6.6.06

WILSON


Se você algum dia já praticou futebol americano, jogou tênis, rebateu uma bola no beisebol ou arremessou em uma cesta de basquete, certamente possuiu em suas mãos uma bola, um taco ou raquete da marca WILSON, uma das maiores fabricantes de equipamentos esportivos do mundo e um verdadeiro ícone americano. No centro da história do esporte há mais de um século, talvez nenhuma outra marca tenha sido tão influente e intimamente envolvida em proporcionar o melhor para que atletas tenham sempre o máximo desempenho. 

A história 
A empresa foi fundada na região sul da cidade de Chicago, estado americano de Illinois, em 1913 com o nome de Ashland Manufacturing Company, tendo como principal objetivo desenvolver e explorar novos mercados para o uso de produtos do frigorífico Schwarzchild & Sulzberger, como por exemplo, couros e tripas. Já no ano seguinte a linha original de produtos da empresa era composta por suturas cirúrgicas, cordas para violinos e cordas para raquetes de tênis feitas com tripas de animais. Era um negócio de baixo volume no segmento esportivo, pois exigia três vacas para produzir um conjunto de cordas de tênis. Pouco depois começou a fabricar dois modelos de calçados para a prática de beisebol e algumas raquetes de tênis. A partir de então a empresa iniciou o direcionamento total do foco para a produção e desenvolvimento de acessórios esportivos, além de promover atletas e campeonatos americanos profissionais. Em 1915, o canadense Thomas Edward Wilson assumiu a presidência da empresa, que foi renomeada como Thomas E. Wilson Company. Ainda neste ano lançou a linha de camisas para futebol americano, basquete e beisebol indoor. No ano seguinte, a empresa adquiriu a fábrica Hetzinger Knitting Mills, o que permitiu aumentar e expandir a produção de uniformes esportivos e outros acessórios e equipamentos como bolas de golfe e malas de couro (para carregar os tacos), pouco depois passando a fabricar também bolas de futebol americano e basquete.


Pouco depois, em 1917, teve início a produção de capacetes para a prática de futebol americano, além de tacos de golfe. A empresa era tão confiante em sua qualidade, que nesta época, todos os seus produtos tinham garantia incondicional de dois anos. No final desta década a empresa se desenvolveu através de várias pequenas fábricas, aumentando sua produção e se tornando a patrocinadora oficial do tradicional time de beisebol do Chicago Cubs, fato que tornou a marca WILSON extremamente popular no mercado americano. Durante a década de 1920 a WILSON trabalhou conjuntamente com atletas e técnicos de futebol americano e beisebol para desenvolver e lançar novos produtos, como por exemplo, as famosas luvas de beisebol (especialmente desenvolvida para catchers), uma das mais modernas e confortáveis do mercado na época. Em 1925 a empresa adotou oficialmente o nome de Wilson-Western Sporting Goods Company. Dois anos mais tarde lançou no mercado as primeiras latas de bolas de tênis seladas, outra grande inovação para a época.


A década de 1930 foi marcada por grandes novidades: em 1931 a empresa adotou oficialmente o nome Wilson Sporting Goods Co.; em 1932, o golfista Gene Sarazen, inspirou-se na aerodinâmica da asa de um avião para criar uma cabeça de taco que deslizaria suavemente pela areia, que marcou a introdução no ano seguinte, deste taco que vendeu 50.000 unidades e; em 1934, as raquetes de tênis começaram a ser produzidas com vários tipos de madeira, resultando em pesos e tamanhos diferentes. Em 1941 as bolas (couro de alta qualidade, extremidades costuradas à mão, costuras e revestimento triplo) WILSON foram escolhidas como oficiais pela liga profissional de futebol americano (NFL). Era o começo de uma longa e vantajosa parceria que dura até os dias de hoje. Após o término da Segunda Guerra Mundial, a WILSON resolveu focar seus esforços no tênis e contratou o tenista Jack Kramer, que desenvolveu uma linha de raquetes que se tornaria um verdadeiro sucesso. Em 1954 a marca começou a produzir a bola de golfe WILSON STAFF (que mais tarde se tornaria uma marca da divisão profissional e avançada de produtos de golfe da empresa), que foi revolucionária devido à sua capacidade de percorrer distâncias até 40% mais rápido do que a velocidade da batida da cabeça do taco de golfe.


