Se você acha que varejo é tudo igual, espere até conhecer a rede americana WEGMANS. Em qualquer uma de suas lojas, sempre amplas e com corredores espaçosos, colaboradores prestativos ajudam clientes a encontrarem os ingredientes mais frescos possíveis, além de deliciosas refeições preparadas com carinho por grandes chefs. Oferecendo opções, qualidade e valor a WEGMANS tornou a experiência de compra um verdadeiro prazer. Afinal, a missão da marca é ajudar as famílias a viver uma vida melhor e mais saudável através da alimentação.
A história
Os irmãos Walter e John Wegman aprenderam a lidar com alimentos trabalhando na pequena mercearia de seus pais em Rochester, estado de Nova York. Walter trabalhava na loja enquanto John vendia produtos frescos em um carrinho de mão para as donas de casa. Em 1916, John inaugurou a Rochester Fruit & Vegetable Company, que seria a origem da WEGMANS FOOD MARKETS. Walter se juntou a ele um ano depois. A nova empresa comercializava frutas, verduras e legumes frescos. Em 1921, os irmãos compraram a Seel Grocery Co. e expandiram as operações para incluir mantimentos em geral e produtos panificados. Mas foi em 1930 que os irmãos ganharam as manchetes nacionais ao inaugurarem uma gigantesca loja, para os padrões da época, com inovações surpreendentes como uma lanchonete com capacidade para 300 pessoas. A loja vendia uma grande variedade de alimentos como carnes, mantimentos, produtos lácteos e panificados. Pouco depois, em 1932, a WEGMANS apresentou duas grandes novidades: vitrines refrigeradas e sprays de água vaporizada para manter os produtos frescos. Dois anos mais tarde, a empresa começou a oferecer o serviço de bufê, além de uma escola de culinária em sua loja na East Main Street. Já o Wegmans Food Institute oferecia dicas semanais aos consumidores sobre a preparação de alimentos e nutrição.
Em 1940, alimentos congelados apareceram pela primeira vez nas prateleiras da WEGMANS. No ano seguinte, a empresa inaugurou a primeira loja em um subúrbio e a primeira unidade localizada dentro de um shopping center, tornando-se a nona loja da rede. Essa loja apresentava algumas novidades como caixas registradoras de pagamentos em ambas as extremidades e até um elevador, que transportava as mercadorias do porão para o andar de vendas. No final desta década, em 1949, a rede implementou em suas lojas o sistema de auto-atendimento. Em 1950, com a morte de seu tio, Robert tornou-se presidente da empresa aos 31 anos. Quando assumiu o comando, Robert Wegman decidiu que seu objetivo era construir a melhor rede de supermercados do país. Uma de suas primeiras atitudes foi aumentar o salário de todos os funcionários. Isto porque, ele acreditava que, se uma empresa deseja que seus funcionários se importem com os clientes, ela precisa se preocupar com as necessidades deles. Em 1953, a rede inaugurou o maior supermercado da cidade de Rochester. As características da loja incluíam bordas exteriores e acabamento em pau-brasil, uma seção de produtos refrigerados, um Kiddie Corner (onde os pais podiam deixar seus filhos enquanto faziam compras) e um sistema onde os clientes observavam suas carnes sendo embaladas. No ano seguinte, a empresa anunciou um plano de participação nos lucros para os funcionários, comprovando mais uma vez a total importância deles para o crescimento dos negócios.
Até o final da década de 1950, a rede inaugurou outras lojas, que apresentavam novidades como técnicas especiais de iluminação, uma janela através da qual os clientes podiam assistir as embalagens automáticas de carne, caixas registradoras que calculavam automaticamente o troco, esteiras rolantes nos caixas, portas automáticas e ar-condicionado. Somente no ano de 1968 a rede inaugurou sua primeira loja fora de Rochester, localizada em Syracuse, também no estado de Nova York. Em 1971, foi criado o Departamento de Assuntos do Consumidor para atuar como a voz do cliente dentro da empresa e para conscientizar os compradores sobre nutrição, segurança alimentar e outras questões relacionadas. A WEGMANS também foi a primeira rede de supermercados de Nova York a oferecer serviço 24 horas em algumas de suas lojas. Além disso, para atender às demandas adicionais de treinamento, a empresa inaugurou sua própria escola de treinamento. Em 1972, a rede ampliou sua gama de serviços ao inaugurar a primeira farmácia dentro de uma de suas lojas. Dois anos mais tarde, inaugurou o departamento Seafood Market, oferecendo peixes e frutos do mar sempre frescos. Em 1979 a WEGMANS lançou seus primeiros produtos com marca própria e inaugurou a primeira seção Super Natural Health Food Center, que oferecia mais de 3.500 itens de alimentos naturais. Ainda nesta década a WEGMANS iniciou a doação de alimentos para bancos de alimentos, demonstrando assim sua responsabilidade social nas áreas em que atuava.
