Pioneira no desenvolvimento de tecnologias digitais e maior fabricante mundial de produtos fotossensíveis, o nome FUJIFILM significa muito mais que fotografias de alta qualidade. Ele representa o desenvolvimento de tecnologia e a fabricação de produtos da mais alta qualidade quando o assunto é imagem. Por tudo isso, a marca japonesa está ajudando a tornar o mundo um lugar melhor, mais nítido, mais saudável e muito mais interessante.
A história
Foi no ano de 1934, em uma pequena cidade localizada na base do mais famoso cartão postal do Japão - o Monte Fuji - que surgiu a primeira fábrica da FUJIFILM no dia 20 de janeiro fundada por Sakae Haruki. Criada para produzir filmes cinematográficos, a aposta parecia arriscada já que a ideia era investir em um segmento que, na época, dava os primeiros passos. Seu primeiro produto foi a película 35 mm para cinema. Somente um mês depois tem início à produção de filmes fotográficos, papel para impressão, chapas a seco e outros materiais fotossensíveis. Em 1936, a nova empresa já ingressava em um novo segmento de mercado ao iniciar a produção de películas para Raio-X e outros materiais médicos.
Pouco depois, em junho de 1938, com a construção de uma fábrica em Odawara, a empresa expandiu a área de produtos químicos, na qual eram manuseados materiais fotossensíveis, tais como prata, tintas e outros químicos e a área de equipamentos e de materiais de precisão ótica, como fibra ótica e equipamento fotográfico. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa praticamente direcionou sua produção para abastecer as tropas japonesas durante o conflito. Com o final da guerra, a FUJIFILM experimentou um crescimento fantástico, introduzindo no mercado inúmeras novidades, como por exemplo, o filme fotográfico colorido e iniciou a produção de câmeras fotográficas.
No final da década de 1950, a empresa iniciou um forte processo de expansão internacional, chegando ao Brasil em 1958; inaugurando, em 1965, sua primeira subsidiária nos Estados Unidos, onde contava com apenas seis funcionários trabalhando no icônico edifício Empire State na cidade de Nova York; e abrindo uma filial na cidade de Hambrugo na Alemanha em 1966. Na década de 1970 a FUJIFILM ampliou ainda mais a sua linha de produtos com o lançamento de aparelhos de FAX, copiadoras coloridas, e, pouco depois, no início da próxima década, as máquinas fotográficas instantâneas. Em 1982, a empresa introduziu no mercado o FUJIFILM Memory Tape, primeiro suporte informático para arquivo de informação produzido no Japão. Mas a maior novidade da década aconteceria com o lançamento da câmera digital, considerada por alguns, como a primeira do mundo. Nos anos seguintes, quando o mundo digital “tomou de assalto” a fotografia, a marca japonesa passou a desenvolver câmeras digitais para os mais variados estilos, com máquinas compactas, semiprofissionais e até modelos retrô.
A década de 1990 foi marcada pelo desenvolvimento de tecnologias como a ATOMM (Advanced Super Thin Layer & High Output Metal Media) para gravação digital, podendo desta forma, lançar no mercado uma ampla gama de produtos únicos; do Sistema FCR (Fuji Computed Radiography) de diagnóstico de Imagem Digital para a área médica, introduzido em 1992; do sistema de impressão direta em chapa CTP Plate; e do Minilab Digital Frontier, que causou uma revolução digital com altíssimo nível de qualidade, praticidade e velocidade, oferecendo uma grande variedade de opções de impressão, muito além dos equipamentos tradicionais, tendo uma exclusiva impressão a laser e um scanner de última geração que garantiam total controle da nitidez das imagens, tonalidades mais ricas e o máximo de definição para objetos, cores e sombras.
A partir do novo milênio, a FUJIFILM passou a desenvolver e lançar no mercado tecnologias inovadoras no segmento de imagens que iriam revolucionar o mercado, como por exemplo, o SDES (Secure Document Exchange Services) para distribuição de documentos via internet; e o serviço pioneiro em rede Net Print, que oferecia impressão segura de conteúdos digitais através do uso de fotocopiadoras em lojas de conveniência. Mundialmente, a FUJIFILM está atuando dentro do conceito “Image Intelligence”, sistema de softwares de processamento de imagem digital que está incorporado ao painel de comando da série Frontier (impressoras e câmaras digitais fotográficas da marca). Esse sistema é capaz de fazer uma análise instantânea na entrada da imagem e identificar as correções necessárias para que o resultado final seja uma impressão de alta qualidade e mais fiel ao ambiente e à emoção do fotógrafo no momento da foto.
