27.7.06

KALUNGA


Atire o primeiro pedaço de papel ou caneta quem nunca entrou em uma das lojas da KALUNGA, que surgiu com a missão de acompanhar a evolução da educação e dos escritórios do país, vendendo desde cadernos e lápis até os mais modernos softwares e hardwares para equipar ambientes de trabalho, desde grandes corporações ou até salas de aula. E tudo com eficiência e boa prestação de serviços. 

A história 
Tudo começou no dia 16 de maio de 1972 quando o ex-caixeiro viajante e empresário do ramo gráfico Damião Garcia, proveniente da cidade Bauru, inaugurou uma acanhada papelaria na Rua Vergueiro, no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Ele tomou a iniciativa de abrir a papelaria porque, como proprietário de uma pequena gráfica no bairro do Brás, buscava uma alternativa para seus negócios, ao mesmo tempo em que procurava uma futura ocupação para seus cinco filhos ainda pequenos (que mais tarde se tornaram sócios no negócio). O nome KALUNGA (que significa “tudo de bom” em dialeto banto africano), e foi inspirado no cachorro de um amigo, podia ser lido na fachada do novo estabelecimento. A papelaria comercializava além de material escolar e para escritórios (entre eles papel toalha, copo descartável e sacos de lixo), uma pequena gama de produtos de limpeza.
   

Os primeiros créditos o empresário conseguiu com amigos que conhecera no tempo em que negociava pelo interior paulista. Juarez Daque, então colaborador da Bic (conheça a história deste ícone francês), vendeu-lhe um lote de 24 mil canetas, por telefone; enquanto Werner H. Gotz, na época presidente da Carbex, decidiu apostar naquele “homem ousado e obstinado”. A empresa logo se tornou um forte atacadista no segmento, atendendo pequenas papelarias e fornecendo suprimentos de escritório para empresas de pequeno a grande porte. Até 1983, a empresa era voltada exclusivamente ao mercado atacadista. Mas, percebendo o interesse do consumidor final em adquirir seus produtos, muitas mães costumavam comprar o material escolar dos filhos em sociedade, viu-se obrigado a mudar seu perfil. E para isso, Damião utilizou sua grande paixão: o Corinthians. Foi então que a KALUNGA passou a estampar sua marca no uniforme da equipe paulista, do qual foi patrocinadora até 1994, o que lhe garantiu uma visibilidade de amplitude nacional (afinal ultrapassou as divisas de São Paulo e começou a ser conhecida em todo o Brasil), além é claro de abrir suas portas para o consumidor final.
   

Ao mesmo tempo em que incrementava sua linha de materiais escolares e produtos para escritório, a empresa desenvolveu, a partir de 1988, sua própria linha de produção batizada de Spiral. Atualmente, a marca própria responde pela fabricação de cadernos, fichários, agendas, papéis de fax e outros produtos escolares e de escritório. A marca está presente também nos lápis preto, lápis de cores, clipes e cola em bastão. No final desta década, sua pequena rede de lojas era reconhecida a distância pelos milhares de pais que faziam filas enormes para comprar cadernos, lápis, borracha e outros materiais escolares, a preços e condições de pagamento nunca vistos no mercado.
  

A KALUNGA iniciou nesta época um processo de expansão, acompanhando a evolução que acontecia nos escritórios espalhados pelo país, incluindo o advento da informática, que contribuiu para a diversificação de suas linhas de produtos. Aos poucos, as máquinas e fitas de escrever, foram sendo substituídas por softwares, cartuchos de tintas e mídias para suprir computadores e impressoras dos principais fabricantes nacionais e internacionais. A exigência de serviços mais diretos e ágeis ao consumidor fez com que a KALUNGA também evoluísse no atendimento ao cliente. Primeiro, criou o serviço de televendas; depois, o de vendas ao corporativo; licitações, e, por último, em 2001, a loja virtual (onde oferece acesso a mais de 11 mil itens, em diversas categorias de produtos, de mais de 200 fornecedores diferente), que se tornou referência no segmento.
   

Além disso, ampliou sua rede de lojas, investiu no treinamento e na sua estrutura administrativa e montou um moderno Centro de Distribuição instalado em área de mais de 30.000 m² para atender com mais eficiência e agilidade. Também buscou ferramentas de comunicação para falar com seu público-alvo, como a Revista Kalunga (publicação mensal com tiragem de 250 mil exemplares, que traz a lista dos itens comercializados pela empresa, além de matérias sobre o mercado em que atua, fornecedores, serviços, educação, cultura, comportamento e variedades em geral) e os suplementos de jornais, e apostou no patrocínio esportivo. Em 2004 a rede já contava com 27 lojas (25 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro). Foi a partir deste momento que a KALUNGA começou a inaugurar grandes unidades dentro de shopping centers.
   

Nos anos seguintes, a KALUNGA inaugurou novas lojas na capital fluminense e em cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Bauru e Londrina, além de novos pontos na capital paulista e no interior do estado. A KALUNGA iniciou o segundo semestre de 2008 com uma nova loja em praça inédita, iniciando seu projeto de expansão na região centro-oeste com a abertura de uma unidade em Brasília. No ano de 2010, em busca de modernidade, a KALUNGA apresentou mudança na comunicação, reposicionamento da marca e toda a identidade visual das lojas, com renovação total das fachadas, layout interno, mobiliário, merchandising e outras inovações. E 2012 foi um ano emblemático para a KALUNGA: a rede completou seu 40º aniversário e comemorou a abertura da centésima loja.
  

A partir de 2014 a KALUNGA passou a mirar o nordeste e o sul do país para driblar a saturação no eixo Rio-São Paulo, inaugurando lojas em grades cidades dessas regiões. Em 2015 a empresa lançou um novo serviço no mercado: Kalunga Copy & Print, gráfica rápida que oferece os mais diversos serviços proporcionando inovadora experiência. Hoje em dia, com 6 unidades em funcionamento, alinhando parques gráficos de alta tecnologia com equipes de profissionais especializados, oferece inúmeras possibilidades na produção de materiais de forma profissional, como cartões de visitas, fotos, adesivos, revistas, convites, banners, panfletos, imãs de geladeira, crachás, encadernação, digitalização e plastificação. Há também a opção que os clientes enviem seus projetos pela internet e possam recebê-los em casa ou retirá-los nas lojas.
  

Os slogans 
Tudo o que você precisa em um só lugar. 
Tudo de bom para você!
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 16 de maio de 1972 
● Fundador: Damião Garcia 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Kalunga S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Paulo Garcia/Roberto Garcia 
● Faturamento: R$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 228 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Varejo (papelaria) 
● Principais produtos: Produtos escolares, papelaria e informática 
● Concorrentes diretos: Oceano B2B, Gimba, Datasupri e papelarias de pequeno porte  
● Slogan: Tudo o que você precisa em um só lugar. 
● Website: www.kalunga.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a KALUNGA, maior empresa brasileira na distribuição de suprimentos para escritório, informática e material escolar, possui mais de 225 lojas espalhadas por 21 estados brasileiros, sendo mais da metade no estado de São Paulo. Com mais de 60% de suas lojas localizadas dentro de shopping centers, a empresa fatura estimados R$ 2 bilhões por ano e é líder com 13.1% de participação do mercado nacional no segmento de suprimentos para escritório e material escolar. Aproximadamente 65% do faturamento da rede vêm de clientes corporativos, que muitas vezes têm contratos de longo prazo com a empresa. A rede é o terceiro maior distribuidor de cartuchos HP do Brasil, vende 2 milhões de canetas BIC e 1.800 toneladas de papel por mês. 

Você sabia? 
A KALUNGA é a única empresa desse segmento a dispor de todos os canais de venda: lojas físicas, loja virtual, televendas, uma divisão voltada ao mercado corporativo e outra às licitações de contas do governo e autarquias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/4/2021

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