kousuke Shiramizu
● Presidente: Teruyuki Minoura
● Faturamento: US$ 16.6 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 224.7 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 3.7 bilhões (abril/2010)
● Vendas globais: 1.365.429 (2009)
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Japão e países asiáticos
● Funcionários: 39.000
● Segmento: Automobilística
● Principais produtos: Automóveis compactos e caminhões pequenos
● Ícones: Automóveis compactos (kei-jidousha)
● Slogan: Inovation for tomorrow.
● Website: www.daihatsu.com
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A história
A história da montadora japonesa começou no dia 1 de março de 1907 com a fundação da empresa Hatsudoki Seizo Co., pelos professores da universidade de Osaka, Yoshinki e Turumi, para produzir e vender motores internos de combustão. No final do ano, em dezembro, os seis primeiros motores internos de combustão são fabricados pela nova empresa. Em 1919, a empresa ingressou no mercado de veículos com a conclusão de dois protótipos de caminhões. Somente em 1930 a empresa começou a produzir veículos de três rodas, lançando o modelo HA de 500cc no mercado japonês. Neste mesmo ano a empresa produziu seus primeiro motores a gasolina. No final desta década, em 1937, a empresa produziu seu primeiro automóvel de quatro rodas, o modelo FA.
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Somente no ano de 1951, a empresa passou a se chamar oficialmente Daihatsu Kogyo Company. O nome “Daihatsu” é uma combinação do primeiro kanji para Osaka (大) e o primeiro da palavra “mecanismo de fábrica” (発动机制造), e quando juntos são pronunciados “Dai hatsu”. Em 1958, Trinidad e Tobago foi um dos primeiros países fora do continente asiático a começar a importar carros da montadora japonesa. A partir da década de 60, a DAIHATSU começou a produzir inúmeros modelos de pequenos caminhões de carga, como a série DAIHATSU Hijet, marcada pela versatilidade de suas versões disponíveis no mercado, que rapidamente se tornaram um grande sucesso no Japão. No ano de 1965 se tornou a primeira montadora japonesa a exportar veículos para o Reino Unido, iniciando assim sua expansão internacional.
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Pouco depois, em 1967, a DAIHATSU assinou um acordo de cooperação com a Toyota, começando então um estreito relacionamento que culminaria, décadas depois, com a compra da pequena montadora pela gigante. A empresa produziu seu primeiro veículo elétrico em 1970. Pouco depois, em 1974, passou a se chamar Daihatsu Motor Company. Neste mesmo ano produziu e entregou seu primeiro micro-ônibus (com capacidade para 15 passageiros). Em 1977 a montadora atingiu a marca de 5 milhões de carros produzidos em sua história, e, em 1979, inaugurou uma fábrica na Indonésia para atender ao mercado asiático.
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Apesar de tradicional, a DAIHATSU somente conseguiu atingir enormes sucessos nas vendas na década de 80, especialmente pelo lançamento de modelos compactos que se tornaram extremamente populares. Em 1984, a montadora iniciou a produção de vans na China. No ano seguinte atingia a marca de 10 milhões de automóveis produzidos. Foi também nesta década que a DAIHATSU começou a exportar seus automóveis para a América do Norte, ingressando assim no maior mercado consumidor do planeta. Em 1995, um mini carro de passeio com o nome de Move é introduzido no mercado japonês, chegando a vender aproximadamente 15 mil unidades por mês. Nesse mesmo ano a Toyota aumenta sua participação acionária na DAIHATSU para 33%.
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No final desta década, em 1999, a DAIHATSU teve seu controle acionário (51.2%) comprado pela Toyota. No ano de 2002, a montadora desenvolveu o primeiro catalizador inteligente, diminuindo significativamente a emissão de gases poluentes em seus automóveis. Em 2007, ano do centenário da empresa, a DAIHATSU lançou no mercado um novo posicionamento, acompanhado pelo slogan “Innovation for Tomorrow” (algo como “Inovação para o Amanhã”). Atualmente, o ponto forte da DAIHATSU são os automóveis compactos (kei-jidousha) adaptados ao modo de vida dos japoneses e às estreitas ruas do arquipélago. Apesar da longa história, a montadora comprova que sua competitividade não ficou no passado.
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A DAIHATSU trava uma feroz disputa com a Suzuki pela liderança do mercado de automóveis de pequeno porte, sendo responsável por 32,1% das vendas, contra 30,9% da concorrente, de acordo com os dados da associação japonesa de veículos compactos. Hoje em dia, a maior novidade é a importância dada à produção de carros voltados a deficientes físicos e idosos. Modelos populares como o Mira, Atre e Tanto são acompanhados de inúmeros acessórios e equipamentos especiais. Chamados de Friendship Series, a montadora é responsável por aproximadamente 44% da produção desse tipo de veículo. E a tendência é de que esses veículos tenham espaço cada vez maior nas prioridades da empresa, que vê o envelhecimento da população japonesa como um sinal da necessidade crescente de modelos especiais.
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A linha do tempo
1974
● Lançamento do DAIHATSU CHARMANT, um sedã compacto.
● Lançamento do DAIHATSU TAFT, um pequeno jipe com tração 4x4.
1977
● Lançamento do DAIHATSU CHARADE, um mini carro de passeio com motor de 993cc, que conquistou o título de carro do ano no Japão.
1980
● Lançamento do DAIHATSU CUORE, um hatch compacto que se tornou um imenso sucesso. Em 2007, depois de algum tempo sem novidades e para comemorar o seu centenário, a DAIHATSU apresentou o novo Cuore. Com fama de econômico e ultra-compacto, o novo modelo chegou com um design moderno, aproveitamento inteligente do espaço interno e baixo consumo. O modelo já vendeu mais de 5 milhões de unidades pelo mundo desde seu lançamento.
1984
● Lançamento do DAIHATSU ROCKY, um jipe compacto.
1989
● Lançamento de dois novos modelos: DAIHATSU FEROZA (uma espécie de mini jipe) e DAIHATUS APPLAUSE (automóvel compacto).
1992
● Lançamento do DAIHATSU OPTI, um mini carro urbano.
1995
● Lançamento do DAIHATSU MOVE, um mini carro de passeio que se tornou um enorme sucesso de imediato.
1997
● Lançamento do DAIHATSU 4WD TERIOS, um veículo utilitário esportivo mini. Atualmente a linha oferece também a versão para sete passageiros.
1998
● Lançamento do DAIHATSU SIRION, um carro sub-compacto de cinco portas.
2000
● Lançamento do DAIHATSU YRV (Young Recreational Vehicle), uma mini van que foi produzida até 2005.
2001
● Apresentação do DAIHATSU COPEN, um roadster compacto para duas pessoas, equipado com capota de alumínio com acionamento automático.
2003
● Lançamento do DAIHATSU XENIA, uma moderna mini van.
● Lançamento do DAIHATSU TANTO, uma mini-van ultra-compacta para áreas urbanas desenvolvida especialmente para o mercado japonês.
2006
● Lançamento do DAIHATSU SONICA, um mini carro urbano.
● Lançamento do DAIHATSU MATERIA, um veículo utilitário esportivo compacto.
2008
● Lançamento do DAIHATSU GRAND MAX, uma linha de veículos comerciais disponível nas versões caminhão de pequeno porte e micro-ônibus.
● Lançamento do DAIHATSU BOON LUMINAS, nova minivan com visual moderno, com capacidade para sete passageiros em três fileiras de bancos e desenvolvida em parceria com a Toyota.
2009
● Apresentação do DAIHATSU MIRA COCOA, um pequeno automóvel com motor de 660 cilindradas de 58 cavalos, ligado a um câmbio automático de quatro marchas, direcionado ao público feminino.
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O museu
A DAIHATSU inaugurou recentemente, no ano de 2007, um museu em Ikeda (Osaka), no Japão, que conta boa parte da sua história e apresenta perspectivas para o futuro da montadora. Batizado de Humobility World, o projeto visa mostrar a seus visitantes os frutos da sabedoria acumulada em cem anos de produção, e de como isso repercute na qualidade de vida de seus consumidores. Nos corredores do museu, os visitantes podem conhecer os primeiros veículos produzidos pela empresa, e também acompanhar passo a passo as mudanças no design e desenvolvimento dos componentes mecânicos e elétricos ao longo de um século.
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Os slogans
Inovation for tomorrow. (2007)
We Make It Compact.
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de março de 1907
● Fundador: Os professores Yoshinki e Turumi
● Sede mundial: Osaka, Japão
● Proprietário da marca: Daihatsu Motor Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Kousuke Shiramizu
● Presidente: Teruyuki Minoura
● Faturamento: US$ 16.6 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 224.7 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 3.7 bilhões (abril/2010)
● Vendas globais: 1.365.429 (2009)
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Japão e países asiáticos
● Funcionários: 39.000
● Segmento: Automobilística
● Principais produtos: Automóveis compactos e caminhões pequenos
● Ícones: Automóveis compactos (kei-jidousha)
● Slogan: Inovation for tomorrow.
● Website: www.daihatsu.com
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A marca no mundo
Os automóveis da DAIHATSU, geralmente de alto rendimento e emissões poluentes muito baixas, são comercializados em 130 países ao redor do mundo, tendo fábricas, em aliança com a Toyota, na Itália, Venezuela, Paquistão, Malásia, China, Vietnã e Indonésia, além de suas quatro unidades japonesas. Boa parte de sua produção é comercializada no mercado doméstico, que corresponde a 73% de suas vendas globais. Além disso, a DAIHATSU possui enorme mercado em outros países asiáticos. Na Europa, seus maiores mercados são Alemanha, Reino Unido e Itália. Atualmente a montadora japonesa é uma excelência na produção de carros compactos, empregando mais de 39 mil funcionários e produzindo mais de 1.3 milhões de automóveis anualmente.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 23/4/2010
A marca no mundo
Os automóveis da DAIHATSU, geralmente de alto rendimento e emissões poluentes muito baixas, são comercializados em 130 países ao redor do mundo, tendo fábricas, em aliança com a Toyota, na Itália, Venezuela, Paquistão, Malásia, China, Vietnã e Indonésia, além de suas quatro unidades japonesas. Boa parte de sua produção é comercializada no mercado doméstico, que corresponde a 73% de suas vendas globais. Além disso, a DAIHATSU possui enorme mercado em outros países asiáticos. Na Europa, seus maiores mercados são Alemanha, Reino Unido e Itália. Atualmente a montadora japonesa é uma excelência na produção de carros compactos, empregando mais de 39 mil funcionários e produzindo mais de 1.3 milhões de automóveis anualmente.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 23/4/2010
9 comentários:
fauta ter no brasiu.carro bon como cuore
Porque ainda não tem fabrica no Brasil? o veiculo é muito bom
A Daihatsu precisa muito voltar ao Brasil através de um representante decente! Quem teve um Charade ou Terios sabe do que estou falando. Motores pequenos com desempenho acima da média e ultra economicos! Um show, esta da arte em automóvel compacto! 100% japonesa! Tenho saudades.
Trabalhei na Daihatsu no período entre 1991 e 1997.
A unidade onde eu trabalhava, ficava em Shiga Ken, Gamoh Gun, e produzia os modelos Mira (conhecido no Brasil como Cuore), Opti, Charade, Applause, Leesa, Atrai, a van Delta Wide, os utilitários Ferosa e Rugger. Além destes carros, a Daihatsu tinha, na época, uma divisão que produzia motores Diesel e caminhões, que ficava em Ikeda, região de Osaka.
Hoje, claro, a linha está totalmente renovada, atualizada.
Eu fazia parte de um grupo de 350 brasileiros funcionários da fábrica, que trabalhava nas unidades de Ikeda, Kyoto e Shiga Ken. Considerada a menor do Japão, mas, dava para perceber visualmente, que era maior do que a Volkswagem brasileira, por exemplo.
Meu trabalho era duro: O meu setor produzia câmbios automáticos, era dividido em duas turmas, que revezavam uma semana de noite e na outra semana em turno diurno. Eram montados peça por peça, minuciosamente, cuidadosamente, manualmente. Não podíamos errar. E de forma muito rápida. Ou seja: Tínhamos que ter um preparo físico de atleta, além de outras coisas para dar conta de toda produção.
A produção diária era em média, de 300 câmbios por dia, mas essa quantidade variava, podendo chegar, em períodos de maior demanda, até 600 câmbios por dia.
A produção não parava: Os nossos câmbios eram enviados imediatamente para a linha de montagem, que ficava numa outra fábrica. E dali, os veículos prontos já seguiam para venda nas concessionárias espalhadas pelo Japão e para o exterior.
Hoje, moro no Brasil, longe dessa loucura toda.
Na minha época, no Japão, as fábricas de automóveis funcionavam praticamente 24 horas. Hoje, não sei. Dizem que a produção, hoje, não chega a esse extremo porque estão em meio a uma crise.
Guardo muita saudade da Daihatsu. Tenho orgulho de ter trabalhado na empresa.
Ainda hoje, às vezes, na Internet visito o site da empresa, e percebo que não só a Daihatsu, mas todas as fábricas japonesas produzem veículos cada vez melhores. Apesar da tão citada crise que castiga o Japão e o mundo todo. Os japoneses sabem como ninguém se virar em tempos de crise. Quem já morou lá sabe: Essas situações acontecem o tempo todo. Eles conseguem identificar rapidamente os períodos de baixa, se cuidam, e se recuperam em oportunidades seguintes. Ficam o tempo todo inventando, desenvolvendo novos meios de produção.
Os japoneses foram pioneiros no estilo reduzido e prático dos veículos no formato que vemos hoje, popularizado no mundo todo.
A mentalidade dos japoneses, de produzir veículos limpos, econômicos e bons foi adotada por muitos fabricantes pelo mundo todo.
Uma curiosidade: Nos longínquos anos 80, já foi cogitada a montagem do modelo Cuore aqui no Brasil, pela extinta Puma, quando praticamente não se via carros importados circulando por aqui. Um plano que não deu certo.
06/09/12
Somente hoje pude ler os comentários de alguém que trabalhou na fábrica da Daihatsu.Comprei um Terios 98 em 2008.Esse fica na familia.Gostamos muito.A mesma pergunta eu faço, por que a Daihatsu não vem para o Brasil através da Toyota?
Estou preste s trocar um popular 2001 por um Terios 98.
Muitas duvidas no começo, mas depois de fazer uma boa pesquisa, descobri que 99% dos donos de um Terios estão satisfeitos e os que não estão é porque querem algo mais e não porque o veiculo não presta.
Será ótimo se um dia pudermos ter a possibilidade de comprar um veiculo da marca Daihatsu 0km.
Tambem trabalhei no japao de 2005 a 2008 la tive um Daihatsu Mira avanzzato hoje moro no Brasil e aqui tenho um Daihatsu Terios que uso no dia a dia e viagens que faço pela empresa para o interior de SP MG e RJ, Nao troco ele por um nacional 0km, 10km/l na cidade muito bom
eu ja vi um uns jipe compacto daihatsu aqui no brasil
Gostaria de saber se tem peças para vender no Brasil
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