20.6.06

LYCRA®


Quando as roupas contêm o fio LYCRA®, é natural se apaixonar por elas. Afinal, aquela blusa está sempre com a aparência de nova. O jeans preferido acompanha cada curva do corpo. O lingerie especial destaca cada qualidade e abraça suavemente o corpo. Sutiãs não irritam nem pinicam. O biquíni favorito continua se ajustando perfeitamente por mais tempo, mesmo ao enfrentar a água clorada. E aquela legging acompanha os movimentos do corpo. Sabe por quê? Por causa do fio LYCRA®, a inovadora tecnologia do mundo da moda. Se existe uma palavra que resume atualmente o atrativo da marca é sem dúvida alguma INOVAÇÃO. 

A história 
O fio LYCRA foi inventado no ano de 1958 por uma equipe de cientistas, originalmente como um substituto para a borracha em espartilhos. Antes de ser inventado os consumidores tinham que se conformar com as roupas caídas, folgadas, esticadas e agrupadas. Mas quando um grupo de cientistas da empresa americana DuPont, liderado por Joseph Shivers, aperfeiçoou um novo fio revolucionário, chamado inicialmente de K, tudo isso mudou. Posteriormente batizado com a marca comercial LYCRA®, o fio sintético de elastano foi lançado oficialmente no mercado em 1959 e revolucionou a produção têxtil por oferecer qualidades nunca vistas antes: suportar tensão de duas a cinco vezes mais que a borracha; ter apenas um terço do peso do látex e a flexibilidade de 600% com capacidade de resiliência que devolvia ao tecido a forma original; além de manter o aspecto de novo por mais tempo. Era uma verdadeira revolução.


Logo depois de seu lançamento o produto foi rapidamente absorvido pelo setor de roupas íntimas, que percebeu as vantagens de poder aposentar os tecidos pesados usados na fabricação e que dificultavam a modelagem e impediam os movimentos. Com isso, as peças ficaram mais suaves, confortáveis e sensuais. A primeira fábrica para a produção exclusiva do fio foi inaugurada no estado americano da Virginia em 1962. O próximo a incorporar o revolucionário fio foi o setor de meias femininas, que introduziu a LYCRA® na composição de uma malha que acabou resultando no lançamento da meia-calça. O sucesso foi imediato e a aprovação total, já que libertou as mulheres das incomodas cinta ligas. Nesta década, o fio revolucionou o modo como os tecidos poderiam ser usados. Nas roupas de praia, ele substituiu trajes de banho grossos e pesados por artigos de vestuário leves e de secagem rápida.


Em 1968, a equipe de esqui vencedora de medalha olímpica na França se tornou a primeira personalidade esportiva a usar trajes de esqui com o fio LYCRA®, uma tendência que rapidamente se espalhou para outros esportes. Nos anos de 1970, o fio LYCRA® começou a causar um impacto no cenário da moda, como a febre da discoteca e o interesse pelo preparo físico que fizeram das leggings e da roupa de malha colante o look do momento. Ainda nesta década, em 1979, o fio marcou presença nas calças jeans, tornando o uso da peça indispensável e mais maleável no dia-a-dia. Somente em 1974 foi instalada no Brasil a primeira fábrica para a produção do fio LYCRA®, na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo. Na década de 1980, a vontade de malhar e deixar em evidências as curvas femininas era cada vez maior. Com isso, o segmento de activewear aderiu aos fios tecnológicos e ao desempenho de LYCRA® para recortes anatômicos.


Em 1990, a marca inovou mais uma vez com o lançamento da primeira campanha institucional para o consumidor. Batizada de “Lycra® Sensations” tinha como objetivo criar uma ligação emocional e funcional entre a marca e as pessoas. Durante esta década, a posição da LYCRA® no mercado de vestuário esportivo foi fortalecida pelo desenvolvimento de fios de alta tecnologia, como por exemplo, em 1996, com a introdução do tecido LYCRA® POWER nos shorts de compressão, que ajudavam a reduzir a fadiga muscular de atletas. Esta década também presenciou a ascensão da popularidade do fio não apenas na moda feminina, mas na moda masculina. No ano de 2003, a DuPont resolveu transformar sua divisão de fibras têxteis em uma subsidiária, a qual batizou inicialmente com o nome de DuPont Textiles and Interiors, para depois chamá-la de Invista.


No mês de abril de 2004, a DuPont vendeu a Invista para a Koch Industries, um dos maiores conglomerados privados do mundo e que passou a ser proprietária da marca LYCRA®. O compromisso dessa nova empresa com a inovação foi comprovado em seus muitos lançamentos de novos produtos, como por exemplo, LYCRA® BLACK, apresentado em setembro de 2004 como um fio que mantinha as meias-calças pretas mesmo quando esticadas, acabando assim com os desbotados e cinzas descoloridos. Neste mesmo ano, a marca LYCRA® se expandiu além do vestuário através de uma parceira de licenciamento com a empresa Coty, introduzindo o RIMMEL LYCRA® WEAR, um esmalte de unhas resistente a choques com componentes do fio LYCRA® em forma líquida.


