17.7.06

BEST WESTERN


A BEST WESTERN prima pela excelência na recepção, buscando oferecer aos hóspedes que procuram seus hotéis à garantia de sempre encontrar as mesmas características nas áreas de serviços, atendimento e instalações, de acordo com a cultura da própria região. Com família ou amigos, à passeio ou à trabalho, a BEST WESTERN oferece sempre a melhor opção de hospedagem nas principais cidades do mundo. 

A história 
O BEST WESTERN MOTELS (inicialmente batizado assim) foi fundado em 1946 por Merile Key Guertin, um hoteleiro californiano com 23 anos de experiência no segmento. Rapidamente se tornou uma referência informal para outros hotéis. A rede começou como uma ligação informal entre as propriedades, com cada hotel recomendando outros estabelecimentos de acomodações para os viajantes. O “referral system” (sistema de recomendação) consistia de telefonemas de um operador da recepção para outro. Inicialmente o sistema foi compartilhado por 66 proprietários de hotéis do estado da Califórnia. Em 1948 cinco milhões de cópias do Best Western Motel Guide foram publicadas e distribuídas nas grandes empresas petrolíferas e outros estabelecimentos comerciais, para divulgar seus hotéis a potenciais clientes. No ano de 1951, em um editorial publicado na American Motel Magazine, Guertin falou da importância de promover as propriedades para o público viajante em geral. Isso foi considerado uma abordagem muito revolucionária no setor. Em alguns anos muitos outros hoteleiros americanos perceberam a força da associação e ingressaram na rede.


Já em 1962 a BEST WESTERN tinha o único serviço de reservas de hospedagem cobrindo todo território americano. Em 1963 esta associação já era a maior rede de hotéis da indústria, com 699 membros e mais de 35.000 quartos. No ano seguinte, hotéis do Canadá ingressaram no sistema, iniciando o processo de expansão internacional da rede. Em 1966 foi anunciada uma grande expansão dos serviços. As mudanças incluíam: estabelecimento de um novo centro de reservas oferecendo serviço de ligação gratuita (toll-free) para empresários, agentes de viagens e viajantes de férias através de acordo com a American Express; expansão para Europa, Caribe e Pacífico; ampliação dos padrões de associação; abertura de escritórios de vendas em Washington (D.C.), Montreal, Phoenix e Seattle; estabelecimento de ligações com companhias aéreas e representantes de outros membros do setor de transporte; e pesquisas de projeção mais aprofundadas dos mercados de excursões e reuniões de negócios.


Na década de 1970 a BEST WESTERN decidiu acabar com sua imagem de organização de referência, eliminou a palavra “motel” de seu nome em 1974 e começou a competir diretamente com outras redes de hospedagem que ofereciam serviços completos. Também deu o primeiro passo para sua expansão internacional fora da América do Norte. Acordos de filiação foram assinados com 411 propriedades na Austrália e Nova Zelândia em 1975. No ano seguinte a rede ingressou no mercado mexicano e, em 1977, o slogan “A maior rede de alojamento do mundo” (“World’s Largest Lodging Chain”) se tornou parte da identificação corporativa da marca e seu tema comercial. Em 1978 ingressou no mercado inglês e irlandês. No final desta década, a BEST WESTERN estava acomodando 15 milhões de hóspedes e gerando US$ 1 bilhão em venda de hospedagem. No começo da década de 1980, acordos foram assinados trazendo para a rede 19 propriedades na Dinamarca, 120 na França, 19 na Finlândia, 23 na Espanha, 19 na Suécia e 93 na Suíça. Até então, as 903 afiliadas internacionais compreendiam 34% do total de membros da rede. O número de membros chegou a 2.654 hoteleiros em todo o mundo. Somente em 1992 a rede inaugurou seu primeiro hotel na América do Sul, localizado no Brasil. Além disso, foi nesta década que a rede ingressou na região asiática com inauguração de unidades no Japão e Índia. Com a chegada do novo milênio a BEST WESTERN ingressou no emergente mercado chinês (2002).


Pouco depois, em 2006, para comemorar o 60º aniversário da rede foi lançada a 1946 Room Rate Promotion (algo como “Promoção de Tarifa de Quarto de 1946”), onde os hóspedes pagavam uma diária noturna de US$ 5.40, valor aproximado das acomodações quando a rede foi fundada. Mais recentemente a empresa lançou novas bandeiras de hotéis: Vīb®, um conceito de hotel butique urbano focado em estilo, tecnologia e engajamento; Executive Residency by Best Western, hotéis de longa estadia onde os quartos são apartamentos equipados com cozinha e área de trabalho; e BW Premier Collection®, hotéis cuidadosamente selecionados e de alta qualidade em mercados primários globais. Igualmente comprometida com o viajante de negócios e lazer, a rede BEST WESTERN (onde cada hotel é de propriedade e operação independente) tem como missão conduzir a indústria hoteleira a um nível de superior atendimento ao cliente.


A BEST WESTERN foi a primeira rede de hotéis a introduzir um programa corporativo de benefícios ao viajante frequente, o Gold Crown Club Corporate Card. A primeira a criar um programa voltado para a terceira idade, o Best Western Seniority. A primeira a oferecer programas de benefícios a seus hóspedes, desde crianças até idosos. A primeira rede na indústria hoteleira a lançar uma tarifa especial para grupos destinada a grandes agências especializadas em viagens de grupos, denominada tarifa Affinity. A primeira a introduzir um programa voltado para reuniões e eventos. A primeira empresa a utilizar notebooks para inspeções de controle de qualidade, de modo a transmitir com agilidade os resultados das visitas à matriz. Todo esse pioneirismo transformou BEST WESTERN em uma das maiores e mais conceituadas redes de hotéis do mundo.


A linha do tempo 
1972 
As propriedades foram solicitadas a aceitar os seis maiores cartões de crédito. As reservas cobradas eram consideradas “garantidas” e os quartos tinham que ser ocupados por toda a noite. As propriedades tinham o direito de cobrar pelos clientes que não compareciam ao hotel (“no show”). 
1981 
Em agosto, um centro de reservas por satélite foi estabelecido dentro do Centro para Mulheres do Arizona (Arizona Center for Women - ACW), uma instalação de correção de segurança mínima localizado na cidade de Phoenix. Essa iniciativa inovadora, empregando presidiárias como agentes de vendas e reservas, atendeu à necessidade comercial da rede de uma força de trabalho flexível. O programa conquistou diversos prêmios e chamou a atenção do mundo para a marca BEST WESTERN. O centro de reservas por satélite ACW fechou em 1992. 
1988 
Lançamento em setembro do Gold Crown Club International Program (Programa Internacional Gold Crown Club) para hóspedes frequentes. Em um ano, o programa contaria com mais de 200.000 membros e vendas superiores a US$ 40 milhões. Este programa tem atualmente o nome de BEST WESTERN REWARDS
1995 
Disponibilizou seus primeiros catálogos na internet. Informações completas de 150 propriedades afiliadas, incluindo fotografias, ficaram disponíveis instantaneamente através do computador pessoal. Foi uma das primeiras redes de hotel a disponibilizar as reservas online no dia 19 de dezembro deste mesmo ano. 
2002 
Implantação do BestRequests™, um pacote uniforme de amenidades e serviços obrigatório em todos os hotéis da rede no mundo. 
2004 
Inauguração da maior iniciativa do ramo hoteleiro em acesso à internet de alta velocidade (High-Speed Internet Access - HSIA), com a mais rápida implantação. Em apenas oito meses, a empresa instalou internet gratuita de alta velocidade com ou sem fio em parte das áreas públicas, e em pelo menos 15% dos quartos, em todas as suas propriedades localizadas no território americano.


Os principais hotéis 
Os estabelecimentos, de três a cinco estrelas, seguem o mesmo padrão (standard) de atendimento, serviço e conforto, conferidos pela própria BEST WESTERN. Esse padrão, denominado BestRequests™, é obrigatório à todos o hotéis da rede no mundo. No total, são 17 itens checados anualmente, como ligações locais gratuitas (até 30 minutos) e telefone com acesso a ligações interurbanas; tomadas para equipamentos eletrônicos em todos os quartos; ferro e tábua de passar roupa, secador de cabelos, cafeteira/chá em todos os quartos; pelo menos 50% das acomodações destinadas a não-fumantes; itens de toalete disponíveis mediante solicitação (aparelho de barbear, pasta de dente, creme de barbear, kits de costura); água potável em garrafas; fotocopiadoras disponíveis durante o horário comercial; camas king-size em pelo menos 10% dos quartos; relógio em todos os quartos; música ambiente; vidros de xampu em tamanho maior; e pelo menos um canal de TV em inglês em localidades fora dos Estados Unidos.


Existem ainda mais duas denominações de hotéis da rede: 
BEST WESTERN PLUS, hotéis que possuem amenidades superiores aos tradicionais da rede, possuindo serviços extras, além de decoração, arquitetura e acomodações modernas. A avaliação de qualidade para ostentar essa denominação incluiu não somente todas as dependências do hotel, aprovadas por uma equipe de especialistas em design hoteleiro dentro do padrão BW PLUS, como considera também a excelência dos serviços prestados por todo o staff do estabelecimento. Os hotéis oferecem amenidades como academias equipadas, centro de negócios, serviços de lavanderias e quartos com estações de trabalho. Ao todo são mais de 1.000 hotéis ao redor do mundo. BEST 
WESTERN PREMIER, um seleto grupo de hotéis que oferecem um alto grau de qualidade em suas acomodações e serviços. Para fazer parte deste prestigioso nível, os hotéis passam por uma verificação detalhada de qualidade e aparência. Eles devem ter no mínimo mais 27 amenidades ou serviços que o padrão BestRequests™, disponível em todos os hotéis da rede. Os primeiros hotéis a terem o privilégio de carregar a designação Premier foram contemplados em 2003 na Europa e Ásia. Atualmente existem mais de 150 hotéis da rede que carregam essa denominação, de sofisticadas propriedades históricas na Europa, a elegantes e modernos arranha-céus na China.


Os benefícios 
A BEST WESTERN possui programas e benefícios exclusivos, que fazem a diferença e garantem a preferência dos hóspedes por seus hotéis. 
Programa de Fidelidade 
O programa de fidelidade da rede (Best Western Rewards) possui mais de 30 milhões de associados no mundo todo, e parceria com grandes companhias aéreas do mundo, como por exemplo, Southwest Airlines, American Airlines, Lufthansa, Delta Air Lines, Air France e KLM
BestCheque 
É um programa revolucionário no setor de hotelaria. Através dele, a BEST WESTERN garante o pagamento das comissões de agente, consolidando-as mensalmente, o que torna o controle de comissões muito mais fácil e seguro. O programa é um grande sucesso já que garante o pagamento das comissões das reservas feitas através de seus canais eletrônicos, o que é muito importante para atrair negócios provenientes deste segmento. 
Best Western Travel Card 
Cartão de viagem que permite ao hóspede pagar diárias e outras despesas como serviços de quarto em todos os hotéis da rede. O cartão poder ser adquirido em várias moedas e variam de US$ 25 a US$$ 1.000.


O nome 
O nome BEST WESTERN foi escolhido, pois o grupo de motéis associados em 1946 estava localizado a oeste do Rio Mississippi. Em 1964 o grupo de motéis a leste do Rio Mississippi foi incorporado como BEST EASTERN. Dois anos depois, toda a associação, BEST WESTERN e BEST EASTERN, se fundiram sob um único nome: BEST WESTERN. Um conselho administrativo composto de sete pessoas foi eleito pelos associados regionais para oferecer liderança e tomar decisões políticas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A BEST WESTERN começou a utilizar, em 1962, o logotipo da coroa com um laço na extremidade para identificar as propriedades associadas e melhor reconhecimento por parte dos hóspedes. Isto porque, um estudo da identidade da marca recomendava a adoção de um novo logotipo para a BEST WESTERN. O logotipo ficou oficialmente conhecido como Gold Crown (Coroa Dourada). Este logotipo passou por várias remodelações. Em 1993 foi apresentado um logotipo completamente novo. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2016 e a mudança foi radical: novas cores e tipografia de letra e a eliminação da tradicional coroa (que no logotipo anterior já era vermelha).


Com a apresentação da nova identidade visual ocorreu também à adoção de um novo nome: Best Western Hotels & Resorts (antes se chamava Best Western International). O novo logotipo traz o nome do hotel grafado em bold e na cor azul. Com isso, as três principais marcas da empresa também tiveram seus logotipos padronizados com a marca mãe. As abreviaturas das marcas BW têm lugar destacada em cada logotipo.


Os slogans 
Wherever life takes you, Best Western is there. (2015) 
Stay with people who care. (2013) 
The world’s biggest hotel family. (2011) 
The world’s largest hotel chain. (2006) 
Across the street from ordinary. (1997) 
Your best bet is a Best Western. (1994) 
Be our guest. (1989) 
People and places you’ll like worldwide! (1981) 
World’s Largest Lodging Chain. (1977)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1946 
● Fundador: M.K. Guertin 
● Sede mundial: Phoenix, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Best Western International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Terry Bichsel 
● CEO & Presidente: David Kong 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 4.200 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.300 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis de várias categorias 
● Concorrentes diretos: Quality Inn, Holiday Inn, Days Inn, Ramada, Ibis, Howard Johnson e Marriott 
● Slogan: Wherever life takes you, Best Western is there. 

A marca no mundo 
A BEST WESTERN, considerada uma das maiores redes de hotéis do mundo, possuí mais de 4.200 hotéis em 100 países ao redor do planeta, disponibilizando mais de 315.000 quartos. Além de ser líder no mercado norte-americano (onde estão localizados mais das metades dos hotéis), na América Latina possui mais de 150 hotéis, estando presente em praticamente todos os países da região (no Brasil são 16 unidades), com forte presença também na Ásia e Europa. A emblemática marca é anfitriã para aproximadamente 400.000 clientes no mundo inteiro a cada noite. A empresa é proprietária de sete bandeiras (marcas): Best Western, Best Western Plus, Best Western Premier, Executive Residence by Best Western, Vīb®, GLō e BW Premier Collection. 

Você sabia? 
A BEST WESTERN não é proprietária de um único hotel. Apenas empresta seu nome e exige todos os seus padrões de qualidades, excelência em atendimento e amenidades. A rede oferece aos seus membros inúmeros serviços, como por exemplo, um sistema de reservas centralizado sem custo extra para os clientes. 
Aproximadamente 60% das reservas da rede são feitas via internet. 
A marca BEST WESTERN é reconhecida por 91% dos americanos e 65% dos europeus. São viajantes potenciais que associam a marca com hotéis de altos níveis de qualidade e serviços. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/2/2017

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