6.6.18

MOZART CHOCOLATE LIQUEUR


A marca carrega o homônimo nome de um dos maiores compositores de música clássica da história. Uma garrafa bojuda e escura com design inconfundível. E dentro um delicioso e cremoso licor de chocolate, que mais parece um bombom engarrafado. Essa é a receita da marca MOZART para conquistar o paladar de milhões de pessoas pelo mundo afora. 

A história 
Para contar a história do licor de chocolate cremoso mais famoso do mundo é preciso voltar no tempo. Afinal, dentro de cada garrafa há 150 anos de experiência e tradição na fabricação de licores. Tudo começou no ano de 1873 em um pequeno povoado ao norte da Alemanha chamado Steinhagen. Foi lá que Heinrich Christoph König fundou uma empresa para a produção de conhaques e vinhos, que rapidamente fizeram sucesso. Oito décadas mais tarde, em 1954, a quinta geração da família resolveu transferir a empresa para a cidade de Salzburgo, na Áustria. Surgia assim a Mozart Distillerie, batizada assim em homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que nasceu na cidade no ano de 1756. A nova empresa produzia inicialmente bebidas típicas austríacas, que fizeram sucesso por todo o país.


A história começaria a mudar quando a destilaria resolveu desenvolver uma receita para um licor a base de chocolate. A empresa desenvolveu então um método único de produção que dava ao novo licor uma suavidade e cremosidade que conquistaria os paladares mais exigentes do mundo. Feito com o mais puro chocolate belga, com uma pasta feita de duas espécies de cacau: o Forasteiro, encontrado na África Ocidental e o Trinitário, importado do Caribe. O licor ainda contava com um leve toque de baunilha Bourbon, genuína de Madagascar, e óbvio, uma boa aguardente de cereja ou cana de açúcar. O novo licor foi lançado no mercado austríaco em 1981. Por ter como lema o compromisso com a alta qualidade, e assim como a famosa Flauta Mágica, composição de sucesso do grande gênio da música clássica, o licor foi batizado de MOZART GOLD. Afinal, enfatizava a mistura de diferentes elementos que compunham o licor de maneira semelhante às diferentes partes de uma obra musical. Era cheio de classe, requinte e estilo. A começar por sua garrafa, que mais parece um bombom gigante, um show a parte combinando perfeitamente com o conteúdo que preserva.


Durante alguns anos o MOZART ficou restrito ao mercado austríaco, mas começou a ganhar notoriedade mundial ao ser vendido nas lojas do Freeshop dos principais aeroportos europeus. Rapidamente, os viajantes e turistas de outras partes do mundo enxergaram no licor um presente sofisticado e único. Afinal, era um jeito bem inusitado de “comer” chocolate. Além disso, o enorme sucesso foi alcançado pela versatilidade do licor, que permitia diferentes combinações para obter variações requintadas e refinadas: com vodca ou com café, com baunilha ou menta, com creme de leite, com frutas. Em 2005 a marca lançou uma nova variação, o Mozart Dark Chocolate (a combinação perfeita entre o chocolate amargo 87%, baunilha e caramelo). Em 2008, a empresa japonesa fabricante de bebidas Suntory Limited (atual Beam Suntory), que importava o licor MOZART para o Japão desde 1990, adquiriu 50% da Mozart Distillerie. O acordo permitiu que a destilaria austríaca expandisse suas vendas fora do mercado europeu, especialmente em países emergentes como a Índia e a China.


