20.6.06

CASIO


Fazer cálculos rapidamente em qualquer lugar, projetar imagens com qualidade, ver as horas e até ouvir rádio em relógios de pulso, ou mesmo consultar o significado de uma palavra em um dicionário eletrônico. Os produtos da japonesa CASIO, que invariavelmente cabem dentro de qualquer bolso por serem leves e finos, utilizam as mais modernas tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, esteja ele onde estiver. 

A história 
A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel com uma boquilha para o dedo, com o qual era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros até o fim, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora. A maioria das calculadoras daquela época utilizava engrenagens e podia ser operada à mão com uma manivela ou usando um motor.


Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas e desenvolvimento, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grandes e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos (Toshio, Kazuo e Yukio), resolveram desenvolver uma calculadora compacta que usava apenas circuitos elétricos, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A (efetuava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos) foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a empresa considera sua fundação. O nome CASIO era uma versão latinizada de Kashio. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.


Em setembro de 1965 introduziu no mercado o modelo 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a empresa começou a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras da CASIO foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos teve início em 1974, quando a empresa ingressou no segmento de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.


A década de 1980 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, um teclado musical eletrônico com 49 teclas, alto falante embutido, 29 sons predefinidos, caixa de madeira, polifonia de 8 notas, capaz de reproduzir o som de vários instrumentos. No ano seguinte foi lançada a calculadora reabastecida com luz solar e, pouco depois, o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em abril de 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que possuía o tamanho de um cartão de crédito (0,8 mm de espessura). Pouco depois, em 1985, a marca inovou mais uma vez ao apresentar sua primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica, que se tornou um enorme sucesso em vendas.


O final dos anos de 1980 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, estas introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.


Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso. Em 2000 a marca lançou a linha EDIFICE de cronógrafos esportivos de alto desempenho que combinam um design dinâmico com tecnologia de ponta. Com o lançamento da linha Prívia, em 2002, a CASIO retornou ao mercado profissional de música ao oferecer um piano digital de qualidade e preço competitivo.


Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultracompacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor, segmento na qual faria grande sucesso. E no ano seguinte, apresentou uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funcionava com energia solar e era o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9 mm. Em 2010, com o desenvolvimento da fonte de luz Laser&LED híbrido da CASIO - fonte de luz livre de mercúrio - o segmento ganhou projetores que contribuem com a sustentabilidade e o meio ambiente. Pouco depois, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorida.


Durante sua rica história a CASIO potencializou as suas tecnologias avançado rumo a novas áreas de negócio como relógios, câmeras digitais, dicionários eletrônicos, instrumentos musicais, entre outros. O dinamismo da marca japonesa advém da sua extraordinária capacidade para desenvolver produtos inovadores que satisfazem necessidades não manifestas, mas universais.


Um ícone 
“Relógios são finos e frágeis - era isso o que dizia o bom senso. E nós decidimos desafiá-lo”. Assim dizia Kikuo Ibe, o homem que liderou a equipe de desenvolvimento do G-SHOCK. Em 1981 sua equipe de pesquisadores trouxe à tona a ideia do “Triple Ten”, ou seja, desenvolver um relógio que tivesse 10 anos de vida útil, resistência a profundidades embaixo d’água de até 10 metros e suportasse o impacto de uma queda de 10 metros de altura. Em 1983, o primeiro G-SHOCK foi lançado no mercado com o nome “DW-5000C”. O G-SHOCK originou-se da determinação da CASIO de transformar a ideia convencional que um relógio sempre tem que ser manuseado cuidadosamente uma vez que ele pode ser danificado facilmente. Quando foi introduzida, essa ideia marcou características à prova de choque trazida de um novo conceito revolucionário sobre o relógio de pulso. Com designs de alta qualidade que expressam beleza funcional, o G-SHOCK também reinventou a imagem do relógio digital, tornando-o parte fundamental da cultura juvenil. Inicialmente, o G-SHOCK chamou a atenção de jovens entusiastas de esportes de rua, como os skatistas e patinadores. O estilo robusto e o formato inconfundível do relógio, com prova de choque superior, atraíram a sensibilidade destes jovens, muitos deles suscetíveis a queda pelo esporte que praticavam. Além disso, muitos o adotaram como estilo para expressar suas personalidades.


Gradualmente, essa sensibilidade foi adotada pelos jovens da tendência predominante. Isso levou o G-SHOCK a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens. O G-SHOCK tornou-se primeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos na década de 1980. A partir da década de 1990, sua popularidade se espalhou pelo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e outros países da Ásia, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa. Desde seu lançamento no mercado, mais de 250 diferentes modelos do G-SHOCK foram lançados no mercado: à prova de condições extremas como barro e poeira (1985); com ponteiros (1989); com sensores internos de temperatura (1992); em titânio (1995); com receptores de ondas de rádio (2000); à prova de baixas temperaturas (2009); á prova de força gravitacional (2010); com a tecnologia original GPS Hybrid Wave Ceptor, para calibração automática da hora (2014); e com leitura de barômetro, altitude, e temperatura, além de tábua de maré e alerta para tempestades (2014).