Em 1962 a empresa continuou sua expansão com a abertura de escritórios na Inglaterra (Wimbledon), Alemanha, Japão (Tóquio), Hong Kong e China. Em 1967, o famoso Rene Lacoste, apresentou uma raquete de tênis feita em alumínio, introduzida com o nome de T2000 e desenvolvida pela WILSON, utilizada pelo lendário tenista Jimmy Connors. Nessa época a empresa foi comprada pela PepsiCo, e sob o comando da tradicional fabricante de bebidas, a WILSON expandiu-se internacionalmente. Em 1975, pela primeira vez na história da empresa, produtos e acessórios de tênis superaram em vendas os produtos para prática do golfe. No final da década, em 1979, as bolas WILSON foram adotadas como oficiais pelo tradicional torneio de tênis US OPEN. Depois de introduzir no mercado, em 1983, a revolucionária raquete Pro Staff, confeccionada em grafite e kevlar, a WILSON foi adquirida, no mês de março de 1989, pela empresa finlandesa Amer Sports Corporation por US$ 200 milhões.


No começo dos anos de 1990, introduziu no mercado a raquete Hammer 2.7si, que se tornaria a mais vendida do mundo nos próximos três anos. A constante inovação tecnológica de seus produtos, fez da WILSON nesta década uma empresa de ponta, feito comprovado em 1994, quando os tenistas Pete Sampras e Steffi Graff jogavam com raquetes da marca. Pouco depois, em 1996, a empresa conseguiu se tornar líder dentro do segmento de produtos e acessórios para vôlei de praia. Com o início do novo milênio a marca começou a se aventurar, mesmo que timidamente, pelo futebol com o fornecimento de uniformes para algumas equipes de pouca expressão. Em 2005, a WILSON STAFF afirmou ser a primeira marca de golfe a utilizar a nanotecnologia em equipamentos para a prática do esporte. Além disso, como prova da qualidade de suas bolas de tênis, no ano de 2006, foram adotadas oficialmente pelo Australian Open.


A WILSON continua inovando com equipamentos e tecnologias, e a cada ano se depara com novas conquistas e desafios, que servem de motivação para fornecer produtos esportivos que permitam a todos, desde o entusiasta iniciante e amador até o atleta profissional a conseguirem os melhores resultados e o maior entretenimento no esporte. Há mais de um século a WILSON se dedica a estudar a poderosa e simbiótica relação que um atleta tem com seu equipamento. Com esse relacionamento em mente, a marca inventa, projeta e cria produtos revolucionários, utilizando tecnologias e conhecimentos de última geração em diversos esportes. Por isso, nenhuma outra marca esportiva tem sido tão influente ou envolvida ao ponto de moldar, desenvolver e transformar os jogos de tênis, basquete, vôlei, golfe, beisebol e futebol americano.


Apoio aos campeões 
Desde sua fundação até hoje, a WILSON trilhou um caminho de desafios e conquistas, sempre trazendo para o mercado esportivo as mais novas e modernas tecnologias aplicadas em equipamentos e produtos de todos os esportes com que trabalha, desenvolvendo cada vez mais sua qualidade e aperfeiçoando o rendimento e as jogadas. E não é por acaso que a missão oficial da marca é “We Exist To Ignite The True Potential Of Every Athlete In The World” (algo como “Nós existimos para inflamar o verdadeiro potencial de cada atleta no mundo”). Por isso mesmo, a marca teve diversos produtos selecionados como oficiais por associações e campeonatos profissionais americanos e mundiais, como US Open e Australia Open (torneio de tênis que utilizam as bolas da marca), National Football League (Liga Profissional de Futebol Americano), USPTA (Associação Nacional de Tênis Americano). Entre seus produtos, a marca se orgulha das peças promocionais de grandes nomes do esporte como é o caso da bola de basquete autografada por Michael Jordan, que chegou a vender 1 milhão de unidades anualmente, durante quatorze anos consecutivos.


Com relação aos atletas, a WILSON promoveu grandes nomes do esporte como Suzanne Lenglen (tênis), Sam Snead (golfe), Arnold Palmer (golfe), Gene Sarazen (que teve um relacionamento de 75 anos com a marca, o contrato mais antigo da história do esporte), Jack Kramer (considerado “pai do tênis moderno”), Tom Brady (futebol americano), o Yankee Vernon “Lefty” Gomez (beisebol), Maureen “Little Mo” Connolly (tênis), Billy Cunninghan (o 1º jogador escolhido no DRAFT da NBA em 1965), Jerry West (jogador de basquete e técnico do Los Angeles Lakers), entre outros. Atualmente a marca fornece raquetes para muitos atletas entre os quais os tenistas Roger Federer, Juan Martín del Potro, Milos Raonic, Kei Nishikori e as irmãs Serena e Venus Williams; além de patrocinar astros como os golfistas Padraig Harrington, Gary Woodland (campeão do US Open de 2019) e Ben Hebert. Todos esses nomes possuem uma coisa em comum: além de grandes atletas, são grandes campeões. E mais, a WILSON STAFF (divisão de equipamentos profissional de golfe) afirma que sua linha de taco tem “mais majors conquistados do que qualquer outra marca no mundo”. Os jogadores que usaram ou usam os tacos da WILSON STAFF ganharam um total de 62 majors.


A sede que respira esporte 
A sede mundial da WILSON está localizada na cidade de Chicago, talvez o que explique a forte ligação da marca com o beisebol, já que a cidade americana é um dos berços deste esporte. O primeiro piso da sede, apelidado de “W FLOOR”, abriga um moderno showroom com os mais inovadores produtos da marca, além de celebrar através de atletas e técnicos um passado glorioso e celebrar a vida esportiva. Já no lobby, existem os principais lançamentos da marca expostos de forma que o público possa sentir a experiência de tocar e sentir a qualidade de grandes produtos. A sede ainda com um lounge, com decoração minimalista, onde grandes atletas, técnicos e parceiros são recebidos de forma informal. Uma das atrações da sede da WILSON é uma enorme parede formada pelos materiais inovadores utilizados em seus produtos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações acentuadas ao longo dos anos. O tradicional logotipo vermelho com o “W” estilizado em destaque foi adotado na década de 1960 e atualizado no ano de 1994.


O logotipo da marca também pode ser aplicado com o tradicional W estilizado em destaque do lado esquerdo.


Os slogans 
More win. 
The name of the game. 
Wanna Win or What? (1996) 
The Wilson name is part of the game.
The last word in sports equipment.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1913 
● Fundador: Thomas Edward Wilson 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wilson Sporting Goods Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Amer Sports Corporation) 
● Chairman & CEO: Heikki Takala 
● Presidente: Mike Dowse 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.600 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Roupas, equipamentos e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Head, Mizuno, Callaway, Slazenger, Dunlop, Penn, Prince, Babolat, Rawlings e Spalding 
● Ícones: O “W” vermelho 
● Slogan: More win. 
● Website: www.wilsonloja.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a WILSON, marca esportiva mais antiga do mercado americano, é uma empresa líder na produção e desenvolvimento de equipamentos (bolas, raquetes, mochilas, roupas e calçados) para tênis, badminton, golfe, futebol americano, basquete, beisebol, vôlei de praia, entre outros esportes, comercializando seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo. A marca é a número na produção de raquete de tênis, squash e badminton, além de ser a líder de mercado em acessórios de futebol americano e a número dois em beisebol. A fábrica de Humbolt no estado americano do Tennessee é a terceira maior do mundo para a produção de equipamentos de golfe, sendo capaz de fabricar mais de 45.000 bolinhas em um único dia. A WILSON é de propriedade da empresa finlandesa Amer Sports Corporation, também dona de marcas como Arc’teryx, Atomic e Salomon

Você sabia? 
Em 2000, a WILSON ganhou ainda mais visibilidade mundial, quando uma bola de vôlei da marca se tornou a melhor companheira do ator Tom Hanks no filme “O Náufrago”, que interpretava um personagem perdido em uma ilha deserta após um naufrágio. O sucesso foi tanto que a associação Broadcast Film Critics criou um prêmio exclusivo para WILSON, nomeado “O melhor objeto inanimado em um filme”. 
Há mais de 75 anos a WILSON é a marca de bola oficial da NFL, liga profissional de futebol americano, esporte mais popular do país. De couro natural e costurada a mão na finalização as bolas são feitas com todas as especificações oficiais da NFL. A Wilson F1100 Official NFL Game Football, também conhecida como “The Duke”, em homenagem a Wellington Mara, o Duque, uma lenda do futebol americano, é a bola oficial do Super Bowl. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/7/2019

31 comentários:

  1. Anônimo12:02 PM

    A Wilson tem representante no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:18 AM

    Por favor gostaria de um e-mail pra que eu pudesse tirar algumas dúvidas.

    Obrigado

    Ward Gusmão
    wardgusmao@ig.com.br
    wardfutebol@hotamil.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:19 AM

    Por favor gostaria de um e-mail pra que eu pudesse tirar algumas dúvidas.

    Obrigado

    Ward Gusmão
    wardgusmao@ig.com.br
    wardfutebol@hotamil.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Gostaria de saber se a Representantes da Wilson em São Paulo ou no Rio de Janeiro?
    Se possível favor me passar um meio de ocntato entre eles por favor.

    Grato pela atenção.

    Marcelo Xavier
    Obs. e-mai de contato: dakcher5@hotmail.com
    dakcher5@yahoo.com.br
    dakcher@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola.
    Gostaria de saber se há representantes wilson em Sao Paulo,e se houver,gostaria muito de saber seu email.
    Meu email é rafaeljell@hotmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:32 AM

    Bom dia!!!! Por favor gostaria de saber se vocês possuem Representantes no Estado do Ceará para a marca Wilson

    Aguardo retorno

    Obrigado

    Gleidson Cartaxo

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:33 AM

    Bom dia!!!! Por favor gostaria de saber se vocês possuem Representantes no Estado do Ceará para a marca Wilson

    Aguardo retorno

    Obrigado

    Gleidson Cartaxo
    gcartaxo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    gostaria muito de saber o e-mail da wilson!!!!
    aguardo retorno!!!!
    abraço!
    lidia_natt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:11 AM

    Gostaria de saber o representante das raquetes Wilson no Rio Grande do Sul ou em São Paulo - Brasil
    resposta pelo email. barros.marcos@terra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6:31 AM

    MEU NOME E ANDRE

    GOSTARIA DE SABER SE TEM REPRESENTANTE COMERCIAL AQUI NO RIO DE JANEIRO, E, SE TEM QUAL É O TEL. POR FAVOR TENHO URGENCIA, POIS TEMOS UM TORNEIO DE TENIS MARCADA PARA O FINAL DESSA SEMANA. DIA 15 E 16 DE SETEMBRO. E PRECISAMOS DE BOLAS, E, A WILSON É UMA DAS MELHORES.

    MEU E-MAIL É
    andre-araujo@click21.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu quero saber se tem represntantes da marca wilson em alagos e se tiver mande o telefone dele por jentileza : motivo compramos uma bola e furou a camara e não tem conserto e queremos saber se vcs tem so camara para vender.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4:55 PM

    Boa noite, sou jogador de futvolei, jogo na Praia da Costa no muncípio de Vila Velha - E.S. .
    Passamos a usar uma bola de voces a algum tempo (todas as quadras da grande Vitória)e para nossa surpresa a mesma sumiu do mercado.
    Voces lançaram uma similar mas não agradou, gostaria de saber se tem algum lote que possamos encomendar atraves de alguma loja como a Ranking (ou outra forma) onde compramos todas as outras. Obriga, favor retornar este com urgência, um abraço, Balero.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4:49 AM

    Gostaria de saber se a Wilson tem representante em São José dos Campos-SP, tenho uma loja e gostaria de comprar no atacado.Favor responder com urgencia nesse email:safiraesportes@hotmail.com
    Grata
    Alexandra

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se hà representante da WILSON em RECIFE-PE se não, qual o mais prossimo da minha cidade Obrg.


    meu e-mail
    rrobsonmoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11:18 AM

