12.6.18

HAMPTON by HILTON™


Design contemporâneo com inspiração local e quartos funcionais combinados com áreas públicas diferenciam a Hampton by Hilton™ de outras marcas de hotéis. Cada hotel da rede oferece aos viajantes a lazer ou a trabalho acomodações de alta qualidade, um café da manhã fantástico e a experiência excepcional que eles esperam ter. Tudo isso apoiado pela política 100% Satisfaction Guarantee™, que reforça o compromisso em oferecer sempre um excelente serviço. 

A história 
Tudo começou em 1983 quando a Holiday Corporation, empresa proprietária dos hotéis Holiday Inn, tradicional rede fundada em 1952, resolveu criar uma divisão para o desenvolvimento de uma nova bandeira de hotel econômico, comandada por Ray Schultz. Finalmente no verão de 1984 a empresa inaugurou a primeira unidade do Hampton Inn na cidade de Memphis, no estado americano do Tennessee. O hotel de dois andares oferecia 128 quartos e um serviço cortês. No final desta década, em 1989, a marca de forma pioneira na indústria da hotelaria introduziu o 100% Hampton Guarantee®, um programa onde se o hóspede não estivesse satisfeito com os serviços, ele não pagava a diária. Nesse mesmo ano a marca passou a fazer parte da Promus Hotel Corporation, que começou a mudar o posicionamento da marca: de uma rede econômica para uma rede de hotéis de preço médio (o chamado mid-price hotel), com diversos serviços e amenidades. A rede foi a primeira no segmento de hotéis de preço médio a oferecer café da manhã continental grátis e chamadas telefônicas locais gratuitas.


Em 1990, a rede já possuía mais de 220 hotéis, disponibilizando mais de 27 mil quartos. Três anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade internacional, localizada em Niagara Falls no Canadá, e pouco depois um hotel em Monterrey, no México. No ano seguinte, a empresa foi uma das primeiras grandes redes de hotéis a disponibilizar informações pela internet, além de inaugurar o primeiro hotel na América Central, em San José, na Costa Rica. Além disso, nessa época 75% de seus quartos era oferecido para não fumantes. Pouco depois, em 1995, a marca lançou no mercado o Hampton Inn & Suites, que oferecia habitações com dois quartos em estilo suíte, com áreas de estar e cozinha, e cuja primeira unidade foi inaugurada em Newport News, no estado da Virginia. No final desta década, em 1999, a marca foi adquirida por US$ 3.7 bilhões pela tradicional Hilton Worldwide. Começava então uma nova fase de desenvolvimento para a marca, incluindo a implantação dos padrões de qualidade dos hotéis Hilton. No ano de 2000, a rede atingiu uma marca histórica: a inauguração de seu milésimo hotel na cidade de Hayward, no estado da Califórnia.


Em 2004, como parte da campanha “Make it Hampton”, a rede iniciou um processo de modernização de seus serviços e hotéis no valor de US$ 100 milhões para melhorar a experiência dos hóspedes. Este programa incluía conexão de mp3 player, rádio-despertador mais fácil de configurar do setor, roupa de cama branca, adição de itens de comida quente no café da manhã continental, o On The Run™ Breakfast Bags (café da manhã para viagem que contém água, frutas, muffin, uma caixa de balas de menta e uma barra de cereais) e acesso gratuito à internet de alta velocidade para os quartos.


Pouco depois, em 2006, mais uma novidade ao anunciar um novo e super confortável pacote de roupas de cama, batizado de Clean and Fresh Hampton Bed®, que oferecia uma capa de edredom branca e engomada, edredom macio, lençóis brancos de 200 fios e três ou quatro travesseiros (dependendo do tipo de quarto), incluindo um travesseiro lombar ideal para ler e assistir televisão. Em 2008 a rede inaugurou seu hotel de número 1.500. E no ano seguinte, expandiu suas operações para o continente europeu com a inauguração de seu primeiro hotel no Reino Unido. As inovações continuaram nos anos seguintes, como por exemplo, em 2010 quando foi introduzido waffles fresquinhos como parte do tradicional café da manhã da rede.


