Quer seja com o fermento em pó - o melhor companheiro para fazer deliciosos bolos, tortas, pães e biscoitos - ou com as gelatinas - que colorem e tornam divertida qualquer refeição - a marca Royal se transformou em um ícone da culinária brasileira e mundial, com presença garantida em milhões de cozinhas pelo mundo afora. Afinal, há mais de um século, a marca estabeleceu uma relação de confiança e carinho com milhões de famílias brasileiras, participando dos momentos e memórias afetivas entre pais e filhos. E durante várias gerações a Royal tem transmitido tradição, qualidade e confiança de produtos consagrados no paladar de milhões de famílias brasileiras.
A história
A história da tradicional marca começou em 1866 quando os irmãos e químicos Cornelius e Joseph Christoffel Hoagland, descendentes de holandeses, com a ajuda de Thomas Biddle, resolveram formar uma sociedade para fabricar fermento em pó, com ingredientes importados da Europa, inicialmente comercializado na pequena mercearia da família na cidade de Fort Wayne, estado americano de Indiana. O nome do novo produto era pomposo, como muitos outros da época: ROYAL BAKING POWDER. Afinal, o termo Royal - que significa Real - foi adotado para ressaltar a qualidade do produto, já que remetia a nobreza e superioridade. O fermento em pó era divulgado com o slogan “Absolutely Pure”. Em 1873, com a entrada de novos investidores, William Ziegler e John H. Seal, o negócio pode ser expandido, resultando na fundação da Royal Baking Powder Company. Rapidamente eles investiram na maciça divulgação do produto e da marca Royal, através do patrocínio de livros de receitas. O resultado deste investimento: o fermento em pó Royal começou a ser um grande companheiro das donas de casa americanas na hora de cozinhar, revolucionando a culinária do país.
Em 1899 a empresa se mudou para a cidade de Nova York e se tornou a maior produtora de fermento em pó do mundo, exportando seu produto para vários outros países nos anos seguintes. Na década de 1920, quando o produto já estava presente em 32 países ao redor do mundo, em sua grande maioria com enorme participação de mercado, somente a marca Royal estava avaliada em US$ 40 milhões, mostrando, já naquela época, toda sua força e tradição. O produto foi lançado oficialmente no Brasil em 1923, quando ainda era importado dos Estados Unidos. O rótulo da latinha cilíndrica era praticamente igual ao do final do século: vermelho e azul, igual a embalagem original americana, a não ser pelo fato de que o produto então se chamava Real Fermento Inglez. Mas no decorrer dos anos, os brasileiros se referiam ao produto apenas como “Pó Royal”, termo que se tornaria sinônimo de fermento em pó no país e causaria uma revolução na culinária brasileira.
Em 1925 a Royal resolveu apostar em novos produtos com o lançamento das gelatinas em pó e, novamente em 1930, com os práticos pudins em pó. Estas sobremesas rápidas, convenientes e fáceis de fazer rapidamente tornaram-se muito populares entre as famílias americanas. Somente no ano de 1934 a Royal passou a produzir seu fermento em pó no Brasil, em uma fábrica localizada em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. A tradicional linha de sobremesas da marca Royal, imortalizada nas cabeças e bocas de todos os brasileiros, foi introduzida no país em 1946 com o lançamento da gelatina em pó sabor morango. Com o enorme sucesso do produto, nos anos seguintes a gelatina ganharia outros sabores como framboesa, cereja, limão, abacaxi e laranja.
A marca Royal apresentou aos brasileiros sua linha de pudins no ano de 1957, promovendo uma alimentação saudável para os pequenos. Com argumento de complementação de vitaminas, a campanha da Royal trouxe um mundo lúdico de uma criança que sonhava em ser maquinista de trem. Junto com a campanha eram apresentados programas de TV e rádio patrocinados pela marca. Nos anos seguintes as gelatinas Royal marcaram a infância da garotada, ao lado dos doces caseiros, sendo presença constante nos lanches e sobremesas. Em 1954 a empresa inaugurou uma nova fábrica para produzir o fermento em pó Royal, localizada na cidade de Jundiaí, interior do estado de São Paulo.
Apostando em novas sobremesas de fácil preparo, em 1965 a Royal promoveria no Brasil o lançamento do Manjar em pó, facilitando assim o preparo desta iguaria, que antes consumia muito tempo. Nas décadas seguintes o fermento Royal se tornou companhia de milhões de donas de casa brasileiras e se tornou um ingrediente indispensável em qualquer boa receita, especialmente de bolos, tortas e pães. Em 1981, depois de uma fusão, a marca passou a fazer parte do portfólio de produtos da tradicional Nabisco (conheça essa outra história aqui), mais conhecida pelos seus deliciosos biscoitos.
Nos anos seguintes, a linha de produtos com a marca Royal também foi ampliada com o lançamento de flans e maria-mole em pó. No final desta década foi lançada a gelatina Diet, enriquecida com vitaminas A, C e E. Já a gelatina ROYAL LIGHT (livre de açúcar) foi lançada em 1999 e tinha como principal objetivo atender mulheres preocupadas com a jovialidade e beleza, mantendo uma alimentação saudável e boa forma física. Era a única gelatina light com sabores diferenciados e aroma natural, garantindo o verdadeiro sabor da fruta, sem adição de açúcar e com 85% de redução calórica. No ano de 2000 a empresa Kraft Foods (conheça essa história aqui), então uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, comprou a Nabisco e, com ela, a marca Royal, que se tornou referência no segmento de sobremesas em pó e também fermento. Com isso, a Royal ganhou uma melhor distribuição nos mercados onde vendia seus produtos.
Além disso, novos produtos foram incorporados a sua linha. Como por exemplo, em 2004, quando ocorreu o lançamento do pudim instantâneo, que ficava pronto em apenas 5 minutos. Pouco depois, em 2006, outra novidade foi introduzida pela marca: ROYALZINHO, primeira sobremesa em pó que, acrescida de leite, se assemelhava aos refrigerados prontos para o consumo voltado ao público infantil, que ganharam a preferência da garotada no tradicional sabor morango. Em 2008, identificando que o consumidor cada vez mais procurava produtos com zero teores de açúcares e baixa quantidade de gorduras, a marca lançou no mercado a gelatina ROYAL ZERO nos sabores uva, maracujá, morango, amora e tangerina.
Outra novidade foi o relançamento de toda a linha regular de gelatinas Royal, com nova formulação e dicas de receitas no verso das embalagens. O novo layout trazia também mais destaque para o Bocão, personagem símbolo da marca. Em 2011 a marca inovou mais uma vez ao lançar a primeira gelatina com dois sabores que não se misturam (ROYAL DUO MAGIC). Preparados simultaneamente, quando colocados juntos, os sabores se separam no mesmo pote, criando uma gelatina com duas cores. Em 2012, a Royal foi incorporada ao portfólio de produtos da Mondelēz International.
Em 2016, adotando a estratégia de licenciamento, que já havia utilizado o personagem Bob Esponja nas embalagens das gelatinas, a Royal passou estampar nas embalagens o carismático Snoopy e sua turma. Em 2018 a Royal investiu em projetos de harmonização e aprimoramento de sabores, que resultaram em uma fórmula com mais sabor, na versão gelatina regular fonte de vitamina C e baixo em calorias, além da linha Zero Açúcar com baixo teor de sódio. A reformulação do portfólio de sobremesas foi acompanhada pelo lançamento de novas embalagens e displays nas gôndolas de varejistas. Em 2023 a Royal comemorou 100 anos no Brasil e está presente no dia a dia de milhões de consumidores e em suas doces lembranças, inspirando-os em seus momentos em família.
Além de sua alta qualidade, o fermento em pó Royal ao longo de anos sempre foi reconhecido pelas consumidoras por sua tradicional embalagem: uma lata pequena e cilíndrica.
Esse ícone da marca passou, nos últimos anos, por algumas remodelações. Em 2003, ao completar 80 anos, a embalagem passou por uma sensível modificação: sua lata teve a altura reduzida e a largura aumentada (atendendo justamente a maior solicitação das consumidoras, que há algum tempo queriam “enfiar” a colher de sopa dentro da latinha). Já em 2008 a embalagem de metal do fermento em pó deu lugar ao plástico, que ganhou formas anatômicas, além de maior facilidade para ser aberta ou fechada. Auxiliando as leais consumidoras, a nova tampa também servia como medidor, equivalendo a uma colher de sopa. A campanha de comunicação das novas embalagens trazia o slogan “Você mudou, nós também”, que ressaltava os atributos modernos do produto sem, no entanto, esquecer de suas características já tradicionais, como as receitas no verso do rótulo do fermento e a cor vermelha. Em 2013 ocorreu uma pequena modernização na lata, cujo rótulo ganhou um novo layout. Em 2018 passou por mais uma remodelação para apresentar o novo logotipo da marca e, em 2023, quando a Royal comemorou 100 anos de Brasil, a lata ganhou um rótulo comemorativo.
Durante anos no Brasil a Royal permaneceu como mais uma entre as tantas marcas expostas nas gôndolas dos supermercados. No entanto, a história começou a mudar quando a comunicação da marca Royal ficou sob a responsabilidade da agência de publicidade J. Walter Thompson. Tendo como principal objetivo aproximar o produto (neste caso a gelatina) da rotina das crianças e comunicar formas divertidas de como consumir esta iguaria, foi então criado o jingle “Abra a boca, é Royal”, veiculado pela primeira vez em 1987, em um comercial que ainda não contava com a participação do tradicional personagem BOCÃO, que passou a figurar na comunicação do produto somente no ano seguinte, em continuação desta campanha. O jingle brincava justamente com expressões como “nham, nham, nham” e “faça uma boquinha com a gelatina do Bocão”, deixando ainda mais divertido o comercial. Assista ao Bocão em ação aqui.
Bocão era um carismático personagem em animação que parecia feito de gelatina e que deu mais força à iniciativa da marca, que pretendia mostrar para as crianças como era divertido comer gelatina. Feito com recursos de animação gráfica, o personagem procurava encontrar maneiras divertidas de levar as crianças a uma viagem ao mundo fantasioso das gelatinas. Com base nesse pressuposto, as propagandas de Royal passaram a ser desenvolvidas mostrando a vida de Bocão e seus amigos (geralmente crianças) em seu mundo.
Durante anos Bocão assumiu o papel de porta-voz das gelatinas Royal junto à garotada, participando de ações de merchandising nos programas de televisão, aparecendo nas campanhas publicitárias e também nas embalagens dos produtos. Em 2011, após dois anos de ausência, a Royal trouxe de volta Bocão - uma das mascotes clássicas da publicidade brasileira - nas embalagens dos oito sabores da linha de gelatinas.
E foi em 2011 que o personagem gelatinoso foi remodelado, ganhando uma imagem e um visual mais moderno e atraente, com direito a boné e tênis mais deslocados, além de novas expressões faciais e corporais. Com isso, Bocão ficou mais simpático e contemporâneo do que nunca.
No mercado brasileiro, de 1946 a 1999, o logotipo da Royal (para a linha de gelatinas e sobremesas) passou por algumas remodelações, mas sempre manteve a característica cor vermelha.
Durante quase sete décadas, a marca utilizou identidades visuais diferentes para sua linha de fermento em pó e gelatinas no mercado brasileiro. Mas em 2013, para comemorar seus 90 anos no Brasil, as marcas foram unificadas, dando origem à Família Royal, que apresentou um logotipo moderno e mais impactante visualmente.
Em 2018 a Royal remodelou mais uma vez sua identidade visual, que se tornou mais moderna e limpa, mas manteve suas tradicionais cores vermelha e branca.
Em 2018 a marca também apresentou suas novas embalagens completamente remodeladas, como mostra a imagem abaixo.
Já em outros países, a marca utiliza identidades visuais diferentes da brasileira, como mostra a imagem abaixo.
Em cada sobremesa, uma doce mensagem. (2015)
Simplesmente do seu jeito. (2013)
O simples é mais gostoso. (2011)
Carinho em cada colher. (2003, fermento)
Como é gostoso dizer sim. (2002, gelatina)
O segredo do melhor bolo. (1998, fermento)
Gelatina é Royal. (1992)
Royal Diet. O encontro da elegância com o bom gosto. (1991, gelatina)
A alegria da mesa. (1989, gelatina)
Abra a boca, é Royal. (1987, gelatina)
O segredinho do receitão. (1985, fermento)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1866
● Fundador: Cornelius e Joseph Hoagland
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Dirk Van De Put
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Fermento em pó, gelatinas e pudins
● Concorrentes diretos: Dr. Oetker, Fleischmann, Clabber Girl, Rumford, Calumet, Jell-O, Betty Crocker, Dona Benta, Sol, Apti e Linea
● Ícones: O personagem Bocão
● Slogan: Em cada sobremesa, uma doce mensagem.
A marca no mundo
Atualmente a marca Royal comercializa seus produtos, entre os quais fermentos em pó, gelatinas/pudins em pó, misturas para bolo e até coberturas (estes dois especialmente na Europa), em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença e popularidade no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Inglaterra. No Brasil a marca é líder no segmento de fermento em pó há mais de 70 anos, com 70% de participação. Já no segmento de gelatinas (no qual a Royal oferece diversos sabores), a marca é líder no mercado brasileiro com 30%.
Você sabia?
● O fermento em pó Royal é sinônimo da categoria no Brasil, sendo conhecido pela grande maioria dos consumidores e presente em mais de 60% dos lares brasileiros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Embalagem Marca e Isto é dinheiro), jornais (Meio Mensagem, O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 29/8/2024
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Olá pessoal!!! Alguém se recorda da gelatina instantânea royal que ficava pronta em 5 minutos após colocada na geladeira?
ResponderExcluirBrigadu!!!
Walter
Que delicia mas queria que voceis criacem uma gelatina de chocolate
ResponderExcluirMeu nome é Jane Lancieri Juneck,tenho 56anos e conheço a Royal q me lembre,desde a infância.
ResponderExcluirMas,hoje em dia encontro dificuldade em executar seus produtos em geral.Por exemplo a gelatina mesmo diminuindo a quantidade de água não fica como antigamente.
Desejo que esta minha crítica só venha a somar para que melhorem,revendo o necessário.
Obrigada pela atenção.
bom,pessoal nao consigo encontrar em supermarcado nenhum a gelatina com sabor de royalzinho(danoninho) ja estou ficando loca para experimemtar e nao consigo achar por favor me ajude pois se nao eu vou morrer de vontade pois amo produtos da royal prinsipalmente as novidades.
ResponderExcluirEssa gelatina é a maior merda, é muito ruim mesmo. É uma porcaria, propaganda enganosa
ResponderExcluirAbri tres pacotes de gelatina sabor morango e nenhumas dela endureceu,para minha surpresa
ResponderExcluirno saquinho nao tem o S A C.
Como poderei reclamar!
Alguem sabe o e-mail da royal,gostaria de saber.
.Assim com fizeram gelatina diete, light, acho falta de gelatina sem corante para os alérgicos. Conheço várias pessoas que tem alergia à corante e não pode saborear gelatina pelo excesso de corante que tem nela. Socorro! Inventem isto o mais breve possível?!
ResponderExcluirToda vez que leio os ingredientes da gelatina vejo a gelatina como ingrediente, mas não diz do que ela é feita.É verdade que é feita de ossos de animais e peles fervidas?
ResponderExcluirE por que não consta na embalagem esses ingredientes? O consumidor tem o direito de saber!
eu adoraria receber receitas com gelatinas e que eu ja adoro gelatinas imagune fazer algo com essas maravilhas
ResponderExcluir"bom,pessoal nao consigo encontrar em supermarcado nenhum a gelatina com sabor de royalzinho(danoninho)" Acho sempre no Carrefor. E é muito boa. Basta seguir a quantidade de leite.
ResponderExcluirGostaria de receitas com gelatina diet ou light, como posso adquiri-las ?
ResponderExcluirola pexual.. bem esprenentei a tal gelatina i nao vale um cornu,,,
ResponderExcluirnao sei pa k é tanta publixidade xe é tdu mentira...
gostaria de saber, porque vocês usam o ciclamato e a sacarina como edulcorantes, visto que vocês têm a versão diet,e isso implica que muitas pessoas inclusives crianças estão fazendo uso de adoçantes sem necessidade.
ResponderExcluireu gostaria que em um mesmo pacote viesse 2 tipos diferentes de sabores.digo sabores misturados, como se fosse sabores surpresa!raquel
ResponderExcluirGostaria de saber o site com receitas de gelatina royal. Aqui usamos muito esta marca queremos mais receitas Obrigada.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGostaria de saber se existe gelatina de sabor "goiaba", pois outras marcas possui e é uma delícia. Existe?
Se não existe, segue aí uma sugestão.
Grata,
Denise Medeiros
Existe o sabor de goiaba para o Pudim de Maria Mole?
ResponderExcluirSe não existe, segue aí uma sugestão.
Grata,
Denise Medeiros
Ola a todos. O que pouquissimas pessoas sabem é que a gelatina royal e derivada do porco ou boi. Na Europa a Royal já é obrigada a escrever " contem protudo Suino" assim todos ficam exclarecidos! ;)
ResponderExcluirOlá, minha gente. A gelatina royal é a melhor marca e a melhor
ResponderExcluirgelatina que tem no mercado. Faço um mousse de morango com essa gelatina que é uma delicia. Parabens. Só gostaria mesmo é de saber exatamente se é feito com derivado de boi ou de porco.
Queria que alguem me falasse com fazer a gelatina sem formar uma camada no fundo da travessa que parece uma camada de plástico. Ja tentei varias coisas e não consigo acertar
ResponderExcluirSe alguem souber por favor me fale
Anonimo
Ola pessoal gostaria de obter a receita premiada do bocão que foi feita no programa do Hoje em Dia no dia 27/02/2008, pois não encontrei no site do programa quem souber me envie.
ResponderExcluirbjuxxxx
Recadinho pro anônimo que postou seu comentário 12:56 PM,que faz um
ResponderExcluirmousse delicioso,gostaria de sugerir que posta-se sua receita.
bjuxxxxxxxxxx
De verdade, mais do que a gelatina da royal eu prefiro a da Dr.Oetker.
ResponderExcluira da royal é bonita na embalagem pq tem o Bocão, mas o sabor é MUITO ARTIFICIAL.... parece que vc está comendo corante, aroma e açucar.
A gelatina da Dr.Oetker (www.oetker.com.br), é feita com polpa de frutas e mantém o sabor original, da fruta mesmo....
ah... alias, eles estão com uma promoção no ar, vi na tv ontem mesmo... bem divertido! www.oetker.com.br
vale a dica!
Sinceramente, me decepcionei com a gelatina royal, da ultima vez comprei a de sabor limão.Não consegui sentir o sabor.Estava estranha pra caramba.Ao invés de melhorar vcs estao piorando.Comprei a royal justamente devido a confiança q ela sempre passou, mas agora estou vendo q não vale mais nada.
ResponderExcluirTenho 59 anos, gosto muito da gelatina royal, mas é corante demais !!!!. Porque não fazem gelatina com corantes naturais????? Mesmo que o saber não seja tão bom não importa!! Voces sabem quantos anos leva p/ nosso organismo eliminar esses corantes??
ResponderExcluirQuero saber se ja tem gelatina no sabor de melancia .
ResponderExcluirDione
Não é um comentario mas sim um pedido se possivel
ResponderExcluirEstive em Portugal e encontei a receita do Bolo Rosinha no Clube do Bocão
è um bolo coloca a massa na forma e despeja pudim de morango por cima e depois assa quando pronto ele fica recheado
Mas esqueci de trazer a receita
Fico muito grata se puderem me enviar a receita
Aproveito para desejar um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO COM MUITA SAUDE E FELICIDADE
hELENA
Para o anonimo que disse para inventar gelatina de chocolate informo que ja fiz é uma delicia mas isso foi la em Portugal e é Royal
ResponderExcluirAcho um crime produtos que são destinados prioritariamente às crianças conterem tantas substâncias nocivas como o ciclamato de sódio que é proibido em vários países e aqui está em vários produtos sem discriminação. Se o produto não é diet ou ligt porque não é adoçado com açucar? Até bebês consomem gelatina e isso é um crime e a Royal é uma das piores nesse sentido.
ResponderExcluirTem SAC sim...
ResponderExcluirServiço de atendimento junto com a marca KRAFT 0800 7041940
Meu nome é Estefania e sempre gostei dos produtos Royal,mas, ja faz um bom tempo venho notando que tem um sabor amargo e nao fica durinha fica aguada, descobri que a gelatina não é adoçada com açucar e sim com adoçante, estou falando da gelatina normal sem ser a light, que pena que voces nos obriguem a ingerir adoçante, eu não comprei mais pois não vou dar a minha familia adoçante, é uma pena, vou procurar outra marca que contenha açucar e não adoçante.
ResponderExcluirBoa noite !meu nome É Elizangela e moro em Portugal , Lisboa . nao sei quem pode me ajudar mas ja tem uns tempos que não consigo encontrar o leite creme da royal nos supermercados agora so encontro preparo tipo leite creme que parece que tem fuba no preparo pois nao e tao puro. alguem sabe me informar porque deixaram de produzir este tipo de produto?
ResponderExcluirIncrível a quantidade de pessoas que postam comentários como se estivessem no site da Royal. É o cúmulo da falta de atenção.
ResponderExcluirAdoro todos os produtos que já experimentei...e quanto ao fermento em pó Royal não há igual!
ResponderExcluirParabéns pela qualidade dos produtos!!!
Olha gostaria de fazer um elogio.Nunca havia comprado gelatina Royal de pacotinho.Comprei e a fiz. Nossa! Fiquei surpresa com sua densidade, sabor. Tudo de bom e não vou deixar mais de comprar. Experimentarem outros sabores. Parabéns a equipe da Royal.
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