20.6.06

LOGITECH


Direcionada para a inovação e qualidade, a LOGITECH projeta periféricos pessoais como mouses, webcams, teclados, microfones e controles para jogos, com o intuito de ajudar milhões de pessoas em diversos países a ter uma melhor convivência e uma experiência fantástica com o mundo digital. 

A história 
A história começou exatamente no dia 2 de outubro de 1981 quando os suíços Daniel Borel e Jean-Luc Mazzone, além dos italianos Pierluigi Zappacosta e Giacomo Marini, este último um ex-engenheiro da Olivetti, fundaram a LOGITECH, abrindo o primeiro escritório da empresa em uma casa de fazenda na pequena cidade de Apples na Suíça. Inicialmente fundada como uma consultoria, o primeiro negócio da LOGITECH, nome derivado da palavra francesa “Logiciel” (software) em função da formação em software de seus fundadores, foi desenvolver um editor gráfico para a empresa japonesa Ricoh. No entanto, um dispositivo até então pouco conhecido, mas muito promissor chamou a atenção da recém-criada empresa: um aparelho que, combinado com uma interface gráfica adequada, poderia melhorar bastante a experiência do usuário diante de um computador. A LOGITECH então começou a fazer pesquisas sobre o assunto e, pouco depois, no ano de 1982, apresentou o P4, seu primeiro mouse, na edição da feira Comdex em Las Vegas. Neste mesmo ano inaugurou seu primeiro escritório internacional de vendas nos Estados Unidos. Dois anos mais tarde a empresa desenvolveu o primeiro mouse sem fio do mercado mundial, que inicialmente teve pouca aceitação.


O enorme sucesso com as vendas de mouses, que proporcionavam uma interação diferente com o computador pessoal, fez com que a empresa lançasse ações na Bolsa de Valores em 1988, além de inaugurar escritórios de vendas no Japão. No ano seguinte, desenvolveu o primeiro mouse cuja forma acompanhava as curvas da mão, melhorando e facilitando assim a sua utilização por parte do usuário. A década de 1990 tem início com o lançamento, em 1991, do Cordless MouseMan, um mouse sem fio que utilizava frequências de rádio para se comunicar com o receptor, ligado ao computador, tornando-o mais versátil; e, em 1992, do AudioMan, que reunia caixa de som e microfone em um único aparelho. Com o aumento pela demanda de seus produtos, a empresa inaugurou uma enorme fábrica na China em 1994. No ano seguinte a LOGITECH lançou no mercado duas grandes novidades: webcam e controle joystick para jogos de computadores. Além disso, os designs de seus mouses ficaram cada vez mais curvilíneos, sinuosos e anatômicos.


Como consequência da popularização dos computadores pessoais, que aconteceu especialmente por causa da internet, a LOGITECH comemorou em 1996 a marca de 100 milhões de mouses vendidos no mundo inteiro. Além disso, parcerias com grandes produtores de computadores como HP e Dell, fizeram com que a LOGITECH crescesse rapidamente no mercado mundial. No final desta década, em 1998, seguindo sua história de inovação, a marca lançou no mercado duas grandes novidades: conjunto de mouse e teclado sem fio e webcam com microfone embutido. O início do novo milênio foi marcado por grandes inovações como o primeiro controle (direção, pedal de acelerador e breque) especificamente desenvolvido para o mercado de games. Nos anos seguintes a marca investiu em produtos compatíveis com a tecnologia Bluetooth.


Em 2004, a LOGITECH novamente inovou, deixando de lado o defasado LED nos mouses ópticos para adotar o laser em seu modelo MX 1000. A confiança e o sucesso da LOGITECH diante dos consumidores puderam ser comprovados quando, em 2005, a empresa vendeu mais de 143 milhões de produtos; atingiu a marca de 25 milhões de webcams comercializadas desde seu lançamento; obteve receitas de aproximadamente US$ 2 bilhões; e introduziu no mercado mundial mais de 130 novos produtos, entre os quais o MediaPlay Cordless Mouse, produto pioneiro desenvolvido para o crescente número de pessoas que ouvem música e assistem vídeos em seus computadores pessoais, servindo tanto como um completo mouse sem fio como um controle remoto que pode tocar mídia digital num PC, cobrindo uma grande área sem fio de mais de 3 metros; além dos primeiros periféricos móveis para iPod e PSP (o PlayStation portátil).