No ano de 1987, a WEGMANS inaugurou um armazém de processamento, permitindo que a rede lidasse com flores frescas e plantas para as lojas de forma mais eficiente e econômica. A década seguinte começou com o lançamento do Shoppers Club, um programa de desconto eletrônico, como uma alternativa ao recorte de cupons. Além disso, a empresa lançou como teste de mercado as sacolas plásticas recicláveis, que pouco depois foram adotadas em todas as suas lojas. Em 1992, a rede lançou mais uma linha própria de produtos: Food You Feel Good About (alimentos naturais e saudáveis). No ano seguinte, a rede inaugurou sua primeira loja fora do estado de Nova York, localizada em Erie, na Pensilvânia. No ano seguinte, inaugurou o primeiro Nature’s Marketplace em uma de suas lojas em Rochester, um departamento que oferecia alimentos naturais e orgânicos, suplementos, chás, entre outros itens. No final desta década, em 1999, a rede inaugurou sua primeira loja no estado de Nova Jersey.
Depois da virada do milênio, em 2003, a rede ampliou suas marcas próprias com uma linha de produtos orgânicos. Nos anos seguintes, a empresa ingressou em novos mercados com a inauguração de suas primeiras lojas nos estados da Virginia (2004) e Maryland (2005). Em mais uma atitude inovadora, no mês de janeiro de 2008, a WEGMANS anunciou que deixaria de vender produtos derivados do tabaco devido a seus efeitos maléficos na saúde humana e no meio ambiente e passou a oferecer programas para se livrar do vício para todos os funcionários. Em 2014, a WEGMANS se tornou uma das primeiras redes de supermercado dos Estados Unidos a aceitar pagamento via Apple Pay.
As lojas
Sinta-se como em um charmoso mercado europeu ao ar livre. Deslumbrantes exposições de produtos frescos, pães artesanais e outros itens como bolos e tortas saindo do forno várias vezes ao dia, enorme variedade de alimentos naturais e orgânicos. Carnes, frutos do mar e peixes sempre frescos, produtos de delicatessen e queijos importados, comidas internacionais preparadas por chefs, mais de sete mil tipos de cervejas, sanduíches gourmets, sushis preparados diariamente, além de todos os itens de mercearia, laticínios, congelados e utensílios domésticos encontrados em supermercado. Mas com uma experiência única. Assim é a rede WEGMANS.
Para criar uma experiência de compra sempre surpreendente, a WEGMANS tornou-se um verdadeiro destino turístico nas localidades onde suas lojas estão instaladas. Para muitos, fazer compras em uma loja da rede não é apenas satisfazer uma necessidade de abastecimento da casa, é uma excelente atividade de entretenimento. O ambiente de suas lojas é semelhante ao de um shopping center, mas sem paredes. Muito diferente da ambientação que predomina nos supermercados em geral. Ao contrário do habitual, os clientes da rede não correm de gôndola em gôndola na ânsia de concluir suas compras o mais rapidamente possível. As pessoas se movem lentamente e apreciam tudo como se estivessem em uma galeria de arte. Além disso, os clientes podem relaxar em aconchegantes cafeterias, escolher refeições preparadas por chefs ou até mesmo pedir seus coquetéis favoritos em embalagens para levar para casa. As lojas ainda oferecem farmácia (que vendem até mesmo medicamentos para animais de estimação), seção de flores e presentes, uma grande variedade de utensílios domésticos, mercadorias sazonais e cosméticos. A rede frequentemente testa novos formatos de ambientação, todos voltados para surpreender e aumentar a conveniência e experiência dos clientes.
A fazenda
No ano de 2007 a empresa iniciou a Wegmans Organic Farm, na pequena cidade de Canandaigua, estado de Nova York. A fazenda de 50 acres opera com a seguinte missão: seguindo o desejo de seus clientes por produtos frescos que são orgânicos e cultivados localmente, a empresa opera a fazenda orgânica para desenvolver e compartilhar as melhores práticas com seus clientes e parceiros. A WEGMANS continuamente trabalha para cultivar as variedades mais saborosas e aumentar a oferta regional de frutas e vegetais, tornando assim as fazendas locais mais sustentáveis economicamente.
Qual o segredo de tanto sucesso?
Desde 1998, a WEGMANS faz parte do ranking das “100 Melhores Empresas para se Trabalhar” (100 Best Companies to Work For) da tradicional revista Fortune. Foi a primeira colocada em 2005 e segunda em 2018. Como é possível uma rede pequena para os padrões do mercado americano, de controle familiar e com mais de 100 anos conseguir manter um padrão de excelência tão elevado e por tanto tempo? Sua receita de sucesso não é tão complexa. Primeiro, seja um empregador extraordinário. A empresa faz um esforço incansável para manter seus 48.000 funcionários felizes. Esses funcionários desfrutam de horários flexíveis, possuem amplas oportunidades de carreira e podem se aproveitar do programa de bolsa de estudos (iniciado em 1983) que já beneficiou mais de 35.000 pessoas. Além disso, a empresa faz pequenos gestos que demonstram consideração com os funcionários: bolo no aniversário e chocolate quente para quem trabalha na área externa durante o inverno. Por isso, é muito difícil encontrar alguém trabalhando em suas lojas que não esteja com um enorme sorriso no rosto e se esforçando para agradar ou superar as expectativas dos clientes. Isso se traduz em número baixo de reclamações e alto índice de fidelidade dos consumidores.
Além de tudo isso, uma de suas características notáveis é o esforço para se manter na vanguarda na adoção de inovações e novas tecnologias no ponto de venda. A WEGMANS foi fundamental no desenvolvimento e implantação das normas de código de barra no início dos anos de 1970; esteve entre as primeiras a utilizar os cupons eletrônicos e cartões de fidelidade; reinventou o design dos supermercados e também o merchandising; e implantou o conceito de “compre produtos locais” (Buy American) antes de se tornar uma tendência. Entre as novidades adotados nos últimos anos estão um sistema que gera uma lista de compras de ingredientes a partir de receitas escolhidas pelo cliente e um aplicativo para o iPhone que organiza a lista de compras do cliente de acordo com a distribuição das gôndolas. Outro fator de sucesso é que dentro da filosofia de ajudar a melhorar as comunidades onde suas lojas estão instaladas, a WEGMANS apóia inúmeras causas e eventos nessas áreas. Por exemplo, todos os anos, a empresa doa mais de 6.57 milhões de quilos de alimentos para bancos de alimentos locais e cozinhas que preparam sopas para pessoas carentes. Com isso, a marca está solidamente associada com o atributo “bondade”, tanto dentro quanto fora das lojas, solidificando ainda mais a lealdade daqueles que trabalham e compram lá.
E tem mais. A família fundadora dá rosto ao negócio e a marca. Em qualquer final de semana não é incomum ver altos executivos da empresa (como a CEO, Colleen Wegman, a loira na foto abaixo) empurrando um carrinho, fazendo suas compras, e conversando com funcionários e clientes. E muitos clientes costumam revelar a eles que consideram a WEGMANS como a extensão de suas casas. Tudo isso somado, trouxe à WEGMANS uma aura de magia que a transformou na melhor rede de supermercados do mercado americano. E isto pode comprovar: em 2017, mais de 7.300 pessoas contataram a empresa pedindo uma loja em sua comunidade. Outros 11.000 escreveram para dizer o quanto gostam de fazer compras em suas lojas ou apreciam a forma como os funcionários os tratam, ou o quanto eles gostam dos produtos e serviços oferecidos.
A evolução visual
O logotipo da marca americana passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. Com o decorrer do tempo o logotipo foi simplificado e adotou tipografias de letra mais modernas. A atual identidade visual foi adotada em 2008 e apresentou uma tipografia de letra moderna e mais marcante (em especial com o W alongado).
Em muitos de seus produtos, nos uniformes dos funcionários, nas redes sociais ou na ambientação das lojas, a marca costuma utilizar o ícone abaixo, também criado em 2008.
Os slogans
Helping you make great meals easy.
Every day you get our best.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1916
● Fundador: Walter e John Wegman
● Sede mundial: Rochester, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Wegmans Food Markets Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Danny Wegman
● CEO: Colleen Wegman
● Faturamento: US$ 8.7 bilhões (2017)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 97
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 48.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Alimentos, bebidas e utensílios domésticos
● Concorrentes diretos: Whole Foods Market, Trader Joe’s, Publix, Kroger e Stew Leonard’s
● Ícones: A simpatia dos funcionários
● Slogan: Helping you make great meals easy.
● Website: www.wegmans.com
A marca nos Estados Unidos
Atualmente a WEGMANS, uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos e uma das mais conceituadas redes regionais de supermercados, conta com 97 lojas em seis estados americanos (Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Virgínia, Maryland e Massachusetts). Cada loja da rede oferece de 50.000 a 70.000 produtos (nas maiores unidades), contra uma média de pouco mais de 40.000 (segundo o Food Marketing Institute) na maioria dos supermercados americanos. Além disso, é possível encontrar mais de 3.000 produtos orgânicos em todas as lojas da rede. Empregando 48 mil pessoas, a empresa faturou US$ 8.7 bilhões em 2017.
Você sabia?
● No ano de 2017, a WEGMANS ocupou a posição de número 31 na lista Supermarket News, que aponta os 75 melhores supermercados americanos com base no volume de vendas. Além disso, a WEGMANS ficou em segunda no “Reputation Quotient” de 2018, realizado pela The Harris Poll, que mostra o nível da reputação de grandes marcas nos Estados Unidos entre seus consumidores.
● A mãe do ator Alec Baldwin teria se recusado de mudar da cidade de Nova York para Los Angeles porque na cidade californiana não existe um supermercado WEGMANS.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 30/5/2018
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