Seus relógios desfilam pelos ambientes mais refinados do mundo nos pulsos de golfistas, pilotos, velejadores, tenistas, celebridades e muitos astros de Hollywood. Os relógios da TAG Heuer são feitos para quem ama desafios. Diversificados e irreverentes, simbolizam o legado e o DNA da marca suíça. Criar o Mikrograph, em 1916, patrocinar equipes de Fórmula 1 na década de 1970 ou lançar o primeiro relógio de luxo conectado, são só alguns exemplos das grandes inovações técnicas, da precisão máxima e da paixão por designs revolucionários que caracterizam o espírito singular da TAG Heuer. É por isto que a filosofia da marca é simbolizada pelo slogan “Swiss Avant-Garde since 1860” (em português algo como “Vanguarda Suíça desde 1860”).
A história
O suíço Edouard Heuer era um apaixonado por precisão. Quando fundou sua modesta oficina (Uhrenmanufaktur Heuer AG) em 1860 na cidade de St-Imier, nas remotas montanhas do Jura na Suíça, o jovem de apenas 20 anos tinha apenas um objetivo: levar a medição do tempo a novos patamares transformando a forma como era mensurado. Em 1869, ele patenteou o primeiro cronômetro, que marcava um quinto de segundo, além de apresentar um mecanismo patenteado de corda pela coroa para relógios de bolso, que eliminava assim a necessidade do uso de uma chave. Desde então, a empresa tem estado na vanguarda da relojoaria, tanto em termos de tecnologia, escolha de materiais ou mesmo design. Da primeira patente de um mecanismo de cronógrafo em 1882, passando pela invenção da “engrenagem oscilante” em 1887, ainda hoje utilizada pelos maiores relojoeiros na fabricação de cronógrafos; a patente da caixa resistente a água, em 1895; até o primeiro cronógrafo para painel de automóveis e aviões (Tempo de Percurso) em 1911; Heuer escreveu alguns dos maiores capítulos da história da relojoaria mundial. Essas e muitas outras novidades significaram grandes passos para o universo esportivo, já que assim foi possível medir o desempenho cada vez mais preciso dos atletas. É por isso que, desde sua fundação, a marca é identificada com esportes competitivos, principalmente automobilismo, vela e esqui, onde milésimos de segundo fazem toda a diferença.
Em 1912 a marca iniciou da produção de relógios de pulso femininos. Dois anos mais tarde, lançou os primeiros cronógrafos de pulso com caixa de prata, mostrador esmaltado e ponteiros luminescentes. E pouco depois, em 1916, apresentou o primeiro cronógrafo a medir centésimos de segundo. Na década de 1930 a empresa lançou no mercado duas grandes novidades: o AUTAVIA (1933), primeiro cronômetro de painel para carros de corrida e aviões, cujo nome era uma contração das palavras AUTomóveis e AVIAção; e um cronógrafo de pulso resistente á água, com seus botões redondos inconfundíveis, em 1939. Após a Segunda Guerra Mundial, os relógios da marca já eram utilizados pelas elites e pessoas influentes do mundo, como por exemplo, o General Dwight Eisenhower, o príncipe William da Suécia e o presidente americano Harry Truman. No final da década 1950 foi criada oficialmente a filial americana, tão importante para a expansão da marca no mundo. Em 1962, um acontecimento marcante para a Heuer: no dia 20 de fevereiro o astronauta John Glenn realizou o primeiro voo espacial com tripulação americana com um cronômetro Heuer no pulso, tornando-o assim o primeiro relógio suíço a ir ao espaço. Pouco depois, em 1965, a empresa obteve a patente do MICROTIMER, primeiro instrumento eletrônico de cronometragem em miniatura do mundo, com precisão de 1/1000 de segundo.
No dia 3 de março de 1969, em coletivas de imprensa simultâneas em Nova York e Genebra, ocorreria o lançamento de seu relógio mais famoso: HEUER MONACO, primeiro movimento mecânico cronógrafo com corda automática do mundo. Todos os aspectos do design desse relógio eram radicais, indo além de qualquer outro anterior a ele, tanto na aparência quanto na tecnologia. O design ousado e emblemático tornou-o instantaneamente reconhecível, com sua caixa quadrada resistente a água absolutamente inédita. Um ano após seu lançamento, o relógio já estava no pulso do piloto suíço Jo Siffert, embaixador da marca. Mas a marca se tornaria conhecida mundialmente quando o ator americano Steve McQueen, um grande amante da velocidade no mundo do automobilismo, utilizou o relógio Monaco - que hoje em dia possui uma série com diversos modelos inspirados no original - no filme Le Mans em 1971. Rodado durante a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, na época uma das mais perigosas do mundo, o relógio se transformou em um clássico para os apaixonados por automobilismo. Depois do feito, o ator se tornou um dos primeiros embaixadores da marca suíça.
Somente em 1985 a empresa, que já era reconhecida por seus excepcionais cronômetros, se uniu a TAG (abreviação de Techniques D’Avant-Garde), fabricante de itens de alta tecnologia para Formula 1 (como turbos cerâmicos para carros), surgindo assim a marca TAG Heuer. Um dos primeiros produtos lançados após esta união foi o FORMULA 1 (1986), relógio que oferecia um estilo de cores brilhantes, caixas de plástico, movimentos a quartzo simples e embalagens divertidas. Pouco depois, em 1987, lançou a série S/el (Sport/Elegance), relógio com design revolucionário, que dispunha de uma inconfundível pulseira de aço com elos em forma de S. O campeão de Fórmula 1 Ayrton Senna usava um S/el como seu relógio do dia-a-dia, contribuindo com a TAG Heuer no design da sua pulseira única. A linha seria renomeada em 1999 como LINK, uma homenagem apropriada a essa pulseira diferenciada.
No ano de 1999 a empresa passou a fazer parte do grupo LVMH (Moët Hennessy - Louis Vuitton) quando o poderoso conglomerado de luxo pagou aproximadamente €658 milhões pela TAG Heuer. A partir deste momento a TAG Heuer foi posicionada de fato como uma marca de luxo, continuamente reconhecida como um dos nomes mais exclusivos em relógios suíços, considerados os melhores do mundo. A TAG Heuer cresceu muito como parte do Grupo LVMH e, graças a esse posicionamento, seus produtos, com valores entre US$ 1.500 a US$ 35 mil, são cada vez mais luxuosos e cobiçados. Parte disso se deve a estratégia de foco em pontos de venda e mercados exclusivos, incluindo a inauguração de lojas próprias nas principais metrópoles do planeta. Além disso, em 2002, a marca resolveu ampliar sua linha de produtos com o lançamento da coleção de óculos SPORT VISION (do inglês, algo como, “visão esportiva”), contendo modelos de receituário e solares esportivos. Assim como os relógios da marca, os óculos são dotados de características especiais que inspiram tecnologia, como as lentes para diferentes atividades - esqui, tênis, golfe, condução de veículos - com tratamentos especiais, materiais leves e resistentes a choques. Os óculos se tornaram um sucesso, mesmo custando entre R$ 1.8 mil a R$ 2.6 mil.
Em 2010, por ocasião do seu 150º aniversário, a TAG Heuer lançou a edição limitada Carrera Série S: um elegante estojo de madeira personalizado no interior com a assinatura de Jack Heuer, que inclui um cronógrafo de pulso Carrera Calibre 16 Tachymeter Day-Date, um cronógrafo de mão Heuer e um par de luvas de couro Heuer Racing. No mês de novembro de 2012, a TAG Heuer inaugurou sua primeira loja exclusiva no Brasil, localizada no badalado shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Com isso a marca suíça ampliou seu portfólio disponível no país, até então composto apenas por relógios. A moderna loja também oferece acessórios da marca, como por exemplo, seus desejados óculos de sol, malas, carteiras, cintos, abotoaduras e jaquetas. Pouco depois, em novembro de 2015, lançou o TAG Heuer Connected, primeiro smartwatch suíço de luxo. Inserido em uma caixa no estilo do TAG Heuer Carrera, o relógio inteligente incorporou tecnologias desenvolvidas em parceria com a Intel e o Google. Pouco depois, em 2017, apresentou a série Connected Modular, que permite ao usuário trocar o módulo smartphone por um módulo de relógio automático, usando a mesma pulseira e as mesmas hastes.
Hoje em dia poucas marcas na alta relojoaria têm em seu portfólio relógios que medem com precisão apurada até décimos, centésimos e milésimos de segundo, ou que seus equipamentos de timekeeping dispõe de meios para medir até ao décimo milésimo de segundo. Por isso, há mais de 160 anos a TAG Heuer se tornou uma especialista na corrida contra o tempo. Graças às suas tecnologias avançadas, alguns relógios da TAG Heuer são chamados de cronógrafos, pois são capazes de medir curtíssimos períodos de tempo. Além disso, anualmente a marca lança peças conceito, aquelas que rompem ideias preestabelecidas e revelam avanços às vezes inimagináveis. A ideia sempre foi passar muito mais do que apenas uma imagem elegante, mas também uma filosofia evolucionista em sua tecnologia, estilo e materiais.
A linha do tempo
1908
● Obtém a patente para um mostrador com medição de pulso, que ainda hoje é utilizado por muitos médicos.
1948
● Lançamento do modelo Auto-Graph, um cronógrafo de pulso com escala de tacômetro e ponteiro manual de referência.
1949
● Lançamento do modelo SOLUNAR, primeiro relógio com indicação de marés.
1950
● Lançamento no mercado americano do relógio SEAFARER, que possuía indicador de maré, mostrador para regatas e funções de cronômetro.
1955
● Lançamento do TWIN-TIME, um relógio de corda automática com um segundo indicador de fuso horário.
1957
● Lançamento do RING MASTER, cronômetro com anéis intercambiáveis com escala para cronometrar vários esportes.
1960
● Lançamento do cronômetro SEBRING, um dos maiores sucessos da marca.
1963
● Lançamento do cronógrafo CARRERA, cujo nome era uma homenagem à “Carrera Panamericana”, famosa corrida em estradas mexicanas realizada entre 1950 e 1954. Este relógio teria uma associação muito forte com o automobilismo nos anos seguintes, e atualmente permanece como um dos mais populares modelos da marca.
1968
● Lançamento do CAMARO, um cronógrafo com movimento de corda manual, precisão de 1/5 de segundo e contadores de 30 minutos e 12 horas. O relógio foi batizado em homenagem ao Chevrolet Camaro.
1972
● Lançamento do MONTREAL, um cronógrafo cuja caixa em formato de almofada fez enorme sucesso durante anos.
1974
● Lançamento do cronógrafo SILVERSTONE, com uma caixa de desenho totalmente novo, quadrado arredondado. Nesta época os pilotos Clay Regazzoni e Emerson Fittipaldi tornaram-se embaixadores da marca, e escolheram o cronógrafo como talismãs pessoais.
1976
● Lançamento do MONZA, um dos relógios mais prestigiados da marca para comemorar o relacionamento entre a TAG e a equipe de Fórmula 1 da Ferrari e, mais especificamente, a vitória no Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores em 1975, no circuito de Monza.
1977
● Lançamento do CHRONOSPLIT MANHATTAN GMT, o primeiro cronógrafo de pulso a quartzo que combina mostradores analógico e digital.
1982
● Lançamento da série 2.000, que reforçou o espírito esportivo sem precedentes da marca. Estes relógios contavam com seis características básicas: resistência à água de até 200 metros, aro giratório unidirecional, ponteiros luminosos, coroa rosqueada, fecho de dupla segurança e visor de cristal de safira resistente a riscos.
1983
● Lançamento do primeiro cronógrafo a quartzo com display analógico.
1999
● Introdução da linha ALTER EGO, composta por relógios voltados exclusivamente para o público feminino.
2000
● Lançamento do relógio KIRIUM Ti5, que combina tecnologia com desenho de vanguarda, feito de titânio grau 5 e fibra de carbono.
2003
● Apresentação do relógio conceito, hoje em dia a venda, MONACO SIXTY NINE, que combina estilo clássico e alta tecnologia. Com caixa reversível, possui de um lado um relógio com movimento à corda e, do outro, a quartzo (digital).
2004
● Lançamento do 2000 AQUARACER, um relógio profissional para esportes aquáticos de alta tecnologia ideal para o uso formal quanto esportivo.
2005
● Lançamento do DIAMOND FICTION, primeiro relógio com mostrador de diamantes (879 brilhantes). Para exibir as horas, basta pressionar um botão lateral e 54 pedras preciosas se iluminam em vermelho cintilante. Apenas três peças foram produzidas, com o valor de €100 mil cada.
2006
● A marca foi ousada ao apresentar o cronógrafo conceito MONACO CALIBRE 360 LS, com marcador de centésimo de segundo localizado na posição das 6 horas, enquanto, às 9 horas, o contador de 15 minutos aparece em um segundo nível - característica que marca também o indicador de reserva de marcha de 100 minutos às 12 horas - e o indicador linear de segundo as 3 horas. O fundo da peça tem duas aberturas que permite observar o seu movimento sob outra perspectiva.
2007
● Na ocasião do projeto Dream Machines Driven by Generous Hearts (Máquinas de Sonho Pilotadas por Corações Generosos) foi lançado o GRAND CARRERA, um revolucionário relógio acionado pelos exclusivos movimentos automáticos Calibre RS.
2009
● Lançamento do TAG HEUER MERIDIIST, primeiro celular da marca suíça direcionado ao mercado de luxo. O avançado aparelho era resistente à corrosão, podia tirar fotos de até 2 megapixel, possuía conexão bluetooth, MP3, bateria com até sete horas de conversação e um monte de outras funções. Além disso, o celular era feito com aço inoxidável 316L com diferentes acabamentos de teclado, com cores e materiais distintos (segundo a marca, couro de bezerro, borracha e pele de crocodilo estavam na lista de opções). As duas telas - a principal, em LED, e a secundária, em OLED, eram protegidas por cristal de safira. A linha composta por oito modelos tinha preços a partir de US$ 5.500.
● Lançamento do MONACO V4, primeiro movimento mecânico avançado do terceiro milênio, e provavelmente a primeira grande contribuição do século XXI à inovação relojoeira, constituindo uma ruptura absoluta com a tradição e um atrevido passo adiante na engenharia do movimento mecânico. Esta obra-prima impulsionada por correias de transmissão, exibida inicialmente como um relógio conceito em 2004, surge em uma exclusiva edição de luxo de apenas 150 unidades em platina, fabricada integralmente à mão nas oficinas da TAG Heuer.
● Lançamento do “Coffret” especial com rotor de movimento, que une um Grand Carrera Calibre 17 RS Chronograph a um telefone celular TAG Heuer Meridiist.
2011
● Lançamento do CARRERA MIKROTIMER FLYING 1000, primeiro cronógrafo de pulso a medir e mostrar 1/1.000 de segundo, sendo 125 vezes mais preciso que os modelos disponíveis no mercado.
● Lançamento do TAG HEUER LINK, um smartphone sensível ao toque de 3.5 polegadas resistente a arranhões que foi produzido com materiais luxuoso como ouro, couro e titânio. O design do aparelho também merecia uma atenção especial. Construído com a tecnologia dos relógios de pulso da marca, este celular era totalmente à prova de choques, produzido em aço inoxidável e com cobertura em PVD preto.
2012
● Lançamento da DIAMOND STAR, uma linha de relógios femininos inspirada no mundo da alta costura.
2013
● Lançamento do CARRERA MIKROPENDULUM, primeiro cronógrafo de alta frequência regulado por imãs.
2018
● Lançamento de dois novos modelos para a coleção que homenageia o piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Prestando um tributo ao seu embaixador mais famoso, a marca reinterpretou o icônico modelo Carrera, que exibe o famoso símbolo e também o nome de Senna no mostrador, no bezel e no verso. Já o outro modelo está disponível com uma pulseira de borracha e couro, que também inclui um taquímetro preto fosco com a inscrição Senna.
O museu
O museu TAG Heuer 360º abriu as portas oficialmente no dia 30 de janeiro de 2008, localizado na cidade suíça de La Chaux-de-Fonds, vizinho à sede das oficinas da empresa. Surpreendente por sua arquitetura e cenografia circular, o museu de 200 m², que demorou 21 meses para ficar pronto, recupera a saga da marca e sua dedicação e obsessão em medir intervalos de tempo infinitamente pequenos. Todo o design do moderno museu foi inspirado no intrigante e inacessível espaço entre o mostrador do relógio e seu vidro de safira. Operado por 12 computadores que processam mais de um milhão de imagens por hora o espaço é uma empolgante demonstração da história da TAG Heuer através de uma experiência áudio e visual incrível.
Em 2018 a marca lançou o TAG Heuer Museum in Motion, uma exibição pop-up (temporária) que percorre várias cidades do mundo, em uma espécie de turnê. Em cada exibição é possível observar relógios históricos da marca suíça, incluindo peças clássicas e bens pessoais de colecionadores. As peças incluídas na exposição mostram a rica história da TAG Heuer, com foco no relacionamento da marca com o automobilismo e nas inovações no design de relógios esportivos de luxo.
A forte ligação com os esportes
Desde que o tempo pôde ser medido com precisão absoluta, os esportistas passaram a competir não apenas com seus adversários, mas principalmente, contra o próprio relógio. Desde os Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, quando foi escolhida cronometrista oficial do evento, a TAG Heuer tem suas experiências adquiridas em competições como uma forte referência no desenvolvimento de novos conceitos e produtos. Além de 1920, a marca mediu oficialmente o tempo nos Jogos Olímpicos de Paris (1924), Amsterdã (1928) e Moscou (1980) e também passou a cronometrar competições de esqui, trenó, vela e corridas de carro. Essa longa história de inovação e tradição em relógios e cronômetros culminou com a associação a esportes competitivos, principalmente o automobilismo. Um dos momentos mais importantes desta relação aconteceu em 1971 quando a marca começou uma relação de oito anos ao tornar-se a cronometrista oficial da escuderia italiana Ferrari e estar associada a grandes lendas do esporte como Clay Regazzoni, Mario Andretti, Carlos Reutemann e Niki Lauda. Em 1985, se associou à McLaren, então com motores Porsche, formando o que viria a ser uma das parcerias mais longas e de maior sucesso na história da Formula 1.
A marca rapidamente passou a ser associada aos pilotos mais famosos da escuderia britânica como Alain Prost e Ayrton Senna, que se tornou embaixador da marca em 1988. A F-1 trouxe a imagem de tecnologia para a marca. Nesse campo, a TAG Heuer, pode se gabar. Ela foi a primeira a cronometrar o centésimo de segundo, em 1916, e cronometrou a F-1 de 1992 a 2003, quando terminou a sua associação com a categoria como cronometrista oficial, sendo substituída pela alemã Siemens. Desde 2004, a TAG Heuer cronometra as provas da tradicional 500 milhas de Indianápolis, que têm sido um desafio constante para a empresa testar o desenvolvimento de marcadores de tempo cada vez mais sofisticados e precisos. Um exemplo é que, para cumprir a missão, conseguiu alcançar uma nova meta: marcadores que medem até 1/10.000 de segundo. Além disso, é cronometrista oficial do Grande Prêmio de Mônaco (desde 2011), a mais glamorosa corrida de Fórmula 1 e o relógio oficial do Automobile Club de Monaco; é uma das patrocinadoras da equipe de F1 Aston Martin Red Bull Racing (desde 2016); e desde 2019 é patrocinadora da equipe TAG Heuer Porsche na Formula E, da qual é cronometrista oficial desde 2013.
A comunicação
A TAG Heuer adotou a estratégia de possuir embaixadores mundiais, geralmente grandes atletas, atores, atrizes e celebridades influentes. Eles refletem os valores compartilhados pela marca - trabalho em equipe, ambição e o gosto pelo desafio - o que direciona a TAG Heuer para ir além das tradições da indústria de relojoaria. De Nápoles a Xangai, da America’s Cup à Fórmula 1, os embaixadores da TAG Heuer percorrem o mundo conduzindo barcos e carros com o melhor desempenho e alta tecnologia. Alguns embaixadores que já representaram a marca foram Juan-Manuel Fangio, Brad Pitt, Uma Thurman, Tiger Woods, Juan Pablo Montoya, Lewis Hamilton, Alain Prost, Maria Sharapova, Steve McQueen, Leonardo Di Caprio, Cameron Diaz, David Guetta, Cristiano Ronaldo, Tom Brady, entre outros. Atualmente, a marca possui um respeitoso time de embaixadores, composto por nomes como os atores Christopher Hemsworth e Patrick Dempsey, os pilotos Jean-Éric Vergne e Alexander Rossi, os tenistas Petra Kvitova e Denis Shapovalov, e a modelo colombiana Paulina Vega.
Um dos mais notáveis embaixadores na história da marca foi o piloto brasileiro Ayrton Senna. Graças ao seu carisma, o piloto ocupou o posto por muitos anos, de 1988 a 1994, e, após a sua morte, manteve a relação com o Instituto Senna até 2004 por meio da criação de cinco relógios edição limitada (sendo a maioria Cronógrafos Link). Após 11 anos de pausa, a coleção Senna retornou em 2015 com as novas edições do Carrera e Fórmula 1, e a parceria perdura até hoje, ajudando a manter a imagem do Ayrton viva e contribuindo com seu status de ícone. Esta aliança apoia também a paixão e a estratégia da TAG Heuer no automobilismo. Mais que ser rosto de campanhas publicitárias, os embaixadores ajudam a testar e desenvolver os novos modelos da marca. Um exemplo é o Golf Watch, criado em 2005, com a estreita colaboração do golfista Tiger Woods, cujo objetivo era solucionar problemas que impediam o uso de relógio durante a prática do esporte. Cerca de 60% mais leve que a média (55 gramas), foi produzido inicialmente em edição limitada de 8 mil peças e depois passou a integrar permanentemente o catálogo da marca, graças ao sucesso que obteve entre os amantes do golfe. Atualmente a TAG Heuer também está presente no futebol onde é patrocinadora da equipe do Manchester United, da Premier League (Inglaterra) e da J-League (Japão).
Além da contribuição de seu exclusivo time de embaixadores, a marca conta também com parcerias em outras áreas, como engenharia, matérias-primas e design. Entre eles, destacou-se a escuderia de Fórmula 1, McLaren-Mercedes, com quem desenvolveu o relógio SLR, em homenagem ao carro esportivo da empresa alemã, que leva o mesmo nome. O modelo era vendido exclusivamente para o seleto grupo de compradores do esportivo SLR da Mercedes-Benz McLaren. As universidades St. Martin School of Arts, de Londres, e a Academia Domus, de Milão, além de designers aeroespaciais franceses e americanos também trabalham em parceria com a TAG Heuer.
Três campanhas marcaram a história da marca TAG Heuer: “Don’t crack under pressure” (em português, “Não quebre sob pressão”), introduzida em 1991, que celebrava a determinação e o foco dos embaixadores da marca, como Michael Schumacher e Ayrton Senna; “Success. It’s a mind game” (algo como “Sucesso. É um jogo mental”), lançada em 1995 e que mostrava como os melhores atletas e os vencedores desafiam os seus próprios limites; e “What are you made of?” (em português, “Você é feito do que?”), introduzida em 2002 e na qual Ayrton Senna (em memória), Steve McQueen (em memória) e Inés Sastre emprestaram suas imagens.
O nome
Com origem na Suíça alemã, os conceitos de pronúncia do nome seguem o idioma do país. Portanto, nada de Tag virar “tégui” e “rauer” para Heuer. A pronúncia correta é “TÁ-gui RÓI-er”.
A evolução visual
O logotipo da TAG Heuer surgiu apenas em 1985 quando houve a união das empresas Heuer e TAG (Techniques D’Avant-Garde Group). A nova identidade visual, criada por Yves Piaget, era formada pela junção dos logotipos das duas marcas com poucas modificações.
Em 2015, pela primeira vez em sua história a marca apresentou um novo logotipo, que para muitos desavisados pode passar despercebido. É possível reparar, com atenção, que a palavra Heuer foi encorpada.
Porém, a modificação mais radical ocorreu no escudo, que se tornou mais largo, e apresentou uma nova tipografia para a palavra TAG, agora em letras maiúsculas e sólidas em substituição às letras sobreposta.
Os slogans
Swiss Avant-Garde since 1860. (2003)
The Original Sports Watch Since 1860. Swiss Made. (1998)
Swiss Made Since 1860. (1995)
TAG Heuer Swiss Sports Watches. (1991)
Professional Sports Watches. (1986)
The time for action. (1985)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1860
● Fundador: Edouard Heuer
● Sede mundial: La Chaux-de-Fonds, Neuchâtel, Suíça
● Proprietário da marca: TAG Heuer S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy - Louis Vuitton SE)
● Presidente honorário: Jack W. Heuer
● CEO: Stéphane Bianchi
● Faturamento: €1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 170
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.300
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios, cronômetros, óculos e acessórios
● Concorrentes diretos: Breitling, Omega, IWC, Rolex, Longines, Panerai, Bell & Ross, Richard Mille e Hublot
● Ícones: O modelo Monaco
● Slogan: Swiss Avant-Garde since 1860.
● Website: www.tagheuer.com
A marca no mundo
Uma das maiores marcas de relógios de luxo do mundo tem seus produtos vendidos, incluindo óculos e acessórios masculinos (como carteiras, cintos, malas e jaquetas), em mais de 100 países através de 4.500 pontos de venda, incluindo lojas autorizadas e joalherias de renome. Além disso, a marca possui uma exclusiva rede de mais de 170 lojas próprias. No Brasil a TAG Heuer possui três lojas próprias, além de seus relógios serem vendidos em grandes joalherias do país. Com faturamento anual estimado em €1.5 bilhões, a marca tem fortes vendas nas lojas Duty Free localizadas nos principais aeroportos do mundo e em cruzeiros marítimos, canais que se tornaram o líder de receitas da TAG Heuer. A marca tem como maiores mercados os Estados Unidos, o Japão e a China, além dos países europeus como um todo. A marca suíça também oferece uma completa linha de produtos profissionais para a medição do tempo como aparelhos de fotocel, transponders, cronômetros de mão, placares e equipamentos de comunicação, incluindo softwares.
Você sabia?
● Um cronômetro da TAG Heuer pode ser visto e ouvido na abertura da transmissão do tradicional programa americano de notícias 60 Minutos.
● Jack Heuer, bisneto de Edouard Heuer, o fundador da marca, é o atual presidente honorário da TAG Heuer.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/4/2020
Adorei a matéria sobre tag heuer, foi uma das melhores que já vi nesse blog, e achei muito completa.
ResponderExcluirprabéns!
Bom dia parabéns,sou vendedor da marca e achei fantástico as informações aqui mostradas, isso enriquece muito o meu conhecimento mas gostaria de saber quais as linhas dos embaixadores da marca por exemplo, Tager hoods e os demais embaixadores obrigado.
ResponderExcluirPossuo um relógio modelo esportivo que ganhei e infelizmente, a pulsei rachou e não sei onde posso trocá-la. Gostaria de ter uma informação de uma loja autorizada.
ResponderExcluirBom dia posso recomendar a h.stern é a autorizada no Brasil e a melhor para relógios desse porte boa sorte
ResponderExcluirComprei num tagheuer no Free shop de Salvador - Bahia. apos um ano começou a atrazar. qual a assistencia tecnica mais proxima? Moro em Itabuna- Bahia. Tel. p. contato: 73- 32148800. Att.
ResponderExcluirEduardo.
Tenho um é sempre que preciso trocar pilha faço na H.Stern do Shopping Iguatemi, agora Shopping da Bahia.
ExcluirRecomendo vc entrar em contato com o site da h.stern um abraço
ResponderExcluirMuito boa a Matéria!!!
ResponderExcluirPorém percebi alguns pequenos erros. Em 1985 a Maclaren possuía Motor Porshe (e não mercedez como mencionado) e a equipe passou a se chamar "Mclaren TAG"
Abs
Peterson