Seus produtos estão presentes em quase todas as academias de ginásticas do mundo. Seus tênis são ideais para quem se preocupa com a saúde ao fazer exercícios físicos. Uma simples caminhada, uma corrida básica, aeróbica, ginástica. Não importa a modalidade de fitness, a marca REEBOK está presente em todos os momentos de uma atividade física oferecendo o que há de melhor para aumentar o desempenho de milhões de pessoas ao redor do mundo.
A história
Tudo começou em 1890, nos arredores da cidade inglesa de Bolton, quando o jovem Joseph William Foster, membro do clube atlético British Bolton Primrose Harries, observou que vários corredores eram mais rápidos do que ele, e começou a procurar uma forma de melhorar seu desempenho nas pistas. Martelando um conjunto de pregos feitos por ele nas solas de seus calçados descobriu que seu desempenho melhorava. Assim, em 1895, ele fundou a J.W. Foster and Sons na cidade de Bolton, arredores de Manchester, e iniciou a fabricação manual dos calçados com travas para atletismo para os principais corredores do país. Uma curiosidade: o modelo Foster Deluxe Spike foi líder em sua categoria por 50 anos, causando uma revolução em relação à tecnologia usada na fabricação de calçados esportivos. E não demorou muito para conquistar uma clientela internacional elitizada. Nos anos seguintes, continuou a revolucionar a indústria de calçados esportivos inventando outros produtos como o “Running Pump” que foi apresentado em 1909. Nas olimpíadas de 1924 atletas já calçavam os tênis feitos por Foster.
Mas foi somente em 1958, quando a empresa passou para as mãos de seus filhos, James e John, e de seus netos, Jeffrey e Joseph, que surgiu a marca REEBOK, cujo nome foi inspirado em uma espécie de antílope africano muito veloz chamado Rhebok (que justamente significa antílope no idioma africâner). Em 1979, Paul Fireman, um grande distribuidor de produtos esportivos, apresentou os tênis REEBOK em uma Feira Internacional de Esportes. Negociou a licença e a distribuição do produto para os Estados Unidos e nesse mesmo ano, três modelos foram introduzidos no mercado americano custando US$ 60, sendo os tênis de corrida mais caros na época.
Em 1981, com as vendas excedendo US$ 1.5 milhões, a empresa começou a dar o grande passo para o reconhecimento mundial da marca ao lançar, em 1982, o primeiro tênis atlético feminino, especialmente desenvolvido para a prática da ginástica aeróbica, chamado Freestyle - conhecido atualmente como Classic - que se tornou o tênis feminino mais vendido do mundo. O modelo trazia novidades como cabedal construído em um couro macio e interior atoalhado, garantindo muito conforto. Com este produto a REEBOK antecipou e encorajou três tendências de peso que transformaram a indústria de calçados esportivos: o exercício aeróbico, o fluxo das mulheres na prática esportiva e a fabricação e aceitação do calçado esportivo adequadamente desenhado para adultos, tanto para uso na rua como “casual”. A aceitação foi tamanha que o Freestyle tornou-se responsável por metade das vendas da REEBOK no ano seguinte. O sucesso do produto levou ao lançamento da versão com cano alto (identificada por dois velcros ao redor do tornozelo) e várias cores como preta, vermelha, amarela, azul e até cor-de-rosa. Foram muitas as celebridades que ajudaram a fama do Freestyle. Jane Fonda, Paula Abdul, Cybill Shepherd - que usou um exemplar laranja em um tapete vermelho em 1985 -, e até mesmo Punky, a levada da breca, que aparecia usando um pé de cada cor. Isso sem mencionar Jennifer Parker, a namorada de Marty McFly no filme “De Volta para o Futuro”. Além disso, um modelo masculino também foi lançado, o Ex-O-Fit, desenhado pelo neto de Joseph William, David Foster.
