13.6.06

MEOW MIX


Existem mais de dois milhões de gatos de estimação somente na cidade de Nova York, e outros milhões espalhados pelos países onde a marca MEOW MIX, cuja missão é “manter felizes os bichanos”, comercializa uma vasta gama de produtos pensando no bem-estar deles. Suas rações, facilmente reconhecida pelos consumidores pela sua tradicional embalagem amarela, são tão saborosas e nutritivas que “os gatos a pedem pelo nome”, como diz o tradicional slogan utilizado pela marca durante muitos anos. 

A história 
A marca de rações para gatos MEOW MIX surgiu no ano de 1974 quando a tradicional empresa Ralston Purina introduziu uma nova linha de ração para felinos no mercado americano. O produto original oferecia aos gatos uma refeição saborosa, que incluía sabores misturados de galinha, peru, salmão e filé de pescado (hoje chamado de ORIGINAL CHOICE). As rações secas da marca não demoraram muito para fazerem sucesso junto aos proprietários de gatos em virtude da alta qualidade. A marca também começou a ganhar popularidade junto aos donos dos bichanos, quando neste mesmo ano lançou o jingle (batizado de “The Meow Mix Theme”) que a tornaria famosa, se transformando em uma importante ferramenta de marketing. O jingle, composto por Tom McFaul e Shelly Palmer, e que continha o refrão “meow, meow, meow...”, imitando o miado de um gato, se tornou um ícone da publicidade americana. O jingle, juntamente com o famoso slogan “Taste so good cats ask for it by name” (algo como “O gosto é tão bom que os gatos pedem pelo nome”), ajudaram a popularizar a marca entre milhões de americanos.


Na década de 1990, a estratégia de marketing começou a ficar mais agressiva, colocando para circular o “Meow Mix Mobile”, um furgão, caracterizado de gato, que percorria grandes cidades americanas distribuindo amostras da linha de rações da marca. A partir do ano de 2003, a marca começou a diversificar seu marketing com o lançamento de novas ferramentas de comunicação como a MEOW TV, um programa de televisão voltado para os proprietários de gatos, com informações educacionais sobre o comportamento dos felinos e outras atrações. O programa também era direcionado aos felinos, já que, segundo investigações e pesquisas recentes, um terço dos gatos gosta de assistir televisão.


No ano de 2004, a marca introduziu no mercado o simpático Mr. Meow, um gatinho laranja feito em pelúcia, símbolo e mascote da MEOW MIX, que se tornou extremamente popular. Depois de passar por vários outros proprietários, em maio de 2006, a marca foi adquirida pela empresa Del Monte Foods por US$ 705 milhões. Nos anos seguintes a MEOW MIX utilizou sua vasta experiência e força no segmento para introduzir novos produtos como rações para gatos que vivem somente dentro de casa; uma linha desenvolvida especificamente para filhotes; outra chamada Hairball Control Formula, que controla e evita a formação de tufos de pelos nos estômagos dos gatos, um problema sério que atinge milhões deles; uma linha de comida premium, feita com ingredientes naturais e frescos, nutrição balanceada e em pequenos pedaços, ideal para gatos com mais idade; uma nova linha de comidas molhadas, chamada Market Select, que vinham embaladas em convenientes sacos de plásticos em porções individuais; e a linha Brushing Bites®, que ajuda no controle das placas e tártaros.


No dia 23 de março de 2015, a empresa Big Heart Pet Brands, proprietária da marca MEOW MIX, foi adquirida pela The J.M. Smucker Company. Há mais de 40 anos a MEOW MIX tem aproveitado ao máximo suas experiências para oferecer refeições suculentas, dando aos gatos os irresistíveis sabores que eles amam e a nutrição saudável de que precisam. Com tantos sabores para escolher, qualquer gato vai esperar ansiosamente sua próxima refeição.


Marketing diferenciado 
A MEOW MIX é sem dúvida uma das marcas mais fortes e poderosas da bilionária indústria de Pet Care. Para conseguir atingir esta posição, a marca, que possui uma das estratégias de marketing mais criativas e ousadas do mundo, realizou, ao longo dos anos, ações espetaculares, e porque não dizer surreais. Dentre as ações destaca-se: 
MEOW MIX CAFÉ (2004): inaugurado no dia 17 de agosto em um sofisticado estabelecimento localizado em pleno coração de Manhattan, Nova York, os gatos e respectivos donos podiam desfrutar juntos de um cardápio muito semelhante e saboroso, na primeira cafeteria do mundo para estes pequenos felinos. Igual a outros cafés temáticos, o MEOW MIX CAFÉ oferecia um cardápio alusivo ao mundo felino que incluía os produtos da marca. Assim, enquanto o gato degustava um “Upstream Dream”, de salmão e caranguejo em salsa, ou um Deep Sea Delight (Delícia do Fundo do Mar), o dono podia deleitar-se com uns croquetes de caranguejo ou sanduíches na baguete. Além disso, o café possuía ainda zonas de ócio e uma loja, contendo uma ampla variedade de brinquedos e acessórios para o divertimento dos bichanos, assim como jogos, onde animais e donos podiam participar juntos. Na noite da festa de inauguração, que contou com a presença da atriz Eartha Kitt, mais conhecida como a “A Mulher Gato” de Batman, a famosa série de televisão dos anos de 1960, os primeiros clientes do café deram a sua aprovação, devorando até a última grama de comida. Havia apenas duas regras básicas a serem respeitadas: cachorros não entravam e era proibido levar “catnip” (erva que tem efeitos estimulantes nos gatos).