Três anos depois, em 2008, a LOGITECH anunciou uma marca histórica: a produção de 1 bilhão de mouses de computadores desde seu lançamento no mercado. As novidades mais recentes lançadas pela LOGITECH são: o Wireless Desktop MK710, primeira combinação de teclado e mouse com até três anos de duração da bateria, tanto para o teclado quanto para o mouse; o K760 Solar Wireless Keyboard, um teclado sem fio concebido especificamente para produtos da Apple, que pode ser carregado com luz (solar ou artificial) através de pequenos painéis solares, e permite alternar facilmente entre dispositivos da marca, como por exemplo, estar ligado a um Mac, a um iPad e a um iPhone; o Harmony 1100, um controle universal que comanda até 15 equipamentos eletrônicos, da TV a sistemas de iluminação, bastando para isso que eles tenham receptor infravermelho; o Cube, um mouse que apresenta formas retas, tamanho diminuto, cuja superfície cheia de frisos é sensível ao toque, possibilitando ao usuário deslizar os dedos sobre ela para uma navegação similar à de uma tela de smartphone, e que se retirado da superfície entra em modo de apresentação funcionando como um projetor de slides para conferências no trabalho ou na faculdade; e o mouse MX Master que traz um design inovador, além de novos botões com recursos inteligentes, entre os quais, o botão de “scroll” posicionado na região onde fica o dedão, para navegar na internet e deslizar textos como no touchpad do MacBook, por exemplo.


Para cada categoria de produto, a empresa realiza pesquisas de como os consumidores utilizam dispositivos digitais e móveis, e depois seus competentes designers e engenheiros determinam como é possível criar e melhorá-los, deixando-os mais confortáveis, divertidos, produtivos, convenientes e agradáveis. Atualmente a LOGITECH aposta muito no desenvolvimento de produtos wireless, ou seja, sem fio. E mais recentemente, em meados de 2015, a empresa apresentou um novo posicionamento, baseado no design, e cujo foco de seus recursos será em acessórios de som sem fio, câmeras para videoconferência e outros eletrônicos como esses que têm inclusive melhorado os lucros da empresa nos últimos anos.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da LOGITECH passou por algumas remodelações. A primeira grande mudança ocorreu em 1988 quando o logotipo foi completamente remodelado, ganhando cores e símbolos. Depois de adotar um novo logotipo em 1996 (aplicado em 2D), em 2005 a identidade visual da marca ganhou efeito 3D e uma nova tipografia de letra.


Em 2012, a identidade visual assumiu definitivamente a coloração preta e voltou a ser aplicada em 2D. Em julho de 2015 a marca apresentou seu novo logotipo, mais descolado e positivo, com as letras O e G formando uma carinha feliz. O novo logotipo segue a tendência atual do geométrico, sem serifa e amigável, mas tendo como destaque diferenciador o “g” abstrato.


A nova identidade visual da marca também ganhou mais flexibilidade ao ser aplicada em fundos coloridos, já que a eliminação do símbolo simplificou isso.


Na nova identidade visual também está inclusa a palavra LOGI (como a marca é conhecida por muito de seus consumidores), que substituirá o nome completo da empresa em algumas linhas de produtos.


Os slogans 
Science Wins. (2013, Logitech G) 
Designed to move you. (2005) 
Made for you. (2004) 
Work. Play. Communicate. (2003) 
What a feeling. (2002) 
It’s what you touch. (1999) 
Free your brain. (1998)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 2 de outubro de 1981 
● Fundador: Daniel Borel, Jean-luc Mazzone, Pierluigi Zappacosta e Giacomo Marini 
● Sede mundial: Lausanne, Suíça 
● Proprietário da marca: Logitech International S.A. 
● Capital aberto: Sim (1988) 
● Chairman: Guerrino de Luca 
● CEO & Presidente: Bracken Darrell 
● Faturamento: US$ 2.11 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 9.3 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 2.4 bilhões (julho/2015) 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.900 
● Segmento: Periféricos 
● Principais produtos: Teclados, mouses, webcams, controles para jogos e fones de ouvido 
● Concorrentes diretos: Creative, Microsoft, Philips, Altec Lansing, Razer e Mad Catz 
● Ícones: Os mouses 
● Slogan: Designed to move you. 
● Website: www.logitech.com 

A marca no mundo 
Com produtos vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo, a liderança da LOGITECH em inovações atualmente abrange uma grande variedade de periféricos pessoais (com ou sem fio), com ênfase especial em produtos para navegação em PC, jogos, comunicações pela internet, controles de música digital e entretenimento doméstico. A empresa possui fábricas nos Estados Unidos, Taiwan, Irlanda e China (onde são produzidos mais da metade de seus produtos). A divisão que produz mouse, controles e periféricos para games é batizada de LOGITECH G. 

Você sabia? 
No mercado japonês, a LOGITECH utiliza o nome LOGICOOL para comercializar seus produtos, pois uma empresa que atua no ramo de informática chamada Logitec, existe no país desde 1974. No Reino Unido, a empresa utiliza o nome Logi, pois uma empresa, sediada em Glasgow na Escócia, que atua no ramo da maquinaria de corte, lapidação e polimento, já utilizava o nome Logitech como marca registrada. No Canadá, apesar de já existir uma empresa com o mesmo nome atuando no mercado desde 1988, Logitech Electronics, a empresa utiliza o seu próprio nome sem conflitos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/7/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário