Eles são confortáveis, modernos e relaxantes. Combinam com qualquer roupa, são vistos em pés famosos e anônimos, frequentando ambientes luxuosos ou simples. Homens, mulheres e crianças, têm modelo para todo mundo, para todos os gostos e para ser usado em todas as ocasiões. Os calçados HUSH PUPPIES, clássicos sapatos americanos de couro nobuck, com solado de borracha levíssimo, são, acima de tudo, ecléticos, se tornando um símbolo no segmento de calçados casuais.
A história
A história da marca HUSH PUPPIES começou em 1957 quando James Gaylord Muir, supervisor de vendas e representante comercial de calçados da empresa Wolverine (fundada em 1883) localizada no estado do Michigan, responsável por atender a região do Tennessee, estava em um jantar de negócios com um cliente e um fato lhe chamou a atenção: pequenas bolinhas fritas de farinha de milho, que serviam como aperitivo, que se chamavam “Hush Puppies” (cala boca Totó, em inglês). Essas bolinhas eram chamadas assim no sul de Estados Unidos, pois eram utilizadas seguidamente por fazendeiros como guloseimas para que os cachorros parassem de latir. Nos países de língua inglesa tem um ditado que diz: “Um par de pés doendo, incomodam como cachorros que não param de latir”. Daí veio à associação para que Jim pensasse que HUSH PUPPIES ou bolinhas de milho seria um excelente nome para os calçados que a empresa queria lançar para a próxima temporada. O novo calçado casual foi criado e desenhado por Victor Krause, então presidente da empresa.
Apresentados para a indústria na Feira Nacional de Calçados de Chicago em outubro de 1957, os sapatos causaram reação imediata dos lojistas, admirados com o estilo casual, o conforto e a sola de borracha do novo calçado. Em julho de 1958, a empresa lançou oficialmente para o público a marca de sapatos HUSH PUPPIES, feitos em couro de porco extremamente flexível e confortável, criando um novo estilo: o casual. O calçado podia “aliviar os pés doloridos”, já que era ideal para o descanso deles pelo seu conforto, argumento muito ressaltado em suas propagandas publicitárias da época. Em meados de 1959, a empresa já tinha produzido 1 milhão de pares de sapatos da marca. Ainda neste ano, o produto começou sua globalização sendo introduzido no mercado canadense, e pouco depois no Reino Unido, onde a marca se tornou extremamente popular.
Rapidamente, celebridades do mundo do rock e do cinema, os engravatados de Washington (incluindo o presidente) e até o príncipe Phillip da Inglaterra começaram a usar os confortáveis calçados da marca. O sucesso foi tanto que, no ano de 1963, um em cada dez adultos americanos possuía um para de sapatos HUSH PUPPIES. Ainda este ano a marca inaugurou sua primeira loja própria nos Estados Unidos. Neste período a marca HUSH PUPPIES foi apresentada para os consumidores na África, Austrália e Japão, onde fez o mesmo sucesso. No início dos anos de 1980 os calçados da marca foram introduzidos com enorme sucesso em alguns países da América do Sul, como por exemplo, o Chile.
A marca vendia muito até o começo da década de 1990. Porém, em 1994 os modelos de sapatos HUSH PUPPIES quase tinham desaparecido do mercado. As vendas estavam reduzidas a meros 30 mil pares por ano, a maioria em comércios de ponta de estoque do interior dos Estados Unidos e acanhadas lojas administradas por famílias de cidades pequenas. Além disso, a marca era caracterizada pelos consumidores como “sapatos para idosos”. A Wolverine estava até pensando em interromper a sua produção. Mas algo estranho aconteceu. Alguns garotos nos descolados bairros de East Village e Soho em Nova York começaram a usar os sapatos pelo simples fato de que ninguém mais os usava. Os tradicionais sapatos subitamente se tornaram última moda nos clubes noturnos e bares do centro de Manhattan. Um estilista de moda achou os sapatos interessantes e começou a apresentá-los como complemento de moda e nos desfiles. Logo outro designer também começou a usá-los.
Fotógrafos de moda consideraram que o sapato era bonito e ajudava nas suas composições fotográficas, e eles foram parar nas notas das revistas de moda. Uma galeria de arte em Hollywood achou bonita a marca dos sapatos e a colocou no topo do seu edifício sob a forma de um enorme cão Basset Hound inflável de 7.5 metros. Em poucos dias esvaziaram-se os estoques de calçados HUSH PUPPIES na Califórnia. O sucesso foi epidêmico e no ano seguinte a empresa vendou 430 mil pares do modelo clássico. No outro ano a produção atingiu dois milhões de pares. A empresa não fez nada para este sucesso acontecer. Tudo começou com um grupo de garotos e um boca a boca que reconquistou o país e os americanos.
Após esse episódio, a marca passou por um rejuvenescimento, transformando sua linha de calçados em produtos mais modernos e atraentes. O fortalecimento da marca e o reposicionamento do produto para o mercado jovem recuperou a imagem da HUSH PUPPIES, tornando-a novamente surpreendentemente popular, com apresentações em eventos de grande repercussão como a entrega do Oscar, filmes como Forrest Gump e uso do produto por personalidades da televisão. Nos anos seguintes, a marca lançou no mercado uma enorme variedade de linhas e modelos direcionados para homens, mulheres e crianças, todos produzidos com tecnologia de ponta, além de ingressar em outros segmentos ao lançar acessórios, incluindo sandálias, mochilas, relógios e meias. A HUSH PUPPIES estava novamente na moda, mantendo suas principais qualidades: o conforto e a casualidade. Ao longo dos anos a HUSH PUPPIES desenvolveu avançadas tecnologias, algumas patenteadas pela marca (como por exemplo, ZeroG®, Bounce®, Comfort Curve® e WaveReflex®) que permitiram a fabricação de sapatos de extrema qualidade, conforto e uma flexibilidade singular.
A mascote
O famoso “Basset Hound” da HUSH PUPPIES foi introduzido logo após o lançamento da marca no mercado. Não era apenas o nome, ou o reforço das características da marca como diversão, irreverência e otimismo, mas também pela clara associação, que esse orelhudo da raça Bassê se tornou a mascote da HUSH PUPPIES. Um bassê de nome Jasonian of Westchester, vulgo JASON, foi à estrela das campanhas publicitárias da marca no final dos anos de 1980 e se tornou símbolo do logotipo, transformando-se em um dos ícones mais conhecidos da publicidade americana.
O primeiro anúncio estrelado por Jason foi lançado em 1987. Talvez o mais famoso anúncio mostrava Jason ao lado de um ventilador ligado com suas orelhas voando sobre os olhos, recriando o slogan “Hush Puppies ventilado”. Outros anúncios populares também mostravam Jason lendo um livro, passando a ideia de clássico; ou seu potinho de água sendo abastecido com Perrier, referindo-se à sofisticação dos calçados femininos da marca. Jason viveu entre os anos de 1979 e 1990.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Depois de adotar o famoso Basset Hound como mascote, o simpático cão passou a integrar a identidade visual da marca, inicialmente localizado ao lado direto do nome HUSH PUPPIES. Outra mudança ocorreu em relação à tipografia da letra, que após ganhar um visual mais refinado, foi encorpada.
Os slogans
Walk Happy.
Casual footwear for the entire family. (2008)
The world’s most comfortable shoes. (2002)
We Invented Casual. (1995)
Shoes you can live in. (1994)
Be comfortable with who you are. (1994)
So comfortable anything goes. (1983)
Comfort is our style. (1983)
Anything goes with Hush Puppies. (1982)
Make the sidewalk softer. (década de 1960)
Free to be casual.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1 de julho de 1958
● Criador: Victor Krause
● Sede mundial: Rockford, Michigan, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Hush Puppies Retail, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Wolverine World Wide Inc.)
● CEO: Blake Krueger
● Presidente: Richie Woodworth
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 300
● Presença global: 165 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Calçados e acessórios
● Principais produtos: Sapatos, sandálias e mochilas
● Concorrentes diretos: Camper, Skechers, Geox, Timberland, Clarks, Ecco, Woodland e Bata
● Mascote: O Basset Hound
● Slogan: Walk Happy.
● Website: www.hushpuppies.com
A marca no mundo
Os produtos HUSH PUPPIES são comercializados em mais de 165 países em todo o mundo, sendo a marca de sapatos de maior sucesso da indústria de calçados. Os produtos da marca são comercializados em lojas especializadas, além de 300 lojas próprias e mais de 650 store-in-store localizadas dentro dos maiores varejistas do mundo como Harrods, Macy’s e Takashimaya. Perto de 40 mil pares dos calçados HUSH PUPPIES são vendidos diariamente em todo mundo, 1 par a cada 2 segundos. Anualmente são vendidos mais de 18 milhões de pares dos sapatos HUSH PUPPIES. Hoje em dia, a HUSH PUPPIES é subsidiária da Wolverine World Wide, Inc., proprietária de marcas como Saucony, Keds, Sebago, Wolverine, entre outras.
Você sabia?
● Durante uma apresentação da banda Rolling Stones no mês de dezembro de 1965 na cidade americana de Sacramento, o guitarrista Keith Richards recebeu uma descarga elétrica depois que sua guitarra tocou em um microfone. O polêmico guitarrista caiu inconsciente e segundo os médicos o que salvou sua vida foi um simples par de sapatos HUSH PUPPIES com suas solas de borracha.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 15/2/2016
oNDE POSSO COMPRAR SAPATOS hush puppies no Brasil?
ResponderExcluirEu também gostaria de saber onde posso comprar estes sapatos no Brasil e em especial em SP. Tive um Hush Puppies de modelo chamado Joaquina, de nylon Vermelho que usei anos a fio. Agora eles se renderam e viraram história. Tenho saudades deles e de fato gostaria de ter um par novo, do mesmo modelo e se poss~ivel de várias cores.
ResponderExcluirObrigada, Irmgard
Onde posso comprar mochilas hush puppins no Rio Grande do Sul?
ResponderExcluirInteressante. Gostei.
ResponderExcluirPor favor,, aonde posso comprar, na cidade do Rio de Janeiro sapatos femininos da marca HUSH PUPPIES? Agradeço a ajuda
ResponderExcluirEu comprei um abotinado em 2009 em Rivera e está prestes a ser aposentado. O melhor que já tive. Sem comparação. Foi fabricado na China. Confortável e muito resistente. Não entendo porque não encontramos no Brasil
ResponderExcluirConheci a marca em Portugal. Muito confortável. Gostaria de comprar no Brasil. Como faço?
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