30.7.06

BOHEMIA


Pense no ano de 1853. Nem luz elétrica havia. Telefone? Só duas décadas depois. Quem apostaria que uma cerveja criada nesse ano pudesse ainda hoje continuar nos copos dos brasileiros? Proeza realizada pela BOHEMIA, considerada a primeira cerveja do Brasil, uma marca de qualidade superior, feita com ingredientes importados e mestre cervejeiro exclusivo que se dedica à alquimia desta fórmula original há mais de 160 anos para transformar matéria-prima em obra-prima. 

A história 
A marca de cerveja BOHEMIA surgiu no mês de fevereiro de 1853, com produção artesanal, na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, pelas mãos do imigrante alemão Henrique Kremer, um conceituado artista que se especializara na cobertura de casas com tábuas e ardósia. Quando foi fundada, a BOHEMIA tinha todas as características das pequenas cervejarias tipicamente alemãs, inclusive em relação à qualidade. Sua produção inicial era de seis mil garrafas por mês. Apesar da produção local, a cervejaria conseguia atender Petrópolis e a cidade do Rio de Janeiro, mesmo enfrentando dificuldades na aquisição da matéria prima e toda a escassez tecnológica para a produção de instrumentos em território brasileiro, além da falta de mão de obra especializada. A distribuição era feita por carros puxados por animais, charretes e até carrinhos de mão, inicialmente, com vendas diretas (da fábrica para os negociantes) e, mais tarde, por meio de pequenos revendedores da cidade de Petrópolis e região. O produto logo ficou famoso na região por seu sabor e alta qualidade, tornando-se uma das cervejas prediletas da corte de Dom Pedro II.


Inicialmente a BOHEMIA tinha características de uma cerveja com estilo alemã: mais escura, amarga e forte. Com o decorrer dos anos, a cerveja se adequou ao gosto do consumidor brasileiro, adquirindo as características de outras marcas existentes: levemente suave e menos amarga, atingindo o padrão tradicional de qualidade dos dias atuais. Com a morte de Henrique, em 1865, seus herdeiros constituíram a empresa Augusto Kremer & Cia., que existiu até que os sócios se separaram, em 1876, ficando à frente da empresa Frederico Guilherme Lindscheid. Foi então que a cervejaria recebeu o nome de Imperial Fábrica de Cerveja Nacional e sua cerveja passou a ser conhecida como “ouro líquido”. Entretanto, informalmente os consumidores chamavam a cerveja de BOHEMIA. A história não registra por que. Seria talvez porque Kremer fosse originário daquela região da Alemanha.


Em 1898, com a morte de Frederico, sua filha, Carolina, então casada com Henrique Kremer, neto do fundador, e o mais novo sócio, Guilherme Bradac, criaram a Companhia Cervejaria Bohemia. Quando a Companhia Antarctica Paulista adquiriu a empresa, em 1961, o fez por intermédio do Diários Associados, representado pelo jornalista Carlos Rizzini, então presidente da BOHEMIA. A aquisição ocorreu para eliminar a concorrência, já que a cervejaria BOHEMIA produzia cerveja e também o guaraná Petrópolis, concorrente do guaraná Antarctica. Naquela época, a produção da cerveja BOHEMIA era de 10 mil dúzias por mês. Nos anos seguintes a produção aumentou e a distribuição foi sensivelmente ampliada. A partir de 1999, a BOHEMIA passou a fazer parte do portfólio da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), resultado da fusão entre as cervejarias Brahma e Antarctica.


A partir de 2002, a marca passou a investir para desenvolver o conceito de harmonização gastronômica da cerveja, difundindo-a em eventos gastronômicos e workshops, além do lançamento de edições limitadas e especiais como a Bohemia Escura, Bohemia Weiss, Bohemia Royal Ale, Bohemia Confraria e mais recentemente a Bohemia Oaken, primeira cerveja do Brasil maturada em barris de carvalho. Em 2008, marca ganhou nova identidade visual no rótulo, além de novos formatos de garrafas que transmitissem toda a tradição e qualidade de seus produtos e de sua rica herança. Além disso, houve mudança também de sua logomarca no rótulo, com suavização das letras, que agora tem serifas menos arredondadas e redução da sombra.