MEOW MIX HOUSE (2006): assim como um Big Brother, era um reality show que estreou no dia 16 de junho, onde 10 participantes conviviam dentro de uma casa, especialmente decorada e produzida para ser o cenário desta divertida brincadeira. Através de uma votação o público decidia quem deveria ficar ou sair da casa. A diferença é que os participantes do programa eram gatos. E cada gato eliminado da casa ganhava um dono, já que todos os participantes eram pegos de abrigos ou de grupos de resgate, como a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) de Nova York, Touched by an Animal de Chicago e Kitten Rescue de Los Angeles. Era possível acompanhar o reality show através de uma câmera online, na própria casa (que ficava localizada em plena Madison Avenue em Manhattan) ou pelos episódios de três minutos semanais que eram exibidos no canal Animal Planet. Para animar o espetáculo, visto que gatos costumam passar o dia dormindo ou comendo, “dubladores” davam voz ao “pensamento” dos bichinhos. Além disso, os competidores participavam de concursos de agilidade em obstáculos espalhados pela casa, de caça ao rato de brinquedo e até de pintura – com as patinhas embebidas em tinta, caminhavam sobre telas. Ambos os vencedores – o do júri e o do público - ganharam como prêmio, o emprego de “vice-presidente felino de pesquisa e desenvolvimento” na MEOW MIX, que na prática consiste em provar novos sabores de ração. Além de ser uma poderosa ferramenta de marketing para a marca MEOW MIX, a ideia tinha objetivo conscientizar e mostrar a importância da adoção de animais.


MEOW MIX ACATEMY (2007): inaugurada em plena Union Square, na cidade de Nova York, a instituição se auto-intitulava a primeira escola do mundo dedicada a ensinar humanos a pensarem como gatos. Na programação havia cursos de escalada de paredes e de DJs, no qual os gatos arranhavam discos de vinil. Esta estratégia fazia parte da milionária campanha “Think Like a Cat” (algo como “Pense como um gato”). 
MEOW MIX THINK LIKE A CAT GAMESHOW (2008): a marca inovou mais uma vez ao estrear na televisão uma paródia bem-humorada de reality shows de sucesso – nesse caso, as referências eram aos programas de perguntas e respostas, como Who Wants to be a Millionaire e Jeopardy. No game show, duplas de gatos e seus donos disputavam entre si o prêmio máximo de US$ 1 milhão. Para os humanos, a disputa incluía perguntas relacionadas aos bichanos, que abordavam temas como nutrição, anatomia, comportamento e a participação dos gatos na cultura pop. A prova incluía ainda desafios interativos, onde gatos e donos precisavam mostrar que a dupla era afinada. Além do prêmio principal, os participantes concorriam a um ano de suprimentos da ração.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O logotipo original continhas gatos que formavam o nome da marca. Em 1987 a identidade visual assumiu a cor laranja e o logotipo passou a conter a cara e o rabo de um gato. Em 2004 esse logotipo foi completamente modernizado, adquirindo um visual mais divertido e impactante. Em 2007 o novo logotipo apresentava uma nova tonalidade de laranja. Além disso, novos detalhes foram acrescentados, como por exemplo, as patas brancas e peludas, além da ponta do rabo com as mesmas características.


Em 2011, apenas o rabo do gato como continuação da letra W foi mantido no logotipo atualizado. Este logotipo passou por uma pequena modernização em 2018, apresentando uma tonalidade de laranja mais escura.


Os slogans 
It’s All about the Mix. (2010) 
Think Like a Cat. (2007) 
Taste so good cats ask for it by name! (1974)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1974 
● Criador: Ralston Purina 
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Big Heart Pet Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The J. M. Smucker Company) 
● CEO: David West 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cuidados animais 
● Principais produtos: Comidas e rações para gatos 
● Concorrentes diretos: Whiskas, Friskies, Cat Chow, Iams, Kitekat, Sheba e 9 Lives 
● Mascote: Mr. Meow 
● Slogan: It’s All about the Mix. 
● Website: www.meowmix.com 

A marca no mundo 
A marca MEOW MIX é vice-líder no mercado americano em sua categoria, oferecendo aos consumidores uma diversa e completa linha de comidas para gatos (desde rações secas, passando por molhadas, até biscoitos deliciosos), além de acessórios e brinquedos para os bichanos. A marca está presente em mais de 90% do território americano, possuindo forte presença no Canadá e em mais alguns outros países como México e Venezuela. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/9/2018

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