11.6.06

FOLHA

A Folha de S. Paulo, conhecida popularmente apenas como FOLHA, se tornou o jornal mais vendido e um dos mais influentes do país, calcado no pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência, passando aos seus leitores informação correta, interpretação competente sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos.
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A história
A história da Folha de S. Paulo começou no dia 19 de fevereiro de 1921, quando Olival Costa e Pedro Cunha fundam o jornal Folha da Noite que noticiava com prioridade as deficiências dos serviços públicos. Lançou também campanhas pelo voto secreto e apoiou o tenentismo e o Partido Democrático. A redação é instalada em uma sala, à Rua São Bento, no segundo andar de um prédio, na cidade de São Paulo. A impressão era feita nas oficinas de O Estado de S. Paulo, à Rua 25 de março. Em julho de 1925, foi criada a “Folha da Manhã”, edição matutina da Folha da Noite e 24 anos depois surgia a Folha da Tarde. No mês de janeiro de 1931, o jornal é vendido para Octaviano Alves Lima, cafeicultor, que prioriza a defesa dos interesses da lavoura, defende o liberalismo e se opõe ao Estado Novo. A tiragem diária dos dois jornais sobe de 15 mil para 80 mil exemplares. Ainda em janeiro, o nome da companhia é alterado para Empresa Folha da Manhã.
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Em 1º de julho de 1949 foi lançado o jornal Folha da Tarde. A junção destes três jornais (Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite) resultou na Folha de S. Paulo no dia 1 de janeiro de 1960. Em 1967 tem início o pioneirismo do jornal, sendo o primeiro a utilizar impressão offset em cores, usada em larga tiragem pela primeira vez no Brasil. O equipamento é composto de três impressoras Goss Urbanite, de fabricação norte-americana, com capacidade para rodar até 45 mil jornais por hora cada uma. Em 1971, o jornal abandonou a composição a chumbo e se tornou o primeiro jornal a usar o sistema eletrônico de fotocomposição.
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Em junho de 1981, o documento de circulação interna surgiu como a primeira sistematização de um projeto editorial. O texto fixava três metas: informação correta, interpretações competentes sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Dois anos depois, a FOLHA se tornou a primeira redação informatizada na América do Sul com a instalação de terminais de computador, resultando em uma economia de 40 minutos no processo de produção. Pouco depois, em 1984, é publicado o primeiro Projeto Editorial, que defende um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno. No mesmo ano, a FOLHA implanta o Manual da Redação, editado em livro. No ano seguinte, publica o novo projeto editorial, que tem como política, além de um jornalismo crítico, apartidário, moderno e pluralista, implantar um jornalismo de serviço e adoção de novas técnicas visuais. Em meados desta década, a comunicação da FOLHA criou um bordão que entrou para a história da propaganda: “De rabo preso com o leitor”.
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A década de 90 começou com a reorganização de seus noticiários em cadernos temáticos. A importância e a influência do jornal pode ser comprovada na prática quando a FOLHA foi o primeiro órgão da imprensa brasileira a pedir o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, que renunciaria pouco depois. Em 1992, o empresário Octavio Frias de Oliveira passou a deter a totalidade do controle acionário da empresa. Nesta época, a FOLHA se consolidou como o jornal de maior circulação paga aos domingos (média de 522.215 exemplares).