Com a paixão pela cerveja em seu DNA, a marca BOHEMIA vem criando cada vez mais diferenciação. Recentemente, lançou três novos produtos, com apelo mais premium, que combinam estilos consagrados de cerveja com ingredientes brasileiros, como jabuticaba, erva mate e pimenta rosa. Além disso, a BOHEMIA lançou um Food Truck com um cardápio de pratos elaborados a partir de ingredientes da cerveja. E poucos depois, a marca apresentou, em colaboração com a Brewer Chef, uma linha de mostardas “cervejeiras”, feitas com ingredientes naturais da cerveja como malte de cevada e lúpulo. Hoje em dia, reforçando o discurso da qualidade e da tradição, a comunicação da marca se distancia dos concorrentes, apresentando o produto em primeiro plano.


A linha do tempo 
2002 
Lançamento da BOHEMIA ESCURA, cerveja do tipo Schwarzbier, que utiliza maltes raros importados de Munique, responsáveis por proporcionar uma cor única, um sabor com toque especial, muito mais suave, envolvente e uma espuma aveludada, encorpada e cremosa. É uma verdadeira tentação, que chega até o consumidor em uma garrafa exclusiva, com taças especialmente desenhadas para que se possa saborear com muito mais prazer uma das melhores cervejas do mundo.
2003 
Lançamento da BOHEMIA WEISS, cerveja feita com malte de trigo francês e lúpulo e levedura importados da Alemanha. É uma bebida naturalmente turva e refrescante, com toques frutados e de especiarias, desenvolvida especialmente para o paladar do brasileiro. Para produzir a primeira cerveja de trigo brasileira, foram anos de viagem pela Europa em busca das tradições que deram origem às primeiras cervejas de trigo feitas no “Velho Mundo”. 
2005 
Lançamento, em edição limitada, da BOHEMIA ROYAL ALE, uma cerveja com receita inglesa, alta fermentação e alto teor alcoólico (6%), que resulta em um sabor encorpado e cor acobreada. Ela foi inspirada nas cervejas tipo Ale, surgidas na Inglaterra durante o reinado da Rainha Ane (1702-1714), sendo elaborada com maltes especiais e lúpulos europeus. 
Lançamento, como mais uma edição especial, da BOHEMIA CONFRARIA, uma cerveja tipo abadia produzida a partir de uma receita nascida na idade média, criada pelos monges belgas e aperfeiçoada pela BOHEMIA. Conta a história, que no século XI, os monges europeus iniciaram a produção artesanal da cerveja com adição do lúpulo, resultando em um líquido de sabor e aroma diferenciados. Apesar de terem sido os primeiros a fazer registros escritos de suas receitas, o segredo perdurou por gerações. 
2008 
Lançamento, como edição especial e limitada, da BOHEMIA OAKEN, uma cerveja inspirada no processo de produção de bebidas como vinho e uísque. A cerveja é maturada em barris de carvalho, o que lhe permite absorver as características aromáticas e sensoriais. A maturação em contato com a madeira influencia a formação do seu sabor e aroma. 
2010 
Lançamento da cerveja em lata de 310 ml. 
2011 
Lançamento da GRAN BOHEMIA, garrafa de 990 ml da tradicional cerveja. 
2012 
Lançamento da BOHEMIA IMPERIAL, uma cerveja extra pilsen desenvolvida para comemorar a reabertura das portas da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis. Foi inspirada em uma cerveja que era servida exclusivamente em ocasiões nobres na época do Império brasileiro. A cerveja traz uma combinação de três tipos de malte e um lúpulo raro fruto desenvolvido na República Tcheca, que faz com que a bebida tenha um aroma mais marcante, uma cor levemente acobreada e um sabor mais forte do que BOHEMIA original. 
2014 
Lançamento da BOHEMIA RESERVA, uma cerveja do estilo English Barley Wine em edição limitada (apenas 3.978 garrafas da safra de 2012 numeradas e assinadas pelo Mestre da Cervejeira), envelhecida por mais de 12 meses. Com 10% de graduação alcoólica e cor vermelho rubi, a cerveja é elaborada com 5 tipos de maltes de cevada, lúpulos ingleses e americanos e levedura de alta fermentação. Para uma bebida tão especial foi necessário o desenvolvimento de uma embalagem exclusiva e confeccionada artesanalmente: embalada em um papel especial, dentro de uma sofisticada caixa de madeira pirografada. Para garantir a integridade do produto, a tampa era envolta por uma camada de cera que protege o líquido de qualquer interferência externa. 
2015 
Lançamento de três cervejas artesanais: BOHEMIA BELA ROSA, uma witbier com pimenta-rosa; BOHEMIA JABUTIPA, uma IPA lupulada e amarga com jabuticaba; e BOHEMIA CAÁ-YARI, uma Belgian Blonde Ale encorpada, com uma pitada da erva mate. 
Lançamento da BOHEMIA OITO E UM, um cerveja artesanal escura (e leve) com sabor de cacau, hortelã e casca de laranja.


As taças 
As taças e copos da BOHEMIA são produzidos artesanalmente, em vidro soprado um a um, para que o consumidor aprecie de uma forma sem igual os diferentes tipos de cerveja da marca. Por seu caráter artesanal e exclusivo, é comum aparecerem pequenas peculiaridades, como mínimas diferenças de altura, capacidade e imperfeições. Existe uma taça para cada tipo de cerveja, entre as quais: 
TAÇA BOHEMIA PILSEN: possui 17.5 cm de altura, 6 cm de diâmetro e comporta até 350ml de cerveja. 
TAÇA BOHEMIA ESCURA: possui 14.8 cm de altura, 6.6 cm de diâmetro de boca e 7.2 cm de bojo, comporta até 355ml de cerveja. 
COPO BOHEMIA WEISS: possui 24.5 cm de altura, 8 cm de diâmetro e comporta até 650ml de cerveja. 
TAÇA BOHEMIA CONFRARIA: possui 17 cm de altura, 8 cm diâmetro e comporta até 410ml de cerveja. 
TAÇA BOHEMIA ROYAL ALE: possui 13 cm de altura, 9 cm de diâmetro de boca, 10cm de diâmetro de bojo e comporta até 480ml de cerveja.


A histórica cervejaria 
No dia 18 de maio de 2012, a BOHEMIA voltou às suas raízes com a revitalização e inauguração da Cervejaria Bohemia na parte histórica da cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Além da operação fabril, que havia sido interrompida em 1998, a antiga cervejaria resgatou a cultura cervejeira da cidade imperial, além de possibilitar aos moradores de Petrópolis e visitantes de todo país a conhecer a história, ritos e mitos da cerveja no Brasil. A histórica construção de tijolinhos reabria as portas. O prédio se transformou em um moderno, lúdico e imperdível museu temático, onde é possível aprender tudo sobre a cerveja: a origem (quando foi criada pelos sumérios, que creditavam a criação da bebida à deusa Ninkasi, que teria transformado água e cereais em ouro líquido), a história, o processo de elaboração e os vários estilos. Através de recursos audiovisuais modernos (painéis touch-screen, luzes e vídeos em 3D), e muita tecnologia e pesquisa histórica, o visitante se embriaga, sem beber uma gota sequer, deste universo. São 7.000 m² de área de exposição, divididos em 20 ambientes, que inclui o antigo galpão que abriga desde objetos históricos, como os painéis resgatados da fábrica da Brahma, no Sambódromo, até algumas reproduções de documentos e muitas fotos antigas. A Sala do Mestre Cervejeiro preserva mobílias, equipamentos, objetos, garrafas, anotações, textos e fotografias do guardião da alquimia cervejeira da Bohemia.


No final é possível provar um chope fresquinho, recém-produzido e exclusivo do local, terminando o passeio na degustação de uma cerveja, com dicas de serviço e harmonização. A cervejaria ainda conta com um restaurante que combina o charme da Cidade Imperial com amplo cardápio composto por pratos que levam cerveja na receita, além de drinques feitos com a bebida e chopes exclusivos. Além de reunir boa gastronomia e uma experiência cervejeira única, o espaço também é destino para quem gosta de boa música. Com uma programação que passa pelo jazz, blues e chorinho, as atrações se revezam de quinta a sábado. Recentemente, a cervejaria ganhou novidades: a principal é uma cave com 60 barris (abastecidos com a Bohemia Reserva Safra 2015) para envelhecimento das cervejas da marca. Além disso, a antes acanhada loja foi ampliada e abriu espaço para produtos que fazem parte do portfólio da Ambev (rótulos como Wäls, Colorado e Goose Island, além de camisetas, bonés e acessórios da BOHEMIA). A histórica cervejaria de Petrópolis, onde todos os rótulos especiais da BOHEMIA são produzidos, fabrica 200 mil litros por mês, dos quais 50% já são de rótulos especiais. A cervejaria recebe mensalmente mais de 11 mil visitantes. O ingresso custa R$ 28 e R$ 14 (meia-entrada para estudantes e moradores de Petrópolis).


Marketing gourmet 
Em 2004, o circuito paulistano de bares ficou mais saboroso do que nunca. A cerveja BOHEMIA lançou o concurso cultural gastronômico “Boteco Bohemia” que elegeria o melhor da culinária dos botecos da cidade. Participaram do evento, que durou um mês, alguns dos mais tradicionais bares paulistanos e é claro que o bairro da Vila Madalena, reduto boêmio de São Paulo, não poderia ficar de fora dessa. Bar do Biu, Empanadas Bar, Galinheiro Grill, Jacaré Grill, Mercearia São Pedro e Pirajá foram os representantes da região no concurso que contou com 31 botecos concorrentes. Todos os estabelecimentos, que possuíam “alma de boteco”, tiveram um de seus petiscos do cardápio selecionado pelo gourmet Eduardo Maia para participar da eleição. O objetivo era movimentar a criatividade dos botecos, que nesta primeira edição do concurso participaram com pratos já existentes, incluindo Baião de Dois, frango com polenta, empanada e bolinho de abóbora.


Todos eles receberam os votos de quem realmente importava: o consumidor. Os estabelecimentos participantes se reuniram no Moinho Santo Antônio, durante dois dias, para a revelação do petisco vencedor em um mega evento chamado Saideira. Também foram eleitos o melhor atendimento, a forma de servir a cerveja e o local com melhores condições de higiene. Além de poder degustar todos os pratos concorrentes, o público também participou de workshops de degustação de cerveja, oferecido pelo mestre-cervejeiro da BOHEMIA, além de cursos com os chefes de cozinha convidados no Espaço Gourmet. O evento contou ainda com rodas de samba e apresentações de DJs ao longo do dia, além de shows especiais de MPB à noite. O sucesso foi arrebatador e o concurso, que durou anos, se tornou uma poderosa ferramenta de marketing da marca BOHEMIA.


Além do sucesso do Boteco Bohemia, a marca percorreu o país em eventos culturais e gastronômicos como o Festival de Cinema de Brasília, Degusta Rio, Comida di Buteco (Belo Horizonte), Food Truck Weekend e patrocínio de grupos de dança, como o internacional Momix. Mais recentemente, a marca criou o Food Truck da Cervejaria Bohemia, uma cozinha móvel que circula por feirinhas, eventos e encontros cervejeiros oferecendo um cardápio preparado com ingredientes naturais da cerveja, como o malte e o lúpulo utilizado em pães, hambúrgueres (feito com costelinha curtida no lúpulo, salada e queijo do reino em um pão de malte de cevada), empanados, porpetas, sorvetes e cookies.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. O atual logotipo é extremamente detalhado. Segundo a história, a mulher representada no logotipo da marca seria Carolina Kremer, casada com o neto do fundador, que foi de grande importância para o aumento de produção e crescimento da marca.


Os slogans 
Desde 1853, um absurdo de cerveja. (2013) 
A primeira cerveja do Brasil. 
A primeira e melhor cerveja do Brasil. 
Desde 1853. 
Há 150 anos o mesmo prazer. 
O mesmo prazer desde 1853.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1853 
● Fundador: Henrique Kremer 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Ambev S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Anheuser-Busch InBev SA/NV) 
● CEO: Bernardo Pinto Paiva 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: R$ 428 milhões (2015) 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas especiais 
● Ícones: O pioneirismo 
● Slogan: Desde 1853, um absurdo de cerveja. 
● Website: www.bohemia.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca BOHEMIA está avaliada em R$ 428 milhões, ocupando a posição de número 24 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. 

A marca no Brasil 
A cerveja BOHEMIA é líder de mercado no país na categoria Premium, sendo encontrada na maioria dos bares, restaurantes, botecos e supermercados do Brasil. A cerveja é produzida atualmente em seis fábricas da Ambev espalhadas pelo país. 

Você sabia? 
Pesquisas efetuadas no Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional, assim como anotações existentes em bibliografias de reportagens da imprensa da cidade de Petrópolis, desde o ano de 1859 até hoje, apontam a BOHEMIA como a primeira fábrica e consequentemente a primeira marca de cerveja no Brasil, e a única a ser ainda produzida. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/1/2016

14 comentários:

  1. Queria mais informações da bohemia, como o brand evolution ...
    Td q vc tiver é bem-vindo

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  2. Anônimo4:35 PM

    queria saber mais coisas do cerveja, pois tenho um trabalho para fazer, se for possivel mandar para o meu email...
    renatapontesm@bol.com.br
    Obrigado!

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    1. Boa tarde!
      Você tem algum material que fale sobre os 4P's da Bohemia?

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  3. Anônimo10:34 AM

    Olá
    Achei esse blog tentando achar um site de compras de produtos da Bohemia ou algum lugar que eu ache mais especificamente a Taça BOHEMIA PILSEN, preciso repor as de uma amiga e não consigo encontrar.Pode me ajuda? Sabe onde posso encontrar??
    Agradeço muito!!!
    marcellamagalhaespacheco@yahoo.com.br

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  4. Anônimo1:40 PM

    oi meu mome é ingrid sou de Recife Pe. esse site conta muito sobre a história da bohemia e isso me ajudou muito pois estou fazendo um trabalho escolar sobre cervejas brasileiras e com certeza irei tirar uma boa nota! valeu aí...
    obg...
    bjus..

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  5. oi... gostei mto do site.. achei mto interessante a historia... onde posso comprar?? existe um bar especifico no rio?? existe um site especifico para comprar as taças??

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  6. Anônimo7:42 PM

    muito legal este blogger. incrivel!!!!

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  7. a única cerveja do Brasil que não precisa apelar pra comerciais de mulheres peladas pra vender. ótima por excelência.

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  8. Anônimo7:56 PM

    Cara, esse site é genial! Parabéns mesmo pelo esforço ;)

    E esse povo idiota que fica pedindo informação sobre tudo e colocando o e-mail? kkk vamo pesquisar galera, se ele encontrou essas informações vocês também podem! O foda é o cara, 5 anos depois de montar uma página, ter que ficar procurando as fontes pra ajudar vocês em trabalho escolar né?

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    1. Pois é né, muitos idiotas querendo notas boas,mas pesquisar,nada,querem vir aqui e se fartar de informações, aqui é só o básico,querem se aprofundar,estudem mais a matéria chamada história!

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  9. Descobri aqui o significado do HK.
    Obrigado e parabéns pelo trabalho e produtos. Cordialmente, Edison Musa

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  10. Vc tem alguma informação sobre a última mudança na Bohemia? A mudança da receita para puro malte!

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  11. Anônimo9:31 AM

    Alguém sabe o que aconteceu com a bohemia Pilsen eu gostava dela era o mesmo sabor que a puro malte só que mais leve, as vezes da vontade de beber ela. Diferente de Brahma e Skol Pilsen pra mim essas por exemplo não fazem diferença mas estão aí firme e forte kkkk. O ruim que ninguém fala sobre isso

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  12. Anônimo9:33 AM

    bOhemia Pilsen ninguém fala sobre ela o que aconteceu alguém sabe algo não acho nenhuma informação

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