Em 2015 a rede passou a adotar oficialmente o nome de Hampton by Hilton™ no mundo inteiro. Ainda este ano a rede inaugurou sua primeira unidade no enorme mercado chinês e também ingressou na Rússia. Pouco depois, em 2016, com a inauguração de um hotel no Havaí, a rede Hampton by Hilton™ passou a ter presença em todos os 50 estados americanos. Depois de inaugurar seu maior hotel no mundo (localizado na cidade de Berlim com 344 quartos) e unidades na República Dominicana, Colômbia, no México e no Uruguai, em 2018, a Hampton by Hilton™ anunciou sua chegada ao Brasil para o desenvolvimento de cinco hotéis da franquia. O primeiro hotel deverá ser inaugurado em 2019, no aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo. O hotel terá 160 quartos localizados a menos de quatro quilômetros do aeroporto e contará com um restaurante servindo três refeições por dia, cardápio local e internacional, bar e lounge, academia, espaço para eventos para até 300 pessoas e traslado entre aeroporto e hotel.


Com mais de 2.300 localizações no mundo todo, os hotéis Hampton by Hilton™ oferecem aos milhões de hóspedes acomodações e comodidades de alta qualidade. Os hóspedes desfrutam de acesso WiFi gratuito e café da manhã grátis com opções quentes e waffles fresquinhos, além de cereais, frutas e iogurtes em abundância. Conte sempre com um serviço amigável e cortês, e muito mais. No Hampton by Hilton™, a felicidade está em fazer o hóspede feliz. Assim, se a rede puder aprimorar a sua estada, fale com qualquer membro da equipe, que fará tudo o que for preciso para deixá-lo 100% feliz. É a cultura corporativa conhecida como Hamptonality, termo que a marca utiliza para definir o serviço proativo, atencioso, apaixonado, autêntico e amigável que os membros da equipe oferecem aos hóspedes diariamente para criar momentos inesquecíveis e que pode ser percebido no sorriso ou ouvido no tom de um “bom dia!” de cada um de seus funcionários. O serviço impecável, acomodações de alta qualidade, comodidades no quarto e tecnologia de ponta, combinados com inúmeros locais e tarifas competitivas, solidificaram a Hampton by Hilton™ como líder em seu segmento e uma das marcas de hotéis que mais crescem no mundo.


A evolução visual 
A marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve a arquitetura tradicional de seu logotipo. Em 2007, todos os hotéis no Canadá e na América Latina passaram a carregar a assinatura Hampton Inn by Hilton™, assim como em 2009 com suas unidades na Europa. Somente em 2015, todos os hotéis da rede no mundo adotaram oficialmente o nome de Hampton by Hilton™.


Os slogans 
We Go Together. (2015) 
Feel the Hamptonality. (2012) 
We love having you here. 
Make it Hampton. (2004)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Holiday Corporation 
● Sede mundial: Memphis, Tennessee, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hilton Worldwide Holdings Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Christopher J. Nassetta 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 2.346 
● Presença global: 21 países 
● Presença no Brasil: Sim (futuramente) 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis de preço médio 
● Concorrentes diretos: Fairfield Inn by Marriott, Holiday Inn Express, Comfort Inn/Suites, Bset Western e Howard Johnson 
● Ícones: 100% Hampton Guarantee® 
● Slogan: Feel the Hamptonality. 
● Website: www.hampton.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede Hampton by Hilton™ possui mais de 2.345 hotéis, disponibilizando mais de 238 mil quartos em 21 países ao redor do mundo. A marca faz parte da Hilton Worldwide, proprietária de redes como Waldorf Astoria, DoubleTree, Embassy Suites e logicamente Hilton Hotels & Resorts, e que conta com mais de 5.300 hotéis em 106 países. 

Você sabia? 
A rede ainda oferece café e chá gratuitos no saguão, 24 horas por dia; luz noturna no banheiro; canal de filmes grátis; e cafeteira, ferro e tábua de passar roupas em todos os quartos, além de habitações adaptadas para deficientes físicos. 
Hampton by Hilton™, como parte da Hilton Worldwide, participa do Hilton Honors®, o premiado programa de fidelidade da empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/6/2018

Um comentário:

Unknown disse...

Acho a proposta de seu blog muito interessante pois reune a historia de muitas organizações.
Só que o texto é muito extenso, deveria ser mais objetivo, para que se tenha uma clara imagem da empresa,.
As vezes procuro por uma informaçao interessante que li, e não encontro pois o texto é muito detalhado