17.7.06

SLAZENGER


Equipamentos e roupas da marca esportiva inglesa SLAZENGER são presença constante nas quadras e campos dos torneios mais tradicionais do mundo de tênis, hóquei na grama e críquete. O felino saltador de seu logotipo, estampado em raquetes, bolas, tacos, roupas e equipamentos, é o símbolo de uma tradição secular de alta qualidade para atletas que buscam sempre o melhor. 

A história 
A tradicional marca esportiva foi fundada em 1881 quando os irmãos de origem judia, Ralph e Albert Slazenger, mudaram seu pequeno comércio de roupas de chuva da cidade de Manchester para Londres com o objetivo de procurar novos produtos que sustentassem o negócio nos meses de verão. Foi então que decidiram começar a fabricar raquetes e bolas para um novo jogo chamado “Sphairistike”, inventado anos antes por Walter Clopton Wingfield, que depois viria a ser conhecido como tênis. E as inovações começaram em 1887 quando a marca patenteou um sistema de resistência à água para bolas de tênis. Em 1890, a marca produziu seus primeiros tacos para a prática do golfe e, no ano seguinte, passou fabricar também bolas para o esporte. O primeiro grande passo para a marca SLAZENGER ocorreu em 1902 quando o tradicional e aristocrático Torneio de Wimbledon adotou suas bolas como oficiais da competição, fato que perdura até os dias de hoje em um dos patrocínios mais duradouros do mundo do esporte. E isso somente ocorreu porque os grandes tenistas da época, por reconhecerem a qualidade indiscutível das bolas de tênis da SLAZENGER, fizeram um pedido formal aos organizadores do torneio. Em 1910, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores de Londres, e captou dinheiro para continuar sua expansão nos anos seguintes.


No início dos anos de 1920, a empresa inaugurou fábricas na Austrália (1922) e Canadá (1924), pavimentando assim sua escalada internacional. Outro passo importante foi à fusão com a empresa Gradidge, ocorrida em 1931, fato que permitiu a SLAZENGER passar a fabricar equipamentos de críquete, esporte extremamente popular entre os britânicos. No ano seguinte, o tenista Fred Perry, passou a utilizar raquetes da marca antes de conquistar o importante torneio US Open em 1933. Durante a Segunda Guerra Mundial a fábrica da empresa foi completamente destruída. A SLAZENGER e sua subsidiária Gradidge, não tiveram escolha a não ser se unir com outras duas empresas (Skyes e Ayres), em 1942, para voltar a fabricar seus produtos. Foi então formada a Slazengers Sykes Gradidge and Ayres, que passou a fabricar, além de equipamentos para a prática do tênis, golfe e críquete, também para badminton e futebol.


Em 1959 a empresa foi vendida para a tradicional fabricante de borracha Dunlop. No início da década seguinte, em 1963, a SLAZENGER registrou oficialmente o tradicional felino saltador e passou a fabricar uma extensa linha de vestuário para os esportes em que atuava. Outros dois fatos marcaram esta época: em 1964 o excepcional golfista Jack Nicklaus assinou contrato de patrocínio com a marca; e pouco depois, em 1966, as bolas de futebol da marca inglesa foram escolhidas como oficiais para a Copa do Mundo na Inglaterra. Era o modelo Chalenge 4-Star, em couro e com uma cor marrom-avermelhada. Uma década mais tarde, a SLAZENGER inovou ao lançar no mercado a raquete de tênis feita com grafite, um material extremamente leve. Em 1986, as primeiras bolinhas nas cores amarelas foram vistas quicando nas quadras do Torneio de Wimbledon.


Depois de passar pelas mãos de outros proprietários, a empresa, então chamada de Dunlop Slazenger, foi vendida em 2004 para a Sports Direct International. Apesar do negócio, os direitos internacionais da marca SLAZENGER continuam em mãos de outras empresas como a Pacific Brands (Austrália e Nova Zelândia). Além disso, a divisão que fabricava equipamentos de golfe (especialmente tacos) foi vendida. Nos anos seguintes os novos proprietários, explorando a força e tradição da SLAZENGER, licenciaram a marca que passou a ser estampada em vários produtos, como por exemplo, óculos de sol, linhas de cosméticos masculinos e até bebidas isotônicas. Atualmente a marca inglesa patrocina grandes jogadores internacionais de críquete como os ingleses Eoin Morgan e James Anderson; e o sul-africano Jacques Kallis.


Um símbolo de Wimbledon 
Desde 1902 a SLAZENGER é a fornecedora oficial de bolas para o tradicional torneio de Wimbledon, um dos patrocínios mais duradouros do universo esportivo. E ao longo desses mais de 100 anos as bolas evoluíram, tanto em termos de fabricação quanto nas tecnologias empregadas. Em 1902, cada bola era costurada a mão e não existiam duas iguais. A construção era feita de um núcleo de borracha e um revestimento de lã. Uma evolução da original versão de couro. Já em 1922 as bolas passaram a ter a costura interna, porém ainda eram feitas a mão em um processo altamente especializado. A partir de 1929 as bolas adotaram o processo de vulcanização para a fusão do revestimento ao núcleo da bola. Em 1937 um refrigerador especial foi instalado na quadra central de Wimbledon para garantir a temperatura ideal das bolas para o torneio (20º Celsius). O tecido patenteado “K” foi utilizado pela primeira vez em 1939, conferindo assim um melhor revestimento e durabilidade às bolas.


Em 1954 foi introduzido o “Nylon Armour”, uma composição de náilon sobre o revestimento para prolongar a durabilidade e melhorar a sensação do jogo. Ainda com essa tecnologia as bolas ganharam durabilidade e controle graças a textura com ranhuras do revestimento. Durante o final dos anos de 1960, as informações dadas pelos tenistas levaram a mudanças nas bolas, deixando-as ligeiramente mais firmes e duráveis. Em 1972, mudanças no processo de fabricação reduziram a distorção das bolas durante os jogos. Com o objetivo de obter melhor visibilidade, a marca produziu bolas na cor verde, mas que nunca foram oficialmente adotadas pelo torneio. Em 1982, a bola amarelo fluorescente foi desenvolvida substituindo sua predecessora, mas só foram usadas pela primeira vez em 1986, para dar melhor visibilidade aos jogadores, espectadores e nas transmissões de TV.


Pouco mais de uma década depois, em 1997, 10% mais luminosa que uma bola tênis convencional, a SLAZENGER Hi Vis, foi desenvolvida para aumentar ainda mais a visibilidade. Em 2000, a bola Ultra Vis, uma evolução do modelo Hi Vis, foi apresentada e definida pela primeira vez como a bola oficial do torneio. Para celebrar os 100 anos de patrocínio ao Torneio de Wimbledon, a marca produziu uma bola especial com o grafismo 1902-2002, que rapidamente se tornou um item de colecionador. Em 2009, a bola SLAZENGER Ultra Vis recebeu uma camada repelente à água chamada Hydraguard (uma eficácia 70 % maior do que uma bola convencional), o que resultou em menos ganho de peso e uma performance mais consistente no decorrer do tempo. Por mais de 110 anos, as tradicionais bolinhas da SLAZENGER são vistas quicando na grama sagrada do All England Club, e possuem presença garantida até pelo menos 2015. Por ano, a marca disponibiliza 52.000 bolinhas para a disputa do tradicional torneio.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Inicialmente grafada como SLAZENGERS, foi somente em 1963 que a empresa registrou oficialmente o tradicional felino saltador, que passou a fazer parte da identidade visual da marca. Nessa época o felino saltava para o lado esquerdo e tinha uma silhueta bastante afinada.


Depois de uma modificação radical na década de 1990, que mudou até a direção do salto do felino, além de sua forma, há alguns anos atrás, a marca SLAZENGER remodelou completamente seu popular logotipo, reconhecido internacionalmente por possuir um felino saltando. A grande mudança no novo logotipo foi além do design do tradicional felino que passou a ser mais esquio (muito semelhante ao original), a direção do salto do felino foi alterada: agora saltando para o lado esquerdo (como era nos primórdios da marca). Além disso, a cor preta foi adotada oficialmente (mas pode ser aplicado em um fundo vermelho), pois no início o gato era vermelho e depois passou a ser azul. Este logotipo foi modificado recentemente com a leve inclinação do felino sendo excluída.


Os slogans 
Quintessentially Slazenger. Since 1881. (2012) 
Play by our code. (2008) 
The Slazenger evolution - Be part of it. (2002) 
Sheer Instinct. (1996) 
Hand picked by experts since 1902. (1988) 
The world’s best all surface tennis ball. (1985) 
The sports people. (1980)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1881 
● Fundador: Ralph e Albert Slazenger 
● Sede mundial: Shirebrook, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Sports Direct International plc 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Dave Forsey 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Raquetes e bolas de tênis, equipamentos de críquete e hóquei na grama 
● Concorrentes diretos: Head, Wilson, Penn, Prince, Babolat, Dunlop, Adidas e Puma 
● Ícones: O felino saltador de seu logotipo 
● Slogan: Sheer Instinct. 
● Website: www.slazenger.com 

A marca no mundo 
A SLAZENGER, uma das marcas esportivas mais antigas e tradicionais do mundo, comercializa uma completa linha de vestuário e equipamentos para a prática do tênis, hóquei na grama e críquete em quase 100 países ao redor do mundo. A marca ainda vende uma pequena coleção de calçados, roupas e acessórios para golfe, além de vestuário para natação e uma linha de roupas esportivas. 

Você sabia? 
A SLAZENGER foi patrocinadora oficial de mitos esportivos como o golfista espanhol Severiano Ballesteros e os tenistas Björn Borg, Jimmy Connors e Tim Henman. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/4/2015

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