A IBERIA, uma das mais tradicionais companhias aéreas do mundo, há mais de 80 anos transporta passageiros pelos ares com a amigável hospitalidade espanhola, coroando seus clientes com um serviço caloroso e de nível superior.
A história
A empresa de bandeira espanhola, também a primeira companhia área do país, foi fundada no dia 28 de junho de 1927 pelo empresário Horacio Echeberrieta, com ajuda da alemã Lufthansa, e realizou seu voo inaugural no dia 14 de dezembro entre as cidades de Madri e Barcelona, tendo como passageiro nada mais nada menos que o próprio Rei Alfonso XIII. Apesar de inicialmente focar seus esforços no transporte postal (cartas e remessas), no ano seguinte a jovem empresa aérea, então com uma pequena frota de três aviões com capacidade para 10 passageiros (que viajavam em cadeiras de vime), foi obrigada pelo governo espanhol a se fundir com a CETA e com a Unión Aérea Española, resultando em uma empresa batizada de CLASSA, que começou suas atividades oficiais em 1929, realizando voos na rota Madri e Sevilha utilizando aeronaves do tipo Junkers. O primeiro voo internacional realizado pela companhia aérea foi entre as cidades de Madri e Biarritz na França. Nos primeiros anos da década de 1930 a empresa aérea adotou o nome de Lineas Aéreas Postales Españolas. Até o final desta década, a companhia aérea expandiu suas linhas internacionais para destinos em Portugal (Lisboa, primeira rota internacional fixa da companhia), norte da África e França.
O desenrolar da Segunda Guerra Mundial, além de reduzir as operações da empresa, fez com que a expansão internacional de suas rotas fosse adiada. Com o término do conflito, a empresa passou por uma enorme reestruturação e foi completamente estatizada em 1944, adotando oficialmente o nome de IBERIA. No período de pós-guerra a empresa aproveitou a frota de aviões Douglas C-4 militares abandonados pelos americanos, adaptando-os ao transporte de passageiros e utilizando-os paralelamente às aeronaves Junkers para aumentar sua capacidade de transporte. Pouco depois, em 1945, adquiriu alguns outros aviões Douglas DC-4, que lhe permitiram recomeçar os voos internacionais, iniciando por Roma e Londres. Além disso, se tornou a primeira empresa aérea europeia a ligar o continente europeu à América do Sul, utilizando esses aviões que partiam de Madri e terminavam seus voos, depois de escalas em Villa Cisneros, Natal, Rio de Janeiro e Montevidéu, na cidade de Buenos Aires na Argentina. Em 1946, a IBERIA contratou suas primeiras comissárias de bordo, que utilizavam uniformes de modelo militar.
Exatamente no dia 3 de agosto de 1954 inaugurou serviços para a cidade de Nova York utilizando para isso aviões Lockheed Super Constellation. Os cuidados com o conforto e excelência de serviço já eram vistos nesta época. Tanto que, em 1955, a IBERIA dispunha de um serviço de lavanderia para lavar, passar e dobrar todas as toalhas de mesa e guardanapos usados em seus voos. Os aviões a jato surgiram na frota da IBERIA somente em 1961 com a compra dos modelos DC8-50, que foram empregados nas rotas mais longas e de maior duração. A partir de então, a frota da IBERIA foi crescendo, impulsionada pelo aumento do tráfego aéreo, das atividades turísticas e do poder aquisitivo da população espanhola. A década de 1970 foi marcada pela chegada do primeiro Boeing 474; pelo serviço exclusivo de atendimento à crianças desacompanhadas (criado em 1973 e batizado de Jaquetas Vermelhas); pela criação da primeira ponte aérea da Europa em 1974, entre Madri e Barcelona; pela criação em 1975 do serviço telefônico de atendimento ao cliente, onde era possível consultar tarifas, horários e comprar bilhetes 24 horas por dia, batizado de Inforiberia (hoje conhecido como Serviberia); e pela estreia de uma nova identidade visual da marca.
No final da década de 1980 a empresa criou duas subsidiárias regionais para voos intra-insulares nas Ilhas Canárias (IBinter-Canárias) e nas Ilhas Baleares (IBinter-Mediterrâneo), além de implantar um sistema automático de reservas. Nesta época teve início uma enorme reformulação em sua frota com a chegada de novos aviões como o AIRBUS 320, Airbus 340 e Boeing 757. 18 de outubro de 1985 foi um dia histórico: a primeira piloto mulher da IBERIA, María Aburto, fez seu primeiro voo como comandante de um Boeing B-727 de Madri para Barcelona. Em 1991 a IBERIA foi pioneira na Europa ao lançar um programa internacional de fidelidade, o IBERIA PLUS, no qual seus passageiros frequentes são premiados com pontos e podem trocá-los por passagens aéreas gratuitas e outros serviços. A subsidiária doméstica e regional Aviaco foi absorvida em 1999, mesmo ano em que a IBERIA começou a fazer parte da aliança global Oneworld, da qual é uma das fundadoras.
No início do ano 2000 a empresa aérea espanhola foi privatizada devido ao início de uma enorme crise financeira, que iria se agravar muito nos anos seguintes, obrigando-a a demitir funcionários, reduzir frota e encerrar inúmeros destinos, a grande maioria deles deficitários. Em 2006, a empresa criou a sua primeira companhia de baixa tarifa, a Clickair, oferecendo voos principalmente a partir das cidades de Barcelona e Valencia, para vários destinos na Europa, incluindo Lisboa e Porto. Em 8 de abril de 2010, a IBERIA, que atravessava uma das piores crises de suas histórias, formalizou oficialmente a fusão com a tradicional British Airways, criando assim a quinta maior companhia aérea do mundo, com mais de 400 aeronaves e tráfego anual superior a 55 milhões de passageiros. A nova empresa, batizada de International Consolidated Airlines Group (IAG), manteve as duas companhias aéreas atuando no mercado. Em 2013 a IBERIA iniciou uma renovação em sua frota (com aviões mais modernos, novos e econômicos), além de apresentar uma nova identidade visual e posicionamento.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras e acentuadas modificações ao longo dos anos. A partir dos anos de 1960, o logotipo da IBERIA passou a adotar as cores da bandeira espanhola.
Depois de adotar um logotipo que era representado apenas pelas letras IB, em 1967, uma década depois a IBERIA lançaria uma identidade visual que marcaria a empresa durante mais de três décadas: uma letra I vermelha (com uma coroa amarela) junta com um B amarelo, e o nome da marca logo abaixo.
No mês de outubro de 2013, a IBERIA apresentou sua nova identidade visual, que não mudava desde a década de 1970 (exceto com a mudança de formato ocorrida em 1992, quando passou a ser aplicada na horizontal). Com o novo logotipo (que manteve as cores que o identificam como um embaixador da Espanha), a companhia quis passar uma imagem moderna, forte e competitiva. A nova imagem foi resultado de uma pesquisa que entrevistou mais de nove mil pessoas, e adotou como destaque a cor vermelha, por sua simbologia e expressividade. Além disso, o tradicional símbolo deixou de remeter às iniciais do nome da companhia aérea e agora faz referência às asas de um avião. A companhia aérea também apresentou um novo interior para as classes econômica e executiva.
Com a apresentação de sua nova identidade visual em 2013, seus aviões ganharam uma nova pintura: muito mais moderna e limpa que a anterior.
Os slogans
Y mañana, te imaginas? (And tomorrow, you imagine?)
Con Iberia, eres más. (With Iberia, you’re more)
Pone alas a sus sueños.
Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Fundação: 28 de junho de 1927
● Fundador: Horacio Echeberrieta
● Sede mundial: Madri, Espanha
● Proprietário da marca: International Consolidated Airlines Group, S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Antonio Vásquez Romero
● CEO: Luis Gallego
● Faturamento: €4.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Frota: 79 aviões
● Destinos: 102
● Hub Principal: Aeroporto Internacional de Barajas (Madri)
● Passageiros transportados: 20 milhões (estimado)
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 18.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Concorrentes diretos: Alitalia, Air France, KLM, Lufthansa e TAP Portugal
● Slogan: Y mañana, te imaginas?
● Website: www.iberia.com.br
A marca no mundo
Atualmente a IBERIA, quarta maior companhia aérea do continente europeu, voa para mais de 100 destinos em aproximadamente 40 países ao redor do mundo, utilizando para isso uma frota de aproximadamente 80 aeronaves que realizam mil pousos e decolagens todos os dias e transportam mais de 20 milhões de passageiros todos os anos. A IBERIA é a companhia aérea europeia líder nas rotas do velho continente para a América do Sul, oferecendo a maior oferta de destinos e frequências.
Você sabia?
● No mercado brasileiro, a IBERIA oferece voos a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para Madri.
● A empresa ainda é proprietária da IBERIA EXPRESS (criada em 2012), responsável por operar alguns trechos menores da companhia aérea.
● Reconhecida por seu compromisso com as questões econômicas, sociais e ambientais, IBERIA é uma das poucas companhias aéreas no mundo a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário