20.6.06

LEXMARK


Excelência é o desempenho de todas as tarefas de maneira superior. E quando o assunto é gerenciar impressão e apresentar soluções em imagens a LEXMARK tem orgulho em fazer isto assumindo a responsabilidade e superando as expectativas. É justamente por isso, que todos os anos, as impressoras LEXMARK reproduzem bilhões de documentos cheios de imagens, cores e vida. Afinal, a LEXMARK quer transformar a maneira como se vê e utiliza as informações, conectando você exatamente ao que deseja, no momento em que precisa. 

A história 
A empresa foi fundada no dia 27 de março de 1991 na cidade de Lexington, estado americano do Kentucky, quando a empresa de investimentos Clayton, Dubiler & Rice, Inc. adquiriu a área de produtos de impressão da poderosa IBM. Ainda nesse mesmo ano inaugurou escritório em Cingapura, ingressando com seus produtos no mercado asiático. A nova empresa estava voltada para o desenvolvimento, manufatura e provisão de produtos e soluções de impressão para o uso doméstico e comercial, incluindo impressoras matriciais, jato de tinta e laser e seus respectivos suprimentos, utilizando sob licença a marca IBM. Seus primeiros produtos lançados no mercado foram a IBM Personal Printer Series II e a impressora matriz 4226. Pouco depois, em 1992, a empresa introduziu o slogan “Make Your Mark”, além da marca LEXMARK e do logotipo (com seu tradicional diamante vermelho) que apareceram nos produtos pela primeira vez. O nome da nova marca deriva da junção das palavras “lexicom” e “mark”. A primeira impressora inkjet, custando cerca de U$S 3.495 foi introduzida neste mesmo ano.


Em pouco tempo a LEXMARK, que atingiu US$ 2 bilhões em faturamento, conseguiu uma transição de sucesso e se transformou em uma empresa independente, com sua própria linha de produtos, sua própria equipe de vendas e marketing e com processos de desenvolvimento e manufaturas mais eficientes. Isto culminou com a abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores em 1995, quando também apresentou ao mercado a sua primeira impressora laser a cores (Lexmark Optra C). Neste mesmo ano ingressou no mercado latino-americano com a abertura de escritórios de vendas na Argentina e México, além de entrar no mercado japonês através de um acordo com a Fujitsu. Em 1997 anunciou o lançamento da primeira impressora inkjet do mundo capaz de imprimir 1.200 x 1.200 dpi, chamada Lexmark 7000 Color JetPrinter.


Em 1998 a LEXMARK obteve uma receita que superou os US$ 3 bilhões, conseguindo, assim, manter por 13 trimestres consecutivos um crescimento constante que refletia sua habilidade para oferecer soluções de impressão que satisfaziam às necessidades de seus clientes. Neste mesmo ano a empresa chegou ao mercado brasileiro com seus produtos. Já em 1999, a LEXMARK lançou suas primeiras multifuncionais (que além de imprimir, realiza as funções de scanner e máquina copiadora). Em 2000, a empresa surpreendeu o mercado com o lançamento da primeira impressora inkjet capaz de imprimir 2.400 x 1.200 dpi em todos os tipos de papéis, incluindo coloridos e pretos. Ainda neste ano a LEXMARK conseguiu se tornar a número 1 do mercado americano, atingindo um faturamento de US$ 3.8 bilhões.


No ano seguinte a empresa lançou mais um importante produto: um novo software, que detectava e avisava os gestores de TI sobre os problemas de impressão em rede, antes de afetarem a produtividade dos utilizadores. Desta forma, o novo software ajudava as empresas a controlarem as suas impressoras de rede ou multifuncionais e a pouparem custos consideráveis. Neste momento, a LEXMARK, sempre preocupada com o meio ambiente, iniciou a comercialização dos cartuchos do “Programa Lexmark de Devolução”, vendidos com desconto em relação aos preços dos cartuchos normais, em troca de um termo de compromisso, da parte do cliente, de usar o cartucho uma só vez e devolvê-lo somente à LEXMARK para que seja reciclado. Em 2002, os esforços de reciclagem evitaram que quase um milhão de cartuchos para impressoras a laser fosse parar nos aterros e depósitos de lixo. Os cartuchos do programa são, dessa forma, uma excelente opção para o meio ambiente. Os anos seguintes foram marcados por melhorias tecnológicas e de produtividade, como, por exemplo, a abertura de um centro de desenvolvimento nas Filipinas. A LEXMARK, que foi uma das pioneiras no desenvolvimento de impressoras com wi-fi, lançou em 2009 no mercado uma linha de impressoras laser A4 monocromática com tela sensível ao toque e conexão com a internet. Outra grande novidade foi o Unison™ Toner, a mais avançada tecnologia de toner, suficientemente poderosa para proporcionar consistentemente uma qualidade de imagem fantástica, assegurar a fiabilidade do sistema de impressão e promover sustentabilidade superior, tudo isto em um inovador sistema de impressão que não precisa ser agitado.


Face à migração acelerada para o digital, a LEXMARK antecipou-se a essas mudanças e ampliou a oferta de soluções na área corporativa, posicionando-se de forma única com o foco em conectar as informações não estruturadas disponíveis em todas as empresas, estejam elas impressas ou em formato digital, com os processos, as aplicações e as pessoas que as necessitem e no momento em que as necessitem. Por isso nos últimos anos a empresa vem se transformando, e para depender cada vez menos da venda de impressoras e multifuncionais, desde 2010 a LEXMARK investiu aproximadamente US$ 1 bilhão em aquisições estratégicas de empresas de software.


Isto culminou, em 2015, com a aquisição da Kofax, empresa de aplicações inteligentes em gestão de documentos, por US$ 1 bilhão. Com esta aquisição a LEXMARK praticamente dobrou o tamanho de sua unidade de negócios em software - chamada Perceptive - melhorando assim sua atuação em um em segmento que movimenta bilhões de dólares. Além disso, foi mais uma investida da empresa para crescer no segmento de saúde, já que poucos meses antes, a LEXMARK adquiriu por US$ 37 milhões a Claron Technology, companhia canadense de softwares para visualização de imagens médicas, distribuição, compartilhamento e colaboração. Por tudo isso, a empresa vem promovendo uma verdadeira revolução neste mercado, ao aliar a comercialização de equipamentos (multifuncionais a laser) com soluções para capturar, administrar e conectar as informações.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma grande remodelação ao longo de sua história. Isto aconteceu em 2015 para refletir a ampliação de seu portfólio de tecnologia da informação abrangendo software empresarial, hardware de impressão e gestão de serviços de impressão. Além de uma nova tipografia de letra, o novo logotipo ganhou um símbolo em formato de quadrado, segundo a empresa uma evolução de seu tradicional diamante vermelho (utilizado na identidade visual anterior). O novo símbolo representa a abertura de uma lente de câmera, traduzindo assim os novos produtos, serviços e possibilidades oferecidos pela empresa. Já a cor verde é fresca, vibrante e acessível, e representa a força da LEXMARK e uma estratégica focada na sustentabilidade e no crescimento.


Os slogans 
Open the possibilities. (2015) 
Print less, save more. (2009) 
We’re Always Working. (2006) 
Passion for printing ideas. (2000) 
Make Your Mark. (1992) 
Uncomplicate. (América Latina)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 27 de março de 1991 
● Fundador: Clayton, Dubiler & Rice, Inc. 
● Sede mundial: Lexington, Kentucky, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Lexmark International, Inc. 
● Capital aberto: Sim (1995) 
● Chairman & CEO: Paul Rooke 
● Faturamento: US$ 3.71 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 79.1 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 1.6 bilhões (setembro/2015) 
● Presença global: 170 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.700 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Impressoras, cartuchos e programas de gerenciamento de impressão, imagem e informações 
● Concorrentes diretos: HP, Epson, Oki, Toshiba, Xerox, Ricoh, Brother, Samsung e Canon 
● Slogan: Open the possibilities. 
● Website: www.lexmark.com.br 

A marca no mundo 
Os produtos LEXMARK, que englobam equipamentos de impressão e de processamento de imagens, incluindo impressoras laser e a jato de tinta, produtos multifuncionais, suprimentos de impressão, softwares e serviços para empresas e consumidores individuais, são comercializados em mais de 170 países do mundo, com forte e sólida presença no mercado americano, através de uma rede de distribuição altamente qualificada que conta com o apoio direto de especialistas da empresa, tanto na área comercial como na área técnica. No ano de 2014 a empresa faturou mais de U$S 3.7 bilhões (aproximadamente 57% de vendas internacionais). 

Você sabia? 
A LEXMARK possui seis grandes centros de manufatura localizados em todos os continentes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/9/2015

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