Para a CONSUL, refrigerador não é luxo, muito menos ostentação. E por isso, a marca continua levando o conforto e a tecnologia da refrigeração para milhares de lares brasileiros. Mas nem só de refrigeradores vive a marca, que possui compromisso de oferecer eletrodomésticos que seja sinônimo de qualidade e confiança para milhões de consumidores. Por isso, a CONSUL é reconhecida há 70 anos por trazer soluções bem pensadas que facilitam o dia a dia do consumidor, integrando praticidade, tecnologia e design atrativo em um único produto.
A história
Tudo começou na cidade de Brusque, Santa Catarina, em 1945, na pequena oficina Tiradentes. Dois homens curiosos e idealistas, Guilherme Holderegger e Rudolfo Stutzer, fabricavam anzóis, fios elétricos e peças para bicicletas e consertavam de tudo um pouco. Até que um dia apareceu uma geladeira a querosene, importada, para consertar. Geladeira no Brasil naquela época, só importada, e encontrada somente na casa de gente muito rica. Não sobrou peça sobre peça. Os dois desmontaram toda a geladeira, estudaram cada pedacinho e partiram para o que na época era uma grande aventura: fabricar o primeiro refrigerador brasileiro.
Juntamente com Wittich Freitag e com ajuda financeira do cônsul Carlos Renaux, rico empresário do ramo da tecelagem e do qual Stutzer era motorista e amigo, o primeiro refrigerador foi chamado de CONSUL (escrito sem acento) em homenagem ao benfeitor. Quando a oficina virou fábrica no dia 15 de julho de 1950 num pequeno galpão de 680 m² na cidade de Joinville, a homenagem permaneceu e deu origem à Indústria de Refrigeração Consul. O primeiro refrigerador, batizado de Q-300 e cujo sistema de refrigeração, por absorção, funcionada à base de querosene, logo se transformou em um enorme sucesso. O novo refrigerador, cujas linhas arredondadas seguiam as tendências de design da época, tinha porta aproveitável que possuía espaçosos compartimentos para ovos, frutas e garrafas e podia fazer 12 cubos de gelo. Para a época era uma revolução e tanto.
O primeiro logotipo da marca era uma reprodução da assinatura do cônsul Carlos Renaux. Para fazer a marca, era usada uma chapa de metal cromado, que depois tinha que ser recortada com uma serra tico-tico, dificultando assim esculpir o acento circunflexo da palavra, que acabou sendo excluído do nome. Inicialmente a meta era produzir um refrigerador por dia. Logo foi mudada para cinco unidades por dia. A fábrica começou a crescer e teve que contratar mais funcionários. A conquista de novos mercados faz parte, desde o início, dos ideais e planos da marca. Em 1951 a CONSUL já demonstrava ousadia em ultrapassar as fronteiras do estado de Santa Catarina ao enviar o seu primeiro carregamento de refrigeradores ao Rio de Janeiro. A mercadoria, 32 refrigeradores cuidadosamente embalados, foi transportada em caminhão e a jornada para a Capital Federal daquela época não foi nada fácil pelas estradas brasileiras, em mau estado de conservação. Em 1957 a empresa aprimorou o sistema de isolamento térmico e lançou o modelo CONSUL JÚNIOR, um micro-refrigerador precursor do frigobar.
Em 1958 os refrigeradores da CONSUL passaram a ser elétricos. Já no final da década a marca tinha muito para comemorar. Se, no ano de sua fundação a empresa dava os primeiros passos com a fabricação de 22 refrigeradores, em apenas seis anos a produção anual subiu para mais de 3 mil unidades. O ano de 1959 trouxe a fabricação recorde de mais de 14.600 unidades. Isso, graças ao espírito empreendedor da marca e à aquisição de novas máquinas e equipamentos mais modernos, instalados nos novos prédios que ocuparam o lugar do velho galpão, em Joinville. Nesta época o momento econômico, favorecido pelo governo do presidente Juscelino Kubitschek, permitiu a CONSUL ingressar na disputa pela conquista do mercado internacional com a venda do primeiro lote de refrigeradores, tanto a querosene como elétrico, ao vizinho Paraguai. Às vésperas de completar uma década de vida, os objetivos de crescimento foram ultrapassados graças à vontade e ao esforço de seus fundadores e colaboradores. Nesta época a CONSUL ganhava ares de uma indústria de porte, totalmente nacional.
A entrada na década de 1960 deu-se com uma produção de 30 mil refrigeradores por ano. E surgimento dos refrigeradores com isolamento em poliuretano permitiu, na prática, a redução da espessura das paredes, além de uma melhoria na conservação da temperatura interna dos produtos. Desde 1967, ano em que participou de sua primeira feira internacional, em Lima, no Peru, a CONSUL marcou presença nos principais eventos do segmento no mundo. Era a forma de mostrar ao mundo que os produtos brasileiros não tinham nada a dever aos estrangeiros em tecnologia e qualidade. Outras novidades foram os lançamentos da linha “Capacidade Total”, refrigeradores com paredes comprimidas e mais espaço interno; e do Supercongelador, seu primeiro freezer doméstico para atender uma exigência do mercado.
Em meados de 1972 o refrigerador de número 1.000.000 saía das linhas de montagem indo direto para um lugar muito especial: a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Por ser um produto que simbolizava 22 anos de lutas e conquistas, a CONSUL decidiu dar a ele um destino nobre, em vez de comercializá-lo no Brasil ou embarcá-lo para algum outro país. Nesta década, atenta aos padrões estéticos da época, introduziu cores vibrantes - vermelho, azul, verde e amarelo - na sua linha de refrigeradores, além do refrigerador Maxi Super, onde cada detalhe era prático e elegante, como exemplo, porta-laticínio na parte superior do painel da porta, amplo congelador horizontal, portas-ovo removíveis e grades inteiriças e livres de parede a parede.
A década de 1980 foi marcada por uma grande novidade chamada CONSUL 3T. Com proposta e design inovadores, o refrigerador contava com três ambientes diferentes: um congelador, para alimentos congelados, um refrigerador, para alimentos do dia-a-dia, e um umidificador, para verduras, legumes e frutas. Aos poucos a CONSUL foi ampliando o seu portfólio de produtos, incluindo secadora de roupas, nos anos de 1980; fogões, fornos microondas e lavadoras, na década de 1990.
Nesta época a CONSUL chegou a exportar seus produtos para 100 países ao redor do mundo. Para serem exportados, muitas vezes os produtos tinham que sofrer adaptações para atender as normas de segurança de cada país e o gosto do consumidor local. Os asiáticos, por exemplo, não queriam produtos brancos, porque essa é a cor do luto deles. Os refrigeradores que iam para o Caribe tinham que ter cores variadas (como azul, verde, amarelo e vermelho) para combinar com a alegria e o clima da região. Em países da América Latina era costume assar carne direto na grade do forno. Por isso, os fogões que iam para lá tinham uma bandeja que ficava por baixo da grade, para recolher o suco e a gordura da carne. Já para outros países do Oriente Médio e Ásia, os fogões precisavam ter cinco bocas, quatro redondas e uma retangular, ideal para assar peixes. A CONSUL fez as adaptações necessárias para cada destino e seguia rigorosamente os padrões internacionais de qualidade e segurança.
Em 1994 ocorreu a fusão com a Brastemp S.A., formando assim a Multibrás S.A. Eletrodomésticos, tendo como objetivo fortalecer a posição de ambas as marcas no mercado nacional, que no ano de 2000 foi adquirida pela americana Whirlpool. A partir deste momento a CONSUL reviu totalmente suas estratégias internacionais, com foco exclusivo no Merco Sul, principalmente em países como Argentina e Chile. A marca também adotou um novo posicionamento de mercado: “Bem Pensado”, uma alusão à expressão repetida na rotina dos brasileiros quando se referem às boas ideias, refletidas em todos os seus inovadores produtos. Afinal a CONSUL é próxima, espontânea, atual, alegre, jovial, bem-humorada e inspira confiança. A CONSUL conhece seu público como ninguém e por ser tão próxima, o ajuda a ter uma rotina mais simples, prática e prazerosa com boas ideias. Só assim sobra tempo para curtir a família e cuidar do bem estar de todos com carinho.
Depois de ingressar em 2014 no segmento de cervejeiras (comporta até 75 latinhas), no ano de 2018 a CONSUL surpreendeu o mercado ao lançar a SMART BEER, uma cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando e ajuda a pedir mais. Foi o primeiro modelo 100% conectado do mercado com gestão de estoque. Isto porque a cervejeira conta com gerenciamento via aplicativo, um dos principais diferenciais do produto, que permite controlar, de qualquer lugar e a qualquer momento, a quantidade disponível de cerveja em litros, latas, long necks e garrafas. Também possibilita a definição do abastecimento mínimo - que, ao ser atingido, gera notificação em push ao consumidor, lembrando que a quantidade de bebida está baixa e que é hora de abastecer o estoque.
A linha do tempo
1969
● Lançamento do Supercongelador, o primeiro freezer doméstico.
1970
● Lançamento do Refrigerador Consul ET-3400, cuja porta podia ser aberta com os pés, facilitando o armazenamento dos alimentos pelas consumidoras que estavam com suas mãos ocupadas.
1971
● Lançamento do primeiro condicionador de ar totalmente produzido no país. Todos os modelos foram projetados com tecnologia nacional e vinham equipados com ventiladores radial e axial, que permitiam maior volume de ar, melhor distribuição e menos ruído.
1980
● Lançamento da secadora de roupa super automática, que secava até 8 quilos de roupa molhada.
1984
● Introdução do curso de congelamento Freezer Show Consul, criado para ensinar as donas de casa técnicas de congelamento para um melhor aproveitamento dos alimentos, o que resultava em muito mais economia, em uma época em que a inflação era galopante. No curso, por exemplo, as participantes aprendiam como era vantajoso comprar nas safras, a preços mais baixos, para consumir nas entressafras, quando o valor subia. Para isso, era necessário preparar o alimento em grandes quantidades, deixando-o pronto para serem saboreados a qualquer hora.
1989
● Lançamento do Split Master, novo conceito em tecnologia para condicionador de ar que revolucionou o mercado. O novo aparelho, um produto inteligente resultado da mais avançada tecnologia, tinha como característica o funcionamento de duas unidades independentes. A unidade evaporadora, que refrigera, aquece e filtra o ar, era instalada na parte interior do ambiente, o que dispensava a desagradável abertura de buracos na parede. A unidade condensadora, onde fica o compressor, era instalada na parte externa do ambiente, fora da casa, a uma distância de até 10 metros. Além disso, o ar condicionado Split era muito mais silencioso, bonito e prático.
1990
● Lançamento da linha de fogões e fornos microondas.
1993
● Lançamento do refrigerador e freezer CONSUL SLIM com seu design mais fino.
2004
● Lançamento do primeiro refrigerador nacional de uma porta com dispenser de água externo.
2006
● Lançamento da linha de fogões SuperSeguro, que possuía válvula de segurança no forno. Antes mesmo da implantação da regulamentação de fogões com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, em 2002, a CONSUL já seguia rigorosamente os padrões de segurança estipulados pelo Inmetro, como os pés anti-tombamento, o vidro duplo na porta do forno, entre outros itens.
2007
● Lançamento da linha de Refrigeradores Aquarela, cuja pintura especial permitia a utilização de uma caneta específica, produzida pela Faber-Castell, para desenhar e deixar recados em seu corpo. Uma verdadeira diversão para a criançada.
2008
● Lançamento da linha de Refrigerador Bem-Estar, que possuía um exclusivo filtro para evitar a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos.
● Lançamento do Aspirador de Pó Compacto FIT, ingressando em uma nova categoria de produto.
● Lançamento do primeiro refrigerador de uma porta do mercado brasileiro com a tecnologia Frost Free.
● Lançamento da linha INOX CONSUL, equipada com o que havia de melhor em tecnologia no mercado: Frost-Free e classe A em eficiência energética.
● Lançamento da Lavadora Floral, que possibilitava reutilizar a água, por meio de uma opção a mais no ciclo, a função Reaproveita Água, proporcionando assim uma economia de até 50%.
2009
● Lançamento do forno Microondas Aquarela, único da categoria que possuía um espaço especial na porta para o consumidor personalizá-lo. Ele vinha com 12 fichas de receitas, espaço para colar fotos, anotar telefones importantes e deixar recados.
● Lançamento do primeiro refrigerador de uma porta a utilizar o gás C-Pentano, que não agride camada de ozônio e nem contribui para o efeito estufa.
● Lançamento dos purificadores de água, incluindo um modelo compacto que não precisa de energia elétrica.
2010
● Lançamento da linha FACILITE, composta por aspirador de pó, microondas, fogão, geladeira e lavadora, cuja principal característica é descomplicar a vida do consumidor. Os produtos são de fácil manuseio, inteligentes e extremamente econômicos.
2011
● Lançamento do Climatizador de Ar Bem-Estar, que aquece, refresca, filtra e umidifica.
2012
● Lançamento da linha EMBUTIR, composta por coifas, cooktops de quatro e cinco bocas e forno elétrico de 60 litros, que trazem a proposta de deixar a cozinha mais aconchegante e bonita.
Campanhas que fizeram história
Em 1967 surgiu o mais querido garoto-propaganda da CONSUL: o Leão-Marinho, que era uma associação direta com o frio, reforçando a identidade da marca junto aos produtos de refrigeração. O Leão-Marinho aparecia vestido de fraque e cartola, inspirado na aparência do cônsul Carlos Renaux, que deu origem ao nome da marca. Mais tarde o simpático Leão ganhou outras versões, como em 1973, quando ele virou herói de uma história em quadrinhos. Surgia então o Super Leão-Marinho. Em 1978, depois de uma bem sucedida carreira, o Leão saiu de cena para dar lugar à campanha “Põe na Consul”, que tinha como objetivo consolidar a marca como sinônimo de congelador.
A famosa campanha se tornou uma das mais bem sucedidas na história da publicidade brasileira. Depois do êxito conquistado com o slogan “Consul, a marca da tranquilidade” veio o sucesso que entrou para o repertório cotidiano das rádios, televisões, revistas e jornais: “Põe na Consul - agora mais do que nunca”.
Em 2004 a marca CONSUL mudou seu posicionamento de comunicação, que passou a ser mais forte e consistente, contando ainda com uma nova assinatura: “Parte da sua casa”. Este novo conceito revelava, de uma maneira muito própria, detalhes do dia-a-dia das famílias brasileiras que só uma marca que é parte da casa, como a CONSUL, poderia conhecer. A marca visava construir uma relação íntima com seus consumidores, permitindo assim um envolvimento com muitas famílias e uma participação única no cotidiano do consumidor.
A evolução visual
O primeiro logotipo da marca era apenas a assinatura do cônsul Carlos Renaux. Em 1955 a marca ganhou uma chama em seu logotipo, que representava o sistema de absorção do querosene usado nos refrigeradores. Um novo logotipo da marca foi criado em 1958. A chama, representada no logotipo anterior desapareceu e a marca ganhou um traço mais arrojado para representar os modernos refrigeradores elétricos. Outra mudança ocorreu em 1963, quando o logotipo da CONSUL ficou mais instigante com a adição de um cristal de neve, que em um segundo olhar se transformava num cubo de gelo. Uma ideia criativa e original para ressaltar a marca de refrigeração CONSUL. Em 1974 os cristais de gelo continuaram, mas a tipografia de letra ganhou mais corpo.
No ano de 2000 a identidade visual da marca passou a ser em azul e perdeu os cristais de gelo. Pouco depois, em 2004, a marca adotou uma nova identidade que incluía fortes símbolos como a musicalidade, imagens e cores bem brasileiras, que traduziam os atributos da CONSUL: a alegria e o otimismo, sempre ligados às raízes populares do país. Esse logotipo também remetia à alegria e versatilidade do país por meio do movimento do sorriso e das cores verde e laranja. No início de 2013 a CONSUL apresentou um novo posicionamento, uma nova identidade visual e a primeira campanha institucional da marca. O novo logotipo ganhou uma nova tipografia de letra com traços mais arredondados e valorizou o verde limão, cor característica da marca.
Os slogans
Bem pensado. (2013)
Parte da sua casa. (2004)
A escolha da mulher brasileira. (2004)
Amiga da gente. (2000)
Consul. É sempre mais. (anos de 1990)
Ligue a vida num Consul. (anos de 1980)
Põe na Consul. (1978)
A marca da tranquilidade. (1978)
Para servir melhor. (1957)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 15 de julho de 1950
● Fundador: Guilherme Holderegger, Rudolfo Stutzer e Wittich Freitag
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Whirlpool S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Carlos Brega
● Faturamento: R$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 15.000 (Whirlpool)
● Segmento: Eletrodomésticos
● Principais produtos: Refrigeradores, lava-roupas, microondas e fogões
● Concorrentes diretos: Esmaltec, Dako, Midea, Continental, Electrolux, LG e Arno
● Slogan: Bem pensado.
● Website: www.consul.com.br
A marca no mundo
A linha CONSUL, que engloba refrigerador, freezer, ar-condicionado, fogão, forno, lavadoras de roupa, lava-louças, microondas, centrífuga de roupa, climatizadores e aspiradores de pó, é comercializada em todo Brasil, além de ser exportada para Argentina e Chile. A marca CONSUL é líder em vendas no mercado brasileiro de linha branca e está presente em aproximadamente 50% dos lares brasileiros. Em seus 70 anos de história, já comercializou mais de 40 milhões de refrigeradores, 6.9 milhões de condicionadores de ar, 5 milhões de fogões, 2.6 milhões de lavadoras e 1.2 milhões de microondas.
Você sabia?
● Há 29 anos consecutivos, a CONSUL é a marca mais lembrada na categoria refrigeradores/geladeiras, segundo a pesquisa Top of Mind, do DataFolha.
● A marca também é sinônimo de engajamento. A CONSUL possui uma ação social - Consulado da Mulher - que desde 2002 beneficia mulheres empreendedoras de baixa renda de todo o Brasil por meio do aporte de recursos e de conhecimento. A ação social já beneficiou mais de 35 mil mulheres em todo país.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/7/2020
Caraca, perfeito!
ResponderExcluirTudo de informação que eu precisava! Mandou bem!
Gostei da história.
ResponderExcluirPra mim faltou o logo com o floco de gelo do lado.
ResponderExcluirAcho que igual a mim ninguém vai postar aqui. Tenho uma geladeira Consul, funcionando perfeitamente bem, há 45 anos. Só agora que o motor está fazendo um pequeno barulho, mas o técnico disse que tem jeito, vai consertá-lo e ela ficará ótima, como sempre. Tem suas limitações: não é modelo Frost free, tenho que degelá-la. Mas também com essa idade é querer demais, né? Naquela época não tinha essa modernidade. Se hoje em dia ela mantiver essa mesma qualidade, recomendo à todos comprá-la.
ResponderExcluirNinguém aqui vai comentar como eu. Minha geladeira Consul tem 45 anos, e está funcionando perfeitamente bem. Agora é que o motor está fazendo um pequeno barulho, mas o técnico disse que tem jeito, vai consertá-lo, e ela ficará como nova. Tem suas limitações: não é Frost free, tenho que degelá-la. Mas também com essa idade é querer demais, né? Naquela época não havia essa modernidade. Se mantiver a qualidade nos modelos atuais, recomendo à todos comprá-la.
ResponderExcluirMinha geladeira Consul tem 45 anos. Funciona perfeitamente bem. Não é Frost free, mas nessa época não tinha essa modernidade. Se hoje em dia os novos modelos mantiverem a mesma qualidade recomendo à todos comprá-la.
ResponderExcluir