20.6.06

LG ELECTRONICS


Os produtos da LG são orientados para os mais exigentes consumidores. A inspiração de tecnologia digital, design, estilo e inovação, fazem com que o consumidor tenha uma incrível satisfação quando o assunto é entretenimento e comunicação. Os produtos são desenvolvidos inteligentemente para fornecer a melhor solução. Inteligência é o caminho para a inovação. Os produtos LG tornam a vida mais fácil, com funções intuitivas e um desempenho excepcional. 

A história 
Tudo começou em 1958, época em que a Coréia do Sul atravessava um período muito difícil depois da guerra, quando o Grupo LG, um enorme conglomerado empresarial que atual em áreas como química, energia, maquinaria, metais, finanças e serviços, fundado em 1947 pelos senhores In-Hwoi Koo e John Koo na cidade de Pusan, resolveu iniciar a operação de uma nova empresa no dia 1 de outubro, a GoldStar Corporation (atual LG ELETRONICS), cujo objetivo era ingressar no competitivo mercado de produtos eletrônicos. Já no ano seguinte introduziu no mercado coreano o primeiro rádio produzido no país, batizado de A-501. Em 1960 foram introduzidos no mercado os primeiros telefones e ventiladores. Em 1963 a empresa começou a exportar rádios para os Estados Unidos e Hong Kong. Dois anos mais tarde produziu o primeiro refrigerador coreano.


Porém, um dos anos mais importantes em sua história foi 1966, quando cinco anos depois do começo das transmissões via televisão, foi lançada a primeira TV em preto e branco do país. No ano seguinte a GoldStar produziu o primeiro rádio AM/FM do país; e, em 1968, o ar condicionado foi introduzido no mercado local. Nessa época a empresa ingressou no setor de comunicações. Essa década também foi marcada pelo enorme desenvolvimento da empresa. Com o sucesso da TV P/B, a GoldStar continuou desenvolvendo tecnologia até lançar sua primeira TV colorida em 1976. Foi nesse mesmo ano que a empresa inaugurou o centro de pesquisa e tecnologia de produtos. Em 1982 estabeleceu sua primeira subsidiária de produção nos Estados Unidos e escritórios de representação na Alemanha, iniciando oficialmente sua expansão internacional. Nesse mesmo ano começou a desenvolver produtos High-Tech como a primeira câmera filmadora colorida nacional. Nesta década lançou ainda monitores coloridos para computadores, televisão portátil, TV digital, entre outros aparelhos de tecnologia avançada.


Na década de 1990, a GoldStar começou a colher os frutos de sua expansão nos anos anteriores, tornando-se verdadeiramente uma marca global. Em 1995 o nome da empresa foi oficialmente alterado para LG ELECTRONICS. As iniciais LG significam LUCKY GOLDSTAR. Antes da mudança de nome os produtos de linha branca eram vendidos sob a marca “Lucky”, enquanto que produtos eletrônicos eram vendidos como “Goldstar”. E assim deram origem a LG. Pouco depois, em 1997, a empresa mostrou seu DNA de inovação ao desenvolver o primeiro celular digital CDMA do mundo fornecido para a Ameritech e GTE nos Estados Unidos.


Em 1999 desenvolveu a tecnologia de reconhecimento de íris para aplicações em segurança, conveniência, melhoria da privacidade e propósitos de aumento de produtividade. Com o início do novo milênio, a LG anunciou a primeira geladeira com conexão à internet do mundo, se tornando pioneira na “Internet das Coisas”. Após isto, foi anunciada também a primeira máquina de lavar com acesso à internet, além ainda de outros aparelhos com este tipo de conexão, como microondas e ar condicionado. Nos anos seguintes, fruto dos esforços concentrados na inovação e desenvolvimento de tecnologia de ponta, a LG ELECTRONICS atingiu a posição de liderança global na sua área de negócio e em produtos digitais, como TV digital, eletrodomésticos com ligação à internet e terminais móveis de última geração.


Além disso, em 2005, se tornou a quarta maior fornecedora de celulares do mundo. Mais recentemente, a marca começou a trabalhar para fazer de seu sistema operacional webOS uma forte plataforma de Internet das Coisas, quando o implementou, com sucesso, em uma nova geração de smart TVs intuitivas. Isto significa que a LG está trabalhando em uma plataforma que se preocupa com o bem-estar dos clientes, fazendo mais do que apenas monitorar e reportar dados. A marca desenvolveu tecnologias de análise de sinais biológicos para smartphones e dispositivos de vestir que podem ajudar o usuário a gerenciar sua saúde física – por exemplo, ajudando-o a alterar seus hábitos de sono. A plataforma de bem-estar da LG pode até tornar mais agradável o ambiente em que a pessoa vive, controlando eletrodomésticos como aquecedores de água e condicionadores de ar.


Em seus mais de 50 anos de existência, a LG conquistou a liderança mundial em alguns dos segmentos em que atua, sendo uma das maiores fabricantes do mundo da smartphones, TVs LCD, condicionadores de ar, lavadora de roupas “front load”, dispositivos óticos, DVD players e home theaters. Além disso, introduziu em 2014, a HomeChat™, uma avançada plataforma que permite o uso de NLP (processamento de linguagem natural) para controlar e monitorar eletrodomésticos residenciais. No Brasil realiza anualmente o LG Digital Experience, evento que apresenta todo o pioneirismo e expertise da empresa em tecnologias inovadoras aqui e no mundo como a introdução de smartphones dual e tri chips; Smart Button – único botão traseiro no smartphone; função time machine para gravar programação das TVs; controle Smart Magic, com reconhecimento de voz e gestos que funciona como um mouse na tela das Smart TVs; primeiro modelo de TV Ultra HD 4K e OLED; primeiro smartphone e TV OLED com telas curvas, entre outros.


A linha do tempo 
1998 
Lançamento da primeira TV de plasma com tela de 60 polegadas. 
2000 
Lançamento do primeiro refrigerador com tela na porta e conexão para internet. 
2001 
Lançamento da primeira máquina de lavar com internet do mundo, além de ar condicionado e fornos microondas. 
2004 
Lançamento da primeira TV de plasma de 71 polegadas do mundo 
Lançamento da primeira TV LCD de 55 polegadas do mundo. 
2005 
Lançamento de um novo modelo de lavadora a vapor, com 15 quilos de capacidade. A STEAM FRESH LG vinha com a maior capacidade de carregamento do mundo no setor de lavadoras domésticas. A lavadora era equipada com o sistema “dual spray”, que vaporiza o vapor na roupa ao invés de ferver a água para a lavagem. O resultado é um desempenho muito melhor com economia de energia. O vapor serve também para eliminar todos os germes. 
2006 
Lançamento do LG CHOCOLATE, moderno de celular da linha Black Label, que vendeu mais de 7.5 milhões de aparelhos no mundo e se tornou um ícone do design em seu segmento. 
Desenvolvimento do primeiro scan individual de 60 polegadas módulo HD PDP (Plasma) e da TV LCD de 100 polegadas. 
2007 
Lançamento na Europa de uma TV de LCD de 71 polegadas totalmente em ouro de 24 quilates, que incluía também um sistema de cofre de ouro. 
Lançamento no final do ano do LG VIEWTY, um celular com câmera de 5 mega pixels que filmava a 120 quadros por segundo com todas as funções de uma câmera digital profissional e música, tudo isso com uma tela de toque, sendo o primeiro aparelho móvel a ler DivX sem necessitar de conversão para ser executado no celular. 
Lançamento em março do LG PRADA, aparelho celular que combina design inovador a revoluções tecnológicas, como a primeira tela inteiramente sensível ao toque. Essa abordagem visionária, resultante de uma parceria diligente e produtiva entre duas empresas de segmentos absolutamente distintos, transformou-se em plataforma para novas oportunidades de design e abriu as portas para diversas experiências multimídia. O aparelho vendeu mais de 1 milhão de unidades no mundo. 
Apresentação dos primeiros gravadores e reprodutores de discos HD DVD e Blu-ray chamados de Super Multi Blue. 
2008 
Lançamento da TV LCD decorada com cristais Swarovski. Apresentada pela empresa como um produto superior, a TV tinha um adorno cravejado com 1.000 cristais Swarovski entre a tela e seu suporte, o que agregava ainda mais luxo à sala de estar. O aparelho trazia resolução Full HD (1.920 x 1.080), exibia alta qualidade e nitidez de imagem e tinha excelente reprodução de cores e taxa de contraste de 50.000:1. Além disso, a função eyeQ ajustava automaticamente o nível de brilho, contraste e cor da imagem ao ambiente, proporcionando cenas claras e expressivas durante o dia e suaves à noite, reduzindo o cansaço ocular. 
Lançamento do LG SECRET, celular que aliava design atemporal e elegante a mais inovadora tecnologia da atualidade, elaborado em fibra de carbono e vidro temperado. O nome Secret simbolizava um celular que era elegante e delgado sem comprometer os benefícios e a conveniência de uma tecnologia inteligente e digital. 
Lançamento do LG GENIUS, primeiro smartphone da marca que combinava as funções de um computador de mão com as de um celular e tinha como um de seus principais diferenciais o teclado touch screen. O modelo era totalmente diferente dos outros já existentes no mercado, no que diz respeito ao design, o que conseguia ilustrar perfeitamente o slogan: “Inteligência com Estilo”. 
Lançamento global da LG SCARLET, linha de TVS LCD que teve como estrela da campanha global de marketing a atriz Natassia Scarlet Malthe. A linha contava com tecnologia de última geração, sendo na época a TV mais fina do mundo: apenas 8 cm (45mm) de espessura. Outros diferenciais marcantes eram: o acabamento brilhante “glossy” na cor vermelho, presente na parte de trás do aparelho, e a abertura arredondada, circundada por luzes LED. 
2010 
Lançamento da primeira TV LED 3D do mundo. 
2012 
Lançamento da primeira TV ULTRA HD de 84 polegadas do mundo. 
2013 
Apresentação do smartphone LG G2, o maior lançamento da história da empresa coreana. O grande diferencial do aparelho em relação a outros dispositivos é seu botão traseiro. O aparelho não possui nenhuma tecla física na frente ou na lateral. Apenas na parte traseira possui um botão. 
Lançamento do LG G PAD, primeiro tablet da marca coreana com uma tela de alta resolução. 
Lançamento do LG G FLEX, primeiro smartphone com tela flexível do mundo. 
2014 
Lançamento do LG G3, smartphone com tela de 5.5 polegadas que une alto desempenho, imagens incríveis e usabilidade simplificada. Foi o primeiro smartphone da LG a ultrapassar a marca de 10 milhões de unidades vendidas. 
Lançamento do LG G WATCH, seu primeiro relógio inteligente com o sistema operacional Android Wear. 
Lançamento da primeira televisão com resolução Ultra HD, tecnologia OLED e display curvilíneo. Diferente de telas planas, a curvatura diminui distorções na imagem, já que possibilita melhor ângulo de visão de todas as partes da tela. 
2015 
Lançamento do LG G FLEX 2, smartphone de alta tecnologia que se destaca no mercado pelo design curvo e câmera capaz de registrar vídeos na resolução 4K. 
Lançamento do LG G4, novo smartphone top de linha da marca coreana, que além da alta tecnologia oferece duas versões de acabamento, plástico ou com tampa traseira de couro. As câmeras merecem destaque: a traseira tem 16 megapixels e a frontal tem 8 megapixels. 
Lançamento da primeira televisão 5K com tela curva de 105 polegadas, que melhora a experiência do usuário em relação a conforto e definição de imagem.


Os centros de pesquisas 
Atualmente a LG opera 6 centros de Pesquisa & Desenvolvimento em todo o mundo, incluindo unidades na Coréia do Sul, Estados Unidos, China, Rússia, Israel e Índia. Tem ainda Centros de Design Corporativo em Seul, Milão, Pequim, Tóquio, Nova Déli e Nova Jersey. Os centros de P&D corporativos, liderados pelo CTO (Chief Technology Officer), desenvolvem uma base sólida de pesquisa e desenvolvimento que sustenta os mecanismos de crescimento futuro e garante a tecnologia essencial para os negócios de display, comunicação móvel, eletrodomésticos e mídia. Esses centros trabalham alinhados com os departamentos de Engenharia e Desenvolvimento, a fim de criar produtos e tecnologias novas e estimulantes. Anualmente, a LG investe em torno de US$ 5 bilhões (valores estimados para 2015) na área de Pesquisa & Desenvolvimento ao redor do mundo, o que representa um dos maiores montantes do mercado destinado à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos com foco em todas as áreas de atuação da empresa.


O logotipo e a evolução visual 
Os elementos gráficos que compõem o logotipo da marca irradiam o espírito de inovação da marca. O logotipo é formado por um símbolo, que segundo a empresa é a imagem de um rosto sorrindo que simboliza a amizade e a proximidade da marca com seus clientes. O rosto com um olho só mostra que a empresa possui orientação, foco e confiança. Já o círculo simboliza o mundo e toda a humanidade, assim como a juventude e o futuro. Em relação às cores, o vermelho representa a amizade, além de transmitir a mensagem de comprometimento da marca, de sempre entregar o melhor para seus clientes. Já a cor cinza representa tecnologia e confiança. A assinatura “Life’s Good” é escrita na fonte Charlotte Sans.


A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. Em 1995, quando a empresa adotou oficialmente o nome LG, surgiu o tradicional logotipo da marca, na época com a palavra Electronics. A primeira modificação ocorreu em 2008 quando a palavra Electronics foi excluída e o slogan “Life’s Good” acrescentado. Além disso, o símbolo passou a ser aplicado em 3D. Em 2014 ocorreu uma nova alteração, quando o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Life’s Good. (2004) 
Digitally Yours. (1999) 
Future’s Technology. (1997)


Dados corporativos 
● Origem: Coréia do Sul 
● Fundação: 1 de outubro de 1958 
● Fundador: In-Hwoi Koo e John Koo 
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul 
● Proprietário da marca: LG Electronics, Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● CEO: Bon-Joon Koo 
● Presidente: Hyun-Hwoi Ha 
● Faturamento: US$ 55.9 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 474.8 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 7.9 bilhões (junho/2015) 
● Fábricas: 52 
● Presença global: 171 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 83.000 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: TVS, aparelhos de som e DVD/Blu-Ray, telefones celulares e eletrodomésticos 
● Concorrentes diretos: Sony, Samsung, Panasonic, Toshiba, Motorola, HTC, Lenovo, Huawei, Apple, AOC e Whirlpool 
● Slogan: Life’s Good. 
● Website: www.lge.com.br 

A marca no Brasil 
No Brasil desde 1995 (com início das operações no ano seguinte), a empresa coreana iniciou a produção de seus primeiros produtos em 1997 com o lançamento de televisores, fornos microondas e monitores; seguidos depois por aparelhos de DVD e celulares em 1999; condicionadores de ar em 2001; TVs de plasma (sendo pioneira no país neste segmento) em 2002; Linha Branca (refrigeradores e máquinas de lavar/secar) e notebooks em 2005; som automotivo em 2006; e TV Digital (com conversor interno) em 2007. No ano de 2012 a marca inaugurou sua primeira loja própria, na cidade de Porto Alegre (RS), um espaço para divulgar seus produtos de maior valor agregado e oferecer atendimento especializado ao cliente. Hoje em dia são mais de 80 lojas próprias no país. A LG comercializa no país um extensa linha de produtos, oferecendo mais de 400 modelos, entre TVs (LCD, OLED e SMART), aparelhos de DVDs e Blu-Ray, home theaters, sons automotivos, aparelhos de som (mini e micro systems), monitores para computadores, notebooks, dispositivos óticos, smartphones, condicionadores de ar, refrigeradores, lavadoras/secadoras de roupa, aspiradores de pó, adegas para vinhos e fornos 2 em 1.


A empresa fabrica localmente a maioria dos produtos que comercializa no mercado brasileiro. Para isso, mantém dois complexos industriais: Manaus (AM) e Taubaté (SP), além do escritório central na capital paulista, onde também se localiza um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Ao todo, são aproximadamente 5 mil funcionários em todo o país. Com uma estratégia focada em produtos que aliam tecnologia de última geração a design diferenciado, a velocidade do crescimento da LG no país está vinculada ao crescente desejo dos brasileiros por produtos de alta tecnologia, comprovado, por exemplo, pela explosão de venda de TVs LCD, monitores LCD para computadores e da grande procura por telas grandes. Para suprir esse mercado em constante ascensão, a matriz da LG fez um investimento no Brasil de mais de US$ 350 milhões em seus dois complexos industriais e no escritório de São Paulo, nesses mais de onze anos. Desse montante, destacam-se o investimento de US$ 60 milhões na construção da planta do complexo industrial de Taubaté, em 2005, e de US$ 40 milhões na construção da planta do complexo industrial de Manaus, no início de 2006.


A marca no mundo 
Como empresa pioneira, a LG ELECTRONICS é uma das líderes globais em tecnologia para eletrônicos de consumo, telefonia móvel e eletrodomésticos. Com aproximadamente 83.000 funcionários em 119 subsidiárias instaladas ao redor do mundo (incluindo fábricas, subsidiárias de vendas e de produção) em 171 países, a empresa atua em quatro principais áreas de negócios: Mobile Communications (smartphones e tablets), Home Appliance & Air Solution (ar condicionado, refrigeradores, fornos microondas, fornos elétricos, filtros, lavadoras de roupa e louça, purificadores e aspiradores de pó), Home Entertainment (TVS LCD e OLED, monitores, Home Theatres, projetores de imagens visuais, aparelhos de som, aparelhos de DVD e Blu-Ray, notebooks e computadores) e Vehicle Components (produtos automotivos como sistemas de informação). A LG ainda possui mais de 3.000 lojas próprias (contando com quiosques e espaços exclusivos dentro de grandes varejistas). Com faturamento superior a US$ 55 bilhões em 2014, a LG vendeu quase 30 milhões de televisores LCD e OLED (segunda no mundo), 59.6 milhões de smartphones (terceira maior fabricante no mundo), 21 milhões de CD-ROM e 15 milhões de monitores para computadores. 

Você sabia? 
A rivalidade da LG com a também coreana Samsung é uma das maiores e mais ferozes no mundo dos negócios. Essa “guerra” já resultou em roubo de segredos industriais, troca de acusações, inúmeros processos na justiça e espionagem. A rivalidade chega a tanto, que na Coréia do Sul, empregados da LG sabem que não devem frequentar certos lugares, e o mesmo vale para os da Samsung – eles não se misturam socialmente. 
A bem sucedida parceria entre a LG ELECTRONICS e o São Paulo Futebol Clube foi uma das mais duradouras do futebol brasileiro. De 2001 a 2010, a empresa estampou sua marca nos uniformes do time e esteve presente em muitos dos principais títulos conquistados pelo clube. Esse patrocínio foi de vital importância para que a LG se tornasse extremamente conhecida e popular no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 18/6/2015

5 comentários:

  1. Esdras Dias3:44 PM

    Parabéns pelo blog.nota 1000 mesmo,estou digulgando pois é muito interessante e útil.

    ResponderExcluir
  2. Renato12:21 PM

    boa a materia... eu comprei uma lavadora da lg, aquela que lava e seca... eh muito boa, adoro qlqr produto da lg.

    ResponderExcluir
  3. Carlos1:07 PM

    Se eu pudesse compraria todos os produtos LG. TV, celular, lavadora frontal, ar condicionado. Nunca me dão problema

    ResponderExcluir
  4. lg é uma das melhores marcas mas ainda fico com a sansung

    ResponderExcluir
  5. Diante da sua maior rival,a Samsung, LG oferece mais qualidade geral.
    Palavras de quem entende e já utilizou produtos de ambas as marcas.

    ResponderExcluir