24.3.25

SWISS INTERNATIONAL


Hospitalidade, pontualidade e segurança suíça nos ares. Foi desta maneira que a SWISS International Air Lines conquistou milhões de passageiros com voos e serviços excelentes da suíça para o mundo e do mundo para a suíça. Afinal, há mais de duas décadas a companhia aérea mantém a Suíça conectada com o mundo, aproximando as pessoas e dando uma contribuição vital para promover o país como um lugar atraente para visitar e fazer negócios. 

A história
A história da SWISS International Air Lines tem suas origens no final de 2001 com a falência da antiga companhia aérea Swissair, cujos primeiros voos regulares foram iniciados em abril de 1932, na rota Zurique-Munique-Viena. Precisando de uma nova companhia aérea nacional, a Crossair - que era a subsidiária regional da Swissair antes do colapso - entrou em cena e assumiu os ativos que a falida companhia aérea havia deixado para trás. Com isso, capitaneada pelos executivos Andre Dosé e Pieter Bouws, surgiu a SWISS International Air Lines, com uma frota inicial de 130 aeronaves, ocupando o lugar deixado pela Swissair como companhia aérea de bandeira Suíça. O primeiro voo da nova companhia aérea - com 65 passageiros - foi realizado no dia 31 de março de 2002, entre as cidades de Zurique e Basiléia, esta localizada na tríplice fronteira entre a Suíça, Alemanha e França. Até julho deste ano, a nova companhia aérea já tinha transportado 5.2 milhões de passageiros, com uma taxa média de ocupação de assentos de 66%.


Apesar disso, o início da SWISS foi conturbado. Afinal, a nova companhia aérea entrou em operação seis meses depois dos terríveis atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, que impactaram fortemente o setor aéreo em todo o mundo, em especial, a segurança, o que elevava ainda mais os custos. Além disso, nos primeiros três anos houve enorme dificuldade por conta dos preços elevados dos combustíveis, o que a forçou a SWISS a reduzir seu tamanho para sobreviver, incluindo a diminuição da frota de aeronaves - inicialmente super dimensionada -, juntamente com a força de trabalho. E não parou por aí. Destinos foram cortados, ajustando sua malha aérea de acordo com a demanda. Mesmo assim, a nova companhia aérea parecia não ter condições e fôlego financeiro para sobreviver sozinha em um segmento extremamente competitivo.
   

O que parecia uma história fadada ao fracasso e com incertezas sobre sua viabilidade - segundo os analistas do setor - foi salva pela alemã Lufthansa (conheça essa outra história aqui), que adquiriu participação na empresa em março de 2005 (sendo o início de uma aquisição gradual que eventualmente integraria a SWISS totalmente à empresa), o que garantiu robustez financeira já nos primeiros meses pós-acordo, além de coordenar serviços, horários e frequências. Com isso, já no ano seguinte, a SWISS passou a ser membro da Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo. E nos anos seguintes, começou a operar rotas de curto e longo alcances, a partir de Zurique e Genebra (GVA). Em 2007 a cidade de Nova Déli se tornou o primeiro novo destino intercontinental a ser adicionado à rede de rotas da SWISS desde sua fundação. Seguiram-se Xangai (2008), San Francisco (2010), Pequim (2012) e Cingapura (2013), todos pontos-chave para a Suíça e servidos com voos diretos e excelência nos serviços.


Nos anos seguintes, bilhões de dólares foram investidos na aquisição de aeronaves mais avançadas e eficientes em termos de combustível, expandindo substancialmente sua malha de rotas - especialmente na Europa - e aprimorando ainda mais seu produto premium na forma de novos lounges e cabines de aeronaves. Além disso, a SWISS passou a introduzir novos produtos projetados para melhorar a experiência de viagem aérea para pessoas que sofrem com alergias: alimentos e bebidas alternativas (sem lactose e glúten). Em 2019 a SWISS transportou mais de 18 milhões de passageiros com pontualidade e segurança aos seus destinos, após anos de escalada. Esse ano também foi marcado pelo recebimento do primeiro Airbus A340, que decolou para Tóquio, após amplas atualizações a bordo em todas as três classes de viagem.


Mas então veio a pandemia da COVID-19 e arrastou toda a indústria da aviação e a SWISS para a maior crise de sua história. A SWISS foi mergulhada em uma turbulência severa nos dois anos seguintes. Mas mesmo neste período desafiador, continuou a ter sucesso em conectar a Suíça ao mundo, graças ao enorme comprometimento da equipe junto com seus parceiros. Um exemplo deste comprometimento: entre o início da pandemia em março de 2020 e fevereiro de 2022, a divisão de frete aéreo - Swiss WorldCargo - realizou 2.650 voos de carga que transportaram mais de 69.300 toneladas e forneceu à Suíça, além de muitos produtos, suprimentos médicos urgentemente necessários, como máscaras faciais e vacinas. Com o fim da pandemia, a SWISS readequou sua malha aérea à nova demanda de mercado, iniciou uma renovação de sua frota.


Além disso, continuou introduzindo produtos e serviços inovadores. Como por exemplo, o SWISS Senses, uma nova experiência em voos de longa duração, cujo compromisso central é oferecer um serviço excepcional e conforto personalizado. Da cabine recém-desenhada à uma ampla gama de novos produtos e serviços, os clientes podem esperar uma experiência a bordo completamente nova. As cores da Suíça, a natureza, a diversidade e a arquitetura exclusivas do país, inspiraram o design das novas ambientações de cabines. Pela primeira vez, a SWISS oferece um conceito de suíte no SWISS First e em partes da SWISS Business. O que incluiu um novo conceito de iluminação - chamado “Human Centric Lighting” (Iluminação centrada no ser humano) - que ajuda passageiros a sentirem menos os efeitos do jet lag; e um novo sistema de entretenimento a bordo de última geração, com telas maiores e a possibilidade de conectar seus próprios dispositivos.


A SWISS é atualmente uma das melhores companhias aéreas do mundo, classificada como 4 estrelas pelo ranking da consultoria Skytrax e também uma das mais saudáveis financeiramente. A SWISS também melhorou a experiência de viagem de seus passageiros ao introduzir internet gratuita para o uso de serviços de mensagens instantâneas em todos os voos de longa distância. O novo serviço está disponível em todas as classes de viagem durante todo o voo e com dados ilimitados. Um marco importante para a SWISS em 2025 é a chegada do seu primeiro Airbus A350, um passo significativo nos esforços de modernização da frota da companhia aérea suíça. A nova aeronave (imagem abaixo) apresenta um design lúdico e criativo, que por meio de ilustrações distintas captura aspectos únicos da cultura suíça, contando a história dos lugares, pessoas e herança do país.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por apenas uma atualização ao longo dos anos. Isto aconteceu em 2011, quando a identidade visual da marca foi simplificada, apresentado - na tradicional cor vermelha - o nome “Swiss” e um símbolo que representa a cauda das aeronaves com a reconhecida Cruz Suíça, tão associada ao país. O novo logotipo permitiu que a SWISS fosse imediatamente reconhecida como “a companhia aérea da Suíça”, mesmo de longe.


Os slogans
Swiss all the way. (2024)
Made of Switzerland. (2016) 
Our sign is a promise. (2011) 
Innovation, Swiss made. (2009) 
Your flight, Swiss made. (2008) 
Connections, Swiss made. (2008) 
Comfort, Swiss made. (2007) 
Destination Excellence. (2002)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 31 de março de 2002 
● Fundador: André Dosé e Pieter Bouw 
● Sede mundial: Zurique, Suíça 
● Proprietário da marca: Swiss International Air Lines AG 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Deutsche Lufthansa AG) 
● Chairman: Reto Francioni 
● CEO: Jens Fehlinger 
● Faturamento: €5.84 bilhões (2024) 
● Lucro: €713 milhões (2024) 
● Frota: 91 
● Destinos: 120 
● Passageiros transportados: 18.000.000 (2024) 
● Presença global: 67 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 10.800 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Passagens áreas e transporte de carga 
● Concorrentes diretos: British Airways, Air France, Iberia, Turkish Airlines, TAP, KLM, Austrian Airlines, United Airlines, American Airlines, Delta Air Lines, Virgin Atlantic e Scandinavian Airlines 
● Slogan: Swiss all the way. 

A marca no mundo 
Atualmente a SWISS voa para 120 destinos em 67 países - da Europa, África, Oriente Médio, Ásia, América do Norte e América do Sul - através de uma moderna e diversificada frota composta por 91 aeronaves. Com mais de 10 mil funcionários e faturamento anual de €5.84 bilhões (dados de 2024), a companhia aérea suíça transporta aproximadamente 18 milhões de passageiros todos os anos, através de mais de 142.000 voos (pousos e decolagens). 


Você sabia? 
Até 2022, quando completou 20 anos de fundação, a SWISS realizou 2.8 milhões de voos em uma distância total de 3.8 bilhões de quilômetros. Esses voos transportaram quase 266 milhões de passageiros - cerca de 40 vezes a população da Suíça - e 5.6 milhões de toneladas de carga, o equivalente em peso a cerca de 560 Torres Eiffel. 
Hoje em dia a SWISS transporta mais passageiros e carga do que qualquer companhia aérea suíça já transportou no passado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (The New York Times e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 24/3/2025 

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