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Com o lançamento do “Atlas Folha/The New York Times” em fascículos no ano de 1994, a FOLHA bateu recorde de tiragem e de vendas na história de jornais e revistas do país no dia de lançamento (1.117.802 exemplares) e nas semanas subseqüentes. Esse número faz com que a FOLHA seja citada duas vezes no “Guinness Book - O Livro dos Recordes” (primeiro jornal brasileiro a superar a tiragem de 1 milhão de exemplares e jornal de maior circulação no Brasil). No ano de 1995 foi lançado o “Folha Online”, cujo primeiro serviço é o “Folha Web”, sinopse diária das reportagens. Pouco depois, em 1996, foi lançado pelo Grupo Folha o Universo Online, primeiro serviço on-line de grande porte no país. Também nesta época, o novo parque gráfico possibilitou o uso de cores em 75% das páginas do jornal. O projeto gráfico muda e os cadernos passam a ser identificados por cores. As letras dos textos, dos títulos e dos quadros também são alteradas para tornar a leitura mais cômoda. No final desta década, o Grupo Folha lançou o jornal AGORA em substituição à Folha da Tarde. O novo jornal, com apresentação gráfica moderna e inédita, era direcionado à família do trabalhador paulistano e se propunha a ser um guia útil para o leitor enfrentar as dificuldades do dia-a-dia
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A linha do tempo
1958
Início da circulação no dia 10 de dezembro da Ilustrada, um caderno sobre cultura e variedades. A FOLHA já fazia cobertura de assuntos culturais desde a sua fundação, em 1921, mas não havia um caderno específico para esses temas.
1959
Lançamento da seção TURISMO no dia 11 de dezembro, dentro do caderno Ilustrada. Somente em 1966 passou a ser um suplemento independente.
1963
Lançamento do caderno FOLHINHA no dia 8 de setembro.
1972
Lançamento do caderno ESPORTES no dia 8 de maio (publicado na segunda-feira). Somente em 1988 passou a ser publicado diariamente.
1973
Criação, no mês de outubro, do Banco de Dados de São Paulo Ltda., que incorpora os arquivos de foto, texto e a biblioteca da FOLHA.
1975
Lançamento do caderno OPINIÃO no dia 26 de junho.
1976
Criação da seção Tendências/Debates, pautada pelo princípio da pluralidade. A publicação de artigos de todos os matizes ideológicos desempenha papel importante no processo de redemocratização do Brasil.
1983
Criação do Datafolha, instituto de pesquisa de opinião pública e de mercado, que faz levantamento de temas de interesse dos leitores e fornece informações à produção editorial.
Lançamento do caderno CLASSIFOLHA IMÓVEIS no dia 7 de maio (antes era "Classificados"). Em 1991 passou a se chamar apenas IMÓVEIS.
Lançamento do caderno INFORMÁTICA no dia 2 de março.
1984
Lançamento do caderno CLASSIFOLHA EMPREGOS no dia 8 de agosto.
1985
Lançamento do caderno VEÍCULOS no dia 20 de outubro.
1986
Lançamento do caderno ECONOMIA, que circulava de terça a domingo. Em 1991 foi incorporado pelo caderno Dinheiro.
Lançamento do caderno AGROFOLHA no dia 1 de julho.
1987
Lançamento no dia 28 de julho do caderno CIDADES. A partir de 1991, o caderno passou a adotar o nome COTIDIANO.
1989
Lançamento do caderno CIÊNCIA no dia 31 de março.
1990
Lançamento de cinco edições regionais (Sudeste, ABCD, Nordeste, Norte e Vale).
1991
A Primeira Página passa a circular colorida todos os dias.
Em fevereiro, reorganiza o noticiário em novos cadernos de circulação diária. Além da Ilustrada, o jornal passa a oferecer os cadernos Brasil, Mundo, Dinheiro, Cotidiano, FOLHATEEN e Esporte (autônomo aos domingos e segundas-feiras).
1992
Criação do caderno Mais! (englobando os cadernos Ciência, Letras e Ilustrada, na edição de domingo) e da Revista da Folha. A partir de 1994, a REVISTA FOLHA passou a circular também na Edição Nacional.
1994
Se torna o primeiro jornal brasileiro a ter um banco de imagens digital. As fotos passam a ser armazenadas em computador. Com a utilização experimental de câmeras digitais, o disquete começa a substituir o filme.
1995
O jornal passa a circular com a maioria das páginas coloridas.
1997
Criação do GUIA FOLHA.
