13.6.06

MIZUNO


Seu conceito de levar o desempenho a sério, resume o espírito de uma marca que trabalha para ajudar o atleta - quer seja profissional ou amador - a buscar, encarar e superar desafios cada vez maiores, quebrando recordes e alcançando o topo em todas as situações. A japonesa MIZUNO dedica mais de um século de história, paixão e alta tecnologia a favor do esporte, sendo considerada pioneira em tecnologias que envolvem o homem e a corrida. 

A história 
A história de uma das mais tradicionais marcas esportivas do mundo começou exatamente no dia 1 de abril de 1906 quando Rihachi Mizuno, um devotado fã do beisebol, e seu jovem irmão Rizo, fundaram a Mizuno Brothers na cidade japonesa de Osaka, para inicialmente fabricar produtos ortopédicos. Talvez isso explique porque, mais de um século depois, a MIZUNO seja uma das marcas que mais entende de pés, desenvolvendo tênis com as mais avançadas tecnologias. Já no ano seguinte a empresa iniciou as vendas de produtos e equipamentos para a prática de beisebol, golfe e atletismo, em sua grande maioria importados dos Estados Unidos, além de acessórios como mochilas, munhequeiras, bonés e algumas roupas esportivas sob encomenda. Alguns anos depois, em 1910, a pequena loja mudou de local e nome, passando a chamar MIZUNO SHOP. Nesta época começou a patrocinar campeonatos de beisebol, um dos esportes mais populares do Japão, e a estampar sua marca em roupas esportivas. Esse ano foi marcado pela produção própria dos primeiros calçados para beisebol, que eram inteiramente revestidos de couro, pesados e tinham o formato de botas.
  

O sucesso nas vendas da pequena empresa fez com que, em 1912, fosse aberta a primeira filial na cidade de Tóquio. No ano seguinte, Rihachi, decepcionado com a qualidade dos materiais de beisebol importados resolveu iniciar a produção de bolas, tacos e principalmente luvas para a prática desse esporte, inaugurando, no ano de 1914, a primeira fábrica para a produção de equipamentos esportivos. Em 1918, a marca iniciou a venda de roupas como suéteres, camisetas, calças de moletom e camisas pólo. Até a década de 1920 a MIZUNO esteve envolvida diretamente com formações de pequenas ligas e torneios de beisebol pelo Japão. Em 1921 iniciou a produção de equipamentos para a prática do golfe, outro esporte popular entre os japoneses. Dois anos mais tarde foi a vez dos equipamentos de esqui na neve ganharem importância dentro da empresa, que mudou seu nome para Mizuno Sporting Goods Company. Nos anos seguintes várias outras lojas foram abertas por cidades japonesas e, em 1938, a empresa inaugurou seu primeiro laboratório para desenvolvimento de novos produtos, cujo objetivo era trazer vantagem científica para os esportes.
   

Em 1936, a MIZUNO começou a fabricar planadores para comemorar seu 30º ano de atividade. Depois de anos enfrentando muitos desafios, uma equipe de engenheiros realizou com sucesso um voo de teste sobre o Monte Fuji. Com o início da Segunda Guerra Mundial a empresa teve suas atividades praticamente paralisadas. Por volta de 1946, logo após o fim da guerra, a Mizuno começou a fabricar um protótipo de raquete de tênis em sua própria fábrica. No ano seguinte, as instalações foram ampliadas e reforçadas e a produção em larga escala foi iniciada. Mas a MIZUNO começaria realmente a ganhar projeção internacional nos Jogos Olímpicos de 1948, quando o atleta americano Guinn Smith, da equipe de atletismo, conquistou a medalha de ouro no salto com vara usando um equipamento produzido pela empresa japonesa. Sempre investindo e inovando em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, a marca inventou e patenteou o taco condensado de beisebol no ano de 1957.
   

Nos anos que se seguiram a marca esteve envolvida em inúmeras atividades, como por exemplo, em 1966, quando assinou um contrato com a australiana Speedo (conheça essa outra história aqui) para desenvolver equipamentos para natação. Pouco depois, no ano de 1969, estabeleceu a subsidiária americana na cidade de Los Angeles, ingressando assim no enorme e competitivo mercado esportivo dos Estados Unidos. Em 1975, a MIZUNO começou a comercializar um modelo de taco de beisebol feito de metal, que o tornava bem mais leve que os outros disponíveis no mercado. O ano de 1977 foi muito marcante para a MIZUNO, pois foi o início da era de patrocínios de atletas profissionais renomados, como por exemplo, o golfista espanhol Seven Ballesteros. O atleta Carl Lewis, um dos maiores ídolos do atletismo americano na época, assinou contrato de patrocínio com a MIZUNO em 1987. No ano seguinte foi a vez da atleta americana Florence Griffith Joyner passar a vestir materiais esportivos da marca, além da famosa seleção de rúgbi da Nova Zelândia, conhecida popularmente como All Blacks.
   

Foi no início desta década que a subsidiária americana passou a desenvolver, fabricar e distribuir equipamentos, calçados e vestuário para diversas modalidades como atletismo, voleibol, beisebol, entre outras. Além disso, em 1989 a MIZUNO inaugurou sua primeira loja conceito (flagship store) em Tóquio. No Brasil, a marca também apareceu nesse período, início dos anos de 1990. No mercado brasileiro a marca foi construída na categoria running, cujo posicionamento se manteve alinhado à performance a maior parte do tempo, com slogans como “Serious Performance”. Na década de 1990 o marketing esportivo ganhou ainda mais força dentro da empresa, que assinou contratos de patrocínios com grandes atletas como o tenista Ivan Lendl e o golfista Nick Faldo, além de patrocinar inúmeras equipes olímpicas. Outro fato marcante, que contribuiu para difundir a marca no mundo, aconteceu em 1994, quando um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, Ayrton Senna, teve os pés moldados para a produção exclusiva de calçados MIZUNO, para assim atingir sua melhor performance.
   

Ainda nos anos de 1990 a empresa também fortaleceu sua presença internacional e, na década seguinte, iniciou a inauguração de uma série de mega-lojas da marca com a primeira unidade sendo aberta na China em 2004. Com a pandemia de COVID-19, a MIZUNO vislumbrou a possibilidade de incorporar suas tecnologias para tentar salvar vida e, em maio de 2020, começou a vender máscaras faciais confeccionadas com avançados tecidos de maiô. Em julho de 2021, o total de máscaras faciais vendidas atingiu 10 milhões. Além disso, nos últimos anos a empresa vem acelerando a cocriação com parceiros que compartilham a “Visão Mizuno Mirai” (um futuro no qual todas as pessoas possam desfrutar de um estilo de vida mais saudável através da prática do esporte).
   

Há mais de cem anos, a missão da marca japonesa é trazer qualidade de vida às pessoas nos esportes, através de inovação. Por isso, a MIZUNO, desde sua criação, é uma marca apaixonada por esportes e parceira de milhões de pessoas, servindo como fonte de inspiração por meio de inovação constante, com a missão de atender às necessidades de todos aqueles que acreditam no valor do esporte, oferecendo produtos e serviços de qualidade, seja para iniciantes ou profissionais.
  

A linha do tempo 
1928 
Lançamento dos primeiros calçados para atletismo, feitos em couro e com pinos longos e pesados nas solas, usados como travas. 
1933

Lançamento da linha de tacos de golfe STAR LINE. Eram os primeiros tacos produzidos no Japão. Além disso, este modelo foi o primeiro taco de ferro forjado da marca, uma importante tecnologia utilizada até os dias de hoje. 
1958

Lançamento dos esquis da marca japonesa. 
1968 
Lançamento dos tacos de golfe de alta qualidade chamados GRAND MONARCH, que no final de 1977 foram incluídos no American Golf Hall of Fame devido a sua grande contribuição ao esporte. 
1972 
Lançamento dos calçados M-LINE, que atendiam a todas as necessidades, desde a prática do atletismo até o uso diário, e se transformaram em um ícone da marca japonesa. 
1973 
Lançamento da luva de beisebol WORLD WIN, desenvolvida levando em consideração as opiniões dos jogadores contratados pela marca japonesa. 
1975 
Lançamento das luvas de beisebol específicas para cada posição desse esporte. 
1980 
Lançamento das chuteiras de futebol M-LINE, desenvolvidas para responder a vários movimentos, como parada repentina e giro rápido. A utilização de materiais leves permitiu reduzir o cansaço mesmo após uma série de jogadas e auxiliar na agilidade dos pés. 
1982

Lançamento de uma linha de tacos de golfe com cabeça de carbono. 
1985 
Lançamento da chuteira MORELIA, que pesava apenas 245 gramas cada. Com base no conceito de “sentidos leves, flexíveis e descalços”, foram desenvolvidas como chuteiras que podiam ser usadas por qualquer pessoa, independentemente do seu nível de habilidade e da posição que ocupava em campo, em um esforço para aproveitar ainda mais o potencial de muitos jogadores de futebol. 
1987 
Lançamento do tênis AIR MEDAL SX, modelo para corrida que se tornou símbolo deste segmento na década de 1980. 
1990 
Lançamento dos primeiros tacos de golfe do mundo que incorporavam titânio puro em sua estrutura (cabeça). 
1996