Pouco depois a marca iniciou uma diversificação maior de sua linha de produtos com o lançamento de diversas variações do licor original, como por exemplo, com o Mozart White Chocolate Vanilla Cream (um sabor suave do mais puro chocolate branco); com o Mozart Chocolate Vodka (feito com um macerado de chocolate criado com cacau, baunilha e destilado para criar uma espécie de vodca sutilmente seca, com 40% de graduação alcoólica), introduzido em 2009; com o lançamento do Mozart R.G. Chocolate Cream (refinando o macerado de cacau em barris Bourbon por pelo menos seis meses), introduzido em 2014 para comemorar o aniversário de 60 anos da destilaria; ou com as edições limitadas Mozart Amadé Chocolate Orange (chocolate amargo com laranja) e Mozart Pumpkin Spice Chocolate Liqueur (combinação única de chocolate, caramelo e notas naturais de abóbora, canela, cravo e baunilha), esta última introduzida em 2016 para o Dia das Bruxas. A última novidade da marca foi lançada no mercado em 2017 e atende pelo nome Mozart White Chocolate Cream Strawberry (combinação de aromas de morangos e baunilha Bourbon), desenvolvido para ser bebido gelado.


Inimitável e inigualável, os ingredientes do licor MOZART, que possui graduação alcoólica de 17%, podem até não ser secretos, mas sua produção requer uma precisão milimétrica em um processo complexo. Uma vez que as matérias-primas tenham sido entregues, elas embarcam em uma longa jornada que envolve muitas etapas de processamento e verificações de qualidade. O cacau e a baunilha Bourbon são macerados a frio no destilado. Posteriormente os outros ingredientes, como o chocolate belga, o creme de leite e a manteiga de cacau são fundidos na receita em uma ordem específica, onde é levada em consideração até mesmo a temperatura e técnicas de mistura. Segundo a empresa, esse jogo de temperaturas e as técnicas de misturas empregadas no preparo são cruciais para o resultado final no sabor e aparência. Além disso, é utilizado ultra-som para pulverizar o cacau e obter uma consistência mais suave no produto acabado.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação mais acentuada. Isto aconteceu em 2014 quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra, mais clássica. O nome da marca agora vem acompanhado da frase “Chocolate Liqueur”.


A tradicional e distinta garrafa, que daria ao licor o apelido de “Golden Ball” (em português “Bola Dourada”), também ganhou um novo rótulo em 2014 (imagem à direita). Para uma melhor compreensão, os nomes dos produtos foram ligeiramente alterados e adaptados em clara referência ao conteúdo da garrafa, como por exemplo, o Mozart Chocolate Cream (anteriormente Mozart Gold), Mozart White Chocolate Vanilla Cream (anteriormente Mozart White), Mozart Dark Chocolate (anteriormente Mozart Black) e Mozart Chocolate Vodka (anteriormente Mozart Dry). Além disso, o rótulo passou a conter a imagem do rosto de Wolfgang Amadeus Mozart.


Dados corporativos 
● Origem: Áustria 
● Lançamento: 1981 
● Criador: Mozart Distillerie GmbH 
● Sede mundial: Salzburgo, Áustria 
● Proprietário da marca: Mozart Distillerie GmbH 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Harald König 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores cremosos de chocolate 
● Concorrentes diretos: Kahlúa, Baileys, Amarula, Carolans, Sheridan’s, Merrys e Godiva Chocolate Cream 
● Ícones: O design da garrafa 
● Slogan: Chocolate worth your time. 
● Website: www.mozart-spirits.com 

A marca no mundo 
Atualmente a vasta gama de licores a base de chocolate da marca austríaca é comercializada em mais de 70 países ao redor do mundo. A MOZART é líder global em licores cremosos de chocolate. Além das tradicionais garrafas de 500 ml e 700 ml, uma garrafa de 1 litro é vendida exclusivamente em lojas do Freeshop no mundo inteiro. 

Você sabia? 
Dietmar Fadinger é o mestre destilador e chocolatier, responsável pela elaboração dos licores MOZART. 
Somente em 1991 a empresa garantiu o direito sob a marca MOZART. 
A empresa afirma que o Andante do Quarteto de Cordas de Mozart No. 2 em Ré Maior, K. 155 (K. 134a) é tocado em cada lote aproximadamente 380 vezes (durante um período de 24 horas) como parte do processo de fabricação, que eles descrevem como “soundmilling”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites (Papo de Bar), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/6/2018

Nenhum comentário: