Inspirado por um italiano, criado em Londres e destilado na Escócia. E degustado por quem sabe apreciar história e tradição em um uísque. J&B surgiu para reinventar o mundo do uísque. Afinal, seu equilíbrio e complexidade o tornam ideal como base para drinques.
A história
Tudo começou em 1749 quando Giacomo Justerini, um italiano da cidade de Bologna, foi para Londres atrás de seu grande amor, a cantora de ópera Margheritta Bellini. Na cidade londrina, depois de ser rejeitado pela amada e munido de muitas receitas de vinhos e licores de um tio italiano, ele se juntou com George Johnson para iniciar a comercialização e importação de vinhos com a fundação da empresa Johnson & Justerini. Inicialmente eles entregavam os melhores vinhos e licores para aristocratas ingleses. Tanto é que, em 1760 o Rei George III nomeou sua empresa como fornecedora oficial da Casa Real Britânica, título que perdura até os dias de hoje. Mas foi somente em 1779 que a empresa ingressou no comércio de uísque e se tornou o primeiro anunciante do mercado neste segmento, postando um anúncio impresso no jornal The Mourning Post no dia 17 de junho. Em 1831, com a compra da empresa pelo inglês Alfred Brooks, nascia oficialmente a Justerini & Brooks Ltda., e também as iniciais J&B, que seriam utilizadas como marca.
Em 1876, Brooks se aposentou, deixando seu genro - William Cole - para assumir a empresa. À medida que o uísque escocês se tornava mais popular em Londres, em parte devido à falta de conhaque causada pelo surto de filoxera na França, a Justerini & Brooks se tornou um dos primeiros comerciantes da cidade a comprar estoques de uísque maduro na Escócia. O objetivo era criar seus próprios uísques escoceses misturados. E foi durante a década de 1880 que a empresa criou e lançou no mercado seu primeiro uísque - o J&B Club (ainda hoje encontrado apenas nas lojas J&B em St. James’s Street, Londres, e em George Street, na cidade de Edimburgo, na Escócia).
Os rumos da empresa começariam a mudar na década de 1920, pelas mãos de Eddie Tatham, que ocupava o cargo de diretor. Isto porque, em uma visita aos Estados Unidos durante a Lei Seca - período que proibiu a produção, venda e transporte de bebidas alcoólicas em território americano - Eddie teve a visionária ideia de criar um uísque específico para o paladar do público americano. A partir daí, Tatham se uniu à Charlie Julian, que era conhecido por seu ótimo nariz, paladar refinado e conhecimento instintivo das demandas do consumidor. Juntos, começaram a criar esse novo uísque, o que resultou em uma mistura complexa de 42 uísques diferentes, sendo 36 maltes e 6 uísques de grãos. Pronto, estava criado o J&B Rare. Vale ressaltar que os maltes uísques utilizados na composição eram provenientes da região de Speyside, nas Terras Altas Escocesas, e eram reconhecidos mundialmente como os melhores do país.
Apesar de ter sido criado em 1929 visando o mercado americano, o J&B Rare foi introduzido oficialmente nos Estados Unidos somente em 1933, logo após o fim do período de proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no país. A qualidade frutada e fresca, além da mistura perfeitamente equilibrada, sem nenhum sabor individual superando os outros, tornavam J&B Rare ideal para misturar, ou seja, servir de ingrediente para drinques. Era uma revolução no aristocrático segmento de uísques. Apesar de inicialmente o J&B Rare ser comercializado apenas para os melhores bares e restaurantes de Nova York, rapidamente se tornou popular entre os americanos e um rival de peso para outro popular uísque escocês da época - Cutty Sark (conheça essa outra história aqui).
Em 1958 o J&B Rare foi introduzido no cenário dos clubes de Las Vegas, onde começou a ser apreciado nos bastidores por grandes estrelas como Dean Martin, Frank Sinatra e Sammy Davis Jr. Até mesmo John F. Kennedy e Marilyn Monroe se consideravam fãs de J&B. Nessa época J&B estava totalmente consolidado no voraz mercado americano e experimentava um enorme aumento em suas exportações. Em 1962 a empresa se fundiu com a W&A Gilbey para formar a International Distillers and Vintners (IDV). Isso abriu acesso às destilarias de uísque escocês da Gilbey e identificou novas oportunidades para a marca J&B na Europa, Ásia, Austrália e África do Sul. Com isso, J&B foi introduzido na Espanha (1962), que se tornaria um dos maiores mercados da marca do mundo, e em Portugal (1964). Nesse período a empresa já vendia aproximadamente 1 milhão de caixas de uísque somente nos Estados Unidos. Na década de 1960, J&B Rare havia se tornado “um uísque da sociedade” sendo o preferido de grandes nomes de Hollywood como Cary Grant, Rex Harrison e Truman Capote, que sempre pediam um Justerini & Brooks pelo nome completo.
Na década de 1970 as vendas explodiram, atingindo 3 milhões de caixas apenas no mercado americano. Nos anos de 1980 a empresa teve um crescimento expressivo nos países do leste europeu e se tornou um dos uísques escoceses mais consumidos no mundo. Em 1994, para celebrar os 500 anos do uísque escocês, a marca lançou em edição limitada o J&B Ultima, contendo nada menos que 128 diferentes grãos e uísques de malte. Finalmente em 1997 a Justerini & Brooks foi incluída na fusão da Grand Metropolitan com a Guinness (conheça essa outra história aqui) para formar a Diageo (saiba mais aqui), que passou a ser proprietária da marca J&B, investindo ainda mais na distribuição mundial de seus uísques.
A partir do ano de 2000 a marca apostou na divulgação maciça no que para muitos apreciadores de uísque é uma heresia, associar seu produto como ingrediente principal de drinques, adicionando ao J&B outras bebidas como Coca-Cola (conheça essa outra história aqui), frutas cítricas, sucos e até angustura. A aposta da marca nessa estratégia era tamanha que, no ano de 2006, o renomado chef catalão Ferrán Adriá, criou coquetéis gastronômicos moleculares com J&B Rare. Além disso, a marca desenvolveu criativas embalagens (latas) em edições limitadas para datas comemorativas, adicionando ao J&B um toque de modernidade e bom gosto. Ainda em 2006 a marca experimentou um de seus maiores fracassos com o lançamento do J&B -6C SCOTCH, um uísque praticamente transparente desenvolvido especificamente para atrair o público jovem, filtrado aos 6 graus negativos (daí o nome), que foi retirado do mercado no ano seguinte por não ter sucesso comercial.
Em 2007 a J&B lançou em 20 países simultaneamente sua primeira campanha global, chamada “Start a Party”, associando a marca com festas, inovação e socialização. Através de promoções a marca realizou festas em lugares paradisíacos como a Cidade Proibida na China, e na bela região da Capadócia na Turquia, Byblos no Líbano e Transilvânia na Romênia. Nos anos seguintes a marca iniciou o lançamento de edições limitadas para atrair ainda mais o público jovem, como por exemplo, a J&B COLORS, que modificou pela primeira vez a sua tradicional garrafa verde, para vestir com novas cores brilhantes (rosa, verde, amarelo, roxo, laranja e azul); em 2012 com a coleção “Crazy Colors”, cujas garrafas tinham imitações coloridas de peles de animais (pantera, zebra, tigre, girafa, cobra e crocodilo); ou em 2014 com garrafas que foram envolvidas em uma espécie de pele feita de látex e depois tatuadas por um estúdio francês (cada garrafa levou aproximadamente 20 horas para ser concluída e foi vendida a € 150).
J&B RESERVE
Uísque envelhecido por no mínimo 15 anos, cujo blend é uma mistura dos melhores uísques da Escócia - como Knockando, Glenfiddich, Glenlivet e Lophraig -, que o torna uma ótima opção para conhecedores da bebida escocesa. A importância do contato do blend com a madeira do barril é fundamental para o J&B RESERVE, pois por ser porosa, permite a troca de ar e a evaporação do álcool, fazendo com que o destilado respire e, ao mesmo tempo, absorva algumas características da madeira.
J&B EXCEPTION
Uísque puro malte envelhecido 12 anos vendido somente em alguns mercados, como por exemplo a França.
J&B JET
Uísque envelhecido 12 anos, muito popular na Coréia do Sul e distintamente embalado em uma garrafa preta, lançado por volta de 1994.
J&B URBAN HONEY
Introduzido em 2014 como um uísque com infusão de mel direcionado a um público jovem que aprecia misturá-lo com outros ingredientes.
Em 2021 a marca seguiu apostando em inovação e lançou no mercado espanhol o J&B Botánico, um uísque aromatizado com tangerinas do mediterrâneo, flor de laranjeira, orégano e tomilho. Para desfrutar ao máximo do seu sabor, a proposta perfeita de consumo indicava degustar esse uísque em taças de vinho com gelo, adicionando refrigerante cítrico e uma rodela de laranja para dar o toque final.
A marca J&B sempre foi reconhecida por suas ações de marketing extremamente ousadas. A Nightology Boat, lançado no verão de 2003, foi uma delas. A bordo de um gigantesco cargueiro com 80 metros de largura, que antes cruzava os mares da Europa e África transportando sal e areia, convertido em discoteca, a ação apresentava um espetáculo bem interessante e diferente: uma festa cheia de luz e som, com o público frequentador das noites míticas de Ibiza. Era um clube flutuante, uma pista de dança na água. O enorme sucesso, fez com que a ação fosse repetida em 2005 e 2006. E o melhor: não havia convites á vendas. A J&B realizou uma campanha global de promoção do evento. O resultado: mais de 400 pessoas, procedentes de 15 países dos cinco continentes foram para a Espanha vivenciar a incrível experiência.
Outra ação ousada de marketing, realizada no final de 2008, convidava o consumidor a concorrer a uma viagem para África do Sul para uma grandiosa festa realizada no dia 31 de janeiro de 2009. Para se habilitarem a este exclusivo prêmio os consumidores tinham que se registrar no site e realizarem um safári virtual para fotografar “party animals”, que lhes permitia acumular pontos. Os participantes podiam também acumular pontos ao enviar convites via email para que outros amigos se registrassem no site. O exclusivo prêmio incluiu uma viagem para a África do Sul e três entradas VIP para uma experiência única. A festa contou com aproximadamente 50.000 pessoas de todo o mundo e celebrou o 32º aniversário do patrocínio da marca J&B à mais famosa corrida de cavalos da África do Sul, chamada “The J&B MET”. Tudo começou com a emocionante corrida, seguindo-se depois uma noite memorável com a atuação de diversos DJ’s e com a presença de muitas celebridades internacionais. Tudo isto em Cape Town, um dos mais belos locais do planeta.
A identidade visual da marca foi ao longo dos anos sendo simplificada apenas com as iniciais J&B.
Já a inconfundível garrafa verde com rótulo amarelo - principal símbolo de reconhecimento da marca J&B - passou por modernizações ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
Dare To Be Rare. (2021, África do Sul)
True love is rare. (2015, África do Sul)
Made Different. (2013, África do Sul)
Starting parties since 1749. (2012)
Be rich in experiences. (2011)
The world’s party whisky. (2011)
J&B creates the Nights. (2009, França)
Start a party. (2007)
It’s a mixed up world with J&B. (1999)
Rare taste colourful scotch. (1996)
Appearances can J&B deceptive. (1992)
The holidays aren’t the same without J&B. (1991)
J&B Rare, a rare way of life. (1991, Brasil)
Strong Relationships. (1990)
Scotch of rare character. (1987)
The 24 carat Scotch. (1984)
It whispers. (1982)
Excellence distilled in two letters. (1979)
The Pleasure Principle. (1971)
The others are not J&B. (1965)
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1933
● Criador: Justerini & Brooks
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Justerini & Brooks Limited
● Capital aberto: Não (subsidiária da Diageo plc)
● CEO: Debra Crew
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Espanha, França, África do Sul, Estados Unidos e Portugal
● Funcionários: 500
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Concorrentes diretos: Johnnie Walker, Ballantine’s, Cutty Sark, Grant’s, White Horse, Black & White, Bell’s, Buchanan’s, Dewar’s e William Lawson’s
● Ícones: A garrafa verde com rótulo amarelo
● Slogan: Starting parties since 1749.
● Website: www.jbscotch.com
A marca no mundo
Atualmente os uísques J&B são comercializados em mais de 160 países ao redor do mundo, sendo a 5ª marca de uísque escocês mais vendida no planeta, tendo como maiores mercados a Europa (onde é líder) - especialmente Espanha, França e Portugal -, a África do Sul e os Estados Unidos. Hoje, todo ano, 72 milhões de garrafas de J&B Rare são vendidas no mundo e a cada segundo duas novas garrafas são abertas.
Você sabia?
● O J&B Rare possui uma coloração clara, proveniente do contato do uísque com o barril de carvalho, com pouca adição de caramelo, diferentemente dos demais uísques do mercado.
● Na década de 1950 o importador americano Abe Rosenberg colocou o J&B Rare no cinema antes do termo “Product Placement” ser inventado. Até hoje, J&B coleciona mais de 300 aparições no cinema e nas telinhas, incluindo filmes como O Bebê de Rosemary, Brinquedo Assassino, Scarface e Os Bons Companheiros, e séries como The Sopranos e Mad Men.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/9/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Eu te amo, Cara! ajudo a lot no trabalho da facul.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirPergunto onde posso adquirir J&B *Urban Honey*, aqui em Lisboa.
Obrigado.
JNA.