Atualmente a FUJIFILM atua em três segmentos de negócios: Soluções de imagem (filmes coloridos, câmeras digitais, dispositivos óticos, equipamentos de acabamento fotográfico e papel colorido, bem como produtos químicos e serviços para acabamento fotográfico), Soluções de informação (sistemas de diagnósticos, sistemas gráficos, materiais altamente funcionais, meios de gravação, materiais eletrônicos e produtos industriais) e Soluções de documento (copiadoras de escritório e dispositivos multifuncionais, impressoras, sistemas de produção e serviços, papel, consumíveis e serviços de escritório). Este último segmento é operado pela Fuji Xerox, uma joint-venture formada em 1962 entre a empresa japonesa e a americana Xerox para a região Ásia Pacífico.
A linha do tempo
1948
● Lançamento do filme colorido fotográfico com a marca FUJICOLOR.
1956
● Início da produção de máquinas fotográficas com o lançamento do primeiro modelo batizado de Fujica Six IA.
1961
● Desenvolvimento do FUJIC, o primeiro computador produzido no Japão, concebido para produzir lentes de elevada gradação.
1963
● Início da produção de papel fotográfico.
1965
● Lançamento da Fuji DP Master S, primeira impressora de fotografias para uso em laboratório.
1972
● Lançamento dos primeiros aparelhos de FAX.
1973
● Lançamento da Fuji Xerox 2200, primeira fotocopiadora desenvolvida na empresa, e da Fuji Xerox 6500, fotocopiadora a cores.
1977
● Lançamento dos primeiros disquetes no Japão.
1981
● Lançamento do ISO 400, primeiro filme colorido de elevada sensibilidade.
1982
● Lançamento da FOTORAMA, uma câmera fotográfica instantânea.
1983
● Lançamento de papel para FAX sensível ao calor (térmico).
1985
● Lançamento da Fuji Xerox XP-9, primeira impressora a laser desenvolvida internamente pela empresa.
1986
● Lançamento da primeira câmera descartável chamada QuickSnap.
● Lançamento do Minilab, equipamento portátil que revela filmes.
1988
● Lançamento da primeira câmera digital do mundo, que armazenava as fotos em um cartão de memória.
1989
● Lançamento do REALA, primeiro filme fotográfico a reproduzir as cores como o olho humano as via.
1990
● Lançamento do FUJICHROME VELVIA, um filme profissional colorido que revolucionou o mercado.
1992
● Lançamento da Acolor 635/630, fotocopiadora digital a cores.
1995
● Lançamento da DocuColor 4040, fotocopiadora a cores mais rápida do mundo na época.
1996
● Lançamento do filme Wide View (WV), que ampliava os ângulos de visão do LCD.
1998
● Lançamento da MX-700, menor e mais leve câmera fotográfica digital do mundo na época.
● Lançamento da primeira película de cinema que integra a tecnologia da 4ª camada de cor.
● Lançamento das primeiras câmeras instantâneas da linha Instax. Essas primeiras câmeras produziam fotografias do tamanho de um cartão de crédito. No ano seguinte seria lançada da câmera Instax Wide, com formato maior de fotografia.
1999
● Lançamento do Minilab Digital Frontier, líder mundial em saídas fotográficas com o uso da tecnologia digital.
2001
● Lançamento da FUJIFILM FinePix, uma popular linha de câmeras digitais que se transformou em um enorme sucesso, incluindo versões a prova de água e resistentes a quedas (FinePix XP).
2003
● Desenvolvimento do módulo de câmaras megapixel para aparelhos celulares.
2014
● Lançamento da Instax Share SP-1, uma impressora para smartphones que permite a criação fácil de fotos instantâneas utilizando imagens enviadas remotamente a partir de um smartphone.
2016
● Lançamento da Instax Share SP-2, segunda versão da impressora de fotos para smartphone. O aparelho ganhou uma série de melhorias em relação à antecessora. A nova versão, que transforma qualquer celular em uma máquina instantânea, ganhou imagens com melhor resolução, mais rapidez de impressão e novos recursos de fotografia. Também ganhou da antecessora no quesito velocidade de impressão, que caiu de 14 para 10 segundos através da conexão Wi-Fi com o smartphone ou tablet.
A evolução visual
A empresa foi fundada em 1934 em uma pequena cidade localizada na base do vulcão mais famoso do Japão – o Monte Fuji. Isso explica porque o seu primeiro logotipo continha como símbolo o famoso Monte. Depois de algumas reformulações a marca chegou em 1980 ao símbolo que a fez conhecida, a “caixinha de filme fotográfico em perspectiva” na cor vermelha. Este logotipo ficaria famoso também aplicado com detalhes verde e o nome da marca escrito em branco.
Porém, em 2006, apresentou sua nova identidade visual, baseada exclusivamente em tipografia, eliminando a marca Fuji hexagonal vermelha, que lembrava uma caixinha de filme fotográfico. A explicação da empresa foi que durante os anos a FUJIFILM expandiu-se por diversos setores, deixando de atuar somente no segmento fotográfico. O design da letra i cortada no centro do logo em vermelho, expressava modernidade e o compromisso para o avanço tecnológico. Transmitia confiança, empenho e determinação para uma contínua inovação. O novo logotipo foi adotado oficialmente a partir de 1 de outubro de 2006.
Os slogans
Value from Innovation. (2014)
Release creativity. (2012)
Bringing Image to Life.
Expand the World of Imaging. (2008)
Fujifilm…love the picture.
Fujifilm. Picture the Future. (2004)
Get the Picture. (2002)
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 20 de janeiro de 1934
● Fundador: Sakae Haruki
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Fujifilm Holdings Corporation
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Shigetaka Komori
● Presidente: Kenji Sukeno
● Faturamento: US$ 21.55 bilhões (2016/2017)
● Lucro: US$ 1.21 bilhões (2016/2017)
● Valor de mercado: US$ 18.7 bilhões (junho/2017)
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 78.500
● Segmento: Fotográfico e imagem
● Principais produtos: Câmeras digitais, equipamentos de imagens e impressoras
● Ícones: O filme colorido Fujicolor
● Slogan: Value from Innovation.
● Website: www.fujifilmamericas.com.br
A marca no Brasil
A FUJIFILM chegou ao Brasil no ano de 1958, país escolhido para abrigar sua primeira filial fora do Japão. Com duas unidades fabris instaladas, uma em Caçapava (SP) e outra em Manaus (AM), a empresa atua sob quatro divisões de operação. A Divisão de Imagem oferece produtos e serviços fotográficos a clientes e empresas, como: papel fotográfico, equipamentos para impressão digital, incluindo manutenção e atendimento, filmes, câmeras instantâneas, câmeras digitais e uma extensa linha de lentes e acessórios. A Divisão Médica é fornecedora de produtos e soluções de diagnóstico por imagem para atender as necessidades dos serviços de saúde. As soluções vão de raios x digitais, Synapse® (marca de PACS), a sistemas avançados de mamografia digital, a FUJIFILM tem produtos que são ideais para qualquer ambiente de imagem. A Divisão de Sistemas Gráficos oferece produtos e serviços à indústria gráfica comercial e editorial, embalagens e impressão digital de grandes formatos. A Divisão de Recording Media atua com operações de vendas de mídias de gravação de dados. Em 2013, a FUJIFILM ultrapassou o marco de 100 milhões de fitas de dados LTO Ultrium fabricadas e vendidas desde a introdução, estabelecendo a liderança e sucesso da empresa como o principal fabricante mundial de fita de dados.
A marca no mundo
A FUJIFILM possui 13 unidades fabris e diversos escritórios de representação espalhados por países como Estados Unidos, Canadá, Taiwan, China, Hong Kong, Cingapura, Malásia e no continente Europeu. Além da sede, em Tóquio, a FUJIFILM mantém quatro fábricas em seu país de origem e seis laboratórios de pesquisa que testam e desenvolvem novas tecnologias que seguem para várias partes do mundo. Atualmente a empresa produz filmes, câmeras fotográficas digitais, impressoras digitais, papéis fotográficos, películas de cinema e minilabs convencionais e digitais, entre outros produtos, que são comercializados em 200 países.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 19/6/2017
Estou desesperada e desiludida.
ResponderExcluirGenhei uma maquina digital maravilhosa no dia das mães, Marca Fujifilm. A dois meses atras ela caiu e travou o bloco, como eu sabia que queda não era coberta pela garantia, mandei em uma assistencia perto de casa, recomendado por amigos e com bons profissionais. Como o problema foi grave, a máquina precisa de um bloco novo e a Assistência Tecnica de SP não vende e é a unica autorizada. Como pode acontecer isto???