Lançamento do calçado para a prática do beisebol com nove travas de metal. Até então o padrão do mercado eram chuteiras com seis travas. 
1997

Lançamento do WAVE RIDER, primeiro tênis da marca a ostentar a tecnologia Wave, que oferecia estabilidade e amortecimento simultaneamente. 
1998

Lançamento de uma linha de produtos assinada pelo estilista Gianfranco Ferré, em uma das primeiras collabs entre o mundo esportivo e o universo fashion. 
2000 
Lançamento no Brasil do teste de pedígrafo, que indica ao atleta qual seu tipo de pisada e qual o calçado ideal para ele. 
2003

Lançamento do tênis MIZUNO WAVE CREATION 4, ideal para a prática de corrida, caminhada ou treino e produzido com a mais avançada tecnologia da época. Com design moderno e fashion, era valorizado pela tecnologia Wave, além de tecnologias complementares, indispensáveis para pessoas que buscavam o melhor calçado para a prática de seus exercícios. 
Lançamento do MIZUNO WAVE LIGHTNING, tênis de vôlei que foi altamente avaliado por muitos usuários, desde atletas de ponta até jogadores casuais. 
2006

Lançamento da chuteira MIZUNO WAVE SHINKEN. Desenvolvida em couro de canguru e design diferenciado, a chuteira possuía a placa Compact Wave inserida no calcanhar, que aliada às tecnologias VS-1, reforçava o amortecimento e a estabilidade do calçado. Também apresentava o Dynamic Foot Contour (DFC), uma construção exclusiva que garantia maior proteção ao calcanhar. 
2007

Lançamento do tênis MIZUNO NIRVANA 3, ideal para corredores com pronação leve que buscavam o equilíbrio perfeito entre amortecimento e estabilidade. 
Lançamento da inovadora tecnologia INFINITY WAVE (permite que o EVA interaja com os pés, proporcionando mais suavidade no final da passada) por meio de um dos modelos mais vendidos da marca, o Creation
2008

Lançamento do tênis MIZUNO WAVE CREATION 9, equipado com a inovadora tecnologia Dynamotion Fit, que permite a interação perfeita dos movimentos do pé com o calçado através de uma construção especial que minimiza o stress causado no calcanhar durante as corridas ou caminhadas. Esse sistema garante a manutenção do calçar ao longo de toda a atividade esportiva, evitando o deslocamento do calcanhar e auxiliando no desempenho. O modelo era valorizado também pela exclusiva 3D Tongue, lingueta anatômica que envolvia totalmente o pé aumentando o conforto e garantindo maior estabilidade. 
2009 
Lançamento dos calçados com tecnologia GENDER ENGINEERING, que maximizava o desempenho pelo diferencial do solado de homens e mulheres. 
Lançamento das chuteiras WAVE IGNITUS, desenvolvidas em estreita colaboração com jogadores profissionais e que apresentavam um painel exclusivo que facilitou a execução de chutes especiais sem rotação. 
2011 
Lançamento da NEW SMOOTHRIDE, tecnologia que minimiza a perda de energia pelo atleta durante a corrida. 
2013 
Lançamento do tênis MIZUNO WAVE SAYONARA, que reunia as principais tecnologias da marca japonesa na época, gerando estabilidade, maior ventilação, além de amortecimento, estabilidade e flexibilidade. Seu solado era feito de borracha com carbono, o que aumentava a durabilidade do calçado, cuja composição resultava em um tênis mais leve, macio e com alta absorção dos impactos e tração em diferentes tipos de solo. 
2016 
Lançamento da linha MIZUNO SPORTS STYLE, ingressando assim no segmento de acessórios e roupas esportivas casuais, cujo primeiro produto foi uma linha de calçados retrô da década de 1970. 
2017 
Lançamento da chuteira REBULA, que, segundo a empresa, pode controlar tanto a velocidade quanto o toque da bola. 
Lançamento do WAVE SKY, calçado mais confortável da história da MIZUNO 
2020 
Lançamento do MIZUNO ENERZY, tecnologia com maior maciez e o melhor retorno de energia já desenvolvido pela marca japonesa, e utilizada em vários tipos de calçados. 
2022 
Lançamento da linha NEO COLLECTION, calçados que unem performance e sustentabilidade combinando as mais recentes tecnologias da marca com os materiais mais sustentáveis já desenvolvidos pela MIZUNO, proporcionando assim uma sensação de corrida premium e gerando menos impacto ambiental no planeta.


Transformando tecnologias em performance 
Com a finalidade de aperfeiçoar, ainda mais, a ciência e a criação de equipamentos e calçados esportivos, a MUZINO sempre investiu em revolucionários laboratórios de biomecânica. Foram nestes laboratórios que surgiram tecnologias revolucionárias como a WAVE, lançada em 1997 e que oferece estabilidade e amortecimento simultaneamente, respeitando as mais variadas características físicas e biomecânicas de cada usuário. Desta forma, minimizava ao máximo os riscos de lesões durante a prática esportiva. A ideia surgiu ao observarem as ondas naturais e sua eficiente capacidade de dissipação de impacto e energia, itens essenciais para melhor desempenho em corrida.
  

Os laboratórios da MIZUNO também foram responsáveis pela criação de outras tecnologias revolucionárias, desenvolvidas para aumentar o desempenho e reduzir o risco de lesões: 
COMPACT WAVE 
Oferece aumento de 60% no amortecimento e estabilidade na chuteira. 
DOUBLE WAVE 
Dupla configuração de ondas na entressola que previne rotação excessiva do pé. 
ZIG ZAG WAVE 
Oferece amortecimento de impacto e máximo de estabilidade, propiciando, principalmente resistência durante movimentos laterais que ocorrem com frequência nos esportes praticados em quadras. 
DYNAMOTION FIT 
Evita o stress do calcanhar, fazendo com que o movimento do pé interaja perfeitamente com o calçado. 
VS-1 
Absorve choques, prolonga a duração do amortecimento e realça suas propriedades por intermédio da resistência de um conjunto de compressões. 
MIZUNO INTERCOOL 
Sistema de ventilação responsável por remover o calor e a umidade dos pés. 
X10 
Borracha carbonada que permite uso prolongado em áreas de alto impacto e proporciona mais tração na batida do calcanhar. 
AP MID SOLE 
Minimiza o tempo de transição da passada através do impacto e aumento da flexibilidade do calçado. 
AIRMESH 
Tecido de tramas abertas que oferece maior respirabilidade e conforto aos pés. 
PREMIUM INSOCK

Palmilha antimicrobiana de alta qualidade, que garante conforto e melhora no transporte de umidade.


Já em relação a inovadoras tecnologias para serem aplicadas em vestuário, a MIZUNO desenvolveu: ICE TOUCH (microfibras de poliamida de última geração que facilitam o transporte do suor para o exterior do tecido, acelerando sua secagem, mantendo o corpo seco e em temperatura estável, proporcionando também um toque macio e gelado, o que causa uma sensação única de conforto e frescor), BAC2ACTION (sistema de ação bacteriostática para inibir a proliferação de micro-organismos responsáveis pela formação de odores), BREATH-TERMO (material desenvolvido em 1993 que responde à umidade que sai da pele e gera calor nas roupas), HIGH COMPRESS FIT (tecido com propriedade de compressão que ajuda a melhorar a circulação do sangue, reduz a proporção de ácido lático e reduz a fadiga muscular), DRY AEROFLOW (material desenvolvido em 2019 que mesmo durante o suor intenso, mantém o nível de desempenho e conforto, evitando películas de suor para manter a respirabilidade) e PURE HYPER (um novo material criado em 2022 e que possui funções antimanchas, antibacteriana e desodorizante (suprime o aumento de bactérias nas fibras, que são a causa do odor).
  

Recentemente, no mês de novembro de 2022, a marca inaugurou o MIZUNO ENGINE, um moderno centro de inovação para fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento e acelerar a criação de inovação social através do esporte. A instalação repleta de ideias de especialistas em cada área combinada com equipamentos de última geração foi construída nas instalações da sede da empresa na cidade de Osaka, para acelerar os processos de MEDIDA, PROTÓTIPO e TRY, que são os pontos de partida do desenvolvimento de novos produtos. Com investimentos de US$ 200 milhões, a instalação de 6.500m², oferece desde salas para costura,  pintura, oficina 3D, espaços para testes de impacto, até  ginásio com grama sintética e pista de atletismo. Não servindo apenas como um centro de pesquisa e desenvolvimento, este centro também funciona como um escritório aberto onde todos os colaboradores podem combinar os seus conhecimentos para gerar inovação.
  

A evolução visual 
Ao longo de sua história a identidade visual da marca passou por inúmeras alterações. Até 1981, a MIZUNO utilizou vários logotipos distintos. Foi nesse ano que a marca adotou um novo logotipo que apresentou a tipografia de letra atual e a cor azul, que ficaria tão associada a MIZUNO. A última modificação ocorreu em 1993. E apesar de manter a mesma tipografia de letra, o logotipo ganhou um símbolo abstrato, batizado de RunBird, que apareceu pela primeira vez em 1983 em uma linha de tênis. O símbolo foi criado a partir da geometria que representava as órbitas de três planetas, significando assim a união do esporte, energia e espaço sem fim. Esse símbolo também representa visão abrangente e liberdade de pensamento.
  
Os slogans 
Reach Beyond. (2018) 
Expect more. (2011) 
Never Settle. (2008) 
Serious Performance. (2007) 
Nothing feels like a Mizuno. (2003) 
For pure performance. (1990) 
The World of sports. (1980)
  
Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de abril de 1906 
● Fundador: Rihachi e Rizo Mizuno 
● Sede mundial: Osaka, Japão 
● Proprietário da marca: Mizuno Corporation 
● Capital aberto: Sim (1972) 
● Presidente: Akito Mizuno 
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (2022) 
● Lucro: US$ 74 milhões (2022) 
● Valor de mercado: US$ 798 milhões (outubro/2023) 
● Lojas: 50  
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.450 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Roupas, calçados e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Asics, Nike, Fila, New Balance, Puma, Under Armour, Adidas, Reebok, Saucony, Brooks e Newton Running 
● Ícones: A tecnologia Wave 
● Slogan: Reach Beyond. 
● Website: www.mizuno.com.br

A marca no mundo 
Com faturamento de US$ 1.6 bilhões (dos quais US$ 480 milhões provém do segmento de calçados), a MIZUNO comercializa sua ampla linha de produtos esportivos em mais de 150 países ao redor do mundo, com forte presença no mercado japonês e grande penetração em esportes como beisebol, golfe e corrida/atletismo. A marca tem mais de 50 lojas próprias espalhadas por alguns países, nos formatos store, flagship store e outlet (nesse conceito no Brasil são três unidades). Multinacional centenária com origem no Japão, a marca oferece calçados, vestuário, acessórios e equipamentos para diversos esportes, como atletismo, beisebol, golfe, futebol, rúgbi, judô, tênis, vôlei, handball, natação, ciclismo, esqui, tênis de mesa, badminton, entre outros.



Você sabia? 
Em muitos mercados, a MIZUNO tem foco na categoria running performance, e desenvolveu tecnologias exclusivas como a placa Wave, que proporciona maior absorção de impacto e U4ic, EVA desenvolvido com uma composição de polímeros, tornando-o 36% mais leve do que um EVA comum. 
Em 1999, o jogador brasileiro Rivaldo ganhou o prêmio Bola de Ouro atuando com chuteiras MIZUNO. 
O famoso golfista Tiger Woods utilizou tacos MIZUNO quando competia nas ligas universitárias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 23/10/2023 

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13 comentários:

  1. eu sou professor de jiujitsu gostaria de saber como compra umas faixas preta da mizuno a1 e a2
    estou na Africa do sul dando umas
    aulas aqui em Cape Town moro no Rio
    de Janeiro,viagem na segunda feira.
    queria adiquiri essas faixas se four possivel.Aguardo a resposta
    mto obrigado...!!!
    Ass:DRIVE-IN
    Gracie Barra (Jiu-Jitsu)

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  2. ok?
    quero adiquiri umas faixas preta da mizuno a1e a2.

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  3. ja mandei o que eu vou querer.
    estou aguardando o resultado.

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  4. nao vou poder ficar prenchendo essemonte de coisas ok?
    abc...!!! esse e' o ultimo...

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  5. Anônimo5:50 AM

    Bom Dia !!

    como faço para comprar uma faixa marrom da mizuno aqui no brasil

    Eloi

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  6. Thiago disse
    Quero saber se existe uma fábrica Mizuno aqui no Brasil .
    Se existe , onde fica ?
    Obrigado!

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  7. Anônimo8:22 PM

    eu amo a marca mizuno... vou adquirir varias coisas da marca

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  8. gosto muito da marca obrigado !!!

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  9. Eu sou Mizuno desde criancinha. Assim como meu filho de 6 anos também.

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  10. Pra quem ama a marca Mizuno inaugura dia 15 de novembro de 2017 ,no Brasil a primeira loja de fabrica da Mizuno,no shopping só marcas outlet em contagem.

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  11. Eu acho que o símbolo RunBird parece mais uma raposa correndo.

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  12. Anônimo5:54 PM

    Povo acha que está falando diretamente com a fabrica ou uma loja hahahaa

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