    Bom o que acontece é o seguinte, a mais ou menos 4 meses ganhei de presente uma mochila da wilson e há um mês ela rasgou, gostaria d saber se a empresa possui algum serviço de manutenção ou de garantia do produto. Obrigado
    Meu e mail é giselecoimbra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6:21 AM

    gostaria de saber se existe alguma assistencia tecnica ou uma central de atendimento ao consumidor da marca Wilson no brasil, porque comprei uma raquete infantil para meu filho e a mesma trincou e não consigo providenciar a troca da mesma ou suporte referente ao produto. Achei um serviço muito precario para uma marca mundialmente conhecida. Ass. wilsonbrajato@ig.com.br

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se tem algum representante da wilson em belo horizonte.possuo uma rede de franquias de escolinhas do clube mias tenis clube.uma media de 2000 alunos.gostaria de fechar uma parceira com voces.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6:50 AM

    Gostaria de saber se tem representante da Wilson no Parana. Tenho uma loja e quero revender alguns dos produtos da Wilson.
    Meu email roni@irapida.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se tem representante da Wilson no Acre, região norte do Brasil. Tenho uma loja e quero revender alguns dos produtos da Wilson.

    ederclemente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ganhei uma camisa futebol original do Clube Nautico Cabibaribe- Recife- PE, a mais o menos trê meses e o número que tem nas costas que é o 10 esta se soltando.
    Qual o procedimento que devo tomar? Não tenho nota fiscal, porque foi presente.
    Fico no aguardo de uma resposta o mais rapido possível

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9:24 AM

    Boa tarde!
    Trabalho no ramo de papelaria e gostaria de ter os produtos da WILSON. Precisamos o mais rápido possível entrar em contato com seu representante ou outro meio. Abaixo segue os dados e emai de nossa Empresa:
    L P VASCONCELOS ME MEE
    (ART VIDA PAPELARIA)
    AV. Dr. Aloizio Feu Sminderle. nº96Centro - Cep 29960-000 Conceição da Barra, ES
    FONE: (27)3762-1874
    emil: lalaucogumelo@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se a Wilson tem representante no Brasil e no ca de resposta afirmativa, qual seria o endereço... Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7:18 AM

    Bom dia, moro em SC e jogavamos volei de areia com uma bola Wilson que gostamos muito, mas fomos comprar a mesma e não achamos mais no mercado, gostaria de um email para contato com representante de SC ou alguém que possa nos ajudar! Obrigado

    bhettobio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Anônimo9:06 AM

    A Wilson tem representante em São Paulo?Se tiver, preciso com urgencia do contato!É para um evento que estou promovendo!Aguardo!Obrigada!

    Lilian

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9:07 AM

    opa...meu e-mail é lilian.stasi@gmail.com!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Quan tas bol8nhas de tenis foram vendias antes de Gustavo Kuerten(1996)

    ResponderExcluir
  27. Quantas bolinhas d tenis foram vendidas depois de guga?

    ResponderExcluir
  28. Preciso do contato do representante da marca Wilson no Brasil.

    Enviar, por favor, para adriana@oficinacomunica.com.br

    ResponderExcluir
  29. Anônimo4:25 PM

    comprei uma bola de basquete da marca wilson para meu filho, por achar ser uma bola boa de nome mundialmente conhecido,mas me decepcionei porque no mesmo dia ela furou, gostaria de saber se tem conserto pois não acredito que uma marca tão boa seja tão fragil...
    aguardo uma resposta:cristinaaparecida.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber se há algum atendimento ao consumidor aqui no Brasil , pois comprei um tênis da wilson e com 30 dias ele rasgou o local do cadaço.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite,

    Meu Nome é Rafael, trabalho no escritório da Wilson aqui no Brasil, caso tenham interesse em comercializar nossos produtos favor entrar em contato pelo email rafael.balbuena@amersports.com.br ou caso necessitem assistência técnica favor entrar em contato com nosso SAC 0800 283 30 94, aproveito para informar que temos um dos melhores SAC dentre as marcas esportivas, obrigado por utilizar nossos produtos, estou a disposição para contatos.

    Abs

    Rafael Balbuena
    Comercial Wilson
    rafael.balbuena@amersports.com.br

    ResponderExcluir