No início de 2008, a CASIO lançou no mercado dois modelos comemorativos do relógio G-SHOCK, com designs que lembravam os modelos anteriores originalmente lançados na década de 1980, mas pela primeira vez em branco, dourado e preto. Os relógios eram modelos comemorativos para celebrar o 25º aniversário do primeiro relógio à prova de choque mais famoso do mundo. Uma das novidades mais recentes dessa linha é o G-SHOCK com tecnologia capaz de aguentar a pressão constante da força gravitacional e manter movimento estável. Atualmente, o G-SHOCK é adorado por homens e mulheres de todas as idades e de todas as partes do mundo. A marca também trabalha em parceria com designers, estilistas e músicos para lançar edições limitadas com desenhos personalizados de seu principal ícone. O G-SHOCK revolucionou o mercado e desafiou os conceitos de resistência e funcionalidade. Desde que foi lançado, assim como o tempo, não parou. Da energia solar ao bluetooth, sempre se manteve na vanguarda da tecnologia e do design. Ao longo de quase 40 anos, mais de 80 milhões de relógios G-SHOCK foram vendidos em cerca de 100 países. Um recorde surpreendente de vendas para uma única marca de relógios de pulso. Uma curiosidade: no início de 2018 o modelo G-SHOCK DW-5600E-1 recebeu um certificado do Livro de Recordes Guinness, após ser atropelado por um veículo de 24.9 toneladas e seguir funcionando perfeitamente, como o mais resistente do mundo.


A F1 como ferramenta de marketing 
De 2009 a 2015 a marca japonesa foi parceira oficial da equipe de F1 RBR (Red Bull Racing). Além de dar suporte intenso à equipe, a CASIO fortaleceu a imagem da marca para os relógios masculinos totalmente de metal EDIFICE, que capturam a essência dos esportes motorizados com o movimento dos ponteiros, as funções de cronômetro e o design elegante. O logotipo da marca estava estampado nos uniformes dos pilotos, nas roupas dos demais integrantes da equipe e na parte frontal dos carros. Desde 2016 a marca é patrocinadora da Scuderia Toro Rosso (atual Scuderia AlphaTauri). Além de utilizar a imagem da equipe nas propagandas do EDIFICE, a CASIO também trabalha com a Scuderia AlphaTauri para lançar em parceria modelos de relógios especiais e de edição limitada.


A evolução visual 
O logotipo da empresa passou apenas por uma grande remodelação em sua história. A identidade visual original da marca era composta apenas pelo nome CASIO, escrito com as letras interligadas. Somente em 1972 a CASIO adotou seu logotipo atual, na cor azul e com uma tipografia de letra moderna e marcante.


Os slogans 
The Unexpected Extra. 
Where miracles never cease. (anos de 1980) 
Technology for life. 
Creativity and Contribution.


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de junho de 1957 
● Fundador: Tadao, Toshio, Kazuo e Yukio Kashio 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Casio Computer Co. Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1970) 
● CEO & Presidente: Kazuhiro Kashio 
● Faturamento: US$ 2.68 bilhões (2019) 
● Lucro: US$ 199.6 milhões (2019) 
● Valor de mercado: US$ 4.1 bilhões (abril/2020) 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 11.850 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: Calculadoras, relógios, instrumentos musicais e projetores 
● Concorrentes diretos: Sharp, Canon, HP, Epson, Sony, BenQ, Citizen, Seiko, Timex e Yamaha 
● Ícones: O relógio G-Shock 
● Slogan: Creativity and Contribution. 

A marca no mundo 
A marca CASIO, que conta com uma linha extensa de produtos, incluindo relógios, projetores, instrumentos musicais eletrônicos (principalmente teclados), caixas registradoras, etiquetadoras e as famosas calculadoras, é comercializada em mais de 140 países ao redor do mundo. Em 2019 o mercado japonês foi responsável por mais de 31.7% do faturamento da empresa, que atingiu US$ 2.68 bilhões. As vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como calculadoras, instrumentos musicais e relógios de pulso, respondem por 80% do valor total. Somente os relógios representam 50% do faturamento da CASIO. 

Você sabia? 
No dia 31 de dezembro de 2006 a CASIO conquistou um marco histórico em sua história ao atingir à marca de um bilhão de calculadoras vendidas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/4/2020

6 comentários:

  1. Anônimo3:24 AM

    Eu tenho uma agenda eletrônica antiga Digital Diary 4000, até poucos dias estava funcionando já com alguns problemas, existe algum lugar para levar tentar o concerto?

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  2. Anônimo1:23 PM

    no teatro municipal

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  3. Faltou falar das excelentes AGENDAS ELETRÔNICAS da Casio. Nesse setor ela reinou durante anos, e até hoje deixa saudades.

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  4. Eu tenho um casio g-shok...
    É também um Casio anadigital
    Casio é Casio... Não tem pra concorrência.

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  5. Ha muito tempo uso relógios Casio. É impresssiimpre a qualidade dos relógios. E além de serem bons, são muito bonitos. Eu sou fã da Casio.

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  6. Ontem comprei um G-Shock, um sonho meu de adolescente dos anos 80. Sempre tive vontade de ter um. Sensação gostosa de se sentir mais jovem. Como reencontra um ente querido que se foi faz tempos como se nunca tivesse ido...Valeu Casio vocês estão além de uma simples marca.

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