Em 1984, Paul Fireman comprou a empresa da família Foster. Nesta década a REEBOK iniciou sua expansão internacional com a distribuição de seus produtos na Dinamarca (1984), França (1984), Itália (1986), Suíça (1986), Suécia (1986), Alemanha (1987), Espanha (1987) e Portugal (1987). Através de ofertas públicas de ações no final desta década, a REEBOK captou aproximadamente US$ 160 milhões em capital, possibilitando a diversificação de sua linha de produtos através da aquisição de outras empresas de calçados, como por exemplo, a Rockport (uma das marcas mais importantes em design de tênis casuais de alto conforto para caminhadas), Frye, Avia e a italiana Ellesse (saiba mais aqui), esta última fabricante de calçados e roupas esportivas com preços elevados. Além disso, nesta década a empresa lançou um de seus tênis de maior sucesso: Reebok Court Royal Low, cujo couro macio proporcionava ao pé o apoio necessário e a palmilha de espuma removível aumentava a proteção contra o impacto do solo.
De 1988 até o fim de 1991 a REEBOK ampliou sua distribuição para 129 países ao redor do mundo. Em 1992, iniciou uma mudança de sua imagem, antes voltada somente para a prática da ginástica e exercícios físicos, lançando linhas específicas para futebol americano, futebol, beisebol, basquete, track & field e outros esportes, aumentando sua presença esportiva internacional com novos estilos de tênis e acessórios para a prática de inúmeras modalidades. Essa mudança surtiu resultado nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, onde 30% dos atletas utilizavam produtos com a marca REEBOK. Além disso, a marca desenvolveu importantes tecnologias para aumentar o desempenho, entre as quais a GraphLite (uma estrutura composta de grafite desenhada para suportar arcos leves), Dynamic Cushioning (um solado desenhado para acolchoar calçados para exercícios de caminhada) e a Hytrel Foam (um material durável para acolchoamento e adequado para pular).
Esta década também foi marcada pelo início de uma estratégia importante para a exposição da marca britânica: os grandes contratos publicitários com atletas de renome como o jogador de basquete Allen Iverson e a tenista Venus Williams. Já os contratos com grandes Ligas Profissionais começaram em 2001 com a NBA (durou até 2006) e em 2002 com a NFL (Liga Profissional de Futebol Americano), para licenciar produtos das equipes profissionais. Em 2006, a REEBOK foi vendida por US$ 3.8 bilhões para a alemã Adidas (conheça essa outra história aqui). Demissões, reposicionamento de marca e revisão de metas de crescimento fizeram parte do projeto de resgate de uma empresa apática quanto à evolução do setor. Seus tênis de US$ 60 eram vendidos em supermercados americanos ao lado de meias e shorts de poliéster made in Taiwan. Além disso, completamente desmotivados, os departamentos de design e gestão de produtos criavam itens de pouco impacto em um mercado ávido por inovação. O trabalho dos alemães foi árduo e custoso, mas aos poucos conseguiu reerguer e reestruturar a então combalida REEBOK no mercado mundial.
A partir de 2008, a REEBOK iniciou o lançamento de seu comércio online em vários países do mundo. Além disso, a marca iniciou o apoio e patrocínio ao CrossFit, programa de treinamento que desafia a força e o condicionamento físico do aluno trabalhando suas capacidades como resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão. Com isso, a REEBOK lançou uma completa linha de calçados, vestuários, acessórios e equipamentos para essa prática esportiva, que nos anos seguintes se tornaria popular no mundo inteiro. Em 2013, mais uma mudança radical, principalmente no posicionamento da marca: a REEBOK foi deixando aos poucos a parte de esportes profissionais e mais tradicionais, como por exemplo, tênis, futebol e basquete para a Adidas, da qual era subsidiária, para focar-se no segmento de esportes relacionados a condicionamento físico (training, running, outdoor, ioga, dance, aeróbica e CrossFit), atividades amadoras que trazem saúde e bem estar, sem ter o lado competitivo tão arraigado.
Nos últimos três anos a REEBOK intensificou sua estratégia de licenciamento e collabs para criar linhas baseadas em grandes ícones da cultura pop, como por exemplo, Ghostbusters (coleção especial inspirada no filme Caça-Fantasmas, incluindo o modelo Ghost Smashers, que vinha com seu próprio - falso - pacote de prótons, além do modelo Classic Leather, com visual vintage e o logotipo do filme, além de trazer as frases “Ready to Believe You”, na parte de trás, e “Dont Cross The Streams” nas palmilhas), Power Rangers (coleção com cinco modelos diferentes de tênis que trazem não apenas as cores clássicas dos Rangers, como também detalhes especiais que prestam homenagem à iconografia da franquia), Mulher Maravilha (tênis com detalhes que remetem ao uniforme da heroína), Jurassic Park (seis tênis, dois moletons e três camisetas, criados de forma que pudessem homenagear personagens e elementos chave dos filmes dessa franquia que faz sucesso desde 1993) e até Peppa Pig (coleção de tênis para bebês e crianças em idade pré-escolar, inspirada no universo da personagem e suas atividades favoritas).
Em agosto de 2021, a Adidas anunciou a venda da marca REEBOK por US$ 2.5 bilhões para a Authentic Brands Group, proprietária das redes de vestuário Aéropostale e Forever21 (clique aqui para saber mais), da clássica Brooks Brothers, das esportivas Prince (conheça essa história aqui) e Volcom, além da revista Sports Illustrated (saiba mais aqui). Além disso, visando contribuir com a redução dos impactos ambientas, a REEBOK tem anunciado constantemente o lançamento de roupas e tênis sustentáveis.
1989
● Introdução da tecnologia PUMP, dando um enorme passo para estabelecer-se na área de tecnologia de desempenho. A tecnologia do sistema, um processo patenteado, compunha-se de câmaras infláveis que podiam ser ajustadas as necessidades do usuário. A princípio foi utilizada nos tênis de basquete e ginástica e posteriormente em calçados para a prática do tênis, entre outros esportes. Com o lançamento e sucesso da linha de calçados Pump, a REEBOK redirecionou seu marketing para a performance associada com estilo.
● Criação da REEBOK FITNESS, divisão de equipamentos de ginástica da marca, a partir do lançamento de um produto, que ao longo do tempo, se tornou um equipamento de ginástica de alta credibilidade e eficiência para exercícios cardiovasculares: o Step. A partir de uma lesão no joelho, Gin Miller, um professor de educação física, desenvolveu um sistema de treinamento para sua recuperação, que era baseado em exercícios a partir de degraus no quintal de sua casa. Este foi o começo para a produção do REEBOK STEP, artigo responsável por revolucionar os treinamentos físicos, conquistando clubes e academias em todo o mundo. A REEBOK passava então a desenvolver não só calçados e vestuários, mas também equipamentos inovadores para a prática de exercícios físicos.
1991
● Em uma aliança com o golfista Greg Norman, a marca criou uma das linhas mais exclusivas de roupas de golfe e casuais para homens.
1992
● Apresentação de duas tecnologias adicionais inovadoras: a Insta-Pump e a Pump Custom Cushionig, que eram extensões da tecnologia Pump.
● Lançamento da GraphLite, uma estrutura composta de grafite desenhada para suportar arcos leves.
1997
● Introdução da tecnologia DMX em seus tênis, proporcionando um amortecimento excepcional através de um exclusivo e único sistema de câmaras de ar. O jogador de basquete Allen Iverson e a tenista Vênus Williams estrearam a campanha de lançamento dessa nova tecnologia.
1998
● União das tecnologias DMX e 3D Ultralite (material extremamente flexível e de pouco peso) em sua linha de tênis.
1999
● Lançamento do HYDROMOVE, um conceito têxtil baseado no conforto e na termoregulação. A sua estrutura permitia que o calor corporal expulsasse a transpiração através do tecido para uma evaporação rápida. O atleta mantinha-se seco e a sua temperatura corporal estável. Isto retardava o aparecimento da fadiga e também ajudava a melhorar o desempenho.
2002
● Lançamento da RBK, uma linha de calçados e roupas urbanas direcionadas para os jovens, que mesclava os universos da música, moda e entretenimento. A campanha mundial de lançamento contou com celebridades do RAP e HIP-HOP.
2003
● Inauguração das duas primeiras unidades da RBK CONCEPT STORE nas cidades americanas de Nova York e Boston. Essas lojas conceitos eram focadas em produtos fashion, com uma limitada seleção de itens exclusivos. Calças tipo cargo e agasalhos com detalhes sofisticados podiam ser encontrados lado a lado aos tênis mais caros da marca. O sucesso das lojas fez com que outras unidades fossem inauguradas nos anos seguintes.
2005
● Lançamento da RBK HOCKEY, uma linha completa de equipamentos de alta tecnologia para a prática profissional do hóquei no gelo.
2008
● Lançamento da SmoothFit, uma inovadora tecnologia para calçados desenvolvida em parceria com alguns atletas patrocinados pela marca, como Lewis Hamilton, Carolina Kluft e Thierry Henry. Com essa tecnologia todas as costuras eram comprimidas e termicamente vedadas, dando prioridade ao conforto e eliminando virtualmente toda a fricção.
2009
● A REEBOK contratou um grupo de 20 instrutoras conhecidas mundialmente para desenvolver em conjunto com o Cirque du Soleil (conheça essa outra história aqui) uma inovadora e totalmente nova forma de se mover. Este novo workout possuía dez grandes movimentos que eram todos inspirados no Cirque du Soleil e projetados para agregar mais diversão ao fitness feminino. Jukari Fit To Fly era uma experiência de exercício em grupo em que trabalha arduamente o corpo. O nome tinha origem em um dialeto do mundo que significa “jogar”. A ideia era fazer com que as mulheres refletissem, rodopiassem, suassem e alongassem se movimentando de uma forma nova e divertida. Para poder praticar a modalidade era preciso ter um acessório, o FlySet, comercializado pela REEBOK.
● Lançamento da revolucionária tecnologia EasyTone, que trabalha para intensificar a atividade muscular e aumentar os resultados que seriam atingidos com o uso de tênis tradicionais. Os modelos de tênis equipados com essa nova tecnologia de “casulos de equilíbrio” ajudam a tonificar os músculos principais da perna e glúteo durante uma simples caminhada.
2010
● Lançamento da linha FULL DMX, que possuía solado com 13 câmaras de ar interligadas oferecendo a mais completa versão do sistema exclusivo de amortecimento de impactos, que reduz riscos de lesões aos pés, tornozelos e ligamentos.
● Lançamento da ZIGTECH, uma tecnologia inteiramente baseada em energia. Essa nova tecnologia transferia a energia de um zig-zag para outro no solado, criando assim uma onda que impulsionava o atleta para frente a cada passo, tornando o treino mais eficiente.
2011
● Lançamento do REAL FLEX, tênis desenvolvido para corrida e treinamento, cujas características possibilitam que os pés tenham uma movimentação natural. Incorporando o conceito “Barefoot”, que são calçados parecidos com sapatilhas, que melhora a adaptação ao pé e dessa forma, proporciona a sensação de andar descalço. O tênis conta com a tecnologia Realflex, que melhora a flexibilidade, equilíbrio e sensibilidade na prática esportiva através de seus sensores independentes no solado.
2013
● Inauguração de um novo conceito de loja: REEBOK FitHub. Além de uma vasta oferta exclusiva de produtos para fitness, incluíam uma agenda de aulas de ginástica que acontecem dentro das próprias lojas, garantindo assim uma nova e autêntica experiência de compra.
2016
● Lançamento do REEBOK ZPump FUSION 2.5, tênis que se destaca pela câmera de ar interna, com tecnologia The Pump, que é inflada conforme apertamos o botão presente na lateral do tênis. Aliado a isso, o modelo oferece a tecnologia PowerFrame 360, que ajuda a manter a câmera de ar mais próxima do pé, garantindo conforto, estabilidade e melhor rendimento nas corridas.
2017
● Lançamento do REEBOK PRINT SMOOTH, tênis ícone em estabilidade que apresenta solado moderno (flexível e com travas independentes em áreas estratégicas) e design inspirado na tecnologia de mapeamento digital (que ajuda na flexibilidade e estabilidade em áreas de maior impacto).
2018
● Lançamento do NPC UK Cotton + Corn, um tênis feito de tecido de algodão (biologicamente testado e certificado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), solas derivadas do milho e palmilha proveniente do óleo de mamona, o que garante que o alçado seja eco-friendly.
A primeira REEBOK SPORTS CLUB foi inaugurada na cidade de Nova York no final dos anos de 1990 apresentando o conceito de “Mega-Academia”. A primeira academia no Brasil foi inaugurada em São Paulo através de uma parceria entre a tecnologia e o know-how internacionais da REEBOK e a experiência e conhecimento do mercado brasileiro de José Otávio Marfará. Ao inaugurar a era das academias globais, com a REEBOK SPORTS CLUB Morumbi em 2000, novas conquistas foram somadas à sua trajetória, como a unidade localizada na Vila Olímpia em 2003 e da Cidade Jardim em 2008. Com a assinatura da REEBOK, líder em treinamento de profissionais, e responsável pelos mais avançados equipamentos para o mercado de fitness, as unidades da academia obrigatoriamente ofereciam um altíssimo padrão de qualidade.
Atualmente a academia REEBOK SPORTS CLUB, que trabalha o conceito “The Home of Fitness”, possui duas unidades na cidade São Paulo, duas na cidade de Madri e uma na Armênia, localizada na capital Yerevan. Cuidadosamente selecionados, os lugares onde a marca está presente tornam-se comprometidos em oferecer programas educativos, inovadores e criativos, sempre contando com a mais avançada tecnologia e os melhores e mais especializados profissionais do mercado nas modalidades de luta, ginástica, natação, musculação, dança, CrossFit, ioga, corridas e até programas para gestantes e pós parto.
A REEBOK já manteve patrocínios em várias áreas esportivas. Com investimento de milhões de euros a marca já foi fornecedora exclusiva de material esportivo para grandes equipes do futebol mundial, além de ter mantido patrocínios individuais com grandes estrelas como os jogadores de futebol Thierry Henry (França), Iker Casillas (Espanha), Ryan Giggs (País de Gales), Rogério Ceni (Brasil) e Andriy Shevchenko (Ucrânia); os jogadores de basquete Allen Iverson e Yao Ming; a tenista Jelena Jankovic e até o piloto Lewis Hamilton, que atuou como embaixador oficial da marca no mundo. Porém, nos últimos anos, em uma tentativa para ser mais rentável, a marca reformulou radicalmente seu marketing, que tirou o foco dos atletas profissionais, passando a apoiar esportes de condicionamento físico, tais como CrossFit, ioga e aeróbica. A marca então abriu mão de contratos milionários com a NFL (liga de futebol americano profissional) e NHL (liga de hóquei) para firmar parcerias com a Les Mills (bodypump e bodycombat), Spartan Races (corridas de obstáculos) e UFC, onde de 2015 a 2021 foi fornecedora exclusiva de roupas e acessórios da maior organização de artes marciais mistas do planeta.
A REEBOK, como qualquer outra marca esportiva, sempre investiu pesado no marketing com campanhas complexas e geniais. Durante sua história, três campanhas chamaram atenção, não somente pela criatividade, mas também pela abrangência. A primeira foi lançada globalmente em 2005 com o posicionamento “I Am What I Am” (em tradução livre “Eu sou o que sou”). A campanha, estrelada por heróis contemporâneos como os ícones da música Jay-Z, Daddy Yankee e 50 Cent; e atletas consagrados (Allen Iverson e Iker Casillas, entre outros); encorajava os jovens a assumir sua própria individualidade.
A segunda ocorreu em 2007 quando foi introduzida a mais complexa campanha de marketing global da história da marca. Com investimento de US$ 30 milhões, a campanha carregava a mensagem “Run Easy”, e tinha a proposta de motivar as pessoas a correrem por diversão, sem se preocuparem com a velha máxima “no pain, no gain” (sem dor, sem ganhos). A REEBOK deixou o posicionamento aspiracional por desempenho para outras marcas, e quis chamar o consumidor para o lado confortável do esporte com a frase: “Running at the speed of chat” (Correndo na velocidade do bate-papo). A campanha era composta por inúmeras peças (filmes de TV e cinema, outdoor, mídia impressa) onde celebridades de diversas modalidades esportivas estimulavam as pessoas a praticarem corrida do seu jeito, por prazer e sem muito compromisso com técnica e desempenho. A comunicação envolveu diversas estrelas do esporte, incluindo Thierry Henry, então atacante do Arsenal, o jogador de basquete Allen Iverson, os jogadores de futebol americano Vince Young, Chad Johnson e DeAngelo Hall, e a tenista Nicole Vaidisova. Outra intenção da campanha era aproximar a marca das mulheres, público que um dia já foi vital para a REEBOK, mas que acabou sendo negligenciado com o foco em basquete e no estilo de vida hip-hop nos anos anteriores.
Já a terceira foi lançada em 2015 com o posicionamento Be More Human (Seja Mais Humano), cuja campanha incentivava as pessoas a alcançarem o seu verdadeiro potencial. O objetivo era promover mudanças físicas, mentais e sociais, que ocorrem quando as pessoas se forçam para ir além dos seus limites e abraçam uma vida ativa e cheia de desafios. Em uma segunda fase da campanha, no ano de 2018 a marca utilizou a modelo e atriz Gal Gadot, que interpreta a heroína Mulher Maravilha, além de outras mulheres famosas como a cantora Ariana Grande, a modelo Gigi Hadid, a atriz Danai Gurira e Katrin Davidsdottir (islandesa que foi bicampeã do CrossFit), para inspirarem tanto mulheres como homens a praticarem atividade físicas, reforçando assim seus benefícios para a saúde física, mental e social.
Ao longo de sua história a REEBOK teve seu logotipo modificado muitas vezes como pode ser visto na imagem abaixo. A primeira alteração radical ocorreu em 1977 quando a identidade visual passou a ostentar a Union Jack (bandeira do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte) e uma nova tipografia de letra. Em 1993, tendo como objetivo passar uma imagem de marca globalizada, a Union Jack foi substituída por um símbolo moderno, chamado de “the vector”. Em 1997, esse símbolo ganhou ainda mais destaque na identidade visual. Aos poucos o logotipo foi evoluindo e o nome da marca abreviado para RBK em 2005, o que se provaria um erro. Com isso, em 2008 a marca voltou a utilizar o logotipo com a palavra REEBOK escrito por inteira, mas apresentando uma nova tipografia de letra. Em 2014, ao adotar um novo posicionamento de mercado, a marca redesenhou sua identidade visual de forma profunda: adotou como símbolo o Delta, escolhido por ser formado por três partes que representam mudanças físicas, mentais e sociais proporcionadas pela prática de atividades físicas. Mas em 2019, a marca voltou a suas origens ao adotar um logotipo muito semelhante ao de 1997, com uma pequena modificação da tipografia da letra.
A atual identidade visual da REEBOK também pode ser aplicada na horizontal e toda na cor preta ou até vermelha (somente o símbolo).
Sport the Unexpected. (2019)
Be more human. (2015)
Live With Fire. (2013)
Reethink. Reesport. Reejoy. (2009)
Run Easy. (2007)
Your move. (2006)
I Am What I Am. (2005)
Outperform. (2004)
You game? (2003)
Escape the Sofa. (2001)
Whatever your goal. (2000)
Everyone’s a winner. (2000)
Classic since 1895. (2000)
Love what you do. (1999)
Running experience. (1999)
This is my planet! (1996)
Float on. (1996)
There is an athlete in all of us. (1995)
Reebok believes in the athlete. In all of us. (1994)
Life is short. Play hard. (1992)
At the heart of sport. (1988)
Because life is not a spectator sport. (1987)
Catch us if you can. (1986)
Now you’re moving. (1985)
British running shoes. (1980)
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1895
● Fundador: Joseph William Foster
● Sede mundial: Boston, Massachusetts, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Reebok International Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Authentic Brands Group LLC)
● CEO: Matt O’Toole
● Faturamento: €1.41 bilhões (2020)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 233
● Presença global: 170 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 6.000
● Segmento: Material esportivo
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios esportivos
● Concorrentes diretos: Nike, Puma, Adidas, Asics, New Balance, Fila, Mizuno, Brooks, Under Armour e Lululemon Athletica
● Ícones: O calçado esportivo Freestyle
● Slogan: Sport the Unexpected.
● Website: www.reebok.com.br
A marca no mundo
A REEBOK, um dos maiores fabricantes de calçados, roupas e acessórios para ginástica, ioga, corrida, CrossFit, além de moda casual, vende seus produtos em mais de 170 países ao redor do mundo, que podem ser encontrados nas mais de 230 lojas próprias da marca, revendedores autorizados, lojas esportivas e lojas de departamento. A marca, que foi recentemente adquirida pela Authentic Brands Group, faturou €1.41 bilhões em 2020 e tem como maiores mercados a América do Norte e a Europa.
Você sabia?
● Em 1993, a empresa criou a REEBOK UNIVERSITY como um local para ensino da ciência das atividades e condicionamento físicos, reunindo uma equipe de renomados profissionais (com especialização em biomecânica, psicologia da coreografia, interpretação musical, nutrição e educação física) para desenvolver programas educativos de qualidade para orientar as pessoas a atingirem seus objetivos nas áreas de fitness, saúde e desempenho.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 17/11/2021
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Olá, Boa tarde! Achei este post bastante interessante, gostaria de conversar um pouco sobre publicidade. Caso lhe interesse peço que entre em contato com o e-mail: caiovictorbr@gmail.com. Desde já agradeço a sua atenção!
ResponderExcluirEstamos fazendo nosso TCC sobre a linha Classic da Reebok. Gostaríamos do contato de alguém que nos ajude com algumas informações.
ResponderExcluirObrigada,
Aqui fala que a reebok é inglesa, mas quem é dono da marca é a adidas, não é mesmo.. veja em ADIDAS.
ResponderExcluirEspero que o moderador deste blog responda minha duvida..
Fernanda.
Adidas comprou a reebok
ExcluirÉ uma empresa britânica com sede em Londres no Reino Unido a origem é Inglaterra, Reino Unido!
ResponderExcluirÉ, a Reebok junto com a Adidas que é proprietária da marca ,é o melhor fabricante de calçados e confecções do mundo!
ResponderExcluirMas os produzidos no Brasil pecam em qualidade,para baratear o custo final.(típico de país "pobre")
E conforme a Nina pergunta sobre qual a origem (talvez),a Reebok é inglesa,pois foi criada e está sediada na Inglaterra.
O engraçado deste nome é que no Brasil muitos teimam em dizer rebook (rebuque) sendo que o correto é Reebok (ribóque)