Nos últimos anos a marca continuou trazendo inovações para o setor, como por exemplo, com o lançamento em 2005 do fio LYCRA® XTRA LIFE, que atende ao mercado de moda praia, minimizando o desgaste e esgarçamento de maiôs, sungas e biquínis que podem resistir de cinco a dez vezes mais à presença de cloro e protetor solar – quando comparado a elastanos comuns; LYCRA® XFIT (2006), que estabeleceu novos padrões de efeito multidimensional e conforto em jeans; LYCRA® FREEF!T (2007), que transformou os tecidos de camisas melhorando a flexibilidade ao mesmo tempo em que mantém a forma; LYCRA® 2.0, uma fita que substitui emendas e costuras; LYCRA® freshFX (2007), que proporciona frescor durante todo o dia mantendo as meias secas; e LYCRA® spaFX, fio desenvolvido para melhorar o desempenho nos ambientes mais competitivos e de alta adrenalina.


Mais recentemente as etiquetas com o logotipo da LYCRA® foram redesenhadas facilitando a identificação de seus produtos e benefícios. Por exemplo, para o segmento de lingerie foi desenvolvido em 2010 o LYCRA® BEAUTY, que molda a silhueta, sem apertar, proporcionando conforto e modelagem ao mesmo tempo, como por exemplo, jeans justos que deixam as curvas do corpo ainda mais bonitas e curvilíneas. Já para o segmento esportivo foi lançado em 2009 o LYCRA® SPORT, que confere maior elasticidade e liberdade de movimentos, proporcionando conforto e compressão ao mesmo tempo em que aumenta a performance do atleta. Também em 2009 foi criado o fio LYCRA® FUSION, que evita aqueles rasgos indesejáveis nas meias-calça. Há ainda a LYCRA® ENERGIZE, com muito foco em bem-estar, cujo fio é utilizado em meias de compressão para a saúde.


Além disso, a marca oferece seus benefícios para fraldas e outros produtos do segmento de higiene pessoal, através do fio LYCRA® HyFit, que apresenta um alto nível de força e peso para que menos material seja necessário, resultando em três a quatro vezes mais rendimento. Uma novidade recente introduzida pela marca é o único fio de elastano bio-derivado comercialmente disponível em todo o mundo. Aproximadamente 70% do novo fio LYCRA® são provenientes de uma matéria-prima renovável que vem de uma dextrose derivada do milho. Devido ao uso desta fonte renovável, a produção do fio bio-derivado emite menos carbono do que a fabricação de elastanos que usam materiais tradicionais.


Hoje em dia, a Invista realiza contínuas pesquisas e desenvolvimento em tecnologia de fio. Isto é respaldado por uma compreensão do mercado e das tendências da moda em constante transformação combinadas com uma conscientização de fomentar as vontades e necessidades dos consumidores. Por todo esse investimento é que a marca LYCRA® chegou aos mais de 50 anos sendo reconhecida por 90% dos consumidores no mundo inteiro. Afinal, quem pensa em uma roupa com elastano ou “que estica” já associa ao nome LYCRA®. Mas outro fator foi fundamental para que a marca fosse fixada na cabeça do consumidor: ao longo dos anos, a empresa reforçou seu nome dentro do setor têxtil e a importância de colocar a etiqueta (com logotipo da LYCRA®) nas peças que contém esse fio, incentivando assim o consumidor a procurar pela marca. Isto porque, como o fio LYCRA® é invisível, a etiqueta com o logotipo da marca é a maneira que o consumidor consegue verificar a presença deste ingrediente mágico na peça.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Durante as primeiras décadas a identidade visual da marca adotou várias tipografias de letras. Depois de adotar a forma de um triângulo estilizado, o logotipo atual adotou definitivamente a cor vermelha apresentou uma tipografia de letra levemente modificada e retirou a frase “Only by DuPont”, já que a marca não pertence mais a empresa americana.


Os slogans 
Lycra® Moves You. (2014) 
Some clothes Love you back. (2008) 
Has It. (2002) 
You either have it or you don’t. (2002) 
Enjoy the difference. (1999) 
Nothing Moves Like Lycra®. (1995) 
Só Lycra® me move. (2014) 
Roupas que se apaixonam por você. (2008) 
Se tem essa etiqueta é Lycra®. (2003) 
Sinta a diferença. (2000) 
Nada se Move como Lycra®. (1996)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1959 
● Criador: DuPont 
● Sede mundial: Wichita, Kansas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Invista Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jeffy Gentry 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Têxtil 
● Principais produtos: Fios têxteis 
● Concorrentes diretos: Creora e Dorlastan 
● Slogan: Lycra® Moves You. 
● Website: www.lycra.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o fio LYCRA®, que em composição com diferentes tipos de tecido revolucionou a moda e o setor têxtil em seus diversos segmentos, é comercializado em mais de 100 países ao redor do mundo, sendo empregado na fabricação de roupas íntimas, meias, maios, biquínis, sungas, roupas esportivas e calças jeans. 

Você sabia? 
O CFDA (Conselho de Estilistas de Moda da América) anunciou em 2000 o fio LYCRA® como uma das inovações mais importantes para o setor de vestuário do século 20. 
Criado em 2009, o LYCRA® Future Designers é um concurso que revela novos talentos da moda, reforçando as vantagens e possibilidades oferecidas pelo fio LYCRA® para os futuros tomadores de decisão da indústria. 
Atualmente a LYCRA® é uma das mais famosas e reconhecidas marcas do segmento têxtil no mundo. 
LYCRA® nunca é usada sozinha, mas sempre misturada com outros fios. Qualquer fio natural ou sintético pode ser misturado com o fio LYCRA®. Quantidades muito pequenas de fio LYCRA® podem transformar o desempenho de um tecido. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/7/2015

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