28.7.06

FOX NETWORKS

Sua tela serve de morada para a cômica e sagaz família dos Simpsons, os talentos de American Idol, e várias séries famosas como o explosivo 24 Horas do agente Jack Bauer, o sarcástico House, o enigmático Prison Break e o animado The O.C. O canal FOX se tornou referência de entretenimento e diversão para as famílias americanas, em especial o público jovem.
-
A história
A história para o lançamento da FOX iniciou-se em março de 1985, quando a News Corporation pagou US$ 250 milhões por 50% da TCF Holdings, dona dos estúdios 20th Century Fox. Pouco depois, em maio, a News Corporation concordou em pagar US$ 1.55 bilhões para adquirir estações de televisão independente em seis grandes cidades dos Estados Unidos da empresa Metromedia: WNEW-TV, em Nova Iorque; WTTG, em Washington, DC; KTTV, em Los Angeles; HRIV-TV, em Houston; WFDL-TV, em Chicago; e KRLD-TV, em Dallas. Uma sétima estação, afiliada da ABC, WCVB-TV, em Boston, fazia parte da transacção inicial, porém a sua compra foi negociada separadamente, com a Hearst Corporation. No final deste ano, em outubro, a 20th Century Fox anunciou suas intenções para formar um sistema independente de televisão que iria competir com as três maiores redes de televisão americanas (ABC, CBS, e NBC).
-
-
O plano era juntar os estúdios da FOX com antigas redes da Metromedia, para produzir e distribuir programas. Esses planos foram interrompidos até a Metromedia adquirir soluções regulamentares. Em dezembro de 1985, Rupert Murdoch, proprietário da News Corporation, concordou em pagar US$ 325 milhões para adquirir o resto do estúdio de seu parceiro, Marvin Davis. A compra das estações da Metromedia foi aprovada pela Comissão Federal de Comunicações americana, em março de 1986. Essas primeiras seis estações, que transmitiam para 22% dos lares americanos, tornaram-se conhecidas como Fox Television Stations Group (Grupo de Estações Televisivas Fox). No dia 6 de maio, Murdoch, juntamente com o recém contratado chefe-executivo de operações da FOX e presidente, Barry Diller, e o comediante Joan Rivers, anunciou os planos para a “FBC” Fox Broadcasting Company), que seria lançada com um talk-show late-night diário, chamado The Late Show Starring Joan Rivers.
-
-
Quando finalmente a FOX foi lançada, em 9 de outubro, era retransmitida por 96 filiadas, atingindo mais de 80% dos lares americanos. A FOX já tinha juntando 90 estações indpendentes como afiliadas. Por outro lado, a ABC, a CBS e a NBC tinham entre 210 e 215 afiliadas cada, atingindo mais de 97% dos lares americanos. Apesar de transmititr apenas um programa, a emissora estava ocupada produzindo novos programas, com planos de aumentar a sua grade noturna. Desde o início, a FOX se apresentou como uma emissora diferente, irreverente e jovem, se comparada com suas rivais. Seus primeiros programas em horário-nobre, que estrearam nas noites de domingo a partir de 5 de abril de 1987, eram uma comédia sobre uma família disfuncional (Married... with Children) e uma série de variedades (The Tracey Ullman Show). O primeiro iria se tornar uma enorme êxito para a emissora, totalizando 11 temporadas. Já o segundo daria origem à sitcom e desenho animado de maior duração da história dos Estados Unidos: The Simpsons, que estreou na emissora em 1989.
-
-
Outro sucesso imediato foi 21 Jump Street, um drama policial de uma hora de duração. A programação original de domingo da FOX também incluía as sitcoms Duet e Mr. President. A programação noturna de sábado foi lançada durante 4 semanas, começando no dia 11 de julho, com vários programas como: Werewolf, Women in Prison, The New Adventures of Beans Baxter e Second Chance. Durante os próximos dois anos foram introduzidos os programas America's Most Wanted, que simulava crimes verídicos com o objetivo de conseguir capturar os criminosos, e COPS, um reality-show que documentava as atividades diárias dos agentes policiais. Ambos os programas estão entre os de maior duração da FOX, e são conhecidos por popularizarem a chamada “reality television”. Em agosto de 1988, America's Most Wanted foi o primeiro programa da FOX a figurar entre os 50 mais vistos da semana, de acordo com a Nielsen Ratings.
-
-
Apesar de já ter alguns programas de sucesso, a FOX ainda não tinha uma participação significante no bolo publicitário até meados dos anos 90, quando a News Corp. comprou mais grupos de redes de televisão. Embora a FOX estivesse crescendo e se estabelecendo rapidamente como canal, ainda não era considerada um adversário às três grandes emissoras (ABC, CBS, e NBC). Porém, tudo mudou quando a FOX transmitiu a temporada da National Football League (Liga de Futenol Americano Porfissional), “roubando” a transmissão da CBS, em 1993. Foi assinado um contrato para que a FOX pudesse transmitir a NFC, que incluiu a presença de Pat Summerall, John Madden, Dick Stockton, Matt Millen, James Brown, e Terry Bradshaw, todos comentaristas da CBS. A princípio, muitos foram cépticos em relação a este acordo, porém o primeiro ano foi um grande sucesso, e a FOX estava definitivamente no caminho certo. Também em 1993, o canal FOX foi lançado na América Latina e está atualmente posicionado como o canal pan-regional número um em entretenimento geral na região. O serviço de 24 horas é transmitido em português, espanhol e inglês, atingindo mais de 20 milhões de lares em 19 países da América Latina via cabo e distribuição por satélite. Foi a partir deste ano que a FOX adotou 16 horas de programação em sua grade, que passariam a 20 horas em 1996.
-
-
Até meados desta década, foram lançadas várias séries dramáticas direcionadas ao público jovem que se tornaram êxitos instantâneos: Beverly Hills, 90210, Melrose Place, New York Undercover e Party of Five. Depois do fracasso da série western com elementos de ficção-científica, chamada The Adventures of Brisco County, Jr., a série The X-Files, que estrou logo após, seria um dos maiores sucessos da emissora, sendo o primeiro programa da FOX a entrar na lista de fim-de-ano dos 25 programas mais vistos. Na segunda metade desta décad a emissora inseriu em sua grade de programação programas memoráveis como a comédia dramática Ally McBeal e a sitcom That '70s Show. Devido à popularidade de The Simpsons, a FOX apostou e foi relativamente bem-sucedida com séries de animação, entre elas King of the Hill (1997) e Family Guy (1999).
-
-
Em 2001 a FOX comprou várias emissoras detidas pela Chris-Craft Industries e suas subsidiárias, o que fez dela uma das maiores proprietárias de redes de televisão dos Estados Unidos. Foi também no início deste novo milênio que a FOX começou a ter problemas: vários programas da década anterior haviam acabado ou estavam em declínio. Durante esse período, a emissora decidiu apostar em reality shows focados em assuntos vistos muitas vezes como extravagantes, chocantes ou de mau gosto, que incluiam programas como Who Wants to Marry a Multi-Millionaire?, Temptation Island, e Married by America. De todos, o de maior sucesso foi Joe Millionaire, cujo final da primeira temporada foi assistido por mais de 40 milhões de pessoas. Nesta época, a FOX também estreou programas semanais como World's Wildest Police Videos e When Animals Attack!.
-
-
Após o fracasso de muitos destes programas, a emissora voltou a obter audiências consideráveis com aclamadas séries dramáticas, tais como 24, The O.C., House e Bones, e séries cômicas como The Bernie Mac Show e Malcolm in the Middle. A Fox começou a transmitir em alta-definição em 12 de setembro de 2004, com uma série de jogos da NFL. Em 2005, o programa de maior sucesso da FOX foi disparado o caça-talentos American Idol, que chegou a ser assistido por 37 milhões de pessoas em certos episódios e terminou as duas primeiras temporadas como o programa mais assistido dos Estados Unidos. A emissora alcançou um marco histórico no mês de fevereiro sendo conseguindo se posicionar em 1º lugar em audiência. Isto aconteceu devido à transmissão do Super Bowl XXXIX, e devido à popularidade de American Idol, 24 Hours, House, e The O.C. Poucos anos depois, em 21 de maio de 2008, a emissora ficou em 1º lugar também em termos gerais de audiência pela primeira vez, destronando a CBS, devido ao sucesso dos programas Super Bowl XLII e American Idol.
-
-
Os canais
A partir da década de 90 a FOX deu início ao lançamento de inúmeros canais voltados para assuntos e públicos específicos como:
FOX MOVIE CHANNEL: Lançado em 31 de outubro de 1994, ficou extremamente conhecido por seus filmes, retirados do vasto acervo da 20th Century Fox, sem cortes e intervalos.
-
-
FOX SPORTS: Lançado em 1996 com objetivo de entreter o público americano aficionado por esportes. A versão do canal em espanhol foi lançada no mesmo ano.
FOX NEWS: Lançado no dia 7 de outubro de 1996 na cidade de Nova York para 17 milhões de assinantes como um canal de notícias transmitido 24 horas em inglês, que tinha como foco a transmissão de fatos atuais dos Estados Unidos e do mundo. O canal fez tanto sucesso ao longo dos anos que, em 2003, ganhou uma versão em rádio chamada FOX NEWS RADIO.
-
-
● FOX LIFE: Lançado em 13 de maio de 2004 na Itália, o canal é voltado mais para o público feminino com séries, biografias, documentários e filmes. Atualmente está disponível na América Latina, Europa e Japão.
-
-
FOX CRIME: Lançado em 31 de outubro de 2005 na Itália, sua grade é composta por filmes, seriados e programas com temas de investigação, policial e crime. Atualmente o canal está disponível em vários países da Ásia e da Europa.
FOX REALITY: Lançado no dia 24 de maio de 2005 nos Estados Unidos têm em sua programação muitas séries antes exibidas no canal FOX.
FOX BUSINESS NETWORK: Lançado no dia 15 de outubro de 2007 como um canal a cabo especializado em informação financeira. Atualmente o canal está disponível para mais de 30 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos.
-
* A emissora também já foi proprietária do FOX KIDS, um canal infantil com programação 24 horas lançado em 1990, que chegou a ser transmitido em espanhol e português para mais de 13.4 milhões de residências em 19 países da região. O canal, originado a partir de um bloco infantil na programação da FOX, era fruto de uma sociedade com a Saban Entertainment (produtora do seriado “Power Rangers”). O canal foi vendido em 2002 para a Walt Disney Company, e a partir de 2004 foi renomeado para JETIX.
-
-
A origem do nome
O canal foi nomeado FOX, pois, na época de seu lançamento, era uma iniciativa da News Corporation, também proprietária dos estúdios 20th Century Fox.
-
A evolução visual
Ao longo dos anos a FOX utilizou inúmeros logotipos. O primeiro, utilizado apenas durante dois anos, foi baseado no logotipo da 20th Century Fox. Em 1987 o logotipo adotou as cores azul e amarelo. De 1988 a 1994 o logotipo se tornou ainda mais parecido com o da 20th Century Fox. Somente em 1995 o logotipo adotou a cor azul e uma tipografia de letra muito semelhante com o atual. O mais recente logotipo da FOX foi introduzido em 1999, e atualmente pode ser visto utilizando a cor azul ou a laranja, dependendo do país.
-
-
Os slogans
SO FOX. (2008)
Fox On. (2007)
FOX NOW. (2002)
Just One Fox. (1997)
Non-Stop Fox. (1996)
Cool Like Us. (1995)
The Spirit of Fox/We're Gonna Keep it on Fox. (1994)
It Could Only Happen on Fox. (1994)
Fox: You're Watching It. (1993)
You're Watching Fox. (1992)
It's on Fox. (1990)
Don't Let Fox Weekend Pass You By. (1987)
Os Simpsons, 24 Horas, Prison Break, Nip/Tuck, Dexter, etc...Esse é o nosso mundo. E o seu? (Brasil)
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
9 de outubro de 1986
● Criador: Rupert Murdoch e Barry Diller
● Sede mundial:
Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca:
News Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Peter Liguori
● Presidente: Kevin Reilly
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Afiliadas: + 180 (Estados Unidos)
● Assinantes: + 120 milhões
● Presença global:
+ 30 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
6.000
● Segmento:
Comunicação
● Principais produtos: Canais de televisão
● Ícones:
O desenho Simpsons
● Slogan: SO FOX.
● Website:
www.fox.com
-
A marca no mundo
Os canais FOX estão disponível em cerca de 97% dos lares americanos, tendo uma audiência de mais de 100 milhões de casas. No mundo, a FOX está presente em mais de 30 países como Brasil (FOX, FOX Life, FOX News, FX), Austrália (FOX8), Bulgária, Alemanha, Japão, Itália, Sérvia, Coréia do Sul, Espanha, Portugal (FOX, FOX Crime, FOX Life, FOX Next), Turquia, India (FOX History & Entertainment) e Canadá, além de forte presença na América do Sul, especialmente no México.
-
Você sabia?
O canal FOX foi responsável pelo aparecimento de grandes estrelas de Hollywood como Jim Carrey em 1990 na série Living Color, além de Jamie Foxx, Damon Wayans, Bem Stiller, Johnny Deep, entre outros.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 9/1/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário