20.6.06

COMEDY CENTRAL


Se rir é o melhor remédio, então o canal americano COMEDY CENTRAL é o lugar certo para boas gargalhadas. Suas célebres séries e programas marcados pelo humor politicamente incorreto, entre as quais a animação South Park, é garantia de inúmeras risadas e de um passatempo pra lá de divertido. 

A história 
A história começou no dia 15 de novembro de 1989 quando a Time Warner, proprietária do HBO, lançou no mercado o THE COMEDY CHANNEL como primeiro canal a cabo exclusivamente voltado aos programas humorísticos e sátiras picantes. Pouco depois, no dia 1 de abril de 1990, a rival Viacom (proprietária dos canais MTV, VH1 e Nickelodeon), introduziu o Ha!, um canal dedicado também a exibir programas de humor. Depois de dois anos com distribuição limitada pelo país, os dois canais se uniram no dia 1 de abril de 1991 para formar o CTV: The Comedy Network. Pouco depois, no dia 1 de junho, para evitar problemas legais com a CVT, maior rede de televisão privada e de língua inglesa do Canadá, trocou seu nome para COMEDY CENTRAL (literalmente “Central da Comédia”), sendo na época, o único a exibir comédias e sátiras vinte e quatro horas por dia. A programação era composta em 60% por séries originais, mostrando também os grandes filmes e seriados do gênero, além das famosas “comédias em pé” (os populares Stand Up Comedy), para um público jovem que variava entre 25 a 34 anos.


No final do primeiro ano o novo canal já contava com 22 milhões de assinantes. Em 1992, o canal lançou uma provocativa campanha publicitária com o slogan “We’re All Gonna Die, Watch Comedy Central” (algo como “Nós vamos todos morrer, Assista ao Comedy Central”). Ainda neste ano o comediante Richard Lewis estreou a série The A-List, que fez enorme sucesso. Em 1993, além do canal ter sido lançado no Canadá, estreou em sua grade de programação a primeira série direcionada para o público gay chamada “Out There”. Married-life, primeiro reality-com do canal, foi lançado em 1995 com enorme sucesso de audiência. Em 1996 estreou o The Daily Show, um programa de notícias que satirizava, sobretudo, a política americana. Originalmente apresentado por Craig Killborn, o enorme sucesso do programa começou quando Jon Stewart substituiu o então apresentador em 1999, e comandou o programa até agosto de 2015.


A campanha publicitária com o slogan “Save World Sanity” (algo como “Salve a sanidade do mundo”), que custou US$ 6 milhões, foi introduzida em 1997, e logo depois, o canal estreou a série animada South Park, que se passa em uma pequena e gelada cidade fictícia chamada Colorado, e é estrelada por quatro garotos que falam palavrões à todo momento, que em pouco tempo se tornou o programa de maior audiência do COMEDY CENTRAL, transformando-se em um enorme sucesso da televisão americana e consequentemente fazendo aumentar o número de assinantes do canal. Com a chegada do novo milênio, o COMEDY CENTRAL já estava consolidado no mercado americano, possuindo mais de 70 milhões de assinantes.


Em abril de 2003, a Viacom se tornou única proprietária do canal ao comprar a parte da Time Warner por US$ 1.23 bilhões. Desde 2006, canais locais do COMEDY CENTRAL começaram a serem lançados no mercado europeu, incluindo Polônia, Alemanha, Holanda, Itália, Hungria, Suécia e Reino Unido. No dia 13 de janeiro de 2009, o COMEDY CENTRAL lançou seu canal em alta definição (HD); e pouco depois, no dia 1 de abril, o canal foi lançado na Nova Zelândia, primeira vez que o COMEDY CENTRAL ingressava em um mercado fora da América do Norte e Europa. Em 2011 o canal estreou em Israel. Sua estreia na América Latina ocorreu no dia 1 de fevereiro de 2012. O Brasil foi o primeiro país da região a receber o canal, cuja programação apresentava novos episódios de animações como South Park e atrações antigas como “Um amor de família”. No Brasil também exibe séries e programas locais, como por exemplo, o talk-show The Noite, apresentado pelo comediante Danilo Gentili. Tudo para dar mais visibilidade a produções e comediantes brasileiros.


Atualmente o COMEDY CENTRAL tem sua programação composta por séries famosas como The Daily Show with Trevor Noah, Broad City, Tosh.0, Workaholics, Nathan For You, Another Period, Idiotsitter, South Park, The Sarah Silverman Program (série que possui um casal gay que foge a qualquer estereótipo: os grandalhões nerds e maconheiros Brian e Steve), além de filmes recentes de comédias e shows de comédia em pé. Um dos programas de maior sucesso do canal é COMEDY CENTRAL ROAST, aqui no Brasil conhecido popularmente como “fritada”, onde desde 2003 uma celebridade é o tema central das piadas maldosas e picantes de vários humoristas, sem pudores ou censuras. Além disso, o canal oferece o COMEDY CENTRAL PLAY, um aplicativo que oferece acesso imediato não somente a episódios completos das séries exibidas pelo canal e conteúdos exclusivos, mas também permite assistir à programação ao vivo.


A evolução visual 
Durante anos o COMEDY CENTRAL se notabilizou por utilizar logotipos extremamente coloridos. O logotipo original (um globo na cor lilás com arranha-céus e um sinal de transmissão) passou por algumas remodelações em 1992 e 1997.


Em 2000 foi substituído por uma versão mais moderna e estilizada. Finalmente no dia 1 de janeiro de 2011 ocorreu uma mudança radical em sua identidade visual. O tradicional logotipo, que sempre teve como símbolo central arranha-céus, passou a adotar uma junção de duas letras “C” ligadas ao nome do canal. A grande sacada é que também parece muito com o símbolo internacional do “Copyright ©” quebrado, e quem conhece o espírito, politicamente incorreto do canal, sabe que nada foi por acaso, provando que o COMEDY CENTRAL gosta de brincar com qualquer situação, como foi o caso da palavra CENTRAL invertida na identidade visual. Afinal, o logotipo tem a intenção em ironizar o copyright de uma forma fantástica e inteligente.


O atual logotipo pode ser aplicado em cima de diversos fundos coloridos, mantendo a imagem descontraída da marca. O logotipo também pode ser aplicado na horizontal.


Os slogans 
Enjoy daily. (2010) 
TV. But FUNNY. (2010) 
Save World Sanity. (1997) 
What the Hell is Going on Here? (1994) 
Nothing is Sacred. (1993) 
We’re All Gonna Die, Watch Comedy Central. (1992) 
A Zoeira Nunca Acaba. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de junho de 1991 
● Criador: Viacom e Time Warner 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Viacom Global Entertainment Group 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Kent Alterman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 185 milhões 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Canal de televisão 
● Principais produtos: Sátiras, seriados cômicos, shows de humor e filmes de comédias 
● Concorrentes diretos: The Comedy Channel, Laugh USA, Adult Swim e Nick at Nite 
● Slogan: A Zoeira Nunca Acaba. 
● Website: www.comedycentral.com.br 

A marca no mundo 
O canal a cabo COMEDY CENTRAL hoje está disponível em mais de 40 países, com forte presença na América do Norte e Europa. Somente nos Estados Unidos o canal possui aproximadamente 100 milhões de assinantes e uma audiência média mensal de 140 milhões de espectadores. No mundo inteiro são mais de 185 milhões de assinantes. O canal pode ser assistido na versão padrão e HD, bem como via online e mobile. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/10/2017

Um comentário: