Nascido na cidade portuária de Veracruz, o licor Kahlúa® tem a versatilidade como uma de suas características, além de seu aroma marcante e sabor único. Cor marrom intensa e sedutor aroma de grãos de café agridoces e castanhas torradas, o popular licor de café há quase nove décadas é ingrediente de destaque em vários drinques clássicos ao redor do mundo e perfeito para qualquer ocasião.
A história
Tudo começou na década de 1930 no México, quando o especialista em rum Señor Blanco, os Irmãos Alvarez - famosos produtores de café - e o químico Montalvo Lara resolveram seguir suas intuições para criar um novo produto, um licor de café. Blanco teve a excelente ideia, os irmãos entraram com os grãos de café arábica cultivados na área rural da cidade de Veracruz, enquanto Montalvo foi o químico responsável por transformar a ideia em realidade. Após diversas pesquisas e testes, em 1936 eles lançaram no mercado o licor de café Kahlúa®. Alguns dizem, que a escolha do nome tem origem em línguas árabes antigas onde a palavra “kahlúa” seria uma gíria para café. Já outros, acreditam que seja a variação de uma palavra indígena Náhuatl que significa “Casa do Povo Acolhua” - uma referência às populações indígenas astecas que foram os primeiros habitantes do leste do México. Feito com grãos de café 100% arábica e rum de alta qualidade, sua sedutora cor caramelo, sabor marcante e rico do verdadeiro café preto, Kahlúa® teve uma boa aceitação entre os mexicanos.
Em 1940, apenas quatro anos após seu lançamento, a empresa foi vendida para José Junco Blanco e Kahlúa® cruzou a fronteira sendo comercializado pela primeira vez no mercado americano, onde não demorou para que o licor se popularizasse. E isso se deveu a dois fatores: a paixão dos americanos por café e a qualidade única do produto que chegava aos bares do país. Ainda nesta década, em 1948, na cidade de Bruxelas, seria criado o primeiro drinque famoso utilizando o licor como ingrediente: Black Russian, uma mistura exótica de vodca e Kahlúa®, que ganhou espaço entre a aristocracia europeia. Na década de 1950, Jules Berman, que trabalhava na empresa, foi o responsável pela criação dos primeiros anúncios publicitários da marca, que ressaltavam a rica herança mexicana e incluía figuras peculiares, o que chamou a atenção do público para a marca Kahlúa®.
A popularidade de Kahlúa® começou a aumentar, especialmente em território americano, quando o licor de café passou a ser usado como ingrediente no preparo de drinques que se tornariam populares. Como por exemplo, em 1955 quando na cidade californiana de Oakland foi criado o drinque White Russian, uma mistura perfeita de licor de café, vodca e creme de leite fresco, proporcionando assim um visual atrativo e um sabor que seria reverenciado por muitas celebridades. A sua popularidade global foi inspirada pelas famosas “Kahlúa® Ladies”, uma revolucionária equipe de gestão formada apenas por mulheres - era liderada por Maria del Pilar Gutierrez Sesma - uma raridade na época (para não mencionar nos dias atuais), que na década de 1960 começou a espalhar a marca desta bebida de sabor rico e marcante nos Estados Unidos e em outros países.
O ano de 1977 seria marcado pela criação em Calgary, no Canadá, de um drinque que novamente impulsionaria a marca mexicana: o B-52, formado por uma parte de licor Kahlúa®, uma parte de Baileys (conheça essa outra história aqui) e uma parte de licor de laranja. Como consequência da crescente popularidade e o ingresso em diversos mercados mundiais nas décadas anteriores, Kahlúa® se tornou o licor de café mais vendido no mundo em 1980 . Nesta década também foi criado - em 1983 - o clássico Espresso Martini, pelo bartender inglês Dick Bradsell à pedido de uma futura supermodelo, outro drinque que catapultaria às alturas a popularidade e revitalizaria da marca.
A década de 1990 foi marcada pela presença do licor Kahlúa® em dezenas de filmes, séries e clipes, contribuindo para construir uma imagem ainda mais forte e marcante ao redor do mundo. Essa presença nas telas se deve muito ao coquetel White Russian, consagrado no clássico filme “O Grande Lebowski”. Em 2002 ocorreu o lançamento da primeira variação, inicialmente vendida somente em lojas de Duty Free nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Mais caro e sofisticado Kahlúa® Especial possuía teor alcoólico de 36%, baixa viscosidade, sabor de café mais intenso e era menos doce que a versão original. Pouco depois, em 2005, Kahlúa® passou a fazer parte do portfólio da Pernod Ricard (saiba mais aqui), empresa francesa de bebidas alcoólicas proprietária de outras marcas famosas como a vodca Absolut (conheça essa história aqui), o uísque Ballantine’s (saiba mais aqui) e o licor Malibu (conheça essa outra história aqui).
Nos últimos anos a marca Kahlúa® iniciou uma forte ampliação de seu portfólio com o lançamento de versões aromatizadas de seu tradicional licor de café, como por exemplo, Hazelnut (2008), com aroma de avelã torrada; Mocha (2009), com baunilha natural e chocolate amargo; Mint Mocha (2010), com um toque de chocolate e menta; Cinnamon Spice (2011), com acentuado sabor de canela; Midnight (2012), rum com licor de café e graduação alcoólica de 35%; Salted Caramel (2015), com um leve toque agridoce; Chili Chocolate (2016), com um leve toque de chocolate picante; Vanilla (2017), com um fascinante sabor de baunilha; Blonde Roast Style (2020), de corpo mais leve com delicadas notas cítricas; além de edições limitadas como Pumpkin Spice, com um toque de abóbora e especiarias; e Gingerbread, que combina gengibre fresco com o licor de café original.
A marca também resolveu explorar a tendência crescente de consumo de misturas de bebidas alcoólicas em latas pronta para o consumo. Com isso, em 2018 ingressou em um novo segmento de mercado com o lançamento do Kahlúa® Espresso Martini, a mistura do tradicional drinque (com 4,5% de álcool) para ser saboreada no conforto de casa, feita com ingredientes cuidadosamente selecionados para proporcionar a sensação do clássico drinque recém-batido. E isso somente foi possível graças à técnica de esferas de nitrogênio que são ativadas com a abertura da lata. O resultado é um Espresso Martini igualmente saboroso, mas com uma espuma um pouco diferente do convencional. Essa linha foi ampliada em 2020 com o Kahlúa® Nitro Cold Brew, feito com rum, licor de café e café frio 100% Arábica. Além disso, em 2022 se uniu à Nestlé Coffee Mate® (conheça essa história aqui), tradicional marca de creme (líquido) para aromatizar café, trazendo o sabor distinto de Kahlúa® ao produto, criando assim maneira ousada e doce de revigorar uma simples xícara de café.
Dizem que as melhores coisas levam tempo. Com Kahlúa®, não seria diferente. O processo de produção de Kahlúa® é composto por sete longos anos e com diversas etapas que incluem: cultivo, colheita, secagem, descanso, destilação e mistura (quando o café perfeitamente torrado encontra o rum e eles descansam juntos por 4 semanas). Dos processos, o que demanda mais tempo é a obtenção dos grãos de café perfeitos, o que pode levar até seis anos. Cada grão de café 100% arábica usado para fazer Kahlúa® é cultivado em plantações à sombra de quatro comunidades agrícolas remotas na região costeira mexicana de Veracruz e colhido a dedo. Hoje, as 300 toneladas de café verde de qualidade premium utilizadas todos os anos para produzir Kahlúa® são de origem sustentável e têm preços justos. Kahlúa® também tem 100% de rastreabilidade de seu café ao longo de cada etapa da cadeia de abastecimento. Vale ressaltar que a marca trabalha em estreita colaboração com os agricultores de quatro comunidades locais em Veracruz (Ocotempa, Atempa, Oxtotitla e Coxititla) para ajudá-los a adotar métodos agrícolas mais sustentáveis e melhorar suas condições de vida.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente na cor marrom, o logotipo iria adotar as tradicionais cores vermelha e amarela e novas tipografias de letra ao longo dos anos, mas sempre mantendo bordas arredondadas, proporções um tanto incompatíveis e as pernas das letra K e A estendidas. Isto até 2021, quando a marca reformulou radicalmente sua identidade visual que apresentou nova tipografia de letra, um tom de vermelho mais escuro, além da substituição do acento na letra U por um grão de café estilizado na cor marrom. Mas em outubro de 2023, a marca retomou as suas origens e remodelou novamente o logotipo, que apresentou uma nova tipografia de letra, tons mais vivos para as cores características e um novo design para o acento da letra U, abandonando assim o grão de café estilizado.
O popular e reconhecível logotipo da marca Kahlúa® também pode ser aplicado em um fundo amarelo, como mostra a imagem abaixo.
A tradicional garrafa de Kahlúa® também evoluiu ao longo dos anos, apesar de manter o design tradicional, mas com pequenas alterações, que evoca uma típica villa mexicana. Já os rótulos sempre mantiveram as clássicas cores vermelha e amarela como características centrais, mas evoluíram com símbolos e elementos maias e asteca que visam homenagear a herança mexicana da marca e exibir informações adicionais sobre o conteúdo do café. Após passar por uma remodelação em 2021, o atual design da garrafa de Kahlúa® foi apresentado no final de 2023.
Kahlúa®. Stir Up. (2023)
Stir Up Your Routine. (2021)
Mixing things up since 1936. (2014)
Explore your curiosity. (2008)
Unleash it. (2002)
Celebrate the moments of your life. (1994)
● Origem: México
● Lançamento: 1936
● Criador: Señor Blanco, Montalvo Lara e os irmãos Alvarez
● Sede mundial: Veracruz, México
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Alexandre Ricard
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Licores de café
● Concorrentes diretos: Tia Maria, Kamora, J. F. Haden’s, Baileys, Carolans, Sheridan’s, Mozart, Amarula, Gabriel Boudier, Lauterer Luft e Godiva Chocolate Cream
● Slogan: Kahlúa®. Stir Up.
● Website: www.kahlua.com
A marca no mundo
Kahlúa®, licor de café mais vendido no mundo, comercializa sua completa linha de produtos em mais de 80 países (foi lançado oficialmente no Brasil em 2019). Entre os principais mercados da marca estão Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Coréia do Sul, China e Austrália. O licor de café, fabricado pela Pernod Ricard, anualmente registra volume de vendas superior a 1.8 milhões de caixas (de 9 litros). Kahlúa® é a sexta marca de licor mais vendida no planeta.
Você sabia?
● Desde 2004 o teor alcoólico de Kahlúa® é de 20%; enquanto versões anteriores tinham 26.5%.
● A marca e seus entusiastas comemoram no dia 27 de fevereiro o National Kahlúa® Day, que inclui diversas atividades como transmissões ao vivo de preparo de coquetéis, brindes e muito mais nas redes sociais.
● Kahlúa® é utilizado como ingrediente para preparar coquetéis ou pode ser consumido puro ou com gelo. Também é usado como ingrediente para sobremesas ou como cobertura para sorvetes, bolos e cheesecakes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 25/5/2024
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