A Coleman® acredita fielmente que o tempo passado ao ar livre reconecta as pessoas entre si e com o planeta, criando memórias inesquecíveis. À beira do lago, em uma pescaria, em um final de semana acampando, em um piquenique no parque ou em uma caminhada no meio de uma floresta, os equipamentos da Coleman® estão presentes em todos os lugares em que haja ar puro, natureza, amigos e aventuras. Então, pegue uma barraca, acenda a churrasqueira e puxe uma cadeira. Afinal, com a Coleman® o mundo ao ar livre espera por você.
A história
Durante uma viagem de negócios, o vendedor William Coffin Coleman (imagem abaixo) estava andando à noite pela calçada de uma cidade do Alabama quando ficou paralisado pelo brilho de uma lamparina a gasolina empoleirada na vitrine de uma drogaria. A luz branca e nítida permitiu que Coleman enxergasse claramente, apesar de sua visão fraca. O momento foi tão transformador que, no ano de 1900, na pequena cidade de Kingfisher, estado americano de Oklahoma, ele começou a comercializar lamparinas de pressão originalmente feitas para queimar gasolina. Como as vendas de lamparinas andavam decepcionantes, a empresa - chamada na época Hydro-Carbon Light Company - começou a fornecer um serviço de aluguel de iluminação para a população rural americana antes da eletrificação em massa. Ele oferecia contratos com a cláusula “No light, No pay” (em português “sem luz, sem pagamento”), conquistando assim muitos consumidores. O serviço acabou se expandindo para cidades no extremo oeste, como San Diego e Las Vegas. Em 1902, Coleman mudou a empresa para Wichita, estado do Kansas, já prevendo uma expansão para outros estados americanos.
Em 1903, William comprou os direitos da Efficient Lamp, melhorou seu design e começou a vendê-las como Coleman® Arc Lamp. No dia 6 de outubro de 1905, a pequena empresa ganhou destaque por fornecer essas lamparinas como demonstração para iluminar o primeiro jogo de futebol americano noturno a oeste do rio Mississippi, entre as universidades de Cooper (agora Sterling College) e Fairmount (Wichita State University). Em 1909 a empresa apresentou o primeiro modelo de lamparina de mesa portátil, uma espécie de abajur. Pouco depois, em 1912, devido ao sucesso de suas lamparinas, especialmente em áreas rurais, o Senhor Coleman mudou o nome da empresa para Coleman Lamp Company. Como o Senhor Coleman havia comprado a patente da tal lamparina, durante os anos ele foi aperfeiçoando o produto, e no ano de 1914, a empresa apresentaria a lamparina que a tornou famosa. Equivalente a 300 velas, a lamparina poderia iluminar os cantos mais distantes de um celeiro e fornecer boa luz em todas as direções por 100 metros, mesmo em condições climáticas adversas. Essa lamparina Coleman® estendeu o tempo de trabalho dos agricultores e pecuaristas, aumentando significativamente a produtividade. E mudou a vida na América rural.
Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, os países aliados solicitaram trigo e milho dos Estados Unidos para reabastecerem seus estoques. Percebendo a necessidade de uma luz confiável, brilhante e portátil para que os agricultores executassem as tarefas necessárias para a produção no campo, o governo americano declarou a lamparina Coleman® essencial para o esforços de guerra e forneceu a empresa dinheiro e materiais para produzi-las. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa fabricou mais de um milhão de lamparinas para os agricultores americanos.
Com o fim da guerra, as pessoas tinham dinheiro e estavam prontas para se divertir. O automóvel não era mais uma novidade e os preços tornavam-os mais acessíveis para muitas famílias. E, com a mobilidade, surgiu o desejo de viajar e explorar, principalmente a vida ao ar livre. Apesar das estradas estarem melhores, não estavam repletas de acomodações (os motéis ainda não tinham sido criados), e acampar à beira da estrada ou em florestas se tornou popular. A Coleman percebeu isso e lançou em 1923 o fogão de acampamento dobrável de duas bocas, que rapidamente conquistou o público dos campings automotivos e foi parar nas varandas e pavilhões de caça, cabanas de férias e trailers. Junto com a lamparina, que de repente encontrou um novo mercado, o fogão de acampamento era o companheiro de viagem ideal para milhares de americanos. À medida que os mercados evaporavam devido à eletrificação rural generalizada, a Coleman® começou a diversificação de produtos e lançou fornos de piso a gás e aquecedores a óleo que lhe permitiriam sobreviver à Grande Depressão Americana na década de 1930. Sua capacidade de fabricação era agora considerável. Dizia-se que a Coleman® tinha o maior número de tornos de metal em funcionamento a oeste do Mississippi. Nessa década a Coleman® ultrapassaria seus concorrentes e dominaria o segmento de camping no mercado americano.
A Coleman® ganharia ainda mais relevância durante a Segunda Guerra Mundial quando criou a pedido do exército americano um fogão portátil que podia trabalhar de -51ºC a 65ºC e com todos os tipos de combustíveis, pesava aproximadamente 1,5 kg e era menor que uma garrafa térmica de um litro. Eles foram transportados por todos os campos de batalha da Europa e do Pacífico. Apareceram em tendas, trincheiras e bombardeiros. Um artigo no Los Angeles Times afirmou na época: “Muitos soldados obtiveram calor para sobreviver e lutar mais um dia em um fogão Coleman®”. Ao todo, foram produzidos mais de um milhão desses fogões. Batizado de Coleman® GI Pocket Stove, tornou-se essencial na frente de batalha, descrito pelo famoso correspondente de guerra Ernie Pyle como uma das duas peças mais importantes de equipamento não-combate já desenvolvidos no esforço de guerra, sendo o outro o Jeep (conheça essa outra história aqui). Esse foi só o começo do sucesso e consolidação da marca mundialmente.
Após a guerra, a Coleman® resolveu explorar o crescente segmento de atividades ao ar livre e introduziu em 1954 uma caixa térmica de aço galvanizado, popularmente conhecido como cooler, permitindo assim conservar alimentos perecíveis ou gelar bebidas por um período longo em atividades ao ar livre. Com isso, a marca completaria o triunvirato de produtos (juntamente com a lamparina e o fogão portátil) que ainda hoje são sinônimos do seu nome. Apenas três anos mais tarde, a empresa revolucionou a indústria ao desenvolver um processo para fazer um revestimento plástico para coolers e garrafas térmicas. Nessa época os produtos Coleman® começaram a ser exportados para vários países ao redor do mundo.
Nas duas décadas seguintes, a Coleman® continuou ampliando sua linha de camping para incluir barracas, sacos de dormir, lanternas, utensílios de cozinha e aquecedores. A Coleman® obteve grande sucesso com seus equipamentos de camping - as vendas cresceram para US$ 134 milhões em 1970. No entanto, este crescimento não foi impulsionado apenas pelas mudanças nas exigências dos consumidores. A empresa evoluiu da produção de uma ampla gama de produtos para se concentrar principalmente no segmento de camping recreativo. Nesse processo, seu posicionamento de marca evoluiu para um fornecedor confiável de equipamentos resistentes e de alta qualidade. A Coleman® também conquistou os corações de canoístas e pescadores com uma linha específica de produtos, como a canoa RAM-X®, feita com uma formulação petroquímica revolucionária, quase indestrutível, que ao contrário de uma canoa com casco de alumínio, era extremamente silenciosa se batesse em uma pedra ou em um banco de areia.
A década de 1990 foi marcada por aquisições, quando a Coleman® adquiriu em 1994 a Eastpak (conheça essa história aqui), fabricante de mochilas; em 1995 a Sierra Corporation, fabricante de móveis dobráveis e portáteis para atividades ao ar livre; e em 1996, a empresa francesa Campingaz, reconhecida por seus fogões e churrasqueiras para atividades ao ar livre. Em 2008, a Coleman Company adicionou à sua família de marcas a qualidade dos coletes salva-vidas Stearns®. Em dezembro de 2015, a Newell Rubbermaid (atual Newell Brands) adquiriu por mais de US$ 15 bilhões a Jarden, proprietária de várias marcas e empresas, entre as quais a Coleman®.
Nos últimos anos a Coleman® acrescentou em seus principais produtos - reconhecidos pela durabilidade e resistência - inovações de design e tecnologia. Com isso, as barracas se tornaram ainda mais resistentes à entrada de água e a rajadas de vento de até 56km/h, além de contarem com sistema de proteção solar 50+. Modelos como a Weathermaster Elite 6P, possuem até sistema de iluminação LED incorporado. As caixas térmicas chegam a manter o gelo até 5 dias com temperatura de até 32ºC, além de contarem com revestimento antimicrobiano que resiste ao crescimento de bactérias causadoras de odores. As churrasqueiras são grandes e sofisticadas o suficiente para fazer o premiado chef Emeril Lagasse estremecer de alegria. Já os copos térmicos, fabricados em aço inoxidável com isolamento a vácuo, mantém a bebida gelada por até 15 horas. E as lamparinas ganharam lâmpadas LED.
Ao longo de sua história a Coleman® desenvolveu um padrão de excelência que foi base para o mercado de atividades ao ar livre, novas tecnologias e equipamentos voltados para o segmento de camping e recreativo. Por isso, ao longo desta rica jornada a Coleman® nunca perdeu de vista o que há de mais importante - conectar amigos e familiares com o que há de melhor no exterior.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original surgiu somente em 1930 e apresentava, além da cor vermelha, que se tornaria tão associada à marca, o nome Coleman® e um sol (uma associação a luz ou luminosidade, afinal o principal produto da empresa na época era a lamparina). A primeira remodelação aconteceu em 1945 quando o logotipo foi simplificado, apenas o nome da marca com nova tipografia de letra em um fundo retangular vermelho. Finalmente em 1960, a marca resolveu acrescentar ao seu logotipo a imagem de seu produto mais icônico, a lamparina. Era o surgimento de um forte símbolo de associação da marca Coleman®. Em 1995 esse logotipo passou por uma modernização, adotou um tom de vermelho mais escuro, apresentou uma tipografia de letra ligeiramente modificada e deu mais destaque a lamparina.
The Outside is Calling. Answer it. (2021)
The Outside is Calling. (2020)
Light Up. (2018)
Get out in it. (2013)
Don’t Get Stuck Indoors. (2012)
The outdoor company. (2008)
Unbelievably Tough. (1993)
We outfit your outdoors. (1983)
The great outdoors is too good to miss. (1978)
Greatest name in the great outdoors. (anos de 1960)
More fun outdoors with Coleman®. (anos de 1950)
A natureza está chamando. Responda ao chamado! (Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1900
● Fundador: William Coffin Coleman
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: The Coleman Company Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Newell Brands Inc.)
● CEO: Nicolas Duran
● Faturamento: US$ 900 milhões (2023)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.900
● Segmento: Outdoor (recreação ao ar livre)
● Principais produtos: Equipamentos para camping
● Concorrentes diretos: The North Face, Marmot, Johnson Outdoors, Kelty, Nemo, Yeti, MSR, REI Co-op, Big Agnes, Zpacks, Black Diamond e Stanley
● Ícones: A lamparina
● Slogan: The Outside is Calling. Answer it.
● Website: www.colemanstore.com.br
A marca no mundo
Atualmente a Coleman®, uma das principais produtoras de equipamentos de camping e aventura em todo mundo, está presente em mais de 90 países comercializando uma completa linha de produtos, que inclui barracas, caixas térmicas, lamparinas, lanternas, sacos de dormir, colchões infláveis, fogões portáteis, grills e churrasqueiras, mochilas, cadeiras e mesas de camping, entre outros itens. Com mais de 3.900 funcionários, a Coleman® faturou estimados US$ 900 milhões em 2023.
Você sabia?
● Muitas produtos de marcas conhecidas fazem parte da linha Coleman®, como os flutuadores Sevylor®, os coletes salva-vidas Stearns® e as camas infláveis AeroBed®.
● A Coleman® Heating and Air Conditioning, empresa que vende unidades de aquecimento e ar condicionado residenciais, é propriedade da Johnson Controls e utiliza o nome e logotipo Coleman® sob licença.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 4/5/2024
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