1.6.06

E*TRADE


A E*TRADE é uma empresa on-line de consultoria em investimentos financeiros. Seu principal objetivo é indicar aos investidores quais são as melhores opções de aplicações financeiras, o que poder ser mais rentável, onde existe mais risco ou menos risco.

A história
A história da marca tem suas origens no ano de 1982 quando Bill Porter, investidor financeiro e inventor e nas horas vagas, e seu sócio, Bernard A. Newcomb, com um capital inicial de apenas US$ 15.000, fundaram na cidade californiana de Palo Alto a TradePlus, empresa que prestava serviços on-line de cotação e comércio de ações, que prestava assistência e suporte para gigantes financeiros como a Fidelity, a Charles Schwab e a Quick & Reilly. O primeiro serviço, chamado de Tickerscreen, começou a funcionar no mês de maio. Porém, o ambicioso Bill Porter queria muito mais. Foi então, que o espírito de inventor falou mais alto, e ele se preocupou em criar um serviço on-line que pudesse fazer com que os investidores individuais pagassem bem menos quando fossem realizar qualquer transação ou negócios com ações.


Em 1992 surgia a E*TRADE SECURITIES, um serviço on-line que fazia com que o investidor, utilizando seu computador pessoal, pudesse realizar e controlar suas próprias transações no mercado financeiro, eliminando os intermediários e as altas taxas cobradas por eles. O serviço começou sendo oferecido através da America Online (AOL) e da CompuServe. Apenas dois anos depois, com um faturamento superior a US$ 11 milhões, a empresa crescia mais rápida que qualquer outra empresa privada nos Estados Unidos.



Apesar disso, sua história rumo ao sucesso começou em 1996, quando o imigrante grego Christos Cotsakos assumiu o cargo de Chairman e CEO da E*TRADE, e lançou o próprio site da empresa, o etrade.com, onde os usuários podiam utilizar ferramentas de investimento e acessar informações como cotações, notícias e estimativas de lucro. Em seus primeiros dias, o site gerou uma grande demanda por parte dos pequenos investidores, fazendo com que a procura pelos serviços explodisse. Nesta época, os serviços foram estendidos também ao mercado financeiro canadense e australiano, este último a partir de 1997. O sucesso dos serviços on-line fez com que a E*TRADE lançasse páginas específicas para determinados países, como por exemplo, em 1998 ao introduzir o site na Inglaterra (etrade.co.uk), além de outros importantes mercados como Alemanha, Japão e Israel.



A marca se consolidou no mercado rapidamente beneficiando-se da grande explosão da Internet e em 1999 lançou outra enorme e agressiva campanha publicitária com o slogan “It’s time for ETRADE. The # 1 place to invest online”. Porém, com o estouro da bolha das empresas virtuais na Bolsa de Valores Nasdaq pouco depois, a empresa se viu obrigada a diversificar seus serviços, introduzindo seguros, planos de aposentadorias privada e serviços bancários (através do E*TRADE BANK), além de pequenos centros financeiros em cidades como Nova York, Boston, Denver, San Francisco e Los Angeles. Crescendo constantemente ano após ano a empresa adotou, em 2003, o nome de E*TRADE Financial Corporation. Tudo andava bem até a terrível crise econômica que abalou o sistema financeiro americano em 2008, quando a E*TRADE amargou perdas substanciais, fazendo com que seu prejuízo ultrapassasse US$ 1 bilhão, culminando com a venda de algumas de suas subsidiárias. Nos anos seguintes a empresa se adaptou às novas condições financeiras globais, voltou a ter lucro e lançou seu serviço móvel, que permite aos clientes acessarem e realizarem transações através de dispositivos móveis.



Campanhas que fizeram história
Há anos atrás, os serviços prestados pela E*TRADE ainda despertavam certa desconfiança das pessoas. Afinal, quem era mais indicado para saber onde aplicar seu dinheiro do que você mesmo? Necessitando explicar aos consumidores que seus serviços eram confiáveis e acima de tudo eficientes, a empresa precisava de uma campanha publicitária ousada e diferente, que mostrasse ao consumidor que ao fazer uma escolha errada ele poderia perder dinheiro ou deixar de ganhá-lo. Partindo do ponto que o intervalo do Super Bowl, final do Futebol Profissional Americano, era o segundo mais caro do mundo para o mercado publicitário americano, os criativos da agência Goodby, Silverstein & Partners de San Francisco, resolveram veicular um anúncio de 30 segundos, pagando mais de US$ 2 milhões. Esse valor, muitas vezes é a verba de campanha de um ano inteiro para muitos anunciantes, então imagine gastá-lo apenas em uma única exibição. Aproveitando esse detalhe e o fato de que a E*TRADE trabalhava com dinheiro, os publicitários resolveram ousar e surpreender. O filme começa e termina com dois sujeitos caipiras batendo palmas e um macaco dançando ao som de “La Cucaracha”. Após 30 segundos desta cena surreal, entrava o texto: “Well, we just wasted 2 million bucks. What are you doing with your money?” (Bem, nos acabamos de jogar fora 2 milhões de dólares. E você, o que está fazendo com seu dinheiro?). O filme pode ser assistido clicando no ícone abaixo.


É incrível como uma idéia absurda se encaixou tão bem em uma situação dessas. É falar tudo o que tem que ser dito com uma clareza tão óbvia, que não é preciso nem explicar o que a E*TRADE faz. O anúncio, intitulado “Monkey”, foi um sucesso absoluto e considerado um dos melhores já exibidos nos intervalos do concorrido Super Bowl. A receptividade do público foi tão grande, que o simpático macaco ganhou até uma série de outros comerciais.



Os slogans
It’s Your Money.
Be E*traordinary. (2005)
It’s time for ETRADE. The # 1 place to invest online. (1999)
Someday we’ll all invest this way. (1996)



Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1992
● Fundador: William Porter e Bernard Newcomb
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: E*Trade Financial Corporation
● Capital aberto: Sim (1996)
● Chairman: Frank Petrilli
● CEO: Steven Freiberg
● Faturamento: US$ 2.34 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 156.7 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 3.1 bilhões (abril/2012)
● Bancos: 30
● Contas: 4.4 milhões
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 3.200
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Serviços e consultorias financeiras
● Concorrentes diretos: Charles Schwab e TD Ameritrade
● Slogan: It’s Your Money.
● Website: www.etrade.com

A marca no mundo
Atualmente a E*TRADE disponibiliza seus serviços via Internet para aproximadamente 70 países ao redor do mundo, além de possuir aproximadamente 30 centros de serviços financeiros nas principais cidades americanas. Possuí mais de 4.4 milhões de contas, além der ser a terceira maior rede de caixas eletrônicos do mercado americano, possuindo 383 caixas. A empresa oferece aos investidores independentes a conveniência e controle através de várias opções de serviços como Corretagem (brokerage), Serviços bancários (banking), Seguros (insurance), Gerenciamento de bens (wealth managment) e Cartões de Crédito.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 27/4/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário