6.6.06

WD-40


Pode-se afirmar que o WD-40 é um produto indispensável, adquirido por uma infinidade de consumidores que o utilizam na indústria, na automação, na aviação, no comércio de ferragens, na construção, na agricultura, no setor elétrico, na indústria naval ou simplesmente em casa. Sua múltipla utilização fez de WD-40 um produto encontrado na maioria dos lares mundiais. Aplicações tão curiosas como espantar pombos do telhado ou tirar resíduos de alcatrão de tecidos, são argumentos para o aumento da legião de utilizadores que já conhecem a versatilidade do produto, que parece não ter limites. 

A história 
Tudo começou em 1953, quando a pedido da NASA (Agência Aeroespacial Americana), uma pequena empresa fundada pelo químico Norm Bernard Larsen e mais dois investidores (entre eles Ken East), chamada Rocket Chemical Company, instalada em um pequeno laboratório na cidade de San Diego, estado americano da Califórnia, desenvolveu um produto resistente a corrosão para a manutenção e uso na indústria aeroespacial. O nome do novo produto, batizado de WD-40, era composto das iniciais de Water Displacement, dispersor de água em inglês, e do número 40, pois a fórmula perfeita do produto só foi conseguida na 40ª tentativa. Inicialmente WD-40 foi concebido para o uso em proteção de mísseis e na fuselagem de aeronaves (a empresa aeroespacial Convair foi a primeira a utilizar a linha de produtos contra ferrugem e corrosão nos mísseis balísticos Atlas), por ser um excelente inibidor de óxido e corrosão, lubrificante e limpador de metais.


Porém, não demorou muito para os funcionários da empresa, começarem a descobrir uma quantidade enorme de novas aplicações para o produto, quando o levavam sorrateiramente para casa: limpar quadros negros, conservar artigos de couro, remover cola-tudo e adesivos, lubrificar armas, matar baratas, melhorar o contato na ignição do carro e outros mecanismos que sofriam com a ação da umidade e, claro, proteger ferramentas contra a ferrugem. Além de seu uso na indústria, possuía claramente um grande mercado consumidor, especialmente quando começou a ser envasado em latas de aerossol (inicialmente nas cores amarela e preta) para ser utilizado em pequenas fábricas e para uso doméstico, e colocado a venda nas prateleiras de supermercados e lojas de ferramentas da cidade de San Diego em 1958.



Já em 1960, a empresa dobrou de tamanho e aumentou sensivelmente seus investimentos. Apesar disso, era uma equipe aguerrida de sete pessoas que vendia aproximadamente 45 caixas de WD-40 no porta-malas de seus carros para lojas de ferragens e de material para caça na região de San Diego. No ano seguinte, uma ligeira essência foi adicionada à fórmula do WD-40 para evitar o odor de petróleo destilado, sendo esta a única modificação efetuada na fórmula original até os dias. Foi então, que o produto começou a ser utilizado para reparar e manter peças de automóveis afetados por desgaste, corrosão e ferrugem. Sendo assim, a empresa ampliou sua área de atuação e iniciou as vendas em outros países, inclusive no Brasil. Ainda este ano, um enorme desastre natural, o furacão Carla, que atingiu a costa do Golfo no estado da Flórida causando tempestades e enchentes, elevou de forma significativa a procura pelo produto, utilizado largamente para recondicionar veículos e máquinas danificados pela água. Imediatamente, todo o estoque de WD-40 foi mandado para lá com o objetivo de salvar os equipamentos e automóveis atingidos pelo terrível desastre. O resultado foi um sucesso. No final da década, em 1969, com o início da Guerra do Vietnã, WD-40 se tornou item obrigatório para todos os soldados americanos como forma de proteger as armas da ferrugem e da umidade da região. No mesmo ano, a Rocket Chemical adotou o nome do seu único e popular produto e passou a se chamar WD-40 COMPANY.



Na década de 1980 o produto passou a ser comercializado no continente europeu e, já em 1988, 21% das vendas eram provenientes de países europeus, asiáticos e da Austrália. Com isso, no início da próxima década a empresa já comercializava WD-40 em mais de 160 países ao redor do mundo. Durante esta década e o começo do novo milênio a empresa adquiriu várias outras empresas e marcas, aumentando significativamente sua linha de produtos, como por exemplo, 3-IN-ONE (lubrificante mineral para multifunções com longa duração e de fácil aplicação para máquinas de costura, dobradiças, cadeados, correntes de bicicletas e outros mecanismos leves), Lava (sabão industrial para remover das mãos com facilidade graxa, gordura, tinta e maus odores) e 1001 (linha de produtos de manutenção e limpeza de tapetes).



Somente em 2000, o WD-40 passou a ser produzido no Brasil, deixando de ser importado, e fazendo com que o custo caísse e as vendas aumentassem consideravelmente. A marca introduziu, em 2005, uma grande inovação: a embalagem Smart Straw®, conhecida no Brasil como Flextop, com aplicador inteligente que oferece duas opções de uso, spray ou jato, e não perde o canudo (tradicionalmente vermelho), solucionando assim a única reclamação por parte dos consumidores. Em 2006, o Fã-Clube WD-40, criado cinco anos antes nos Estados Unidos para que os fãs pudessem relatar os mais variados usos do produto, atingiu a marca de 100 mil membros. Nesse mesmo ano foi oficializada a lista de 2.000 usos diferentes para WD-40. Nos anos seguintes o portfólio da marca foi ampliado com o lançamento de linhas para usos específicos.


O produto 
O WD-40 é um óleo lubrificante multiuso. As cinco funções básicas são: dispersante de água/dielétrico (cobre totalmente as superfícies penetrando debaixo da umidade, criando uma barreira protetora), limpeza (penetra através da sujeira, óleo, graxa, alcatrão, cola, massa, etc., facilitando assim a limpeza do material), penetrante e desbloqueante (sua potente ação penetrante libera e solta peças bloqueadas, oxidadas ou sujas), protetor (sua fórmula resistente à corrosão cobre as peças pulverizadas criando uma barreira altamente protetora e resistente durante um tempo prolongado) e lubrificante (suas características lubrificantes espalham-se por todas as superfícies e peças, permanecendo duradouramente). A partir destas funções são reconhecidos mais de dois mil usos em áreas tão diversas como a reparação automotiva, indústria em geral, construção civil, manutenção, limpeza e conservação de armas, bricolagem, etc. Alguns desses usos são surpreendentes e inusitados: deixar escorregadio o trem de pouso dos aviões, mantendo longe qualquer tipo de animal; remover manchas de tomate de roupas; evitar que espelhos de banheiros fiquem embaçados; limpar e lubrificar cordas de guitarra; ou até remover piche da lataria de um automóvel. A sua versatilidade e qualidade, fazem dele o produto multiuso número em vendas no mundo em seu segmento.


Nos últimos anos a WD-40 introduziu no mercado, novas e práticas embalagens que facilitam ainda mais a aplicação e precisão do produto: lata Dupla Ação (com nova cabeça pulverizadora de dupla ação e canudo preso a lata, que proporciona uma melhor difusão do produto e um resultado ainda mais profissional em sua aplicação), lançada em 2005; WD-40 NO MESS PEN (uma caneta mágica portátil para aplicação em locais pequenos com grande precisão), introduzido no mercado em 2006; WD-40 TRIGGER PRO, embalagem não aerosol, ou seja, spray, voltado para uso industrial e introduzida em 2009; e WD-40 EZ-REACH™ (com uma espécie de mangueira flexível para ser aplicado em locais apertado, pequenos e difíceis), introduzido em 2015. Além disso, lançou linhas de produtos específicas para determinadas aplicações, como por exemplo, WD-40 SPECIALIST (2011), linha completa para tratar diversos tipos de problemas como peças que necessitam de lubrificação pesada, alta proteção e remoção de ferrugem incrivelmente eficaz; WD-40 BIKE (2012), composta por produtos para cuidar de determinadas partes das bicicletas como lubrificar as correntes ou dissolver e remover graxa de quadros e sistemas de transmissão.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a imagem visual da marca mudou muito pouco em sua estrutura. A mais recente mudança acentuada ocorreu em 1997, quando seu logotipo passou por uma remodelação ganhando uma forma arredondada. Há alguns anos atrás o logotipo perdeu as bordas azuis.


Como seu principal produto e a empresa utilizam o mesmo nome, a WD-40 COMPANY adota um logotipo corporativo diferente de sua mais importante marca.


O design das embalagens do WD-40 também mudou ao longo dos anos como pode ser observado na imagem abaixo, adotando a tradicional cor amarela e azul na década de 1990. Com o passar dos anos o tom de azul foi se tornando mais vivo.


Os slogans 
Wherever there’s a job to be done. 
Be ready for anything. 
We Live Under The Sink, In The Garage and in the Toolboxes of the World. 
Problema resolvido. Trabalho bem feito. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1953 
● Criador: Norm Bernard Larsen e Ken East 
● Sede mundial: San Diego, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: WD-40 Company 
● Capital aberto: Sim (1973) 
● Chairman: Neal Schmale 
● CEO & Presidente: Garry Ridge 
● Faturamento: US$ 378.2 milhões (2015) 
● Lucro: US$ 44.8 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 1.56 bilhões (maio/2016) 
● Presença global: 187 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 433 
● Segmento: Químico 
● Principais produtos: Óleos lubrificantes, limpadores e anticorrosivos para uso geral 
● Concorrentes diretos: Dow Chemical, DuPont, Clorox, Grand Prix e Church and Dwight 
● Ícones: A lata amarela e azul 
● Slogan: Wherever there’s a job to be done. 
● Website: www.wd40.com.br 

A marca no mundo 
WD-40, a marca líder mundial dentro da categoria dos óleos multiusos, comercializa seus produtos em mais de 180 países ao redor do mundo. Atualmente o produto WD-40 é encontrado em cada 4 de 5 casas americanas (com média de 1 ou 2 latas por residência), usado por 81% dos profissionais, vendendo 53 milhões de latas diariamente e faturando mais de US$ 100 milhões por ano somente nos Estados Unidos. 


Você sabia? 
No Brasil as vendas de WD-40 superam 1 milhão de latas por ano (2º lugar em vendas na América Latina). 
WD-40 foi considerado por consumidores nos Estados Unidos a terceira melhor ferramenta do mundo. 
Segundo a WD-40 Company, a composição do produto só é conhecida por três executivos da empresa (cada um tem apenas uma parte da fórmula), permanece inalterada desde sua invenção e guardada em um cofre de um banco na cidade de San Diego. 
O WD-40 tem usos inusitados: certa vez, um homem do estado do Texas que secretamente tinha duas namoradas, admitiu que utilizava o produto em si mesmo para disfarçar o cheiro da outra mulher. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e EmbalagemMarca), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 17/5/2016

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