1998
Lançamento do Folhainvest, um caderno semanal que traz informações e análises para ajudar o leitor a entender o mercado financeiro. O objetivo do caderno era tornar o mercado acessível a qualquer investidor.
2000
Apresentação do Folha WAP, serviço que disponibiliza o noticiário e serviços do Folha Online para telefones celulares.
Lançamento do caderno Equilíbrio, dedicado à qualidade de vida.
O caderno Moda, editado bimestralmente, circula pela primeira vez na FOLHA em 16 de junho.
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O jornal
Atualmente a FOLHA está dividida em cadernos temáticos diários e suplementos:
Folha Brasil
No primeiro caderno, a editoria se dedica à vida política, institucional e aos movimentos sociais. Procura oferecer ao leitor informações pluralistas e apartidárias, para que ele exerça sua cidadania. É, ao mesmo tempo, um instrumento fundamental para os formadores de opinião, que nele encontram análises sobre os últimos acontecimentos.
Folha Ciência
Notícias sobre as últimas descobertas e pesquisas mais recentes e importantes no Brasil e no mundo, com especial atenção para o didatismo e para o uso de recursos visuais na explicação de assuntos complexos. Aos domingos, é publicado junto ao caderno Mais.
Folha Cotidiano
Oferece ao leitor informações úteis ao seu dia-a-dia nas áreas de segurança, educação e direito do consumidor. Traz diariamente notícias relativas às principais capitais do país. Na edição São Paulo, concentra sua cobertura na capital paulista. Procura prestar serviço ao leitor sobre temas como direito do consumidor, saúde, trânsito e meteorologia.
Folha Dinheiro
A conjuntura econômica, brasileira e internacional, e o mundo dos negócios são o principal alvo do caderno Folha Dinheiro. A seção Opinião Econômica tem como objetivo manter o pluralismo de opiniões. Com informações precisas, linguagem clara e elucidativa, o caderno orienta quanto a investimentos, traz indicadores econômicos e faz a cobertura de temas que mereçam atenção especial em função da conjuntura econômica.
Folha Esporte
Este caderno trata o esporte como espetáculo e fenômeno empresarial. É atualmente um dos cadernos mais lidos da Folha. Aborda o tema de forma diferenciada. Além de acompanhar os principais campeonatos, traz assuntos relacionados a política, marketing, legislação e moda. Foi o primeiro a usar estatísticas, preparadas pelo Datafolha, na análise esportiva.
Folha Ilustrada
Este caderno traz a melhor cobertura do que há de mais original e relevante nas áreas de cultura e entretenimento. Crítica e ousada, a Ilustrada fala sobre discos, gastronomia e muito mais. Seus colunistas garantem análise, humor e diversidade de pontos de vista. Na Grande São Paulo, traz encartado o suplemento Acontece, guia de programação da região.
Folha Mundo
Este caderno publica diariamente as principais notícias internacionais, sempre acompanhadas de análises precisas e enfoque didático. O leitor também tem acesso ao que é publicado nos mais influentes meios de comunicação do planeta.
Folha Informática
O Folha Informática (circula às quartas-feiras) auxilia os leitores a entender e a usar melhor a internet e os computadores. Tem como grande diferencial a prestação de serviço. Procura orientar o leitor para comprar melhor, gastar menos, ganhar tempo e obter melhores resultados ao navegar na internet. Com linguagem simplificada e objetiva, dirige-se tanto ao leitor iniciante quanto ao mais experiente.
Folha Equilíbrio
Um caderno dedicado à busca da saúde e da qualidade de vida. Traz as últimas técnicas e terapias para quem quer viver mais e melhor, além de dicas precisas sobre cuidados com o corpo e a mente. Circula às quintas-feiras.
Folha Turismo
O Folha Turismo traz os principais destinos do Brasil e do mundo com coberturas exclusivas, fotos e muito serviço. Seções com quadros informativos e dicas de preços e lugares fazem deste caderno um roteiro útil para quem gosta de viajar. Circula às quintas-feiras.
Folhinha
Todo sábado, a Folhinha publica reportagens e fotos em sintonia com os interesses das crianças, além de seus personagens preferidos, quadrinhos, passatempos, brincadeiras e promoções.
Folhateen
Toda semana (às segundas-feiras) os adolescentes encontram no Folhateen os principais assuntos de seu interesse: música, cultura, ensino, comportamento, sexo e muito mais. Colunistas especializados respondem às dúvidas e incentivam o adolescente a buscar informação.
Mais!
Um caderno especial para os leitores que procuram literatura, sociologia, filosofia e artes. Com autores e colunistas conceituados, o caderno Mais! é referência internacional como caderno cultural. Circula aos domingos.
Folha Veículos
O Folha Veículos, que circula somente aos domingos, é uma fonte de consulta para o leitor na hora de vender, comprar, fazer a manutenção e tirar as dúvidas a respeito dos automóveis. A cargo do Datafolha, a tabela de preços publicada no caderno é a mais atualizada do mercado. Além de testes, produzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, são temas do caderno comparativos entre vários modelos, motocicletas, questões comportamentais, legislação e novidades da indústria automobilística.
Folha Construção
Além de dicas sobre materiais e técnicas construtivas, o caderno engloba temas relacionados à decoração. Para permitir que o leitor converse com os profissionais da área, há a preocupação de "traduzir" a linguagem técnica em temas como eletricidade, hidráulica, acabamento e legislação, por exemplo. Três seções se revezam semanalmente: uma que dá dicas para reformas, outra com exemplos práticos de bricolagem e uma que vasculha produtos diferenciados nas lojas paulistanas de construção e decoração. Circula aos domingos.
Empregos
O caderno, que circula somente aos domingos, reúne reportagens e serviços direcionados aos profissionais que querem ampliar suas chances no mercado e aos que pretendem dar um impulso maior à carreira. Dá sugestões de aperfeiçoamento, orienta sobre elaboração de currículo e processos de seleção, indica oportunidades de emprego, cursos e bolsas de estudo.
Folha Negócios
O caderno orienta quem quer entrar no mundo dos negócios, abrir o próprio empreendimento e crescer. Seções internas como Gestão, Finanças, Feiras e Congressos_ municiam o leitor de informações para administrar com eficiência. Reportagens deixam o empreendedor bem atualizado sobre as tendências de mercado, os setores em alta e a conjuntura econômica para que possa tomar decisões estratégicas precisas. Circula aos domingos.
Folha Imóveis
O caderno Imóveis é voltado não somente para quem está à procura da casa própria, mas também a todos que querem atualizar-se sobre assuntos desse mercado. Financiamento bancário à classe média, mercado de compra, venda e locação, e investimento em imóveis residenciais e comerciais, legislação e tendências do setor são alguns dos temas apresentados. Há ainda duas seções semanais por meio das quais o leitor pode ficar por dentro dos lançamentos e das soluções para problemas da vida em condomínio. Circula somente aos domingos.
Guia Folha
O Guia, que circula somente às sextas-feiras, cobre a programação de cultura e entretenimento da Grande São Paulo, região onde circula. Incluí roteiros de restaurantes, bares, cinema, teatro, shows, concertos, dança, exposições, casas noturnas e dicas para as crianças, além de seções como Fuja no Fim de Semana, É Grátis, Meu Sábado e Palavras Cruzadas.
Revista Folha
Só circula na Grande São Paulo e aos domingos. É uma revista semanal de moda, decoração, família, comportamento, atualidades e consumo.
Moda
A revista trimestral traz reportagens sobre os desfiles brasileiros e internacionais e apresenta as principais tendências em moda, beleza e assessórios. Seções variadas abordam também a moda masculina, estilos de vida e de comportamento. O projeto visual da revista foi criado pelo design Karim Rashid, um dos principais do mundo.
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Clube de fidelidade
O CLUBE FOLHA é um clube de fidelidade que garante aos assinantes do jornal descontos especiais em restaurantes, ingressos de teatro, além de descontos na compra de produtos pela Internet por meio de parcerias com empresa. E mais, com a promoção “Vá de Graça”, o associado pode ganhar ingressos de cinema, teatro e shows.
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Um novo projeto gráfico
Em 2006 a FOLHA lançou seu novo projeto visual. As mudanças tornaram o jornal ainda mais completo, vibrante e agradável de ler. Recursos gráficos e uma nova organização das reportagens facilitaram a leitura para quem precisava percorrer rapidamente os cadernos. Para aqueles que desejavam dedicar mais tempo às notícias, o jornal trouxe reportagens, artigos e novos instrumentos editoriais que ajudavam a aprofundar e contextualizar os fatos. A idéia era que tanto o leitor que tinha apenas 5 minutos quanto o que tinha 50 minutos ficasse satisfeito ao ler o jornal. A reforma privilegiou as cores, mas de maneira organizada e com uma paleta mais moderna de tonalidades. Já o novo logotipo utilizou a mesma letra que o anterior, porém era levemente maior, mais escuro e mais simétrico. A data do jornal ganhou destaque, assim como o endereço eletrônico da FOLHA ONLINE. Além de tudo isso, a nova organização da Primeira Página, permitia que o leitor encontrasse rapidamente as notícias que desejasse ler.
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Campanhas que fizeram história
No final de 1987, teve início uma das mais duradouras e premiadas parcerias entre cliente e agências de publicidade (Folha e W/Brasil). Desta parceria resultou no ano seguinte o comercial intitulado “Hitler”. Um pequeno ponto preto aparecia na tela da TV; em alguns segundos, centenas de outros pontos formavam um retrato em branco e preto. Era Hitler, o ditador nazista alemão. A voz falava de suas proezas: “Este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo”. O comercial, de forte conteúdo político, terminava assim: “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Por isso é preciso tomar muito cuidado com a informação no jornal que você recebe. Folha de S.Paulo, o jornal que mais se compra e o que nunca se vende”. Para assistir ao comercial clique no ícone abaixo.
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Desta parceria também resultou o famoso personagem, ratinho, criado em 1997 por Tommas Edger, que imortalizou seus classificados e se transformou num dos personagens mais populares da propaganda na TV.
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Os slogans
Folha, não dá pra não ler.
Um bom jornal todos os dias.
O jornal que mais se compra e que nunca se vende.
(1987)
De rabo preso com o leitor.
Este país tem alarme.

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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
19 de fevereiro de 1921
● Fundador:
Olival Costa e Pedro Cunha
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Grupo Folha
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Luiz Frias
● Diretor Editorial:
Otavio Frias Filho
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Circulação diária:
302.000 cópias
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
2.500
● Segmento:
Comunicação
● Principais produtos: Jornais
● Ícones:
O ratinho, símbolo de seus classificados
● Slogan: Folha, não dá pra não ler.
● Website:
www.folha.uol.combr
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A marca no Brasil
A FOLHA é, desde a década de 80, o jornal mais vendido no país com circulação média de 302 mil exemplares em dias úteis e 365 mil aos domingos. Além disso, é o primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa. Com uma equipe de reportagem própria, tem por objetivo a criação, produção e desenvolvimento de conteúdo jornalístico on-line, além de serviços com destaques para áreas de interatividade. O Banco de Dados Folha é um grande acervo jornalístico que contém mais de oito décadas da história do Brasil. Além da coleção da FOLHA desde 1921, o acervo possui mais de 100 mil pastas temáticas com recortes dos principais jornais e revistas do país e mais de 20 milhões de fotos em arquivos físico e digital. A FOLHA possui o maior e mais moderno parque gráfico da América Latina, com 25 mil metros quadrados e capacidade de imprimir 16.640.000 páginas por hora.
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Você sabia?
A FOLHA foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman (1989) e a oferecer conteúdo on-line a seus leitores.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 24/7/2009

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